Se Eu Morrer Antes de Você

Se Eu Morrer Antes de Você Allison Brennan

Resenhas - Se Eu Morrer Antes de Você

Geovanats 25/08/2019

O livro não é ruim.
Um bom enredo, bem contado, simpatizei com os personagens, mas pqp que família azarada!!! forçaram demais a barra e com isso perdeu uma estrelinha.

Pipoca Nerd 07/10/2019

Resenha do livro “Se eu morrer antes de você” de Allison Brennan
Se eu morrer antes de você é o livro número um da série “Love me to Death” publicado pela Editora Universo dos Livros. A série conta ainda com o livro Beije-me antes de morrer. Embora pertença à mesma série, são histórias diferentes com personagem diversos.

O tema central da história é o crime de estupro, inclusive Lucy que é a protagonista, foi vítima de um golpe, conhecido como “boa noite cinderela”, seguido de sequestro e estupro. Para quem nunca ouviu falar do “boa noite cinderela”, é um artifício criminoso que ocorre quando alguém droga uma vítima com o intuito de roubar ou estuprar. São utilizadas drogas que geralmente são colocadas em bebidas alcóolicas sem que a vítima tenha ciência do iminente perigo. Há casos também de drogas que podem ser absorvidas pela pele.

Na nossa história, o golpe do “boa noite cinderela” é intrinsecamente ligado aos crimes cibernéticos, pois os criminosos buscam suas vítimas em salas de bate papo, marcam encontros e depois drogam as vítimas para cometer estupros.

O caso de Lucy Kincaid foi muito grave, ela conheceu um cara na internet quando tinha 18 anos e acabou marcando um encontro em um parque para que eles pudessem se conhecer. Lá ela foi surpreendida com um cara que a drogou com um lenço que continha drogas e ela simplesmente apagou na hora. Depois ela foi sequestrada, estuprada e seus sucessivos estupros eram transmitidos online. O pior de tudo é que muitas pessoas pagavam vultosas quantias para assistir ao seu estupro. Soa completamente doentio pagar para assistir um estupro.

“Queria morrer, ali, naquele instante, porque alguns destinos eram piores que a morte”.

Em decorrência dos vários crimes praticados, a história é uma teia de aranha com muitas investigações. Em certo ponto da história, parece que todos são investigados e todos investigam alguém. Bem, isso ocorre por causa dos agentes envolvidos na trama. Temos a família Kincaid – Kate que é agente do FBI casada com Dillon que é psiquiatra forense, Lucy que está em seleção para ser agente do FBI que tem um envolvimento amoroso com Sean, sócio de seu irmão Patrick, eles são investigadores particulares. Sean é especialista em invadir sistemas, mas apenas quando é pago por isso. O trabalho de Sean anda na linha tênue entre a legalidade e a ilegalidade.

Lucy é uma sobrevivente que tenta fugir do estigma de vítima. Ela estudou psicologia e ciências da informática e almeja ingressar na carreira do FBI ajudando a desvendar crimes cibernéticos, precipuamente o crime de estupro para impedir que haja outras vítimas.

“Só porque uma mulher foi estuprada não significa que tenha de carregar esse estigma pra sempre, que isso tenha de limitar as suas opções”.

Lucy segue bem a vida depois do trauma sofrido, ela faz estágio em um centro que é responsável por monitorar estupradores após receberem o benefício do sursis e saem da prisão em condicional. Segundo os estudos, esses estupradores tendem a voltar a cometer o mesmo crime. O papel de Lucy é rastrear esses caras em salas de bate papo e marcar falsos encontros para levá-los de volta para a prisão.

Após seis anos do ocorrido, Lucy vê sua vida virar de ponta à cabeça, após a morte do segundo cara que a estuprou (Morton), pois o primeiro cara foi morto por Lucy. A morte de Morton vai trazer tantas perguntas que é quase impossível desvendar esse mistério e tudo o que envolve esse assassinato. A priori, todos podem ser suspeitos de ter cometido esse crime, inclusive a própria Lucy.

A história ainda conta com capítulos de um misterioso voyeur que persegue Lucy. O fato de ter um voyeur na história torna tudo mais intenso e intrigante. Um voyeur é um perseguidor e esse foi um grande trunfo na história.

“Ninguém entende a noção de tempo como eu. Durmo exatas seis horas todas as noites. Nem mais, nem menos. Faço exercícios por vinte e dois minutos todas as manhãs, seguidos por quatro minutos no chuveiro”.

O livro também é um prato cheio para operadores de Direito e de informática, os crimes cibernéticos são muito complexos e o tema também é muito importante. O livro traz uma crítica muito pesada ao sistema penal, em determinado momento a autora atribui a culpa da precariedade do sistema penal aos advogados e políticos. É público e notório, todos os problemas do sistema penal, tanto nos EUA como no Brasil, entretanto ressalvo o papel dos advogados que são os responsáveis pela justiça no processo. Além do mais, os problemas do sistema prisional são decorrentes de vários fatores: carência de políticas públicas, legislação branda, corrupção nos três poderes, sistema carcerário que é uma verdadeira escola do crime e muito mais. No contexto brasileiro, comparar advogados com políticos pode ser muito ofensivo. (risos)

Allison merece apenas uma crítica, ela não foi parcial em suas reflexões sobre o sistema penal. Claramente, exclui os policiais como responsáveis pelos problemas, tornando-os quase heróis. Todos sabemos que muitos policiais não são exemplares em seu papel, portanto não os tiraria do pacote que é responsável pelas mazelas enfrentadas pelo sistema penal e prisional.

Seguindo, gostaria de fazer um alerta. Não temam a espessura do livro. É um volume bem grande, são 479 páginas, entretanto a leitura é muito mais rápida do que alguns livros de 200 páginas. Em um piscar de olhos você lê 100 páginas, porque Allison escreve de forma leve um assunto que é tão pesado e prende completamente a atenção do leitor. No final do livro, a história torna-se pura ação e não tem como largar a leitura.

A melhor palavra para descrever o livro é intrigante, são muitas histórias paralelas e intrinsecamente interligadas que tornam o livro um grande mistério. Allison fez um trabalho brilhante, porque além de ter construído uma ótima história, ela ainda nos entrega essa história de uma forma impecável.

O barato do livro é que o leitor pode ser mais um dos investigadores, querendo desvendar o mistério em cada página virada. Essa investigação agradaria nossa Rainha do Crime, Agatha Christie.

site: http://pipocanerd.com/livros/resenha-livro-se-eu-morrer-antes-de-voce-de-allison-brennan/

priscila.wenzel 16/01/2020

Gostei!

O livro deixa você intrigado e a história te prende.
Diferente do que eu costumo ler, gostei!

Mina 18/02/2020

Com um enredo intrigante, é uma leitura boa, q prende a gente! Achei q a autora solta as informações de maneira meio aleatória as vezes, o que me fez questionar inclusive se o livro era sequência de um livro anterior que desconhecia (e não, não é). Apesar de um pouco previsível, é uma boa leitura do gênero!

Tati Correa 24/03/2020

Lucy é uma mulher forte, que prova que não deixa o passado te moldar.
O livro é um romance policial, então temos as pitadas de romance, e uma bela trama policial.
O livro é bom, mas apresenta um excesso de informações, que às vezes, te fazem se perder no meio da história.

Lia Gabriele 30/04/2020

Sabrina ou Julia com toques (mínimos) de suspense
Nada de novo aqui. Mais um livro que se pretende ser de suspense, mas centra sua narrativa em torno de uma protagonista que é toda linda, perfeitinha, irresistível e chata. Descrita como forte, ela passa o livro todo chorando. E isso sem esquecer o príncipe encantado igualmente todo lindo, perfeitinho, irresistível e chato.

Mari 25/08/2020

Apesar do título não ter nada a ver com a história em si, é um livro bom.

Maria7667 22/09/2020

Se eu Morrer Antes de você
Foi o meu primeiro livro de romance policial, que li então foi um pouco desafiador, o livro fluiu para mim da metade para o final do livros. É uma história cheia acontecimentos que pende você.

Paulinha 09/01/2021

Me prendeu
Gostei muito, fiquei aflita em algumas partes, mas a pena!!!!

PsicoThriller 03/02/2021

Esperava mais
Ja? comec?o dizendo que esse livro tem gatilhos forti?ssimos de estupro, enta?o se e? um conteu?do muito pesado pra voce?, NA?O LEIA! Ja? adianto, tambe?m, que na?o foi uma leitura que me agradou. Enta?o se preparem pra algumas cri?ticas ?

A premissa do livro e? muito boa e na minha opinia?o teria tudo pra ser um excelente suspense, mas algumas parte me decepcionaram MUITO.

Em primeiro lugar foi o romance do livro. Na?o sou contra romance em livros de suspense, mas sim contra o exagero deles ainda mais quando forc?ados. No decorrer do livro temos o ini?cio de uma relacionamento completamente do nada e que fica a mais meloso a cada pa?gina, muitas vezes tirando o foco principal da histo?ria.

Esse livro tambe?m apresenta muitos personagens e algumas vezes me peguei perdida (principalmente com os irma?os da personagem principal que sa?o va?rios).

A melhor parte do livro na minha opinia?o na?o foi muito bem desenvolvida. Quando o elemento surge e voce? fica empolgada nos 50% pra ler mais, a autore decepciona em entregar aos leitores um conteu?do de qualidade.

Outra coisa que me desanimou nesse livro foi a protec?a?o excessiva em cima da personagem principal. Tinha de tudo pra ser um livro que fala sobre empoderamento feminino e a autora transformou em um romance de superprotec?a?o completamente sem necessidade.

A premissa do livro e? o?tima e em alguns momentos a histo?ria flui de uma o?tima maneira, mas infelizmente esse livro na?o foi do meu agrado.

Rafa 28/02/2021

Há seis anos, Lucy Kincaid conheceu pela internet um homem que parecia ser o tipo ideal. Porém, após ser atacada brutalmente no primeiro encontro, ela viu que tinha se envolvido com um psicopata muito perigoso. Anos depois, ela começa a trabalhar como voluntária no departamento encarregado de investigar esse tipo de crime, rastreando pela internet psicopatas e maníacos sexuais para que eles sejam presos. Mas esses homens estão sendo mortos e Lucy se vê envolvida numa trama que poderá deixá-la novamente face a face com um psicopata!!

Gostei de como a autora criou o começo da história. Ela cria uma boa base, com dois mistérios bem montados em seus inícios e que prometiam bastante!! Mas na hora de finalizar tudo, ela não foi muito feliz...

Na minha opinião, faltou exatamente o que um thriller pede na resolução de suas tramas: emoção!! Quando li os desfechos das tramas de suspense, não senti emoção alguma. Não me surpreendeu. A história ficou bem fechada, sem pontas soltas, mas não causou o impacto esperado!! Acho até que em uma das tramas, a autora escolheu um caminho muito difícil pra encerrar uma história de suspense.

A parte do romance também não me convenceu muito. Começou meio forçado e não evoluiu no resto do livro. Lucy foi construída com muita insegurança por tudo que passou, então o romance ali proposto pareceu desnecessário demais!!

Se Eu Morrer Antes de Você é o primeiro livro de uma série, mas não empolgou muito para que eu queira ler o próximo!!

Patricia 24/06/2021

Decepção
A sinopse é interessante, no entanto, a escrita da autora não causou nenhum encantamento específico. De forma simples, produz uma narrativa presa a um romance forçado, ignorando a situação de forte trauma da protagonista.
Perdeu muito tempo descrevendo o romance e pouco explicando as motivações dos personagens. Apesar de todas as pontas serem amarradas no final, o livro me frustrou muito.

Karoll Brito 30/12/2021

"Tudo que nos acontece faz parte da gente. As coisas boas e as ruins. Tudo molda nosso futuro, nosso destino"

brendabalmant 06/07/2022

tem uma cena hot muito boa, sério.
confesso que pensei em largar algumas vezes, foi difícil terminar. a linguagem é simples, a história é muito boa e o livro em si é muito interessante, mas algo aconteceu pra me atrapalhar na leitura. enfim, gostei muito, fiquei agoniada e ansiosa querendo saber como terminava, e no final eu amei. senti muito medo dos responsáveis serem alguém "de confiança" da protagonista, mas gostei do final, principalmente da última cena.

Lilia Oliveira 20/06/2023

O primeiro da autora
Eu não sei se, de fato, é o primeiro livro da autora. O que eu sei é que quando você começa a ler você quer entender mais sobre o assassino, quer ver desabrochar e desenvolver bem o romance. E isso, a autora faz muito bem.

O final, foi bom. Não foi glorioso, mas fechou todos os ciclos que deveriam ter sido fechados. Você se identifica com a Lucy, sente a força dela e a paz que ela sente ao estar com Sean. O romance é lindo de ver acontecendo e essa parte me pega porque é o meu gênero literário favorito.

Quatro estrelas porque eu esperava um pouco mais do confronto final. Mas apesar disso, não tira o quão bom o livro é. Recomendo a todos aqueles que gostam de ver assassinos se dando mal e um romance puro acontecendo.