O mundo se despedaça

Chinua Achebe

Resenhas - O Mundo se Despedaça

Matheus945 10/01/2020

Desmantelamento de uma nação
Destruição, mortes e a ruína de culturas marcam o colonialismo europeu no continente africano. Eu já tinha uma boa ideia disso pelas aulas de história na escola e alguns filmes, mas esse livro me fez sentir agoniado e enojado desse tipo de coisa. Ainda mais a religião cristã que foi largamente usada durante muito tempo como justificativa de matança e a ?humanização? de pessoas consideradas primitivas.
Tudo isso mostrado com uma narrativa fluida e poderosa do autor, que, quer mostrar no protagonista o rompimento de tradições e a falta de consideração dada a esses povos. E imaginar que culturas riquíssimas foram extintas por causa de europeu cristão metido a herói, que sempre acha que está salvando essas pessoas do mal.

mdudalivros 13/07/2020

Leitura essencial para compreender um pouco das culturas locais africanas e da ocidentalização dos povos tribais.

Marcone.Procopio 22/07/2020

Com um romance histo?rico-policial ela constro?i uma trama que se passa em um dos locais mais abomina?veis que ja? existiram no Brasil, no Rio de Janeiro, ao mesmo tempo que apresenta uma A?frica, especificamente Moc?ambique, totalmente diferente da apresentada em seu outro romance A?gua de Barrela. Vale a leitura por tudo que ha? nele: das maravilhas das plani?cies no sope? do monte Namuli e a incri?vel descric?a?o da multie?tnica e multicultural cidade de Quelimane, aos horrores da escravizac?a?o, seja na travessia nos tumbeiros, nas torturas e crueldades inimagina?veis praticadas pelos senhores de engenho ou no terri?vel e repugnante cotidiano da regia?o do Valongo.

#ocrimedocaisdovalongo #editoramalê

Paulinha 26/07/2020

Foi muito interessante ler uma literatura tão diferente (para mim pelo menos), uma cultura totalmente diferente, com histórias que te fazem refletir, gostei.

suellen 12/10/2020

Sem mais delongas percebemos no final do livro (metade dele), que o homem branco colonialista veio estragando tudo. Desejaria outro final ao personagem principal, mas ao mesmo tempo estava ciente que não teria como, já que ele era bem sábio em seus costumes e crenças. Excelente livro.

Victoria96 24/12/2021

Nada como o jeito que nos conectamos a diferentes culturas, identidades e ao significado de ?o que é ser humano? por meio de livros.

Joy Alves 17/02/2022

E segue como favorito
Que livro poderoso. Relendo essa história consegui compreender porque ela me marcou tanto desde a primeira vez que a conheci e porque, sendo esse o livro de estreia de Chinua Achebe, ainda ele é tão relevante para a literatura africana e mundial.

Com uma riqueza de detalhes que só alguém que conhece as tradições e os códigos tribais pode trazer, Achebe constrói uma narrativa fluída, detalhada (porém não cansativa) e carregada de conhecimento sobre Umuófia, uma das tribos mais temidas do povo igbo.

O livro tem poucos diálogos e uma narrativa que aborda o dia a dia da tribo igbo. As situações de reviravoltas ou as que trouxeram uma tensão para a história, são apresentados de maneira direta e simples. É surpreende como Achebe consegui expressar de forma tão simples e em poucas palavras, por exemplo, o momento em que a vida do protagonista toma um rumo inesperado, ou o destino final do mesmo. É uma genialidade que surpreende e impacta. Esse livro valeu cada minuto dedicado a sua leitura (ou releitura)!

LairJr 27/02/2022

Uma leitura rica sobre a cultura africana e como esta entrou em choque com a cultura do homem branco. Um forte e detalhado relato das tradições de um povo.

Cacau 19/09/2022

Things Fall Apart
Adorei o nome do livro mas a história não me agradou muito, li pra escola então a leitura não foi escolha pelo meu gosto.

Rafa.Barros 24/11/2022

Uma cultura pouco conhecida.
O Livro de Achebe é considerado um dos mais importantes da cultura Nigeriana, visto que retrata a resistência de clãs da comunidade ibo à chegada do colonizador branco, que impõe uma nova religião (cristã) e novas formas de organização política e social, totalmente diferente dos costumes herdados de seus ancestrais.

Como pano de fundo, o livro relata a história de Okonkwo, o anti-herói que tenta a todo custo manter as tradições de sua cultura e a resistência de seu povo. Seu maior ponto fraco é o medo do fracasso, o que lhe leva à ruína.

Gostei muito do livro e do mergulho na cultura ibo tradicional, mas a princípio a leitura foi arrastada, além de não ter me identificado tanto com Okonkwo, principalmente pela sua forma de conduzir seu obi. Por este motivo dei 3.5 estrelas!

Você 25/12/2022

O mundo se despedaça
"Não há histórias que não sejam verdadeiras - disse Uchendu. - O mundo é infinito, e aquilo que é bom para certas pessoas pode ser abominável para outras."

Sendo bem sincera eu li esse livro a algum tempo já e não lembro muito dele mas vou tentar falar do pouco que eu lembro.
Eu acho que a construção do personagem principal, Okonkwo, é muito interessante e retrata diversos aspectos da masculinidade e como isso pode afetar uma pessoa.
Além disso, é uma ótima representação do colonialismo e de como as forças europeias acabaram com diversos povos africanos. Por isso o livro as vezes fica difícil de ler, já que desde a primeira aparição de pessoas brancas você já sabe o que vai acontecer mas os personagens não, te fazendo ver aos poucos a crueldade das ações europeias.
Por último, a escrita é muito interessante e o seu jeito de descrever (sempre que menciona algum personagem menciona também a sua principal característica/ato, o uso constante de provérbios, entre outras coisas) me lembraram bastante histórias contadas oralmente.

Enfim, resumindo: li pela escola, não foi ruim mas não lembro muito da história em si.