Investimentos Inteligentes

Investimentos Inteligentes Gustavo Cerbasi

Resenhas - Investimentos Inteligentes

jonlenon.duarte 21/08/2022

Um livro de ambientação
Li este livro em um ponto da minha vida em que ele não me é mais tão necessário. Esse livro traz noções básicas de investimento e nos ajuda a nos ambientar no mundo das economias, finanças e investimentos.
Me ajudou a relembrar alguns pontos e voltar pro básico. Além de trazer alguns apontamentos novos, que serão úteis na jornada de investimento.
Gostaria de ter lido esse livro há 3 anos, ao iniciar minha jornada no mundo dos investimentos.

Alexson.Almeida 11/06/2022

Conhecimentos essenciais
Livro com uma linguagem simples e direta, temos aqui um compilado de lições, ensinamentos e dicas importantes sobre o mundo dos investimentos. Como o próprio autor diz, não se trata de um compêndio com tudo que você precisa saber para investir, porém traz a apresentação de diversas modalidades de investimento para você escolher, pesquisar e se aprofundar. Em suma, leitura mais que válida.

Flávio 02/04/2022

Como investir corretamente
É um bom resumo sobre diversos tipos de investimentos, com vários conselhos e alertas para o investidor iniciante.

Danielly 23/02/2022

Uma leitura excelente para quem quer iniciar no mundo dos investimentos, bem simples e bem inicial mesmo. Podem conter informações desatualizadas, devido o livro ter sido escrito em 2008, algumas coisas já mudaram, mas a ideia central de te instigar no mundo dos investimentos é ótima.

Pedro 12/02/2022

É bom para uma noção geral sobre investimentos
segundo o próprio autor no livro: "não é minha intenção fazer com que você se iluda com a ideia de que este livro é um compêndio completo sobre investimentos. ele está longe disso. este trabalho nada mais é do que uma reunião de ideias e reflexões de um investidor que passou anos esclarecendo dúvidas de quem confiou em sua capacidade explicativa."

o livro não te dará estratégia, filtros ou como analisar profundamente um investimento. mas lhe mostrará uma visão geral dos principais investimentos e maneiras de lidar com eles. a partir dele você poderá decidir para onde aprofundar.

para iniciantes, que já fizeram uma reserva de emergência e estão começando nos investimentos, será bem proveitoso.

Emille 09/02/2022

Livro excelente para iniciantes. Mas quem já tem algum tempo nesse mundo também consegue tirar bons proveitos, principalmente na primeira metade, p relembrar princípios básicos e eficientes dos investimentos, que tendemos a esquecer ou deturpar, pelo menos em parte, com o tempo...

fe.pauli 06/02/2022

Livro incrível!
Pra quem está começando ou quer ter uma base mais sólida sobre investir, esse livro é uma boa indicação.

Lucas 31/12/2021

Muito bom!
Um guia prático e extremamente útil, colocarei várias dicas em prática e utilizarei como livro para tirar dúvidas pontuais.

Tiago88 26/12/2021

Guia básico de organização financeira
Este livro trás diversos conceitos e aplicações do mercado financeiro para quem quer ter uma noção superficial sobre como se organizar e aplicar financeiramente. Recomendo para quem está começando a entrar no campo de batalha.

Sara M. 13/11/2021

Excelente guia
O livro apresenta uma visão geral sobre o mundo dos investimentos! Serve de guia e ajuda a entender as diferentes classes de ativos e formas de investimento. Se você não sabe por onde começar, esse livro será seu guia!
Recomendo também os demais livros do Gustavo Cerbasi!

Mikelle.Oliveira 12/11/2021

Estratégia de investimento
Primeira regra, não existe um investimento que seja o melhor. Existe um investimento que se adequa a cada pessoa e a cada perfil. Não podemos generalizar e colocar tudo dentro de único bolo, precisamos analisar o perfil de cada pessoa e identificar o que é ideal para cada um.
Quanto mais jovem, mais propenso a risco, e conforme a idade vai avançando geralmente se espera mais estabilidade. E isso não é uma regra.
Pensar em investimento deve ser leve e tranquilo, voltado para o perfil de cada pessoa. Há investimentos de todos os tipos e o melhor será o que você se sente mais confortável e incentivado a continuar a investir.
Outra regra: Investimento deve ser sinônimo de mais dinheiro, de lucro, então tudo que gera despesas não é investimento. Partindo desse pressuposto é possível começar moldar no que investir.
Para quem é iniciante é bom contar com um bom consultor financeiro (que seja do seu banco ou alguém de extrema confiança). Para aqueles que não tem essa opção e irão fazer por conta própria, a sugestão é estudar, conhecer um pouquinho de cada investimento e assim começar a montar sua estratégia. Sempre diversificando a sua carteira em investimentos conservadores e de risco.
Nunca manter todos os ovos em única cesta, pois se a cesta cair ficará sem nenhum ovo.
Mais uma regra: Disciplina. A disciplina gera constância que gera acúmulo de riqueza. Não falo em economizar no cafezinho, falo em separa um % dos ganhos mensais e fazer aportes nos investimentos, visando a multiplicação do patrimônio, os juros de quem tem 100 reais não serão os mesmos de quem tem 10.000 reais. O que é pouco hoje, pode ser transformar em algo maior amanhã, mas para isso é necessário a constância.
Outra regrinha: Sempre deixar uma reserva para usos emergenciais (mais ou menos 3 meses dos seus gastos mensais) um investimento que possa ser resgatado a qualquer momento ou seja de maior liquidez.
Outra consideração é a respeito da terminologia desse mundo de investimento, sim, é uma verdadeira sopa de letrinhas, é B3 para um lado, CVM para o outro, IGP-M aqui, IOF ali, também tem o IR. Não deixe que isso seja uma desculpa para postergar esses investimentos, hoje com todas as informações disponíveis, em um minuto é possível saber de tudo pelo Google.
Busque informações relevantes que irão fortalecer estratégia de investimentos através de jornais, revista, boletins, bancos ou corretoras de valor.
Faça o seu futuro, não espere por ninguém.

Henrique_ 28/09/2021

Voltado para os que buscam conhecer as diferentes formas de investimento financeiro pessoal, o livro traz diversas orientações para investidores iniciantes sem ser cansativo ou chato, trazendo uma linguagem acessível. Para o propósito do autor, acredito que o livro ajuda a refletir sobre as escolhas de investimento e abre caminho para a tomada de decisões considerando a escassez de recursos e tempo.

Thiago Martins 05/09/2021

O melhor livro de finanças que eu já li
Esse livro é uma obra prima.

Ele fala sobre todo tipo de título público: (renda fixa)

Tesouro Selic
Tesouro IPCA+
Tesouro IPCA+ com juros semestrais
Tesouro prefixado/pós
-----------------------------------------------
Renda variável:

Ações(nacionais e do exterior)
Fundos de investimento imobiliário (FII's)
-------------------------------------------------
CDBS (Certificado de depósito bancário)

E ainda fala de como se defender dos "gurus da bolsa".

O conteúdo desse livro deveria virar matéria de escola.

Maju 12/08/2021

Abriu MUITO minha cabeça acerca de investimento (jura? Kkkkkkkkk), não sei se consegui absorver tudo que eu podia mas com certeza me ajudou muito com todos os conselhos,direcionamentos e compartilhamento de experiências. Obrigada Gustavo!

Camila.Guntzel 08/08/2021

Linguagem simples e direta ao ponto.
Se você busca uma leitura que te diga exatamente onde investir não abra esse livro ou qualquer outro de um autor responsável e confiável ao falar sobre investimentos. Entretanto se você busca aprender um pouco mais e sair com varias possibilidades de locais para estudar, investir e se sentir ainda mais segura leia Cerbasi. O livro é dinâmico, muito interessante e sem muitos rodeios! Certamente digno de ler e reler durante o inicio do processo de se tornar um investidor.