Além do Bem e do Mal

Além do Bem e do Mal Friedrich Nietzsche

Resenhas - Além do Bem e do Mal

Doug 27/07/2023

O aforismo de Nietzsche ???
Esse livro é um tanto quanto interessante porque de certa forma confirma alguns adjetivos que o filósofo do martelo carrega: Difícil entendimento e confuso. Eu acredito que para se entender mesmo que superficialmente as escrituras de Nietzsche é necessário ter um ponto de vista um tanto semelhante ao mesmo. Nietzsche aborda um pouco os termos céticos, niilista e "übermensch kakaka Além do bem e do mal se dá respeito de que originalmente, o indivíduo tem seus valores que vão além, como egoísmo e arrogância, mas devido a condenação desses aspectos, estamos sujeitos a disfarçar los. Então é isso... Nietzsche acredita que tenhamos valores que foram investidos e são considerados errados. Nietzsche também fala um pouco sobre o papel da mulher (isso de fato é misógino). O livro é interessante, uma abordagem ampla dos valores morais do filósofo.

"Desde o começo a fé cristã significa sacrifício: sacrifício da liberdade, de todo o orgulho, de toda a autoconfiança de espírito, ao mesmo tempo que é sujeição, autoescarnecimento e automutilação"

Martony.Demes 23/07/2023

Seria uma audácia gigante eu fazer uma ótima resenha desse livro. Vou apenas citar as impressões e constatações:
1. Um livro bem complexo para leitor comum não estudante de filosofia;
2. Há um emaranhado de ideias e opiniões que ele imbrica a todo momento e isso confunde demais.
3. Meu fito em relação a esse livro é pegar alguns aforismos interessantes para utilizar em tempo certo ou texto certo.
4. Requer uma nova releitura ou ouví-lo novamente.

Jothamon 17/07/2023

Somos bons ou maus?
Uma leitura crítica sobre o que é ser bom ou mau ou o que julgamos ser isso. Afinal de contas, tudo é uma questão de perspectiva.
De uma maneira bem rígida, somos indagados a como nosso comportamento define a forma como somos vistos pela sociedade e por nós mesmos.
Ainda nos mostra que muitos desses valores são simplesmente aceitos, sem nos questionarmos se são bons ou ruins e quem foi que definiu isso.
De forma simples, até que ponto aceitamos tudo que nos é imposto sem verificar a procedência de valores e argumentos.
Bem. Mal. Verdade. Mentira. Dúvida.

gstvmts 16/07/2023

Excelente apanhado do pensamento nietzscheano
A obra, como o próprio Nietzsche descreve, é um compilado perfeito dos mais diversos conceitos abordados nas demais obras do autor. O mesmo tece suas severas críticas às religiões, em especial ao cristianismo, aos filósofos que, ao assumirem caráter dogmático, não compreenderam verdadeiramente a verdade e a sociedade em si, que beira a simplicidade e mediocridade perante a adulação de conceitos ultrapassados do que é o bem e o mal.

luhodf 06/07/2023

Acho que se encarado para além da alienação (que nada mais é do que o papel da filosofia) da pra extrair muitas coisas da obra.
O foco principal é incentivar o senso crítico e pode assustar um pouco, por fazer isso de forma extensa e como que ?gritando? (ao meu sentir).
Propõe-nos a questionar não apenas o que é diferente, estranho ou desconhecido, mas o que é, para alguns, completamente normal, rotineiro e confortável.
Não acredito que ele proponha isso para escandalizar e empurrar o leitor de um penhasco, mas justamente para fazer olhar para o chão.
As vezes poderíamos estar caindo há tempos no que achávamos ser tão aceitável que nem se percebe o vento da queda.
É uma leitura demorada, passível de ter de se reler algumas partes, mas é assim mesmo.

Anderson.Fernandes 27/06/2023

Extremamente cansativo e dificil de entender
Cansativo e difícil de entender

Livro extremamente difícil de entender. Frases enormes de 40, 50 linhas. Quando a frase termina eu já me esqueci o que o autor estava falando lá em cima, 50 linhas atrás, no início da frase.
Alguns vídeos da internet me ajudaram a entender um pouco mais o livro. Basicamente o Niti odeia o cristianismo e odeia todos os filósofos.

Sakurazuka 27/06/2023

Uma releitura. Tem vários pontos interessantes,as também outros bem atrasados, mas entendo, pois pela época que foi escrito a mente era daquele jeito

nenos 25/06/2023

A philosophy beyond good and evil, believes uncertainty is the condition to life.
Ask yourself, why do we promote knowledge at all costs? For those who believe there’s much more than our perception of consciousness, those who are guided by hunger to expand our scope of reality, embracing the organic life and frustrations generated by limited rate mechanisms like the brain itself, it can be an interesting reading. Nietzsche’s absurd hero presents capabilities of the uprising consciousness boiling concepts down to what’s fundamentally true to reason by it and the negligence rooted in absolute convictions like dogmatic philosophies.
We commonly dissociate ourselves from our degree of reality assuming appearances are not at all related with truths, diving in illusions filled with immediate certainty rather than accepting the surprises of entropy. But our truth is, as Professor Rovelli says: the creature, feelings of the human heart and a recollection of memories bounded by chemistry. Correlate the mysterious gears of our Darwinian nature is, at this point in spacetime, a fact. It’s plain and simple: humanity doesn’t know and if the universe was clear, maybe there would be no art, braveness in perseverance and the eternal misadventure would be governed by different laws.
With that burden and perspective, comes the Nausea due orientation of your own judgments. Most profound things in life, appreciate disguises. Whatever value we attribute to veracity, a superior essence value may not be achievable due our methods to synthesize reality and our biological degradation. The ultimate example? Christianity accompanied by faith, scars of slavery and mutilations, oriented to fulfill the burden of pain with divinity.

Link para meus highlights: https://drive.google.com/file/d/1MoZJjjk0hxj7Vzkt4BR1PvAlI2-rcYAl/view?usp=sharing

gaturna 24/06/2023

Eu tava em viagem quando li ele, foi bem difícil entender o que tava acontecendo no livro ? acho que foi o mais complicado até agora do Nietzsche pra mim

Little Mary 06/06/2023

Ache que devia ter começado por outro filosofo
Comecei a ler esse livro porque achei que entenderia melhor a teoria trazida por Raskolnikov em crime e castigo. Porém, parece que o autor não se concentra muito nessa persona que ele mesmo criou para justificar sua suposição do Homem superior.

Vejo duas representações de personagens que se encaixam nessa teoria do super homem de Nietzsche:
O que deu certo, o homem que está acima do bem e do mal seria o elegante, piscicopata e canibal Hannibal Lecter.
E a versão que deu errado, o pobre estudante Ródia Raskolnikov de crime e castigo.

"Aquilo que se faz por amor sempre se faz além dos limites do bem e do mal."
Parece muito uma frase saída da série - Hannibal.
Da próxima vez que inventar de ler algum filósofo vou ler Baruch Espinosa...

feitadeazul0 21/05/2023

A leitura é difícil e reflexiva, li semana passada mas todos esses dias tornei a lembrar de algo e procurar pra ler novamente? Sempre me vinha uma nova perspectiva a partir daquilo.

Cada dia que leio sinto que entendi de um jeito diferente, mas Nietzsche talvez queira isso: a reflexão eterna

Brenda 17/05/2023

Um pouco decepcionada
Sempre quis Nietzsche por ser tão famoso e subversivo. De fato, há muito de interessante, mas o curioso é quanto o própria autor prega o sexismo e a misoginia o que me decepcionou bastante, tendo em visto que ele se dizia contra todos os valores da época.

Gabriel.Luck 27/04/2023

4 meses pra terminar kkkkk
O negócio de ler 5 paginas por dia não ajudou muito por que não tive tanta constância, terminei uns 5 livros enquanto lia algumas paginas.
Mas o livros em si parece ser da fase em que o Nietzsche critiva tudo, e como ele critica nesse livros, mulheres, o europeu medio, até o alemão médio, tudo. Mas ele faz isso de maneira cultua e não parece ser tudo uma critica a qualquer coisa que venha a mente, também fala acho que sobre tudo, do tempo da Europa de 1800 na visão de Nietzsche.
É um livro que vc tem que ler na calma e não se importar em não acabar em 1 mês, é dificil mais se dedicar um tempo entender alguns pontos chaves.
Acho que deveria lelo daqui a alguns anos, a nota foi por causa da minha demora em lelo, que me fez lembrar que não me dou muito bem com leituras simultâneas.
É um livro bom e que se depender pode ser considerado o melhor para algumas pessoas, embora não tenha sido para mim agora.

Rafael 27/04/2023

O livro só não é ainda melhor, devido as inúmeras passagens da metade pro final sobre visões específicas da Europa que na época, Nietzsche possuía, as quais não possuem tanta relevância para mim. Mas em geral, seco, poético, tóxico na medida certa, enfim; Nietzsche?

Emanuel Xampy Fontinhas 08/04/2023

Ler esse livro é um teste de paciência... Prolixo, enfadonho, confuso e cheio de passagens problemáticas. Porém fala muito sobre a mentalidade do autor, especialmente as reflexões sobre as misturas originárias do povo alemão e o papel que, segundo o autor, a mulher deveria desempenhar em sociedade. Não viu quem não quis.