Investimentos Inteligentes

Investimentos Inteligentes Gustavo Cerbasi

Compartilhe

Resenhas - Investimentos Inteligentes

Igor13 10/08/2018

Útil, didático e do básico ao médio conhecimento financeiro
O livro já é famoso e tenho pouco a adicionar. É básico-médio, útil e didático.

Destaco 2 pontos e faço comparação com o bestseller internacional, Pai Rico Pai Pobre:

1) O livro do Robert Kiyosaki é um livro mais filosófico e motivacional. Chega a ser libertário e pode ser considerado controverso com as afirmações que "você sempre deve se pagar primeiro". Então o credor terá que ir atrás de mim se quiser receber? Enfim. Ele não responde, mas deixa isso explícito. Já este, além de defender uma filosofia mais conservadora que o primeiro, é mais realista e atende a um público mais amplo.

2) Em relação à didática, é com certeza muito melhor que muito curso caro por aí. Não há necessidade de ler o livro todo. O autor explica com razoável riqueza de detalhes os tipos diferentes de investimentos para pequenos e médios poupadores que estão disponíveis nos bancos, fundos de investimentos e governo. Muito útil até para quem já tem alguma experiência com investimentos.

igormad 20/07/2018

Ótimo livro
O livro é muito bom, porém, infelizmente, algumas informações estão desatualizadas por conta da data de publicação. Porém, a base ainda continua a mesma e muito aproveitável.

Rangel 02/04/2018

SABER INVESTIR
O livro "Investimentos Inteligentes: para conquistar e multiplicar o seu primeiro milhão" de Gustavo Cerbasi é um tipo de leitura como manual para saber como investir em certas possibilidades de finanças pessoais para as pessoas alcançarem êxito e prosperarem. O autor aponta que quem tem disciplina e vontade de se enriquecer, é possível alcançar seu objetivo, sabendo principalmente economizar e investir, quando se estudar os juros do mercado. O investidor iniciante tem que se acautelar e buscar o maior número de informações possíveis do mercado financeiro e que pode até fazer cursos sobre finanças e investimentos de modo gratuito pelo CVM e sites especializados. Acostumar-se a linguagem e a terminologia é outro ponto fundamental para entender o mundo das finanças e suas instituições. Deve-se evitar falsas oportunidades e vícios comportamentais que podem comprometer a meta visada na vida financeira. O autor aconselha em não ficar dependente de uma única fonte de renda, saber economizar o dinheiro como hábito de vida, pesquisar institiuições bancárias e financeiras, corretoras e seguradoras a fim de investir seu dinheiro. Quando se deseja começar grande no negócio, deve-se tomar o maior cuidado possível, pois caso haja o primeiro insucesso, desiste-se de vez em investir. Se for investir em várias possibilidades, o cuidado deve ser redobrado para não pulverizar o investimento. Em termos inteligentes, quando se tem um dinheiro considerável para investir, é interessante diversificar mas com sempre cuidado e acompanhando as atualizações do mercado financeiro. Se acontecer perdas e prejuízos na operação de investimento, não se deve desisitir ou se deprimir ou se desesperar por isso. Deve procurar se reerguer com novas economias e se replanejar nos investimentos. Um bom investidor é perseverante, com objetivos definidos, é planejador a pequeno, médio e longo prazo, deve-se utilizar inteligentemente o tempo, ser organizado e disciplinado, seletivo na diversificação, saber rebalancear os investimentos, ter planos B, C, D e outros se precisarem na vida financeira, ter o cuidado tributário e escolher bem os parceiros. Não se deve acreditar em mitos que o Brasil é um país que se ganha dinheiro fácil ou que é lugar difícil para se ganhar dinheiro, ou que investimento de risco é certo em épocas de crise, ou que o risco deve ser evitado, ou que o perfil próprio não combina com investimentos, ou que é preciso timing para investir e se achar investidor bem informado. As estratégias inteligentes de renda fixa existem as pré e pró, caderneta de poupança, título da dívida pública (Títulos Públicos), certificados de depósito bancários (CDBs), debêntures, letras hipotecárias, letras de crédito imobiliário, operações compromissadas e Fundo de Renda Fixa. Nas ações, as estratégias inteligentes são como saber começar com corretoras ou direto nas Bolsas de Valores ou com os bancos, podendo usar homebrokers (gerentes de investimentos de renda), com um mínimo de dinheiro para comprar e vender ações, analisar o mercado, verificar se é bom fazer análise fundamentalista ou análise técnica, ou de repente alugar ações, saber identificar oportunidades e ameaças ao patrimônio, cuidar-se com tributos e saber montar uma carteira de investimentos. As estratégias inteligentes com fundos são o serviço cardapial, Clube de Investimentos, acompanhar evolução de investimento de fundos, e saber explorar o banco ao máximo. Em relação aos planos de previdência privada, a estratégia é tomar cuidado com a negociação e com oportunidade de planos de fundos. Em relação aos imóveis, deve-se verificar oportunidades para comprar. Em relação a compra e venda,o certo é comprar barato, vender caro, frequentar leilões, participar em leilões virtuais. A vida financeira particular precisa ser equilibrada, pois investir é um hábito e arte para toda a existência, como algo inerente ao ser humano.

gabriel1991 15/05/2017

Ótimo livro para impulsionar os investimentos
Esse é um excelente livro para impulsionar os investimentos.
Gustava Cerbasi faz um apanhado das principais formas de investimento principalmente focado no longo prazo. Ele não fala especificamente de alguns investimentos já que seria impossível falar profundamente sobre todos os investimentos em um livro apenas.
Mas ainda assim, o autor fornece suas perspectivas sobre os investimentos de uma abordagem praticamente pessoal sobre as experiências que viveu atuando no mercado durante esses anos. Ele não apenas dá suas perspectivas econômicas como também aborda as característica psicológicas dos investidores em relação aos investimentos. Além disso, ele explana a importância de se manter um plano claro ao curto, médio e longo prazo. Seja para realização de sonhos como a compra de automóveis ou imóveis quanto para a independência financeira (aposentadoria).
Um ponto interessante que o autor relata é a dificuldade que existe de manter os planos ao longo prazo e portanto a importância de para eles consolidar objetivos de curto prazo para ratificar que ao longo prazo será mantido aquilo que foi previamente estabelecido, e dessa maneira, inclusive será possível antecipar a obtenção do objetivo inicial.

Pablo.Martins 14/04/2017

Primeiros passos
Esse livro sem dúvidas serve como um primeiro passo para a entrada no mundo dos investimentos. Durante a leitura fica nítida a diferenciação entre as formas do brasileiro pensar em investimentos, desde imóveis e empresas, até papéis de riscos elevados. Sem dúvidas pra quem quer ter uma ideia dos tipos de investimentos disponíveis no mercado, as estratégias mais básicas e iniciais para um investidor iniciante e sem dúvidas, como funciona os intermediadores desse mercado, é praticamente uma leitura obrigatória. O texto é simples e objetivo, como é de praxe do autor e nos induz a não enxergar o mercado financeiro com os olhos de um trader de curto prazo e sim um investidor pé no chão, consevardor e com ganhos de longo prazo.

Sil 12/01/2017

Realmente convence!
Convence sim, o problema esta em fechar a mão e colocar em pratica, só isso. Hahaha

Wilson Junior 29/12/2016

Aborda os diversos tipos de investimentos de forma didática e voltada para o público iniciante
É um bom livro de investimentos bem abrangente, porém é voltado para o público iniciante. Um livro bem didático e de fácil entendimento, o autor aborda os principais conceitos das várias alternativas e opções que existem no mundo dos investimentos, desde investimentos em renda fixa e até em renda variável. Gustavo Cerbasi é uma das maiores referências no Brasil, este é um ótimo livro recomendado para pessoas inciantes que estão aprendendo os diversos tipos de investimentos.

Zara 06/12/2016

Para iniciantes
Tinha um certo preconceito com o Cerbasi, achava que seus livros se tratavam de autoajuda barata, mas na verdade é um ótimo livro, com boas dicas para quem está iniciando no mundo dos investimentos ou mesmo quem já tem alguma noção sobre o assunto.

Mario Pordeus 18/08/2016

Para iniciantes
Para quem ainda não investe, ou quer saber mais sobre as opções de investimentos existentes, é um bom manual. Está mais atrelado a responder o "O quê?" do que o "Como?", por isso é mais para iniciantes.

patoduck 26/08/2015

Aborda vários tipos de investimentos.
Livro bacana para quem está buscando conhecimento sobre investimentos. O leitor não ficará sabendo de todos os detalhes de todos investimentos citados no livro, até porque o objetivo do livro não é este, mas o livro dará uma visão abrangente de diversas formas para alcançar a independência financeira ou simplesmente investir para ter mais segurança financeira no futuro. Bem bacana o livro, leitura fácil, alguns exemplos bem formulados, foi bastante útil pra mim.

Marcio Oshiro 15/06/2015

Bom livro para iniciantes em investimentos
Para quem quer conhecer novas formas de investir, é um bom livro para começar a adquirir conhecimento no que existe no mercado. Mesmo eu já tendo me aventurado no mundo das ações e conhecendo alguns principais produtos de mercado, este livro me mostrou coisas interessantes que eu não dava grande importância, como investimentos imobiliários e como uma previdência privada pode ser interessante (este ponto ainda preciso fazer uns cálculos para "ver para crer").

LucasGeneve 10/08/2014

Muito útil!
o livro é muito bacana!
Ele traz uma ideia básica sobre investimentos, ou seja, expõe um panorama geral das diferentes opções que alguém pode fazer quando deseja investir.
Ao terminar de ler o livro, ninguem sairá um expert em ações, fundos de investimentos ou qualquer outro tipo, mas saberá, basicamente, como cada opção funciona, o que permite um aprofundamento posterior do que mais lhe interessou.
Além de quebrar varios mitos existentes, o Cerbasi discute brilhantemente o tema do perfil do investidor, algo fundamental para quem quer ingressar no mundo dos investimentos.
O livro é muito fácil de ler, sem economês.
Recomendo fortemente.

Kevin 30/07/2014

Um livro indispensável para todos
O livro Investimentos Inteligentes, do autor Gustavo Cerbasi, lançado em 2008 pela editora Sextante, é a continuação primorosa do autor por
caminhos das finanças pessoais e organização financeira.

Ele é, basicamente, um manual para aqueles que buscam investir, mas sentem-se acuados com a grandiosidade de opções e a linguagem rebuscada e técnica que permeia os mercados. Através de uma escrita simplificada e exemplificativa, o autor demonstra ao leitor a real importância de investir com qualidade desde jovem, e mostra alguns dos mais procurados investimentos e como o leitor poderá fazer sua escolha dependendo de sua necessidade, tempo, capital e disposição para estudos posteriores. Desde a famosa Caderneta de Poupança até o profundo e vasto campo dos produtos bancários e mercado de ações, o livro apresenta com desenvoltura as características de cada opção, sem, é claro, deixar de apontar os principais erros cometidos por investidores amadores e como o leitor necessita fazer para não cometê-los.

Trata-se de um livro muito bem elaborado e escrito. É uma verdadeira bíblia para aqueles que desejam adentrar o mundo dos investimentos e não sabem por onde começar. Aprendi muito com ele, mas principalmente a traçar meus objetivos claramente e que "o bom investidor não é aquele que vive para os investimentos, mas sim aquele que vive dos investimentos, e vive muito bem." Gustavo Cerbasi, novamente, deixa sua marca definitiva no mundo da literatura de investimentos.

Bruno Cunha 27/04/2014

Atende dois públicos: iniciantes e experientes!
Para mim, o aprendizado que obtive desse livro foi:

"Poupar e depois gastar é diferente de poupar o que sobrar"

Veja mais na resenha completa que fiz no meu blog.

site: http://www.brunocunha.com/blog/livro-lido/resenha-investimentos-inteligentes-gustavo-cerbasi/

tattudc 04/12/2013

Bom para quem quer aprender sobre investimentos
Realmente um livro que explica de forma fácil sobre investimentos e como fazer investimentos inteligentes e bem aplicados. Realmente me abriu os olhos para alguns investimentos que tinha dúvidas.