Inteligência Emocional

Inteligência Emocional Daniel Goleman

Resenhas - Inteligência Emocional

Tamara.Gama 01/09/2023

Um livro para degustar.
Eu simplesmente amei esta leitura.
O psicólogo Daniel Goleman nos faz entender como nossa mente funciona, quando o assunto são as emoções.
Ele nos explica o que são as emoções, como elas influenciam em nosso desenvolvimento e como podem ser prejudiciais ou positivas, dependendo do condicionamento emocional dos pais ou como eles ao saberem conduzir a criança emocionalmente muda totalmente a mente e o desenvolvimento deste ser humano. O mesmo dos pais se aplica aos professores e a educação de um modo geral.
Um livro repleto de estudos científicos em torno de diversas emoções e como elas afetam nosso corpo e nossa mente.
O autor também enfatiza a realidade do mundo hoje mas, sobretudo, o quanto o histórico de instabilidades emocionais já torna assustador o cenário e o que podemos ter para futuro, se não implementarmos a inteligência emocional desde muito cedo nos lares e escolas pelo mundo.
Existem alguns termos técnicos, mas são bem explicados. Na verdade, tudo é muito bem explicado.
Eu realmente acredito que todos tenham que ter essa experiência e consigam aproveitar e amar como eu amei este livro.
E sim, eu pretendo relê-lo. ??

Daniel1246 29/08/2023

?? Descubra um novo horizonte emocional com "Inteligência Emocional"! Nesta leitura fascinante, somos conduzidos através das nuances das emoções humanas e como elas impactam nosso sucesso pessoal e profissional.

O autor habilmente nos guia por estratégias para desenvolver uma compreensão mais profunda de nós mesmos e dos outros, capacitando-nos a construir relacionamentos mais fortes e a tomar decisões mais sábias.

Prepare-se para desvendar os segredos da autorregulação e da empatia, enquanto mergulha em uma jornada transformadora de autoconhecimento.

?? Após absorver as lições de "Inteligência Emocional", experimente este exercício revelador: Reserve um tempo para refletir sobre uma situação emocionalmente desafiadora que você enfrentou recentemente.

Analise como suas emoções influenciaram suas ações e a tomada de decisões. Agora, aplique as estratégias aprendidas no livro para abordar essa situação de maneira mais consciente e equilibrada. Anote suas observações e sentimentos ao longo do processo. Você se surpreenderá com o crescimento emocional que alcançou!

?? Público-alvo: Profissionais em busca de aprimoramento pessoal e sucesso em suas carreiras. Também é ideal para líderes que desejam fortalecer suas habilidades de gestão e comunicação, construindo equipes mais colaborativas e produtivas.

?? Dica de uso: Após a leitura, reserve alguns minutos diários para praticar a autorreflexão e a meditação, fortalecendo sua inteligência emocional. Além disso, compartilhe insights com colegas e amigos, criando discussões construtivas sobre emoções e crescimento pessoal. Lembre-se, o verdadeiro poder da inteligência emocional está na aplicação contínua no seu dia a dia.

?me diz vc já leu?

Azlim.Noslide 26/08/2023

Interessante
Livro conceitual, bastante teórico. Esperava algo .aos prático com exemplos. Porém, o livro se propõe a explicar o conceito de inteligência emocional e sua importância para líderes e desenvolvimento pessoal.

Mesmo sendo bastante teórico, sua leitura é recomendável. Entender que existem outros aspectos pessoais que podem influenciar no seu sucesso pessoal tem um enorme valor. O modo como tratamos os outros, reflete em vários pontos de nossa vida.

Neste sentido, o livro ensina que a inteligência emocional tem impacto no sucesso pessoal de todos nós.

Mayara961 14/08/2023

Livro longo e antigo, porém interessante. Tem bons exemplos, mas na maioria das vezes é cansativo, tornando a leitura maçante.

Carol 01/08/2023

Não gosto muito de dar notas para livros acadêmicos, então aqui estou eu fazendo essa resenha só para dizer que eu só indico ele para psicólogos e estudantes da área (e para pedagogos também) :)

Sara277 26/07/2023

Inteligência Emocional
Como eu imaginava foi uma leitura densa, que até levei mais tempo do que gostaria para finalizar.
Bem, o livro trás bastante informações sobre o funcionamento cognitivo na primeira parte para poder contextualizar as demais partes referentes a inteligência emocional em si. O autor mostra como a aplicação da inteligência emocional se faz importante para o nosso desenvolvimento e convívio.
Ressalta ainda que muitos comportamentos e atitudes prejudiciais a nós e ao próximo poderiam ser evitados com o básico de inteligência emocional.
A última parte do livro trás a aplicação de matérias voltadas a inteligência emocional em escolar americanas e como a evolução das crianças expostas a essa temática escolar é bastante expressiva com prospecção de melhores condições de vida no futuro devido a um melhor manejo de suas emoções e de seus colegas.
O livro ainda trás outros estudos aplicados na área da inteligência emocional, conteúdo bastante rico, vale a pena uma segunda leitura do livro para fixar melhor o conceito.
almeidalewis 26/07/2023minha estante
Gostei muito da sua resenha Sara25 ???

Lety Valadares 17/07/2023

Interessante
Esse livro me trouxe várias reflexões importantes, virei varias chavinhas, valeu muito a pena!!!!!!!

Tiago Souza 05/07/2023

EXCELENTE LIVRO
Um livro que deveria ser leitura obrigatória para todos, principalmente nas escolas.
Uma temática que abrange todas as etapas da vida, desde como lidar e preparar nossos filhos como sermos melhores seres humanos com nós e com quem está próximo.
Um livro que fala sobre como se conhecer e lidar com sentimentos e episódios do nosso dia a dia e que por falta de auto conhecimento lidamos de maneira frustrante ou até mesmo equivocada, mas não só isso, ele também esclarece a parte funcional do nosso celebro e da exemplos práticos de como podemos lidar e trabalhar melhor nossa inteligência emocional.

Daniel 02/07/2023

Desenvolvimento emocional
Um livro de leitura simples, com um pouco de conhecimento sobre o funcionamento do cérebro.
Ainda que no início do livro seja focado bastante nas partes do cérebro, como amídala, córtex, sistema límbico e outros, a estrutura dos capítulos seguintes se orienta para uma abordagem prática do desenvolvimento da inteligência emocional em diversas áreas.
Aos pais que se interessam pelo bom desenvolvimento dos seus filhos, super indico essa leitura, pois abrirá a mente para um campo do conhecimento pouco trabalhado e comentado no Brasil, e que muito nos faz falta.

Danyelle22 18/06/2023

Início de um estudo.
Adorei este livro!
Começar a entender como as emoções se formam no cérebro está sendo maravilhoso!
Entender o funcionamento e a formação das emoções é essencial, principalmente para o melhorar nas relações interpessoais.
Foi frustrante conhecer o Sequestro de Amígdala e descobrir o quanto somos paralisados por este processo.
Além de conhecer a síndrome de Blackberry e descobrir que se está acabando com o foco atencional.????
Núbia Cortinhas 19/06/2023minha estante
Esse livro deve ser super interessante! Parabéns pela resenha! ?? ?? ??

Danyelle22 20/06/2023minha estante
Muito obrigada, Núbia!?
Realmente, o assunto é muito interessante!
Quero muito continuar o estudo do tema (já adquiri mais dois livros do mesmo autor), o problema é ter tempo. ?

Núbia Cortinhas 20/06/2023minha estante
Verdade! Disse tudo. Falta-nos tempo para lermos tudo o que queremos. ?

B. Nepomucký 17/06/2023

Todos deveriam ler esse livro na escola e durante a vida!
"Caráter, moralidade e as artes da democracia"
Precisamos ter controle sobre nós mesmo ? nossos apetites, nossas paixões ? para agir direito com os outros. É preciso força de vontade para manter a emoção sob o controle da razão.
- Thomas Lickona

Eduardo 25/05/2023

Excelente! Leitura mandatória!
Este é uma das leituras básicas para todas as pessoas, em especial quem desempenha papel de líder!

O autor trata de diversos tópicos acerca de IE: traumas, otimismo, stress, depressão, ansiedade, empatia.....

Paulinha 25/05/2023

Livraço!!!
É um livro espetacular!!!
O livro mergulha de cabeça na neurociências, super didático, te ensina com uma metodologia simples que qualquer leigo tirará muitos insights, quanto mais quem tem conhecimento de causa.

Leiam, cada contexto são pérolas de sabedoria e conhecimento. É um livro muito rico e o autor foi muito feliz com a forma como nos instrui e escreveu essa obra prima científica!!!!

Alice 21/05/2023

Excelente
Escrita clara, objetiva e que acrescenta bastante ao entendimento da temática. Super recomendo! Excelente livro!