Divergente

Divergente Veronica Roth

Resenhas - Divergente

Thayssa 18/01/2021

Livro: Divergente - Verônica Roth
Ok, um minuto de silêncio, porque a minha dignidade morreu no segundo em que eu acabei esse livro. Eu não tenho palavras pra descrever o quanto estou APAIXONADA por esse livro, e quando digo apaixonada é realmente APAIXONADA. Até agora não encontrei nenhum amigo que tenha lido ele, então se você leu, venha falar comigo, porque estou realmente necessitada de alguém para desabafar kkkkkkkkk
O livro conta uma história de coragem, altruísmo, luta, amor, força, inteligência, verdade.
Conta a história de Beatrice, uma garota pertencente a abnegação, uma facção a qual seus ideais são ajudar as pessoas. Cansada de não conseguir se encaixar na sua facção, decide mudar de facção (uma decisão que todo jovem pode ter quando completa 16 anos) e você só descobrirá qual lendo o livro!!!
Ela faz uma descoberta e não imaginava os efeitos que isso faria em sua vida...
"Uma ESCOLHA, pode te transformar."
Gabriela Piva 18/01/2021minha estante
Aaaaaaaaaa eu amo esse livro ?

Gabriel.Rodrigues 18/01/2021minha estante
Eu tenho até tatuagem desse livro ?

Quatro > Peeta

O segundo livro é EXCELENTE

Eu também amo muitoooooo

Thayssa 18/01/2021minha estante
Eu estou DOIDA pra ler o segundo, se não ler eu infartooooo

Gabriel.Rodrigues 18/01/2021minha estante
Vou te seguir pra saber tua opiniao sobre o segundo depois ?

Kkkkkkkkkkkk ta bomm

Nelize_ 23/12/2021

...
O livro é bom, e eu gosto dessas coisas "pós apocalipse", mas acho que se eu não tivesse cometido o erro de ver o filme antes de ler o livro, eu teria gostado muito mais

o621s 19/10/2023

Nostalgia pura
Lembro perfeitamente quando peguei esse livro na biblioteca da minha escola. Estava no 2° ano do EM e queria ler algo novo, diferente.
"Divergente" foi minha primeira distopia lida, e eu tive um apego enorme pela série no tempo em que li, os três livros são importantes demais para mim, e poder fazer essa releitura estando mais velha me deixou triste, mas feliz por revisitar um espaço literário que me deixou tão bem.
A nota não foi alta, e isso pode gerar espanto para quem ler isso (inclusive, olá!), mas como disse, estou mais velha, e agora tenho um senso crítico melhor que antigamente.
O livro é bom, entrega tudo que promete, e apenas isso. Chega a ser bobinho às vezes, mas compreendo que o público era mais novo, então relevo isso.
Não sei se pretendo ler os outros dois livros também, mas isso é um assunto para se pensar. ???

Dora.lopes 24/09/2022

Forte candidato a preferido, hein
Assim como vi em uma resenha aqui, no começo achei que Tris seria bem chatinha. Mas a realidade foi bem diferente, com ela tentando mostrar seus medos, suas imperfeições e seus desejos também.
Quatro... eu te amo! Não entendi até agora como aquele povo da audácia sentia medo do pobre, não encontrei defeitos pra ele (mesmo ele mesmo achando que tinha algum ?).
O livro tem uma boa paralela com a questão de controle de mentes, divisão social e afins. Não acho que seja o foco absoluto, mas é explícito.
O final podia ser mais reconfortante, mas vou aceitar ??.
Agora é ler Insurgente e surtar por mais 500 páginas ?

Monique 27/03/2021

Gostei desse livro porque ele é tranquilo, rápido e bom de ler, mas é meio sem graça. As coisas acontecem muito rápido e sem muita emoção. Mas até que é bom.

Panetone 08/03/2023

Divergente é para aqueles que desejam sair desse mundo para outro. Um livro que vai lhe transportar para dentro da trama, independente do lugar que ler.

"Quero ser corajoso e altruísta e esperto e bondoso e honesto. Eu me esforço continuamente para ser bondoso." Quatro - Pg 418.

A Cidade já não é como convivemos. Facções denominam as características para as pessoas agirem, erradicando o livre arbítrio, após uma guerra.
"Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade.
Os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição
Os que culpavam a duplicidade fundaram a Franqueza
Os que culpavam o egoísmo geraram a Abnegação
Os que culpavam a covardia se juntaram à Audácia."

O livro será contado pela visão da Tris, uma jovem criada na Abnegação, que após o dia da cerimônia, escolhera a Audácia. Determinação, coragem, não querer que ninguém a veja como uma jovem menina careta e fraca, componhem nossa principal. E Quatro, o instrutor de Tris, inteligente, sério, rígido, e detalhes a mais que vocês teriam que ler, para se apaixonar por ele tanto quanto eu hehe.
Ao longo do livro, veremos a evolução de Tris para se manter na Audácia e mostrando que não é fraca. Revoltas, brigas, choro, emoção, força, são apenas alguns dos toques que o livro nos proporciona. E relaxe, que se for assim como eu, há migalhas de romance que cada momento se tornará único.

Deixo aqui alguns trechos retirados do livro, para que possa querer ter lido para ontem:
"- É... Bem, não. - Sua voz se atenua. - Verdadeiro, eu acho.
- Vou fingir que não vai.
- É muito gentil da sua parte.
Ele aproxima os lábios do meu ouvido e diz:
- Você está bonita, Tris"

"- Você também tem medo de mim, Tobias?
- Tenho pavor - responde ele, sorrindo"

"Não sou mais Tris, a altruísta, ou Tris, a corajosa.
Acho que agora terei que me tornar mais do que as duas coisas."

E para aqueles que são apaixonados nos filmes também, esse livro é melhor que o filme, confiem em mim.
Leiam, aproveitem e desfrutem dessa história incrível.

Luiza.Zeferino 02/04/2023

Divergente
Primeiro a história já trás um grande envolvimento logo quando a personagem toma uma decisão tão arriscada e precisa, é algo que realmente surpreende e faz o leitor querer saber mais e mais. No decorrer do livro chama a atenção todo o mistério envolvente nas rivalidades, a personalidade marcante de cada personagem, e como cada um deles luta para conseguir alcançar seu objetivo. Foi um dos meus livros favoritos em muitos aspectos, escrita, trama, personagens, tudo chama muita atenção e faz você querer ler mais e mais até descobrir o que realmente leva à todos eles fazerem aquilo. Divergente é uma grande obra de arte!

Mabi 03/02/2022

história incrível, me prendeu do começo ao fim, ainda to chocada com alguns acontecimentos... enfim, não vejo a hora de ler o próximo

oraculws 23/01/2021

AMO
Eu já era fã dos filmes, mas o livro trás um pouco mais de ação e de cenas que eu achei super necessárias para aproveitarmos mais a história. Aguardando ansiosamente pro segundo.
bianka.vm 24/01/2021minha estante
Também estou querendo ler essa série, mas fico com receio por já ter assistido aos filmes. A experiência da leitura foi boa mesmo assim?

Caroline 03/09/2023

Resenha divergente
Eu amei esse livro , me prendeu do início assim , me apeguei aos personagens e adorei como é a história e a atmosfera do livro , cheio de ação , aventura , sempre algo acontecendo ???

CMBS 10/08/2012

Adorei!
Sinceramente, eu não esperava muita coisa do livro. Geralmente é difícil me agradar porque eu já li muita coisa parecida, então fica complicado encontrar uma história mais original. Mas tenho que admitir que fiquei surpresa com a leitura de "Divergente". O livro é envolvente, interessante e cativante desde o começo e só melhora até chegar ao final.

Não dá para falar das personagens sem antes falar um pouco do contexto. A sociedade não é como a gente conhece. Na verdade, quase nada é como a gente conhece no mundo desse livro. Para começar, as pessoas são divididas em "facções" (eu li o livro em inglês, a tradução é mais ou menos essa), que são cinco: "Candor", "Dauntless", "Erudite", "Abnegation" e "Amity". Explicando... "Candor" poderia ser traduzido como sinceridade. "Dauntless" como destemor. "Erudite" como sabedoria. "Abnegation" como altruísmo. E "Amity" como benevolência. Então, ao completarem 16 anos, todos os adolescentes são divididos entre essas facções. Enquanto não atingem essa idade, eles vivem com os pais, nas facções a que eles (os pais) pertencem. Também existem os "factionless", ou "sem facção", que são as pessoas que não pertencem a nenhuma facção (por vários motivos).

Bom, o livro é narrado pela Betrice, que é a personagem principal, e que depois passa a ser chamada de Tris. Ela vivia em "Abnegation", que é a facção dos pais dela, mas depois passa a fazer parte de "Dauntless". Geralmente, os filhos tendem a ficar na mesma facção dos pais, mas o "teste" da Tris é diferente. Tris é uma "divergente". Ela é direcionada a três facções diferentes, o que é, além de incomum, muito perigoso. E a partir do momento em que chega ao local onde os "Dauntless" vivem, ela percebe que existe algo bem maior do que os líderes querem que todos vejam. E ela também percebe que corre sério perigo se alguém descobrir o que ela realmente é.

Eu adorei o livro e só marquei 4 estrelas porque tiveram algumas coisas que deixaram o livro meio previsível. E apesar de eu gostar de conseguir prever algumas coisas, não é legal saber algo tão cedo. Mas uma coisa que eu gostei é que também existem coisas BASTANTE IMPREVISÍVEIS. Mas no geral é um livro muito bom e as personagens são bem desenvolvidos. Gostei muito do Tobias e da Chris, que são muito próximos à Tris. Mas vou logo avisando: não se apeguem a NENHUM personagem. Nesse caso nunca se sabe o que vai acontecer.
Matheus 02/02/2013minha estante
Sinceramente, sem ofensas, Livro envolvente? Cativante? Melhora até chegar ao final? Nesse caso acho que estamos falando de livros diferentes. A ideia dela foi original, só ela que estragou tudo. Gosto de romances, e esse foi, depois de Crepúsculo, um dos piores. O romance tem que ser dado em doses que não fiquem repetitivas, algo que definitivamente não acontece nesse livro. O romance é dado em tom exagerado e que enjoa ao leitor, e só li este livro até o final para ver se tinha alguma surpresa. Mas não. O livro não foi surpreendente, pois tudo era previsível e monótono. Se Veronica Roth soubesse usar melhor a ideia que teve, teria feito muito mais sucesso.

CMBS 03/02/2013minha estante
Matheus, eu sinceramente sinto muito que você não tenha gostado do livro, porque eu adorei. Mas cada um tem uma opinião diferente e eu mantenho a minha dizendo que o livro é, sim, envolvente e cativante. Eu gostei do modo como a história foi contada e não achei que tivesse muito romance, na verdade. Crepúsculo é um Romance com R maiúsculo e não tem absolutamente nada a ver com Divergente. Como eu já tinha comentado antes, o livro é previsível, mas existem algumas coisas que me pegaram de surpresa (como o final). Concordo que a história teria rendido mais se a autora tivesse desenvolvido melhor o livro, mas ela conseguiu entregar um livro bom e interessante mesmo que não tenha sido perfeito.

Yasmim 21/08/2022

muito bom
Esse foi o livro com mais páginas que eu ja li por enquanto. Eu amei muito esse livro, a história me prendeu do começo ao fim e me emocionou muito. A protagonista é perfeita e de cara ela ja virou minha protegida, os outros personagens eu amei demais também.
Agora é terminar os outros livros de divergente.
becafr 21/08/2022minha estante
Ainda tô terminando ele amg

Gabs 04/11/2021

Foi o livro que me tirou da ressaca literária, perdi a noção do tempo enquanto lia. Você se sente dentro do livro enquanto lê
brunadaguarda 04/11/2021minha estante
Mt bomm

Edu 12/05/2021minha estante
Concordo totalmente com cada palavra dessa sua resenha! ??

s0fifis :) 27/07/2022

e vamos de mais um início de trilogia, bbs ?
classificação indicativa (não minha opinião): 14+
adaptação cinematográfica? sim, um filme
sobre o livro
? distopia, ação, aventura e romance
? tem hot? não no máximo uns beijinhos e umas pegações
? bem vibe para fãs de jogos vorazes, harry potter, percy jackson e etc
? primeiro livro de três

AMEI @&#$!#?