O mundo se despedaça

Chinua Achebe
Chinua Achebe

Resenhas - O Mundo se Despedaça

Sammy 25/07/2023

Confesso que de início eu achei o livro um pouco devagar, Chinua começa explicando um pouco da cultura da Ibo, o que torna o livro pouco interessante no início.
Apesar disso, quando a história entra de fato no enredo principal, e você começa a entender os detalhes, a história torna-se um pouco mais interessante.

Considero um livro um pouco pesado por conta das questões que são abordadas, a violência extrema, o machismo... O livro carrega consigo certa violência que, de certa forma, deixa o leitor chocado.

Aborda também um processo de colonização dos africanos, que é onde de fato "o mundo se despedaça", e uma cultura é quebrada por conta da colonização.

O final é um pouco chocante, porque acredito que é algo que ninguém que está lendo vai estar esperando. É um livro sensível e bom, apesar de parecer um pouco confuso no início.

Philipe 11/09/2023

Livro incrível que conta uma parte da história da cultura africana , ótima leitura ! Super Indico...

Nath 26/09/2023

É um cânone contemporâneo da literatura nigeriana. A história de Onkokwo perpassa por vários aspectos sociais de um homem que cresceu com a ideia suprema da ambição de ser um grande líder em seu clã. Desde à brutalidade, violência familiar e questões paternais, até à defesa de sua cultura, costumes e religião violentados pelo colonialismo, o livro é uma riqueza de representações e História. Recomendado.

Paulo.Vitor 28/09/2023

Chinua Achebe escreve bem demais, estou curioso com os próximos livros dele, visto que o primeiro já foi ótimo. Me lembrou bastante o Senhores do Orvalho, que também foi uma das minhas melhores leituras desse ano (e da vida). Nos conta uma história sobre o dia a dia de Okonkwo, que, agoniado pelo ócio e passividade de seu pai, decide logo cedo que não vai seguir os mesmos passos, chegando a um status social bem alto em sua sociedade, principalmente devido a ser um ótimo guerreiro. Ao mesmo tempo que conta uma história interessante, nos ensina sobre muitos costumes da região de maneira que nos é explicado o motivo de certas cerimônias ou atos culturais, que ajuda, para nós que não estamos familiarizados com essa cultura entender melhor a lógica por trás de tais. O personagem principal se vê quase como fora do seu tempo, pois o povo, não segue tão a risca os costumes que este tem. Os problemas que enfrenta com seu próprio povo são solucionáveis para Okonkwo, porém, o homem branco trás conflitos novos que não estão no alcance de Okonkwo para resolver, e esse, sente que acaba por ficar sozinho, visto que até seus amigos não o apoiavam em suas decisões. A ultima frase do livro está recheada de ironia, e com certeza, podemos ver muitos exemplos históricos de casos semelhantes, pois o livro, apesar de não ter acontecido de fato, sumariza e exemplifica situações que são 100% plausíveis de acontecer.

Gostei bastante, uma das melhores leituras do ano. Recomendo.

Giii!!! 25/10/2023

Um novo olhar sobre a colonização
Esse livro é MUITO bom! Eu li ele esse ano pela escola mesmo, mas me surpreendi com a qualidade de escrita e com a proposta que o autor teve! Ele resolveu contar a história da colonização pelos olhares dos colonizados e n dos colonizadores, e isso deu muito mais profundidade ao livro.

O final me surpreendeu muito, até pq é só revelado na última página e tudo passa a fazer sentido!

Recomendo muito!

Carol 26/10/2023

Eu adorei o livro, permite uma noção muito boa sobre essa tribo africana e como foi a chegada do homem branco para eles

arqueofarias 18/11/2023

Comecei não gostando e meio perdido em tantas terminologias e contextos explicativos. Mas aos poucos, com a inserção da colonização chegando ao espaço do grupo Ibo saquei a essência da narrativa e me devorei tudo.
Pra mim, é uma narrativa com ar de etnografia e um belo registro histórico sobre os efeitos nocivos da colonização. Muuuito bom !

Paulinha 19/11/2023

É triste e revoltando a colonização, o homem branco impondo sua cultura e seu modo de ser e viver.
Como eles enganaram e se apropriaram de tudo

gaby 16/12/2023

Só odeio mais q o okonkwo o insuportável do isaac
N sei pq dei quatro estrelas, esse livro foi insuportável. n pude ouvir o nome ?okonkwo? por meses sem quase ir a óbito. a mensagem eh boa. só isso q eh bom pq o livro eh mto mto chato. se 60% dele fosse cortado eu acho que faria mais sentido le-lo, já q fiquei mais da metade do livro lendo inutilidades. n recomendo o livro em si, mas ler sobre as mensagens e ideias do autor seria interessante, já ele tbm n escreveu o livro totalmente a toa.

Leywyson.Ramon 14/01/2024

Resenha N°14
Primeiro livro do autor Chinua Achebe que eu li. Livro muito profundo, revelador e detalhisita.
A emoção para mim está em perceber e sentir como muitas vezes o ser humano consegue fazer o pior do mundo ao destruir a vida dos outros.
Por fim, é um clássico nigeriano que nos traz uma outra realidade de um país longe, mas que muita se assemelha ao que aconteceu aqui.

Carlos.Junior 15/01/2024

4/10
??O mundo se despedaça? escrito por Chinua Achebe é um romance que falha em ser romance mas que se supera ao ser um relato histórico surpreendente entre os conflitos tribais entre os povos de um Nigéria pré-independente e os catequistas e emissários britânicos.

No livros somos apresentados história de um guerreiro chamado Okonkwo que se vê com conflito interno e externo com os emissários e catequistas brancos, estes que usam tecnologia da época mais avançada que qualquer ferramenta das tribos para dominar e destruir a cultura local. Chinua Achebe realiza um trabalho de viagem temporal ao nós colocar dentro da cabeça de um homem guerreiro da época. Okonkwo é um ser completamente desprezível, misógino, homofóbico, abusador em suas relações familiares e até mesmo sociais, mas mesmo com esse histórico não permite nem que ele ou qualquer um interfira ou altere nas questões complexas e ocultas de suas tradições milenares, um reflexo de sua época e de seu povo tribal, quase que como um conservador ??da moral e dos bons costumes?? brasileiro. E nesse pêndulo moral temos a introdução do ??homem branco?? que se locomove com ??cavalos de bicicletas??(Bicicletas) e que dizem que todos os deuses são falsos e que o ??verdadeiro Deus?? é o cristão. Uma ótima história para aumentar o acervo cultural sobre a Nigeria ou povos indígenas africanos, porém, demora bastante para pegar o ritmo e para firmar uma relação boa com o leitor, vários personagens aparecem e desaparecem sem explicações concretas, sequer apresentam importância na trama ou trazem algum ponto interessante para acrescentar. Poderia ser trabalhado de forma a mostrar o crescimento e evolução de cada personagem com o passar do tempo e da influência britânica no local, porém, nada é dado ao leitor. Ficando a ver navios com as expectativas criadas no começo da leitura.

Vale a pena se você for bastante nerd ou curiosos na história africana, como eu, fora isso é um livro chato e devagar mesmo hahaha. Não tem muito o que fazer a respeito disso.

Mikaella.Pereira 24/01/2024

Fiquei surpresa com a leitura, não esperava que fosse gostar tanto. Foi leve e rápida e quando assustei já tinha terminado o livro todo. Muito bom conhecer uma nova cultura, mas revoltante saber o que fizeram com as tradições impondo uma nova dos homens brancos.

Raquel Marina 23/02/2024

Eu gostei muito da leitura desse livro. Na primeira parte somos colocados dentro dos costumes e culturas ibo. E vemos como essa cultura se despedaça a partir dos processos de invasão colonizadoras e imperialistas. Não se trata de um julgamento de valores sobre o modo de vida do povo de Umuófia, mas rompe com a ideia de que a dita ?civilização? só existe a partir da chegada de europeus. O mais incrível é a escrita de Achebe, é poder entrar em contato com a realidade pré colonial a partir do ponto de vista local, e não a partir do olhar do colonizador. As últimas linhas do livro mostram isso. Maravilhada com esse clássico da literatura nigeriana.