O mundo se despedaça

Chinua Achebe
Chinua Achebe

Resenhas - O Mundo se Despedaça

LairJr 27/02/2022

Uma leitura rica sobre a cultura africana e como esta entrou em choque com a cultura do homem branco. Um forte e detalhado relato das tradições de um povo.

Cacau 19/09/2022

Things Fall Apart
Adorei o nome do livro mas a história não me agradou muito, li pra escola então a leitura não foi escolha pelo meu gosto.

Rafa.Barros 24/11/2022

Uma cultura pouco conhecida.
O Livro de Achebe é considerado um dos mais importantes da cultura Nigeriana, visto que retrata a resistência de clãs da comunidade ibo à chegada do colonizador branco, que impõe uma nova religião (cristã) e novas formas de organização política e social, totalmente diferente dos costumes herdados de seus ancestrais.

Como pano de fundo, o livro relata a história de Okonkwo, o anti-herói que tenta a todo custo manter as tradições de sua cultura e a resistência de seu povo. Seu maior ponto fraco é o medo do fracasso, o que lhe leva à ruína.

Gostei muito do livro e do mergulho na cultura ibo tradicional, mas a princípio a leitura foi arrastada, além de não ter me identificado tanto com Okonkwo, principalmente pela sua forma de conduzir seu obi. Por este motivo dei 3.5 estrelas!

Você 25/12/2022

O mundo se despedaça
"Não há histórias que não sejam verdadeiras - disse Uchendu. - O mundo é infinito, e aquilo que é bom para certas pessoas pode ser abominável para outras."

Sendo bem sincera eu li esse livro a algum tempo já e não lembro muito dele mas vou tentar falar do pouco que eu lembro.
Eu acho que a construção do personagem principal, Okonkwo, é muito interessante e retrata diversos aspectos da masculinidade e como isso pode afetar uma pessoa.
Além disso, é uma ótima representação do colonialismo e de como as forças europeias acabaram com diversos povos africanos. Por isso o livro as vezes fica difícil de ler, já que desde a primeira aparição de pessoas brancas você já sabe o que vai acontecer mas os personagens não, te fazendo ver aos poucos a crueldade das ações europeias.
Por último, a escrita é muito interessante e o seu jeito de descrever (sempre que menciona algum personagem menciona também a sua principal característica/ato, o uso constante de provérbios, entre outras coisas) me lembraram bastante histórias contadas oralmente.

Enfim, resumindo: li pela escola, não foi ruim mas não lembro muito da história em si.

Tati 03/02/2023

Aula de história magnífica
O livro fala sobre a organização e costumes de tribos africanas antes e depois da colonização, tendo um protagonista norte. Valioso!

Vinicius.Miranda 17/02/2023

Boa leitura
Sobre a leitura, a narrativa é fluída e a linguagem é bem simples. Os termos africanos vêm com tradução ou no glossário no final.
A história prepara o leitor pro choque de culturas. Inicialmente acompanhamos o que acontece no cotidiano do clã para, em seguida, como aquela cultura é destruída com a chegada dos ingleses.
É um bom livro e gostei bastante da leitura.

Lisi 23/03/2023

A história começa meio parada, mais focada na tribo e nos costumes deles, apresentando seu modo de vida e religião.

Nas partes II e III as coisas vão acontecendo e os desdobramentos ficam mais interessantes.

O final é revoltante, mas muito fiel a realidade da colonização do continente africano.

Inácio 05/05/2023

Antes de Chimamanda houve Achebe
Só não é tratado como um clássico da literatura da século XX porque o eurocentrismo empurra a produção intelectual africana para um cantinho da estante. Chinua Achebe não faz concessões a ninguém, nem mesmo às tradições e à cultura do seu povo. Conseguiu escapar do maniqueísmo numa época (o livro foi publicado em 1958) em que o maniqueísmo ditava as regras.

Saádia 21/05/2023

Um olhar diferente
O livro traz aquela sensação de sair da caixinha e navegar em um mundo completamente diferente. Achei muito interessante e educativo ler o processo de colonização por uma perspectiva diferente e sentir ainda mais a dor do despedaçar de uma cultura tão rica.

JoAo.Gilberto 13/06/2023

Excelente
É uma excelente obra! Muito em escrita, contextualizada, com ua história que é muito interessante. Eu gostei muito e recomendo a leitura.

Marialba 25/06/2023

Totalmente etnologico
Escrita bem diferente!
Mais da metade do livro detalha a sociedade tribal ibo (africana). Me senti lendo uma descrição etnologica! Depois é descrita a chegada do home branco com sua religião, governo e força militar... E ai o mundo despedaça

Gostei! Diferente, mas bom!