Ferreiro de Bosque Grande

Ferreiro de Bosque Grande J. R. R. Tolkien

Resenhas - Smith of Wootton Major

sofris 01/11/2023

Senti que por ser um conto me fez falta a calma de escrita do tolkien, gostaria muito que fosse um livro longo, tendo em vista que a história me maravilhou
entendo todos os fatores devidos a ser um livro para crianças, se eu tivesse lido antes com certeza seria um dos meus favoritos
as ilustrações, a capa, o cuidado com essa edição é lindo, parabéns ao pauline baynes e à haper collins, q eu n sabia q tinha um selo kids

S RAGS BLOODSCAR 27/10/2023

Uma Fatia de Magia e Mistério em 'Ferreiro de Bosque Grande
"Uma Fatia de Magia e Mistério em 'Ferreiro de Bosque Grande'"

Pessoal, recentemente mergulhei nas páginas de "Ferreiro de Bosque Grande," e aqui estão minhas reflexões sobre essa adaptação. Preparem-se para uma fatia de magia e mistério!

Primeiramente, o que me chamou a atenção foi a edição. Publicada pela HarperKids, ela é simplesmente encantadora. Com dimensões de 11x15cm, é um livro pequenininho, o que o torna fácil de carregar por aí. Além disso, o preço de R$ 49,90 é acessível, o que é um ponto positivo para os leitores jovens.

A história gira em torno de Bosque Maior, uma vila conhecida por suas delícias culinárias e pela Festividade das Boas Crianças, celebrada a cada 24 anos. A cereja do bolo (literalmente) é o Grande Bolo, que esconde uma estrela mágica em uma de suas fatias, um passaporte para o Reino das Fadas, chamado Feéria. O vencedor da estrela mágica, Ferreirinha, tem a chance de explorar um mundo repleto de maravilhas e perigos mágicos.

Aqui está a pegadinha: essa adaptação não se relaciona com o universo da Terra-média de Tolkien, então, se você está esperando elfos, hobbits e anéis, vai se decepcionar. Em vez disso, encontramos um enredo focado na vila de Bosque Maior e na jornada de Ferreirinha.

A escrita de Tolkien é caracterizada por sua riqueza e detalhes, mas aqui, o estilo é mais acessível. É uma leitura rápida que pode ser devorada em menos de uma hora, tornando-a perfeita para um momento de escapismo.

No entanto, a história deixou a desejar em alguns aspectos. A falta de clareza em relação ao objetivo da trama e a ausência de desenvolvimento completo dos personagens podem deixar o leitor um pouco confuso. Não fica muito claro quem é o verdadeiro protagonista, e isso prejudica a imersão na narrativa.

Apesar dessas ressalvas, "Ferreiro de Bosque Grande" é uma história agradável, cheia de magia e aventura. Se você está em busca de uma leitura leve e quer experimentar a habilidade de Tolkien em criar atmosferas mágicas, vale a pena conferir. Não é o épico da Terra-média, mas é uma fatia de encanto por direito próprio. Portanto, não hesite em explorar Bosque Maior e descobrir a magia escondida no Grande Bolo.

Lindiane Nascimento 16/10/2023

Leitura fantasiosa
Uma história fantasiosa com reis, fadas e Elfos. Um estilo diferente do meu hábito de leitura e acredito que por esse motivo encontrei dificuldades de me envolver mais no enredo.

Rachel Bgs 13/09/2023

Um delicioso e curto de fadas, feito para crianças, porém não menos admirável aos adultos, cheio de belas ilustrações, boa escrita e que eu amei.

Naiana 10/09/2023

O livro que surgiu na tentativa de escrever um préfacio
É interessante conhecer a história por trás desse livro, Tolkien havia sido convidado a escrever o prefácio da dição ilustrada de "A chave de ouro" de George MacDonald, autor que o influenciou na criação de diversos personagens de suas histórias. Entretanto é curioso saber que ao reler o livro em questão para escrever o prefácio, Tolkien o considerou mal escrito, na tentativa de ilustrar no pressuposto prefácio o que ele considerava ser um conto de fadas, surgiu a história de Ferreiro do Bosque Maior.

O livro se passa em uma pequena aldeia localizada em Bosque Maior, onde as pessoas tendem a seguir hábitos e costumes definidos a geração, entre eles a Festividade dos Vinte e Quatro, na qual 24 crianças consideradas boas eram convidadas a participar culminando com o Grande Bolo, aquele cujo o Mestre Cuca da cidade deixava a marca do seu trabalho de vida, já que o evento só ocorria a cada 24 anos e, em geral, o Cuca só tinha a oportunidade de fazer um Grande Bolo. Ocorre que em um ano o Cuca resolveu tirar férias antes mesmo de escolher um aprendiz e assim as coisas começam a mudar em Bosque Maior.

A história envolve fadas, tradição, a capacidade de acreditar no que parece impossível, assim como a necessidade de entender que por mais que se tente manter tudo como sempre foi, as coisas mudam, a vida muda e é necessário entender quando seguir em frente deixando para trás ou passando para outro algo que sempre esteve conosco.

Talvez em uma primeira leitura ou para um leitor mais jovem todos esses pontos não sejam plenamente entendidos a primeira vista, mas ainda assim é uma leitura gostoso e as ilustrações são maravilhosas. Não foi o favorito do meu filho, e entre Ferreiro do Bosque Maior e Roverando, eu realmente amei Roverando, mas Ferreiro também é cheio de encanto e magia.

Anniye 05/09/2023

Terra fada
Esse livro é composto pelo conto "ferreiro de bosque grande" e também pelo processo de criação do mesmo conto.
Foi divertido ver as anotações do Tolkien e poder ver um pouquinho de como mente dele funcionava ao criar histórias. Eu recomendo esse livro para aqueles que já tem certa familiaridade com a escrita do Tolkien, enfim gostei bastante!

Ju_Marques 28/08/2023

Um lindo conto
Uma tradição do Bosque Maior é a Festa das Boas Crianças e o tão esperado Grande Bolo. Desta vez, há algo ainda mais especial nesse bolo e uma certa criança encontrará.

Uma história delicada sobre beleza, bondade e gentileza.

Camomila4 26/08/2023

Tolkien um querido
História curtinha e simples de contos de fada. Boa leitura infantil. Essa edição é linda e as ilustrações são ótimas.

Guilherme Dehon 04/08/2023

Ferreiro do Bosque Maior...
Apesar de ser uma estória infantil, ela cativante! Curtinha, sem muitos detalhes e/ou explicações, ela acaba prendendo a leitor pela pureza da curiosidade.

O desfecho é um tanto confuso, mas nada que uma outra lida (ou duas), resolva...

Bom!

Recomendo.

Bia Loiola 30/07/2023

É um livro infantil, então não é de se esperar uma história complexa, mas ainda assim, os detalhes singelos e a forma como o mestre Tolkien conduz a narrativa é que deixa tudo tão lindo. Vale a pena ler várias vezes e ir pegando detalhes que não foram percebidos anteriormente. Amei as referências bíblicas!
Bernal 12/11/2023minha estante
Oi Bia, poderia comentar quais referências bíblicas você encontrou?

Julia 25/07/2023

Meu primeiro contato com Tolkien
Sobre o livrinho físico: lindo, de capa dura, muitíssimo bem acabado. Sem falar das ilustrações, que são belíssimas. Um bom presente.

Não gostei do Ferreiro do Bosque Maior. Por ser uma narrativa curta, os detalhes da história não são bem explorados, parece que quem fez teve pressa de acabar, não sei explicar.

sophia 24/07/2023

Que livro mais lindo!
É um livro curtinho mas tem muita coisa pra contar!
Os detalhes foram tão preciosos pra minha leitura e a escrita é bonita e acessível.
Eu adorei o rolar da história, é bem direta mas não é vaga em detalhes!
É o primeiro livro que leio do J. R. R. Tolkien, eu achei ele super super legal e interessante, tem magia e realidade misturada e é super curtinho.
Amei muito :)

HBO 24/07/2023

Um conto infantil, bem curtinho, da pra ler num dia. Dá pra viajar um pouco na imaginação mas é literalmente um conto infantil.

Ioneide 19/07/2023

Fantasia para criança que adulto gosta de ler.
Uma fantasia com muita imaginação que deve ter alguma lição escondida por atrás. Porém pode ser também um pequeno livro que pode ser lido bem rápido com uma edição muito bonita.

LisboaPB 18/07/2023

Foi tão bom revisitar a escrita do Tolkien em um conto curto de se ler. Esse livro tem muita semelhança com o jeito de narrar de O Hobbit.