Além do Bem e do Mal

Além do Bem e do Mal Friedrich Nietzsche

Resenhas - Além do Bem e do Mal

Mily_alpes 20/03/2022

Boa,gosto muito do jeito dele,mas Zaratustra continua sendo o amor da minha vida!Quero ler tudo desse homem e que siga essa linha de pensar,pois gosto e concordo muito com ela!
lele 24/03/2022minha estante
me empresta esse livro aí

Mily_alpes 24/03/2022minha estante
Okay,sábado eu levo

lele 24/03/2022minha estante
obrigada linda??

Orca 14/02/2022

eu antes de ler isso: https://youtu.be/rYpO6LfYVts
n entendi, tá escrito em inteligente

ps: aparentemente pra entender oq esse esquisito tá falando pra além de uma concepção dele mesmo, vc precisa entender do que ele tá falando ( contextualização histórica e conhecimento sobre filosofia pq ele critica até o método científico da época). basicamente oq eu burro oficial entendi é que ele tá criticando tudo e todos usando palavras rebuscadas e sentenças estranhas e confusas que vc n sabe se é por arrogância do Nietzsche numa tentativa de parecer superior ou porque é esse o modo que ele encontrou pra expressar essas ideias. Acredito ser razoável considerar as duas possibilidades porque o ser humano criou sistemas de linguagens complexos pq é uma criatura complexa, dai certas palavras e sentenças sejam a única coisa que soe plausível pra descrever certos sentimentos e ideias. é isso ou eu sou burro mesmo n tem oq fazer realmente. Acesse o link abaixo pra uma experiência mais vívida:

site: https://twitter.com/AcervoLoirinha/status/1425951947362816005
Beatriz177 21/04/2022minha estante
eu juro que essa é a melhor resenha de livro que já li kkkkk inclusive, obrigada pelo link. definitivamente vou assistir ao vídeo antes de avançar na leitura

Theo.Felipe 01/02/2022

Não consegui compreender todo o livro. Confesso que a maior parte da obra. Porém os trechos que penetraram em minha cabeça são simplesmente fantásticos. Talvez daqui a alguns anos, depois de adquirir mais repertório cultural, eu volte para ler novamente.

André Lucena 11/01/2022

Em resumo: Nietzsche no céu (ironia) e "o resto" na Terra
"Todo pensador profundo tem mais receio de ser entendido do que ser mal entendido". (p. 216)

Então, este trecho específico veio bem a calhar para a minha resenha. Primeira obra que leio do Nietzsche, então não posso julgá-lo como filósofo e autor, porém, julgando o que li neste livro, notei que ele em muitos aforismos força-se para soar como "pensador profundo", dificultando propositalmente o leitor de entender o que ele quer dizer para dar a ideia de ser "superior" aos meros mortais que estão lendo.

Além disso, principalmente nos primeiros textos, tudo que se lia eram críticas (em grande parte infundadas) sobre outros filósofos, colocando-os para baixo, como se apenas o seu pensamento e forma de enxergar o mundo fossem os corretos, algo que não agrega em nada ao leitor.

Entre os vários textos bem ruins, alguns com teor extremamente machista, destacam-se uns ou outros pensamentos que podem servir como reflexão.

No caso, isso mostra que Nietzsche, quando não se preocupa em encher linguiça e falar mal das outras pessoas e tentar se engrandecer falando de forma incompreensível, pode sim, trazer boas reflexões. Preciso ler outras obras dele para ter uma opinião mais concreta sobre o autor, porém, após todos esses meses que levei para finalizar essa leitura arrastada, ele não está no topo das minhas prioridades.

Ka 03/01/2022

É o primeiro livro que leio de Nietzsche, a primeira parte me trouxe algumas reflexões. Já do meio para o final se tornou maçante e acredito que tenha influenciado para ter dificuldade em terminar o livro. Mesmo assim, recomendo a leitura.

Juliana 21/11/2021

Confuso?
Eu sempre tive uma ideia dos livros e da filosofia do Nietzsche que agora tento entender de onde tirei muito diferentes do que realmente são.
Não costumo ler livros filosóficos, mas como estou experimentando ler estilos diferentes me aventurei nesse.
E senti bem burra durante todo o processo ou quando não revoltada.
No final fiquei me perguntando se eu não estava captando a ironia dele ou se ele era de fato tão misógino.
Enfim.

"Quem deve enfrentar monstros deve permanecer atento para
não se tornar também um monstro. Se olhares demasiado
tempo dentro de um abismo, o abismo acabará por olhar dentro
de ti."

"Quando se toma a resolução de tapar os ouvidos mesmo aos
mais válidos argumentos contrários, dá-se indícios de caráter
forte. Embora isso também signifique eventualmente a vontade
levada até à estupidez."

Igor.Kensuke 21/08/2021

A primeira metade achei fantástica, sobretudo o primeiro capítulo, Os Preconceitos dos Filósofos, uma das melhores seções de toda sua obra.

A segunda, achei bem maçante, talvez por já ter antes lido Genealogia da Moral, onde essas ideias são expressas em forma de dissertação de modo mais claro e eloquente.

Sidney.Prando 18/07/2021

ALÉM DO CONCEITO MORAL, ALÉM DO HOMEM
“Além Do Bem e Do Mal, preludio de uma filosofia do futuro”

“Além Do Bem e Do Mal” é uma das obras mais representativas de Niet. Nela nós nos deparamos como o pensamento filosófico dessa figura emblemática e polemica, que junto a figuras como Søren Kierkegaard, Albert Camus e Jean Paul Sartre, dentre outros, fazem parte dos mais conhecidos Filósofos Existencialistas.
Niet, em especial nessa obra, nos introduz a uma gama muito vasta de seus principais pensamentos, que em forma de aforismos (pequenos textos), nos levam a interpelar sobre nossos próprios valores morais de forma geral. É parte constituinte de sua filosofia o caráter indecoroso ao qual rendeu-lhe a fama de “filosofia do martelo”, não colocando assim nenhum assunto como “santo” ou “tabu”. Concomitantemente, ele não é apenas um crítico da moral alemã do século XIX, mas como também é dos costumes, cultura, musica, filósofos, do homem quanto raça e principalmente dos valores cristãos, sendo esse último o que lhe rendeu o título de “Anticristo”. Assim, sua influência gira entorno de uma Alemanha em pleno pangermanismo, espalhando-se por toda a Europa e posteriormente ao mundo. Portanto, tamanha voracidade tornou-o celebre na mesma medida que o transformou em um “monstro”, entretanto, isso é assunto para uma biografia em particular.

Para mim, o livro foi o meu batismo de sangue para adentrar com sede de conhecimento no estudo da filosofia, contudo, foi mais complicado do que parece. Niet é de fato um filosofo irreverente, dedicado a analisar seus muitos objetos de estudo de forma imparcial e intrínseca, e isso com certeza me fez admirar seu fazer filosófico. Dentro dessa obra, sua conduta ao abordar o amor como uma posse inerente ao homem quanto espécie e sua reflexão sobre as virtudes da solidão, além de sua premissa a crítica religiosa, foram os pontos que mais me chamaram a atenção e que dê certo moldaram, ou melhor dizendo, constituíram minha visão inicial de mundo.
Contudo, vale ressaltar que Niet é um homem do século XIX, e levando em conta que eu não o considero um filosofo afrente de seu tempo e sim filho do mesmo, ele não escapa de seus preconceitos. É possível observa esses traços em muitos pontos de sua dissertação sobre as diferenças entre os gêneros. Não discutirei sobre esses valores, mas é importante lembrar que todo estudo deve ser analisado de forma imparcial e livre de julgamentos morais. Ademias, esse caso em particular não resume sua filosofia, ao contrário, é apenas um grão em um grande balaio. Mas se esse detalhe lhe fez desconsiderar ler Niet, sinto em lhe dizer que você faz parte do pobre “rebanho”.
Logo, sua “filosofia do martelo” cai sobre nós constantemente e nos leva a refletir para além dos frágeis valores morais que nos constitui, para “Além do Bem e do Mal”.

site: https://www.instagram.com/p/CP0nfhQNa5f/?utm_source=ig_web_copy_link

Malu 14/07/2021

Edição e formatação precárias! Poderiam ser melhores.

Para quem quer ler, no meu ponto de vista: exige bastante atenção para uma compreensão eficiente e também talvez conhecimentos de outras obras/ramos da filosofia ou do próprio autor.

Razoável, pois é cansativo e em certos momentos a leitura não flui.

jessicapdss 29/06/2021

livro mais importante e mais abrangente
Nietzsche considerava Além do bem e do mal seu livro mais importante e mais abrangente. Quase todos os temas de sua filosofia madura estão presentes aqui: o perspectivismo, a vontade de poder e suas ramificações, a crítica da moralidade, a psicologia da religião e a definição de um tipo de homem nobre. Há também aforismos sobre arte e sexualidade, caracterizações de vários povos e países e muitas opiniões sobre personalidades históricas e artísticas. Tudo num estilo de grande beleza e precisão, a que não faltam humor, poesia e dramaticidade. Terminada a leitura, o leitor compreenderá por que as principais correntes de pensamento do século XX - como o existencialismo, a filosofia analítica e a psicanálise - reconheceram em Nietzsche um precursor.

Laureen.Scarelli 24/06/2021

Demorei, mas finalizei o livro. Sim, a duras penas cheguei a 100% do livro sem entender 10% do todo dele. Minha parte preferida são os aforismos, não gostei de ter me deparado com tão poucos na obra. Mas, apesar de toda e qualquer dificuldade que tive ao ler o querido Frederico Nitinho, devo dizer que a filosofia sempre vale para abrir mais nem que seja na marra a cabeça. Distancio-me um pouco mais da igreja a cada dia e... Já quero meu próximo de pirar o cabeção!
Igor.Kensuke 21/08/2021minha estante
Acredito que você se refere às máximas. Todo o restante do livro são aforismos mesmo, creio. Alguns mais extensos, outros menos.

Kat/Nina 09/01/2022minha estante
Rsrrs eu na vida lendo Nietzsche!?

(lidos só 2021 em diante) 08/05/2021

Ai ?
Sentar pra conversar com um desconhecido no ônibus será mais útil do que ler esse livro. Não sei se é culpa da edição da Lafonte ou do Nietzsche mesmo, mas tem muito erro gramatical.

"Nietzsche é chato, eu sou burro ou o tradutor estragou a obra?"
Regis 06/01/2023minha estante
Caramba! As três opções são aterradoras. Rsrsrs

(lidos só 2021 em diante) 06/01/2023minha estante
Caraca. Ce foi longe agora guria kkkk acho que foi meu primeiro post no skoob

Regis 06/01/2023minha estante
Kkkkk
Esbarrei nele por acaso. E foi ótimo, vou fugir desse livro com certeza. Talvez encontre um desconhecido no ônibus que seja mais útil. ?????

(lidos só 2021 em diante) 06/01/2023minha estante
Kkkkkk to na fé que ce vai esbarrar nos meus e-books ainda jkkjj

Larissa266 07/01/2023minha estante
Ai, fui ler O Antocristo querendo argumento pra crente e saí com uma autobiografia de "mas olha como eu sou f*da". Nitchy é insuportável mesmo, doa a quem doer

Regis 07/01/2023minha estante
Vou esbarrar sim, Victor. Tenho certeza. ??

Jeni 07/05/2021

"além do bem e do mal."
125. Quando temos que mudar de opinião acerca de alguém, não lhe perdoamos o incômodo que assim nos causa.
O livro mais importante e abrangente do Nietzsche. ??

Marina 25/04/2021

Desiludida
Como filósofo, Nietzsche é um ótimo poeta.

Esse é o segundo livro que leio do autor, o primeiro foi assim falava Zaratustra, de que gostei mil vezes mais.

As críticas do escritor às hipocrisias e absurdos da moral cristã são sagazes e bem colocadas. O tom irônico e a habilidade com as palavras também são geniais, assim como um ou outro dos muitos aforismos, que por vezes são bastante inteligentes e inovadores.

Confesso que a paixão que ele coloca na escrita também me tocou positivamente, assim como o amor dele pela vida, saúde, prazer, corpo e vitalidade.

Apesar disso, essas qualidades não são suficientes para levar a leitura sem sentir que o sonho de Nietzsche é uma distopia.

A defesa de uma sociedade estratificada e dividida entre superiores e inferiores, servos e mulheres submissos e senhores fortes e dominadores, só não é mais cruel por ser extremamente romantizada, o que remete imediatamente a romances de cavalaria.

Se por um lado ele critica de forma extremamente perspicaz problemas da sociedade moderna, por outro ele não consegue enxergar de forma objetiva as sociedades antigas, glamourizando-as e acreditando que o mundo era muito melhor no passado.

Não consigo pessoalmente ter raiva do autor. Lendo sua biografia entendemos o tanto de sofrimento pelo qual passou, e se tornam mais compreensíveis as suas tentativas de fugir para um mundo de heróis nobres de uma outra época.

Agora, me assusta o tanto de gente que concorda com os textos ainda hoje e consegue defender de forma acrítica as falas dele. A gente percebe o quão esse imaginário de nobreza, servidão, dominação, submissão de mulheres, velhos, doentes, dentre outras passagens bem problemáticas, ainda continua fortemente presente na sociedade ocidental.
Igor.Kensuke 21/08/2021minha estante
Esses conceitos foram interpretados já de muitas formas. O perspectivismo de Nietzsche torna complexo o entendimento da totalidade de seus pensamentos, pois sua abordagem é experimental. Os aforismos não são conclusões finais sobre nada, mas antes, perspectivas possiveis e frequentemente conflitantes umas com as outras

Este, assim como o Zaratustra, não são as melhores obras para começar a ler o autor. Caso queira expandir sua compreensão, recomendo ler Genealogia da Moral, Crepúsculo dos Ídolos e A Gaia Ciência, bem como as obras de Scarlett Marton e Gilles Deleuze sobre o autor.

Luis.Fernando 25/10/2021minha estante
Sempre vejo repetirem o mesmo discurso de que Nietzsche é complexo demais e, por algum motivo, nunca diz realmente o que parece dizer. Balela. No posfácio desta edição, o próprio tradutor, Paulo César Souza, diz o óbvio (sim, pois é óbvio) sobre esse assunto. É aquilo mesmo. Como Souza afirma, algo que não dá para negar, nem com toda espécie de contorcionismo mental/filosófico. Em quase todas as obras de Nietzsche, vamos encontrar as mesmas ideias sobre a necessidade social da escravidão (que significa exatamente escravidão, não é nenhuma metáfora enigmática), submissão e, sim, o esboço de um projeto eugênico. Sei disso porque eu li quase todas as obras. Minha opinião é irrelevante, mas a de Souza (que traduziu a obra de Nietzsche para a Companhia das Letras) não é. Nem a de Bertrand Russell (que escreveu um artigo fundamental chamado "A genealogia do fascismo", citando Nietzsche), Lukács, Thomas Mann, Domenico Losurdo e outros que se recusaram a dourar a pílula, fingir que os aspectos cruéis do pensamento de Nietzsche são só abstrações ou joguinhos de palavras. Mas claro, também é verdade que há muito mais em Nietzsche do que apenas delírios de grandeza, e vale a pena reler alguma coisa dele vez em quando.