Investimentos Inteligentes

Investimentos Inteligentes Gustavo Cerbasi

Resenhas - Investimentos Inteligentes

Adilson22 04/04/2020

Um livro muito bom. É base para qualquer um que queira entender um pouco sobre educação financeira.

Bacurau 20/07/2021

Investimos de maneira geral!
Gostei da proposta.

Pensei inicialmente que iria falar apenas de mercado financeiro, foi muito além! Aborda diversos tipos de investimentos, muito bom pra quem quer construir ou preservar patrimônio com segurança.

Pablo.Martins 14/04/2017

Primeiros passos
Esse livro sem dúvidas serve como um primeiro passo para a entrada no mundo dos investimentos. Durante a leitura fica nítida a diferenciação entre as formas do brasileiro pensar em investimentos, desde imóveis e empresas, até papéis de riscos elevados. Sem dúvidas pra quem quer ter uma ideia dos tipos de investimentos disponíveis no mercado, as estratégias mais básicas e iniciais para um investidor iniciante e sem dúvidas, como funciona os intermediadores desse mercado, é praticamente uma leitura obrigatória. O texto é simples e objetivo, como é de praxe do autor e nos induz a não enxergar o mercado financeiro com os olhos de um trader de curto prazo e sim um investidor pé no chão, consevardor e com ganhos de longo prazo.

Igor13 10/08/2018

Útil, didático e do básico ao médio conhecimento financeiro
O livro já é famoso e tenho pouco a adicionar. É básico-médio, útil e didático.

Destaco 2 pontos e faço comparação com o bestseller internacional, Pai Rico Pai Pobre:

1) O livro do Robert Kiyosaki é um livro mais filosófico e motivacional. Chega a ser libertário e pode ser considerado controverso com as afirmações que "você sempre deve se pagar primeiro". Então o credor terá que ir atrás de mim se quiser receber? Enfim. Ele não responde, mas deixa isso explícito. Já este, além de defender uma filosofia mais conservadora que o primeiro, é mais realista e atende a um público mais amplo.

2) Em relação à didática, é com certeza muito melhor que muito curso caro por aí. Não há necessidade de ler o livro todo. O autor explica com razoável riqueza de detalhes os tipos diferentes de investimentos para pequenos e médios poupadores que estão disponíveis nos bancos, fundos de investimentos e governo. Muito útil até para quem já tem alguma experiência com investimentos.

Fabiano1980 09/03/2021

Investir com Inteligência
Investir com Inteligência, é o que nos apresentou Gustavo Cerbasi neste livro espetacular e esclarecedor.
Esmiuçando o mundo dos investimentos, há clara percepção em que infelizmente o brasileiro não sabe investir e a "preguiça" de buscar maiores conhecimentos sobre o tema das finanças e investimentos, reflete em perda de renda, de dinheiro e também fica "atrelado" à poupança ( vulgarmente conhecido como o investimento mais seguro do Brasil).
Como diz o autor:
"Investir nada mais é do que plantar pés de dinheiro".
Comece com o que tem, mas invista. Tenha disciplina. Invista.
E depois de ler este livro, posso dizer tranquilamente:
Investir é o segredo. Investir é uma arte.

Rangel 02/04/2018

SABER INVESTIR
O livro "Investimentos Inteligentes: para conquistar e multiplicar o seu primeiro milhão" de Gustavo Cerbasi é um tipo de leitura como manual para saber como investir em certas possibilidades de finanças pessoais para as pessoas alcançarem êxito e prosperarem. O autor aponta que quem tem disciplina e vontade de se enriquecer, é possível alcançar seu objetivo, sabendo principalmente economizar e investir, quando se estudar os juros do mercado. O investidor iniciante tem que se acautelar e buscar o maior número de informações possíveis do mercado financeiro e que pode até fazer cursos sobre finanças e investimentos de modo gratuito pelo CVM e sites especializados. Acostumar-se a linguagem e a terminologia é outro ponto fundamental para entender o mundo das finanças e suas instituições. Deve-se evitar falsas oportunidades e vícios comportamentais que podem comprometer a meta visada na vida financeira. O autor aconselha em não ficar dependente de uma única fonte de renda, saber economizar o dinheiro como hábito de vida, pesquisar institiuições bancárias e financeiras, corretoras e seguradoras a fim de investir seu dinheiro. Quando se deseja começar grande no negócio, deve-se tomar o maior cuidado possível, pois caso haja o primeiro insucesso, desiste-se de vez em investir. Se for investir em várias possibilidades, o cuidado deve ser redobrado para não pulverizar o investimento. Em termos inteligentes, quando se tem um dinheiro considerável para investir, é interessante diversificar mas com sempre cuidado e acompanhando as atualizações do mercado financeiro. Se acontecer perdas e prejuízos na operação de investimento, não se deve desisitir ou se deprimir ou se desesperar por isso. Deve procurar se reerguer com novas economias e se replanejar nos investimentos. Um bom investidor é perseverante, com objetivos definidos, é planejador a pequeno, médio e longo prazo, deve-se utilizar inteligentemente o tempo, ser organizado e disciplinado, seletivo na diversificação, saber rebalancear os investimentos, ter planos B, C, D e outros se precisarem na vida financeira, ter o cuidado tributário e escolher bem os parceiros. Não se deve acreditar em mitos que o Brasil é um país que se ganha dinheiro fácil ou que é lugar difícil para se ganhar dinheiro, ou que investimento de risco é certo em épocas de crise, ou que o risco deve ser evitado, ou que o perfil próprio não combina com investimentos, ou que é preciso timing para investir e se achar investidor bem informado. As estratégias inteligentes de renda fixa existem as pré e pró, caderneta de poupança, título da dívida pública (Títulos Públicos), certificados de depósito bancários (CDBs), debêntures, letras hipotecárias, letras de crédito imobiliário, operações compromissadas e Fundo de Renda Fixa. Nas ações, as estratégias inteligentes são como saber começar com corretoras ou direto nas Bolsas de Valores ou com os bancos, podendo usar homebrokers (gerentes de investimentos de renda), com um mínimo de dinheiro para comprar e vender ações, analisar o mercado, verificar se é bom fazer análise fundamentalista ou análise técnica, ou de repente alugar ações, saber identificar oportunidades e ameaças ao patrimônio, cuidar-se com tributos e saber montar uma carteira de investimentos. As estratégias inteligentes com fundos são o serviço cardapial, Clube de Investimentos, acompanhar evolução de investimento de fundos, e saber explorar o banco ao máximo. Em relação aos planos de previdência privada, a estratégia é tomar cuidado com a negociação e com oportunidade de planos de fundos. Em relação aos imóveis, deve-se verificar oportunidades para comprar. Em relação a compra e venda,o certo é comprar barato, vender caro, frequentar leilões, participar em leilões virtuais. A vida financeira particular precisa ser equilibrada, pois investir é um hábito e arte para toda a existência, como algo inerente ao ser humano.

gabriel1991 15/05/2017

Ótimo livro para impulsionar os investimentos
Esse é um excelente livro para impulsionar os investimentos.
Gustava Cerbasi faz um apanhado das principais formas de investimento principalmente focado no longo prazo. Ele não fala especificamente de alguns investimentos já que seria impossível falar profundamente sobre todos os investimentos em um livro apenas.
Mas ainda assim, o autor fornece suas perspectivas sobre os investimentos de uma abordagem praticamente pessoal sobre as experiências que viveu atuando no mercado durante esses anos. Ele não apenas dá suas perspectivas econômicas como também aborda as característica psicológicas dos investidores em relação aos investimentos. Além disso, ele explana a importância de se manter um plano claro ao curto, médio e longo prazo. Seja para realização de sonhos como a compra de automóveis ou imóveis quanto para a independência financeira (aposentadoria).
Um ponto interessante que o autor relata é a dificuldade que existe de manter os planos ao longo prazo e portanto a importância de para eles consolidar objetivos de curto prazo para ratificar que ao longo prazo será mantido aquilo que foi previamente estabelecido, e dessa maneira, inclusive será possível antecipar a obtenção do objetivo inicial.

Carla Carolina 27/06/2020

Excelente livro para quem está começando no mundo dos investimentos e quer conhecer as diferentes oportunidades de investimentos para os diferentes objetivos que temos durante nossa vida.
Com uma linguagem clara e de fácil entendimento.
@GustavoCerbasi parabéns pela obra aprendi muito com você obrigada.

Raphael Alves 02/07/2021

Essencial pra o investidor inciante
Esse livro me ajudou muito. Abordou tópicos como o que é o que não é investimento, os mais diversos tipos de investimento, desde de renda fixa, renda variável, aluguel e venda de imóveis físicos. Leitura essencial a qualquer investidor.

Rafael.Laytynher 17/11/2020

É como diz o título
Gustavo apresenta as melhores estratégias para cada tipo de investimento e pode tomar a melhor decisão conforme seu perfil.

Matheus Fialho 27/05/2013

Desconsiderando a frase abaixo do título... era o que se esperava!
Obviamente "Investimentos Inteligentes" não é um romance! Desta forma, não se pode esperar que a leitura da obra seja como a de um convencional romance ficcional. Seu objetivo ao lê-lo deve ser o de enriquecimento de informações e posterior conhecimento (a partir da prática).

Adquiri um exemplar do utilíssimo livro com um único objetivo: conhecer as diversas formas de se investir. Tenho adquirido interesse por finanças e economia, e acreditei que o livro seria um guia útil à formação do meu conhecimento. E realmente foi!

Gustavo Cerbasi foi muito feliz na elaboração do texto. Suas explicações são concisas, simples e dotadas de exemplos práticos, o que torna a compreensão muito fácil. A qiestão da motivação do investidor também é abordada com cuidado e delicadeza.

O autor não se propõe a iludir leitores com a perspectiva sobrenatural de enriquecimento rápido. Nada disto. Daí minha esperança de que os prospectivos leitores desconsiderem a frase: "para multiplicar seu primeiro milhão" abaixo do título.

Se desejar aplicar bem seu dinheiro, ou pelo menos com mais consciência das maneiras de fazê-lo, ou desejar entender mais do mercado financeiro, sugiro "Investimentos Inteligentes" sem precauções!

plisb 23/01/2021

Um excelente primeiro passo no mundo dos investimentos
Não importa sua idade, provavelmente uma vez na vida se você ainda não se interessou, o fará pelo mundos dos investimentos. Seja por ações, renda fixa como tesouro direto por exemplo, por negócios já praticados por nossos pais(em alguns casos) como compra de imóveis tendo-os como investimento certo, ou até mesmo pela poupança; uma hora você vai pesquisar algo sobre como investir, e nesse livro Cerbasi explana de maneira muito direta e simples a base dos investimentos desde os mais simples como poupança até os riscos de investir em ações sendo este um excelente passo inicial para o mundo dos investimentos.

Hebert Oliveira 03/05/2020

Perfeito
Discorre por todas as formas de investir de forma simples até para quem não tem muito conhecimento, assim como eu. Desmistificando termos técnicos e nos fazendo compreender de forma prática.
Da sugestões e sacadas bacanas para quem quer começar a investir e não tem muito conhecimento.
Recomendo a leitura, poisé e suave.

Kevin 30/07/2014

Um livro indispensável para todos
O livro Investimentos Inteligentes, do autor Gustavo Cerbasi, lançado em 2008 pela editora Sextante, é a continuação primorosa do autor por
caminhos das finanças pessoais e organização financeira.

Ele é, basicamente, um manual para aqueles que buscam investir, mas sentem-se acuados com a grandiosidade de opções e a linguagem rebuscada e técnica que permeia os mercados. Através de uma escrita simplificada e exemplificativa, o autor demonstra ao leitor a real importância de investir com qualidade desde jovem, e mostra alguns dos mais procurados investimentos e como o leitor poderá fazer sua escolha dependendo de sua necessidade, tempo, capital e disposição para estudos posteriores. Desde a famosa Caderneta de Poupança até o profundo e vasto campo dos produtos bancários e mercado de ações, o livro apresenta com desenvoltura as características de cada opção, sem, é claro, deixar de apontar os principais erros cometidos por investidores amadores e como o leitor necessita fazer para não cometê-los.

Trata-se de um livro muito bem elaborado e escrito. É uma verdadeira bíblia para aqueles que desejam adentrar o mundo dos investimentos e não sabem por onde começar. Aprendi muito com ele, mas principalmente a traçar meus objetivos claramente e que "o bom investidor não é aquele que vive para os investimentos, mas sim aquele que vive dos investimentos, e vive muito bem." Gustavo Cerbasi, novamente, deixa sua marca definitiva no mundo da literatura de investimentos.
Alfredinho 05/04/2019minha estante
Olá sou novo por aqui e gostaria de saber se dá pra baixar esse livro grátis ou pelo menos por um preço legal (postem links se possível por aqui) então é isso galera...muito grato!

David 08/04/2020

Quer aprender investimentos?
Sem dúvida, um excelente livro para iniciantes na área dos investimentos. Se você quiser alcançar a independência financeira, leia esse livro.