Um Capricho dos Deuses

Um Capricho dos Deuses Sidney Sheldon

Resenhas - Um Capricho dos Deuses

Ronaldo Novaes 12/12/2011

Envolvente e misterioso.
Apesar de veterano na arte de escrever e possuir dezenas de livros publicados, admito que este é o primeiro livro que li da autoria de Sidney Sheldon, e confesso que já o tenho em alta na minha categoria de bons escritores. Apesar de sua morte em 2007,sua genialidade é uma herança que não se perdeu,encontrando-se guardada em diversas de suas obras.

"Um Capricho dos Deus" é uma delas, que conquistam o leitor e proporcionam o desejo de devorar-lo a cada página seguinte, pois atiça a curiosidade e garante prazer na leitura. Com uma história tecida de forma minuciosa, nos deparamos com diversos personagens e fatos que nos passam em mente como se estivéssemos assistindo à cena de um seriado ou filme de grande sucesso.

Não aconselho àqueles que acham entediante assuntos políticos ou não tem paciência em uma leitura mais profunda, pois o enredo está inserido na época em que o mundo encontrava-se basicamente dividido entre capitalistas e socialistas,logo,na existência da União Soviética e os países da Cortina de Ferro; palavras obscenas,como palavrões, são utilizadas ,inclusive menções a cenas sexuais porém não vi como algo repugnante, e sim uma forma de mostrar uma trama destinada a pessoas,de certa forma,mais maduras e mais tolerantes a tal uso na literatura.
Acredito que a divisão em três livros dentro de um só foi bastante esclarecedor para representar diversas etapas da vida de Mary Ashley e achei que separá-los foi um acerto.

A obra é bastante recomendável, traz empolgação na leitura, especialmente nos últimos capítulos e o final é digno de surpresas, porém não totalmente inesperadas para mim( nunca fui daqueles que se apega a evidências óbvias na trama e que supostamente estarão presentes no final) ainda assim é muito bom e vale a pena ler!

Blog MVL - Nina 21/07/2011

Minha Vida por um Livro | www.minhavidaporumlivro.com.br
“Um Capricho dos Deuses” é mais um dos sucessos de venda do aclamado escritor de suspense Sidney Sheldon. Para quem não conhece o trabalho do autor ele é o escritor de sucessos como “A Ira dos Anjos”, “A Herdeira”, e “Um Estranho no espelho”. Se você nunca leu um de seus livros, está no momento de começar. Sidney escreve suspenses realistas, thillers políticos, romances recheados de sexo e traições. Ele é, acima de tudo, o meu autor favorito de todos os tempos. Li meu primeiro livro dele (A Herdeira) aos quatorze anos, e desde então nunca mais parei.

Nesta obra do autor, originalmente publicada em 1987, Sidney interliga intriga política,suspense e fatos históricos com sua natural genialidade. Um novo presidente é eleito na metrópole mundial, os Estados Unidos da America, e Paul tem um conceito bem definido para sua conduta na presidência. Ele quer conduzir o país ao um novo nível no mercado mundial, e ele sabe que para isso, precisa do apoio de um País específico, um país da cortina de ferro. A Romênia recebeu um golpe de estado, e apenas um homem governa o país. Mary Ashley entra na estória como uma inocente, ao ser convocada para assumir a embaixada dos EUA na Romênia, ela não faz a menor ideia da avalanche que está prestes a se abater sobre ela e sua família.

Minha mãe costuma dizer o seguinte, todos os livros de ficção precisam ter uma “cortina” interessante, que ao redor dos personagens e do enredo,é necessário a cortina de fatos que trás um “conteúdo” para a obra. O que ela quer dizer é que o espaço físico onde o livro se passa deve ser bem delineado e explorado pelo autor, nós leitores precisamos caminhar em solo firme, mesmo enquanto lemos. Sidney Sheldon é o máximo de autoridade neste aspecto. Ele sabe como criar uma “cortina” histórica que acrescenta conhecimento e interesse no leitor. Muitos dos detalhes que ele destaca no livro são fatos reais, quem não fugiu da Escola sabe disso. Então, além de uma trama instigante, com personagens misteriosos e um suspense que chega até as últimas páginas do livro, nós também recebemos uma boa aula. Quer um trabalho literário melhor que isso?

Apesar de ter me envolvido com a estória, preciso destacar certos pontos negativos. As protagonistas de Sidney Sheldon são conhecidas como mulheres fortes, determinadas...que começam inocentes e acabam “evoluindo” durante a estória. Mary Ashley não é uma delas. A personagem carrega sua ingenuidade como um alvo no meio da testa, acaba se envolvendo com o homem errado mesmo quando tinha todos os motivos para desconfiar dele. Ao passar do meio do livro, eu já estava “Ok, agora ela vai dar uma Jennifer Parker no tribunal”(quem leu “A Ira dos Anjos” vai compreender ao que estou me referindo). Mas não. Ela continuou meio que gravitando entre os tubarões. Isso me incomodou o bastante para comentar aqui.

“Um Capricho dos Deuses” não é nem de longe o melhor trabalho de Sidney Sheldon, contudo ainda assim possui suspense e assassinatos suficientes para agradar o público fiel do autor.
Layana 14/09/2012minha estante
É verdade! Eu até aconselharia, para quem está começando a conhecer esse autor, a ler o "Um Capricho do Deuses" primeiro do que os outros. Assim, os livro do Sidney Sheldon ficarão ainda mais interessantes.

Madalena.Rodrigues 20/02/2020minha estante
Achei melhor o livro " E se houver amanhã"

Juliana ;* 27/05/2011

Surpreendente!
O livro narra a história de Mary Ashley uma simples professora de Assuntos da Europa Oriental na Universidade Estadual do Kansas e mãe de família.
Mary vê a sua vida mudar quando recebe o convite para ser embaixadora dos EUA na Romênia.
Ao aceitar o cargo Mary se vê dentro de um enorme jogo de poder, sem saber em quem confiar corre perigo de vida e tenta buscar uma solução para salvar à si e a sua familia!
Trama que te prende do comeeço ao fim, eu indico com certeza amei o livro! *-*

Vi 16/04/2011

Retrata a vida de Mary Ashley, ma mulher do estado de Kansas que tem dois filhos (Beth e Tim) e é casada com o médico Eduard Ashley. Especialista em política do leste europeu, ela é convidada para ser embaixadora dos Estados Unidos da América na Romênia, país que na ficção estava se aproximando dos EUA e gradativamente se afastando da URSS.
Ela recusa o cargo por causa do seu marido. Para que os planos do presidente se concretizem, ele é assassinado. Ela vai para a Romênia com os seus filhos e vive emocionante aventura para ser uma boa embaixadora e ao mesmo tempo se manter viva.

Gláucia 15/02/2011

Já deu
Último livro do autor que li, carreira encerrada. Apenas para fãs, mas tem que ser muito fã (ou amigo) para considerar um bom livro. A história de uma pobre embaixadora americana num país do Leste Europeu e as agruras que ela sofre nas mãos dos terríveis homens malvados de lá. Francamente Sidney!

Memê^^ 16/12/2010

Dezembro/2010
Sidney Sheldon é desses autores universais: seus livros trazem histórias sempre com muita ação e romance. Me atraem muito suas histórias (acho que já li todos mas ainda estou começando aqui no site, e não tive tempo de atualizar tudo o que pretendo), porque elas são diretas, sem floreios. Este aqui é um dos seus melhores, conta a história de uma professora, cuja vida corre perigo quando ela se torna embaixadora dos EUA na Romênia.

Vanessa Henriques 26/10/2010

Mais um ótimo romance de Sheldon
Uma professora de Universidade do interior dos EUA tem sua vida posta de cabeça para baixo quando perde o marido e é convidada a aceitar o cargo de embaixadora dos Estados Unidos na Romênia.

Organizações secretas, traições nos altos escalões, ninguém parece ser confiável. Mary Ashley se encontra em um país distante, sozinha com seus dois filhos, todos os colegas de embaixada não procuram esconder sua antipatia para com ela.

E alguém quer matá-la, pois Mary ameaça os planos políticos desse alguém...

Mais um romance de Sheldon que me proporcionou ótimos momentos de leitura prazerosa. Além de que, o tema embaixada, política, conflitos de interesses entre países no auge da Guerra Fria, contribuíram para aumentar meu interesse nessa profissão que tem de tomar decisões capazes de modificar o curso da história mundial: o embaixador.

Boa leitura! :)

crpaiva 07/10/2010

Boa trama
Mais uma boa trama internacional. Gostei

Mone 30/06/2010

Interessante... Dos livros de Sheldon foi o que passou batido, por isto li há pouco tempo. Ô, como me deu saudades do jeito de escrever peculiar de Sidney Sheldon.
Dentre as mulheres sensacionais que protagonizaram os livros de Sheldon, Ashley, a diplomata deste livro, não convence muito. Achei-a insegura.
Esperei mais do livro.
Mas, a trama é boooooooooa. Vale a pena ler!

Nsms 22/06/2010

Um Capricho dos deuses
Fui conhecendo os livros do autor Sidney Sheldon e
me tornei uma grande fã. Simplismente, todos os seus livros
prendem a minha atenção do começo ao fim.
A forma como as tramas são elaboradas e a força das protagonistas
é maravilhosa.
Este livro também não deixa a desejar... Vale a pena lê-lo

Mary teve sua vida totalmente transformada e não foi fácil
lidar com todas elas.

Sinopse:

Mary Ashley, cientista política especializada em Leste Europeu, é designada embaixadora dos Estados Unidos na Romênia. Após sua nomeação, o marido morre misteriosamente e os filhos vivem em constante ameaça. Distante e solitária em uma terra estranha, Mary sente-se atraída por Mike Slade, seu subchefe na missão, e Louis Deforges, médico da embaixada francesa. Dividida e sob a ameaça de um misterioso assassino de aluguel, ela é forçada a enfrentar muitos perigos, sem saber que um dos homens pelos quais se interessou está envolvido em uma trama para assassiná-la. Ver mais >>

Josy 24/01/2010

Muito interessante

Douglas 19/01/2010

História de Mary Ashley, jovem e brilhante professora de Assuntos da Europa Oriental na Universidade Estadual do Kansas, EUA, que vê sua vida mudar completamente depois que é designada embaixadora dos Estados Unidos num país da Cortina de Ferro, a Romênia.

Lembro que passei o dia inteiro lendo esse livro,como todos do Sheldon,e não queria parar de ler pois a trama é excelente e bem escrita,rica em detalhes e muito agradável de se ler.

Syllas 15/11/2009

Para ser sincero, por ser um livro de Sidney Sheldon.

Não é bom. Esperava muito mais do livro, principalmente no final!