Investimentos Inteligentes

Investimentos Inteligentes Gustavo Cerbasi

Resenhas - Investimentos Inteligentes

Biblioteca Álvaro Guerra 08/01/2020

Investir é um processo e não uma ação isolada. O ato de investir é um passo, porém o último a ser executado. Neste livro, entendemos a importância através da mentalidade e criação de propósito, de os fundamentos de ciclos econômicos e noções básicas de produtos, construir um plano de vida financeiro baseado nos valores pessoais, investir e por último ter uma gestão ativa da nossa construção de independência financeira.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788575429983

Leiliane R. Falcão 07/01/2020

Fantástico
Livro essencial para quem tem uma vida financeira organizada e deseja diversificar seus investimentos. A linguagem é muito simples, eu sou leiga e achei a leitura tranquila. Este livro é uma excelente porta de entrada para o mundo dos investimentos. Para quem quer aprender a lidar com renda variável,do início, essa leitura ajuda muito.

Jackson.Santos 15/11/2019

Ótimo
No livro Cerbasi mostra os diversos tipos de investimentos e como funciona cada um deles..

Rubens Caló 22/09/2019

Extremamente técnico com táticas para cada tipo de investimento. Como trata de todos e nem todos fazem parte ou do dia a dia ou do interesse do leitor, pular ou ler algo desinteressante para o momento do investidor será necessário. Porém as partes que lhe interessam, o conhecimento é extremamente rico e o autor é reconhecido pelo tema. Recomendo para investidores intermediários.

@cassioguide 20/06/2019

Uma visão geral
Uma visão geral de diversos tipos de investimentos. Mas é preciso observar o período em que ele foi escrito pois mts coisas tem mudado (tipos, tributação, liquidez, e outras coisas mais)

Luciana 09/06/2019

Ótima leitura!
O livro trata de uma gama enorme de assuntos financeiros, sem se aprofundar em nenhuma, mas o suficiente para educar e trazer conhecimento!
Valeu a leitura!

Pedro 11/04/2019

Não tenho do que reclamar desse livro, abrange todos os principais pontos que o investidor iniciante precisa saber, de forma muita clara, simples e didática, apresentando também gráficos e ilustrações para facilitar o aprendizado, esclarece as principais dúvidas dos investidores de primeira viagem de forma acessível para qualquer um entender, recomendo muito. Porém se você já tem um conhecimento mediano/bom no assunto, esse livro não vai te acrescentar muito, é um livro focado para o leigo que ainda não adentrou ao mundo dos investimentos.

Danilo 19/01/2019

Rápido e objetivo
Livro de fácil leitura. O autor é objetivo nas explicações. O livro é ideal para quem não tem qualquer conhecimento sobre investimentos e não sabe por onde começar a aprender.

Vany 13/01/2019

Só o basicão
O livro é interessante, muito didático, com explicações sobre os vários tipos de investimento diferentes, porém bem voltado para iniciantes mesmo. Ele não se aprofunda em nenhum assunto. Por esse motivo, senti falta de algumas explicações sobre imposto de renda na parte de ações.

Igor13 10/08/2018

Útil, didático e do básico ao médio conhecimento financeiro
O livro já é famoso e tenho pouco a adicionar. É básico-médio, útil e didático.

Destaco 2 pontos e faço comparação com o bestseller internacional, Pai Rico Pai Pobre:

1) O livro do Robert Kiyosaki é um livro mais filosófico e motivacional. Chega a ser libertário e pode ser considerado controverso com as afirmações que "você sempre deve se pagar primeiro". Então o credor terá que ir atrás de mim se quiser receber? Enfim. Ele não responde, mas deixa isso explícito. Já este, além de defender uma filosofia mais conservadora que o primeiro, é mais realista e atende a um público mais amplo.

2) Em relação à didática, é com certeza muito melhor que muito curso caro por aí. Não há necessidade de ler o livro todo. O autor explica com razoável riqueza de detalhes os tipos diferentes de investimentos para pequenos e médios poupadores que estão disponíveis nos bancos, fundos de investimentos e governo. Muito útil até para quem já tem alguma experiência com investimentos.

igromad 20/07/2018

Ótimo livro
O livro é muito bom, porém, infelizmente, algumas informações estão desatualizadas por conta da data de publicação. Porém, a base ainda continua a mesma e muito aproveitável.

Rangel 02/04/2018

SABER INVESTIR
O livro "Investimentos Inteligentes: para conquistar e multiplicar o seu primeiro milhão" de Gustavo Cerbasi é um tipo de leitura como manual para saber como investir em certas possibilidades de finanças pessoais para as pessoas alcançarem êxito e prosperarem. O autor aponta que quem tem disciplina e vontade de se enriquecer, é possível alcançar seu objetivo, sabendo principalmente economizar e investir, quando se estudar os juros do mercado. O investidor iniciante tem que se acautelar e buscar o maior número de informações possíveis do mercado financeiro e que pode até fazer cursos sobre finanças e investimentos de modo gratuito pelo CVM e sites especializados. Acostumar-se a linguagem e a terminologia é outro ponto fundamental para entender o mundo das finanças e suas instituições. Deve-se evitar falsas oportunidades e vícios comportamentais que podem comprometer a meta visada na vida financeira. O autor aconselha em não ficar dependente de uma única fonte de renda, saber economizar o dinheiro como hábito de vida, pesquisar institiuições bancárias e financeiras, corretoras e seguradoras a fim de investir seu dinheiro. Quando se deseja começar grande no negócio, deve-se tomar o maior cuidado possível, pois caso haja o primeiro insucesso, desiste-se de vez em investir. Se for investir em várias possibilidades, o cuidado deve ser redobrado para não pulverizar o investimento. Em termos inteligentes, quando se tem um dinheiro considerável para investir, é interessante diversificar mas com sempre cuidado e acompanhando as atualizações do mercado financeiro. Se acontecer perdas e prejuízos na operação de investimento, não se deve desisitir ou se deprimir ou se desesperar por isso. Deve procurar se reerguer com novas economias e se replanejar nos investimentos. Um bom investidor é perseverante, com objetivos definidos, é planejador a pequeno, médio e longo prazo, deve-se utilizar inteligentemente o tempo, ser organizado e disciplinado, seletivo na diversificação, saber rebalancear os investimentos, ter planos B, C, D e outros se precisarem na vida financeira, ter o cuidado tributário e escolher bem os parceiros. Não se deve acreditar em mitos que o Brasil é um país que se ganha dinheiro fácil ou que é lugar difícil para se ganhar dinheiro, ou que investimento de risco é certo em épocas de crise, ou que o risco deve ser evitado, ou que o perfil próprio não combina com investimentos, ou que é preciso timing para investir e se achar investidor bem informado. As estratégias inteligentes de renda fixa existem as pré e pró, caderneta de poupança, título da dívida pública (Títulos Públicos), certificados de depósito bancários (CDBs), debêntures, letras hipotecárias, letras de crédito imobiliário, operações compromissadas e Fundo de Renda Fixa. Nas ações, as estratégias inteligentes são como saber começar com corretoras ou direto nas Bolsas de Valores ou com os bancos, podendo usar homebrokers (gerentes de investimentos de renda), com um mínimo de dinheiro para comprar e vender ações, analisar o mercado, verificar se é bom fazer análise fundamentalista ou análise técnica, ou de repente alugar ações, saber identificar oportunidades e ameaças ao patrimônio, cuidar-se com tributos e saber montar uma carteira de investimentos. As estratégias inteligentes com fundos são o serviço cardapial, Clube de Investimentos, acompanhar evolução de investimento de fundos, e saber explorar o banco ao máximo. Em relação aos planos de previdência privada, a estratégia é tomar cuidado com a negociação e com oportunidade de planos de fundos. Em relação aos imóveis, deve-se verificar oportunidades para comprar. Em relação a compra e venda,o certo é comprar barato, vender caro, frequentar leilões, participar em leilões virtuais. A vida financeira particular precisa ser equilibrada, pois investir é um hábito e arte para toda a existência, como algo inerente ao ser humano.

gabriel1991 15/05/2017

Ótimo livro para impulsionar os investimentos
Esse é um excelente livro para impulsionar os investimentos.
Gustava Cerbasi faz um apanhado das principais formas de investimento principalmente focado no longo prazo. Ele não fala especificamente de alguns investimentos já que seria impossível falar profundamente sobre todos os investimentos em um livro apenas.
Mas ainda assim, o autor fornece suas perspectivas sobre os investimentos de uma abordagem praticamente pessoal sobre as experiências que viveu atuando no mercado durante esses anos. Ele não apenas dá suas perspectivas econômicas como também aborda as característica psicológicas dos investidores em relação aos investimentos. Além disso, ele explana a importância de se manter um plano claro ao curto, médio e longo prazo. Seja para realização de sonhos como a compra de automóveis ou imóveis quanto para a independência financeira (aposentadoria).
Um ponto interessante que o autor relata é a dificuldade que existe de manter os planos ao longo prazo e portanto a importância de para eles consolidar objetivos de curto prazo para ratificar que ao longo prazo será mantido aquilo que foi previamente estabelecido, e dessa maneira, inclusive será possível antecipar a obtenção do objetivo inicial.

Pablo.Martins 14/04/2017

Primeiros passos
Esse livro sem dúvidas serve como um primeiro passo para a entrada no mundo dos investimentos. Durante a leitura fica nítida a diferenciação entre as formas do brasileiro pensar em investimentos, desde imóveis e empresas, até papéis de riscos elevados. Sem dúvidas pra quem quer ter uma ideia dos tipos de investimentos disponíveis no mercado, as estratégias mais básicas e iniciais para um investidor iniciante e sem dúvidas, como funciona os intermediadores desse mercado, é praticamente uma leitura obrigatória. O texto é simples e objetivo, como é de praxe do autor e nos induz a não enxergar o mercado financeiro com os olhos de um trader de curto prazo e sim um investidor pé no chão, consevardor e com ganhos de longo prazo.