Castelo de areia

Castelo de areia Frederik Peeters

Resenhas - Castelo de Areia

Mel V. 02/02/2022

Castelo de Areia
HQ que serviu de base para o filme "OLD" do M. Night Shyamalan. Sinceramente? gostei mais do filme... na HQ parece q não deu tempo de desenvolver e explicar as coisas q estavam acontecendo.

Basicamente várias pessoas vão pra essa praia e o tempo lá é acelerado, logo, elas começam a envelhecer em pouquíssimo tempo.

O assunto abordado é a efemeridade da vida... como as crianças crescem em minutos elas acabam ficando com corpo de adulto numa mente infantil, que não deu tempo de ser desenvolvida.

É uma história bizarrinha, mas se for parar pra pensar, é algo interessante de se refletir.

Lótus 10/10/2022

Gostei demais! Essa história ficou na minha cabeça e me fez pensar muito. Fala sobre a passagem do tempo, mas também fala sobre tantas outras coisas.. enfim, narrativa em quadrinhos maravilhosa! ?Tempo?, a adaptação cinematográfica, também é bem legal! Eu senti que as reflexões que ela provoca são diferentes da HQ, mas acho que gostei justamente por isso!

Paula.Lorandra 10/01/2024

Achei uma HQ visceral porque retrata como é a vida
Acredito que certas coisas ficarão sem respostas, e isso não é necessariamente um problema.
Não tive um total entendimento da obra, porém, o posfácio do Érico Assis ajudou.
" O Estrangeiro" É um romance Existencialista que trata do absurdo da vida e de que não existe força superior que defina nosso propósito. Vivemos, morremos e é só isso. É o indicativo de como interpretar castelo de areia? Pode ser."
[...]
" Castelos de areia são símiles sempre à mão quando você quer falar de tudo que é efêmero: uma paixão, um sonho, uma vida. A maré vai subir e tragar, ou o vento vai soprar, indiferente a todo seu empenho para criar beleza, força, imponência ou proteção. "
" A natureza não se importa se você construiu uma boa vida ou se foi mau sujeito, se você é racista ou se você é ecologista, se você é uma criança com muitas décadas pela frente ou um velho demensiado. A natureza é apenas a natureza. Tal como o meio homem da parábola final, a natureza chega e "nem muralhas, nem fossos podem me impedir!"

Gabriel.Santos 03/01/2024

Oração ao tempo - Maria Gadu
Primeira leitura do ano.
Gostei do que li.

Me deparei com a HQ Castelo de Areia depois de assistir o filme Tempo, do diretor Shyamalan. Fiquei impressionado em como uma boa ideia pode ser destroçada pela falta de tato de um diretor em desenvolver uma história com qualidade.

Fiquei tão estarrecido que procurei ver a sua inspiração e pude descobrir essa história em quadrinho.

A leitura é interessante. Ela possui o mesmo problema do filme, que é a correria exagerada, sem aprofundar a ótima ideia do autor. Deduzo que essa seja a sensação desejada, mas sinto que os personagens e a narrativa se perde ao longo dos quadros, assim como senti o mesmo frame após frame no longa.

Apesar disso, os personagens são bem mais carismáticos aqui e a história avança melhor. A arte também chama a atenção, é bem feita, apesar de simples.

É uma HQ boa para começar 2024.

wendelwonka 19/12/2023

A adaptação cinematográfica tem mt em similaridades com a HQ, mas de longe, a HQ é melhor. Retratando a ascensão e derrocada da humanidade, deixando o real motivo no reino da subjetividade. Simplesmente hipnotizante.

anne.maby 15/11/2023

Simplesmente grotesco.
Tudo oq o autor fez foi sexualizar crianças em uma história sem sentido e sem explicação, é horrível! cheguei a sentir enjoo enquanto lia, pq é simplesmente nojento!
só não dou 0 pq o skoob n aceita!
anne.maby 15/11/2023minha estante
a possível intenção era uma reflexão de vida e morte, e de quão curto o tempo é, mas a filosofia por trás da história é muito fraca e sem nenhuma intensidade, horrível em tds os sentidos

Aline Obnesorg 24/12/2021

Bizarro!
Uma HQ com uma ideia de reflexão interessante: sobre a brevidade da vida, fazendo uma metáfora com o castelo de areia, que se desmancha em uma só onda.
Mas a história é meio estranha, principalmente quando diz respeito às crianças e sua sexualidade sendo despertadas repentinamente.
Achei um tanto quanto perturbador, porém fiquei curiosa pra ver como o filme adaptou a história.
Thiagookling 28/10/2022minha estante
Mas quando a sexualidade aflorou, as crianças já não eram crianças, e ali não vejo como sexualidade, mas sim instinto primitivo, (spoiler) tanto que a menina nem sabe que estava grávida.
Os adultos já eram idosos...
O cachorro já tinha morrido...

Sara :) 08/11/2023

Não sei não
Achei o enredo meio bizarro. Envolve crianças em situações muito estranhas. Sei que o posfácio tentou justificar com algumas outras formas de enxergar mas não sei não? achei o filme mais coerente na época que assisti e tinha uma explicação.

poly 30/04/2024

O pior é que eu gostei.
Eu achei tão absurdo que logo depois fui ver o filme e continuei achando absurdo mas eu gostei.

Não tem muita explicação, apenas acontece, mas eu gosto do caos e do entretenimento.

Consigo entender pq muita gente não gostou, mas como uma obra de ficção acredito que dê pra compreender algumas escolhas.

Thiagookling 28/10/2022

quando tudo se acelera e não nos sobra tempo
A HQ se passa num cenário distópico o mundo daquelas pessoas desmorona ao se darem conta de viverem uma realidade de um tempo que se desregula, e ali, anos passam em
minutos. Naquele lugar, crianças que crescem sem a experiencia da vivência se tornam adultos hedônicos movidos por instintos primários aos quais não aprenderam controlar, velhos frustrados pelo não aproveitamento da vida e o medo de uma morte cada vez mais próxima.
E a certeza de que o mundo vai continuar existindo depois de nós. Talvez não da mesma maneira, mas ainda assim, existindo.

Hicaro Livros 03/07/2023

Rapidez da hq
Por ser uma história rápida não consegui me ligar 100% com os personagens, mas a rapidez é a proposta da hq. E também o fato deles se conformar com a situação muito rápido, sem mais tentativas de fuga daquele local como o próprio personagem filho da segunda família que aparece fala ao final da história, mas ainda assim e uma hq boa vale a pena comprar numa promoção.

Suellen.Alves 07/10/2021

Efemeridade
A história retrata a efemeridade da vida, o quanto uma decisão pode mudar tudo completamente e simplesmente exterminar planos e sonhos e o futuro.

O mais interessante que o livro traz é a discrepância entre o amadurecimento físico e psicológico dos personagens, que na situação é mostrada de forma extrapolada, que até pode causar incômodo, mas traz muita reflexão sobre a realidade, o quanto o tempo é importante para absorvemos as experiências no mundo e ir fortalecendo nossa base interior, amadurecendo e se desenvolvendo, deixando de agir por instinto e dando espaço a racionalidade... E pular etapas desse processo só traz caos.

Uma leitura muito rápida, um pouco impactante e muito reflexiva.

Leticia_gg 16/11/2022

Curto, denso e indigesto
Curto e denso, Castelo de Areia é uma leitura que se devora rápido - e tal refeição vertiginosa não se dá sem certa indigestão.

Como eu já tinha assistido à adaptação antes, fui com certas expectativas para a leitura. Elas não foram atendidas, mas isso não foi negativo. Filme e GN tem propostas diferentes, no fim, e não acho justo julgar um pelo outro.

O filme foca mais no suspense, no horror e na ficção científica, suscitando discussões ligadas não só à metafísica, mas à bioética.

Enquanto isso, a GN se concentra no huis-clos e no metafísico, privilegiando a discussão sobre a inescapabilidade da morte e a efemeridade da vida humana.

Nos dois casos, tenho minhas críticas. Falando especialmente sobre a GN, que é o que está em questão aqui, gostei da decisão de não dar explicações ao final, mas acredito que algumas ocorrências ficaram sem qualquer função na trama, não acrescentando nada. Parecem ser elementos que conduziam ao final original e a impressão que fica é que, quando os autores decidiram mudar o desfecho, não tomaram o cuidado de apagar seus traços anteriores.

De resto, é uma leitura que vale a pena porque, embora curta, levanta questões pertinentes a todos os seres humanos. Questões sobre as quais vale a pena refletir de vez em quando pra evitar que o meio homem chegue de repente, ao fim de sete anos, e a gente não tenha nada a fazer a não ser se arrepender e fechar os olhos.