A morte em Veneza & Tonio Kröger

A morte em Veneza & Tonio Kröger Thomas Mann

Resenhas - Morte em Veneza & Tonio Kröger

setantarpgs 26/02/2019

Histórias muito boas com densidade psicológica e que têm relação com autores de filosofia.

Bia 14/08/2022

A morte em Veneza retrata a paixão Aschenbach por Tadzio e também, pelo belo. É interessante observar como dentro dessa narrativa altamente filosófica ocorre a mudança do personagem devido o novo sentimento que foi despertado, Gustav passa de um homem de razão para um homem que encara até mesmo a iminência da morte para continuar perto do seu amado.

Não é uma leitura fácil em certos momentos, mas é agradável.

Elisa 31/07/2021

A Morte em Veneza
Aschenbach é um escritor que sempre levou uma vida austera, pautada na rotina e na busca por respeitabilidade. Certo dia, ao cruzar com um estrangeiro na rua, sentiu ?uma espécie de inquietação nômade? - o desejo de viajar. Logo decidiu partir de Munique para Veneza e, ao se apaixonar platonicamente por um jovem chamado Tadzio, muda completamente o rumo da sua vida.

Tadzio é a personificação da mais perfeita beleza, um ideal estético quase mítico. Em certo ponto, não sabemos se a obsessão de Aschenbach é pelo menino ou pela juventude e perfeição que ele, o escritor, não é capaz de alcançar nem descrever. Enquanto isso, uma epidemia de cólera ameaça Veneza e é escondida pelas autoridades, mas Aschenbach está preso demais em seu arrebatamento para cogitar uma fuga.

Em poucas páginas, Thomas Mann desenvolveu uma história profunda e com grande carga filosófica. É através do belo que ele versa sobre arte, vida e decadência. É realmente um texto denso, porém recompensador. Sinto que é o tipo de livro que não se esgota, a cada releitura conseguirei achar significados que não pude perceber antes. E com certeza planejo relê-lo!

Douglas 01/11/2021minha estante
Excelente resenha ?

Bruna Peixoto 31/03/2021

A morte em Veneza - Uma história interessante e muito bem escrita.
Tonio Kroger narra a solidão de uma pessoa, é alguém que vive em dois mundos e não se sente bem em nenhum deles.

alex 07/03/2021

"A Morte em Veneza" e "Tonio Kroger", de Thomas Mann
Duas obras, tidas como autobiográficas, caracterizam o elitismo intelectual do autor. Texto "limpo", elegante e clássico.

O primeiro publicado em 1912 e o segundo em 1903 (Mann nasceu em 1975 e faleceu em 1955) deixam claro que foram escritos em uma época de ouro para a elite europeia.

Os textos, contudo, vão muito além. Na verdade, chamou a minha atenção que em ambos o protagonista é LGBT (para a minha surpresa). Na primeira obra é gay e na segunda parece bi. Em ambos, ele é escritor. Mas nem de longe esta é uma questão central na obra, que discute o indivíduo, pelo seu próprio ponto de vista, sem se prender a esses rótulos.