O Escaravelho do Diabo

O Escaravelho do Diabo Lucia Machado de Almeida

Resenhas - O Escaravelho do Diabo

dan :) 04/05/2022

A história do livro me prendeu porque, a principio, todos eram igualmente suspeitos. Mas, admito que o final me decepcionou um pouco, sendo um pouco corrido e fortuitamente havendo a descoberta de maneira tão simples.
Me afeiçoei com Alberto, apesar de ter desconfiado dele por quase o livro todo, mas acho que a história dá alguns saltos que fazem com que a gente se distancie dele.
Veronica é outra personagem que parece meio solta na história. Alberto e o Inspetor tem muito mais química hahahahahh
Quanto ao desfecho, gostei muito da explicação, só acho que ela ficou um pouco "jogada" na história. Poderia ter sido melhor trabalhada, até para dar um maior impacto.
Foi uma leitura rápida, fluida e realmente me arrependi de não ter lido esse livro na época da escola, porque a eu de muitos anos atrás teria fica muito mais impactada.

Marcio Garcia 03/05/2022

Um mistério muito misterioso
Mais um livrinho muito bacana que a coleção vaga-lume nos trouxe nos idos de 1970.

Dessa vez um mistério que se passa lá pela década de 1950 - pelas indicações do próprio texto, que cita caneta tinteiro, experiência da última guerra, fuscão - na cidade fictícia de Vista Alegre.

A trama, apesar de boa de se ler, não apresenta muitas possibilidades de chegarmos ao "inseto", que vem matando sistematicamente pessoas ruivas e com sardas, aparentemente sem motivação alguma. É possível desconfiar de um personagem ou outro e apostar em um ou outro somente através de alguns "sinais" de quem tem alguma experiência em outros livros de mistério mas, pelas pistas apresentadas, o mistério é deveras misterioso mesmo.

De qualquer modo, foi e continuará sendo uma primeira leitura de mistério para muitos jovens por muitas gerações ainda.

Ludmila.Mattos 19/04/2022

Dos tempos de escola..
Desafio DLL 22
Tema: o mais antigo da estante
Meu amor pela leitura veio de pequena, com os gibs da Turma da Monica.
Mais tarde no quinto ano comecei a ter aula de literatura e eram 2 livros por bimestre!!! Ahhh!!!! Eu pegava um livro e devorava ele! Li mtos livros da coleção vaga-lume, coleção os Karas, tínhamos uma estante lotada com livros (que eu não sei onde foram parar depois de mudar de cidade).
Mas esse livro sempre me chamou atenção, porem nunca li.
A pouco tempo vi o anuncio do filme passando na TV e foi minha escolha certa para ler nesse tema. Nem quis ver o filme antes de ler o livro. Hahahahaha

Em uma cidade do interior começa a ter uma serie de assassinatos. O que eles tem em comum? Todas as vítimas tem cabelo vermelho, cor de fogo e sardas.
A primeira vítima é Hugo, irmão de Alberto, que foi morto com uma espada no peito.
Alberto, um estudante de medicina, fica tão desolado e intrigado com a morte do irmão que acaba se juntando ao inspetor da policia para ajudar a desvendar esses crimes.
Junto ao delegado Pimentel, o garoto vive esse drama policial, tentando chegar à verdade mais rápido do que esse serial killer obcecado por ruivos chegas às suas vítimas, em especial Raquel, uma ex namoradinha.
No meio de todo esse processo, o jovem acaba se apaixonado por Veronica , que é uma das suspeitas dos crimes, e eles acabam se separando. Mas sem se deixar abalar, mesmo temendo perder seu amor, ele continua na investigação tentando a todo custo descobrir quem é o verdadeiro assassino.

O livro foi escrito nos anos 50, portanto tem uma linguagem um tanto diferente de livros atuais, o que acaba sendo lento sua leitura. Me perdi em algumas passagens, e esperava um final completamente diferente do apresentado. É um livro bem parado para uma trama policial, mas vale sua leitura.

anna 15/04/2022

o livro é ótimo! a história é boa e bem escrita, poderia ser um pouco mais detalhada mas continua sendo um bom livro.
não agradei tanto quanto gostaria com o plot twist mas foi algo bem pensado e nada feito "às pressas", pelo menos.

ana 12/04/2022

so nao gostei do final e da escrita do livro, poderia ter mais detalhes. mas de resto eu gostei, o suspense foi otimo

Ghellem Pires 09/04/2022

?A única pista que Alberto tem sobre a série de assassinatos que está acontecendo é que vítimas ruivas recebem um escaravelho pelo correio antes de morrer. Ele precisa descobrir o que está por trás desses crimes misteriosos antes que outras mortes ocorram na cidade.?

Li esse livro quando era adolescente, lembro que achei a história super intrigante e amei a leitura. Mês passado encontrei o livro "perdido" em meu quarto e resolvi ler novamente, além de trazer boas recordações descobri que continuo amando a história??

Olih 25/03/2022

Para quem gosta de suspense e mistério, é o livro perfeito! Você tenta desvendar o assassino enquanto lê! Amo esse livro demais! Super recomendo!

Glo 24/03/2022

O Escaravelho do Diabo - Resenha
A história do livro é super interessante, bem puxada para o estilo dos casos de Sherlock Holmes. Eu amo quando os livros tem esse aspecto que faz o leitor pensar e formular hipóteses tanto quanto os próprios personagens. Recomendo para pessoas com uma veia "detetivesca" e para quem quer passar o tempo com uma história de suspense.

Igor 22/03/2022

Um bom suspense até o final! Achei o final meio confuso, apesar de ter ênfases bem legais ao psicológico do assassino. Achei meio estranho algumas colocações, como o principal do livro estar tão envolvido pelo caso...

Luana 18/03/2022

Li pela nostalgia mesmo. Lembro que foi esse livro que me trouxe a paixão por ler quando criança. Confesso que lendo agora foi muito mais fácil adivinhar quem era o culpado e não fiquei surpreendida.

anapno_ 12/03/2022

Eu adorei essa história! ?

Achei que seria apenas um livrinho bobo de mistério, mas acabei me vendo encantada pelos personagens, presa na história, imaginando o que iria acontecer.

Eu gostei muito da construção de cada personagem, bem como das suspeitas que recaíam sobre eles. Gostei da ambientação de cidade de interior e dos mistérios que rondavam esse livro.

O final me surpreendeu! Realmente, não imaginava aquela resolução para o caso do Escaravelho do Diabo. Achei tudo muito bem pensado e criativo, além de que cada fato ocorrido no decorrer da narrativa foi explicado no final.

A escrita da autora é muito agradável e gostosa de ler, flui muito bem. A história me agradou, prendeu a minha atenção e ainda me deixou empolgada com cada novo capítulo.

nath 07/03/2022

Mediano
Lembro de ler esse livro para um projeto da escola e até hoje não consigo achar tudo isso. É bom pra ler quando realmente não tiver mais nada pra fazer, mas a história não prende de maneira alguma.

bel 28/02/2022

???
Li por conta dos estudos, não me cativou a história, nem os personagens, mas até que foi uma leitura legal. O suspense foi bem feito e realmente me surpreendeu quem era o assassino

Um livro muito fácil de ler e rápido.

moony 25/02/2022

não sei vocês mas eu amei demais o livro. sim, eu li com uns onze anos então talvez entenda pouco. porém lembro que foi o primeiro de escola que terminei gostando