O amor nos tempos do cólera

O amor nos tempos do cólera Gabriel García Márquez

Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera

Antônia 10/01/2024

O Floretino é um psicopata né, vamos combinar!
A leitura por muitos momentos se arrasta de uma forma extremamente asquerosa. Mas a escrita é muito boa e muito envolvente - quando flui - . O Doutor Urbino me conquistou de uma forma que eu não imaginei que fosse conquistar. A Fermina me pareceu uma pessoa muito querida, mas que passou muito tempo da vida se escondendo de algo que nem ela sabe o que era. Mas o Florentino é doente num grau extramemente assustador, e além de tudo é tarado né? O final do livro não me trouxe nenhum sentimento diferente. Mas eu achei que a história fosse completamente diferente, eu achei que de fato contasse a história dos pais dele, como diz na sinopse. Esse livro não é sobre uma história de amor, e sim sobre uma história de perseguição, porque em vários momentos do livro a Fermina se dirige ao Florentino como uma sombra, e ele é realmente uma sombra. E a parte que ele se relaciona com a guria que ele apadrinhou, que tem 14 anos é extremamente sebosa e sem nenhuma necessidade. Além de tarado ele é culpado por duas mortes. Totalmente sem necessidade. Acho que eu demorei tanto pra ler, porque eu fiquei muito tempo com muito nojo dele! De verdade!
Edicleia 13/01/2024minha estante
Eu confesso que tive nojo dele em vários momentos e acho que a Firmina fez bem em não ter se casado com ele kkk que cara nojento, não senti pena dele em nenhum momento, também acho que ele era doente não apaixonado ??

thecia 08/01/2024

Amor ou cólera?
Eu não tenho palavras pro Gabo, de longe o maior escritor, pra mim. Ele tem poder nas palavras, eu termino o livro e tenho vontade de gritar pra meio mundo ?LEIA, POR FAVOR?.

Aqui, Gabo, fala da decrepitude, da velhice, da morte e da doença na mesma medida em que fala do desejo, do erótico, do amor. Ele consegue enxergar beleza na crueza da realidade, no cotidiano, no ordinário e consegue transpor isso em cada frase.

É admirável a espera de 51 anos, 9 meses e 4 dias de Florentino Ariza pela Fermina e o Gabo demonstra todo esse tempo com a maior riqueza de detalhes e melancolia possível, passando por inúmeras formas do amor.

Gabo consegue ser muito original mesmo falando do amor. Lá no início do livro, um homeopata faz diagnóstico do Florentino falando: ?Os sintomas do amor são idênticos aos da cólera?. E isso é demonstrado no final do livro, com a navegação sob a bandeira do cólera mas completa de amor!

O amor nos tempos do cólera retrata uma época e personagens que são literalmente a natureza humana da vida! Sinto que há anos de ensinamento sobre a vida em um livro do Gabo!

Só gratidão por ter a honra de ler esse cara! E que todos vivenciem isso!

onlyclehintheworld 08/01/2024

Entre um mufino e um gostoso: uma difícil escolha
Não pude me comprazer do drama de fermina daza, porque o negócio do livro gira em torno da representantividade feia de florentino ariza. é um livro para as feias. para as esperançosas. para as de luta. e tem também a questão do cólera. mas isso é detalhe.

Clarissa Barradas 08/01/2024

História interessante
Bom, apesar de eu ter gostado da história no geral, foi um livro que esperei demais pra ler, muita gente a dizer que é o melhor dele. Eu li me forçando muito, não é um livro ruim, só não é o meu gosto de escrita.
Já li ?Relato de um náufrago? do autor e gostei muito, eu esperava que fosse gostar igual ou até mais. Porém, não foi o que aconteceu.
Tô dando 3 estrelas só por não ter me prendido mais e não por ser um livro
ruim.

Marcela.Noemi 04/01/2024

Como pode existir livro tão perfeito
Não importa esse livro sempre será o favorito da vida
teve momentos que simplesmente quis chorar pela descrição que gabriel faz de todo o ambiente

Karen580 03/01/2024

Melancolia a rodo
A escrita me deixou triste de tanto amor. é um amor melancólico porque mescla muito com a morte, explora a urgência de amar como dá enquanto estamos vivos. os personagens são reais, ou seja, humanos que erram, sentem e erram porque sentem

Maria15099 03/01/2024

O Amor nos Tempos do Cólera para se ler a qualquer tempo
Para quem gosta de um bom romance romântico, esse é o livro. Em O Amor nos Tempos do Cólera fala do amor nas suas diversas formas, seja o amor casado pela sociedade e não pelo coração, o amor não retribuído, o amor alimentado durante anos, o amor de passagem, o amor de sexo, o amor, o amor e o amor.

Como um bom romance de Gabo, esse é mais uma história cheia de idas e vindas, com relações entrelaçadas que vão se desmanchando com o passar do tempo e no decorrer da história.

Para além de tudo, é uma história em que a maioria dos personagens são mulheres, cada uma com sua história, com seus passados, presentes e futuros, mulheres de todas as idades e formas. Para mim, que ama ler histórias com mulheres, foi uma satisfação ver tanta diversidade feminina.

O Amor nos Tempos do Cólera é o primeiro livro que leio que aborda o envelhecer de seus personagens de forma real e lúcida, trazendo a ideia de tempo não só na passagem dos anos na história, mas sim no envelhecimento de seus personagens, tanto no físico como na subjetividade interna de cada um. É também o primeiro livro lido por mim que trata do amor entre pessoas idosas, que normalmente mais esperam a morte do que amam.

Sensacional o livro, vale a leitura e a releitura (que é o meu atual caso rsrsrs) ler Gabo uma vez só e pouco demais.

Eliane406 01/01/2024

O amor é essa coisa perfeita que anda por caminhos tortos
?O amor é essa torrente de sentimentos que nos invade. Os amores contingentes e os necessários. Sou como Clarice, como Neruda, vivo em amor e pelo amor.
?Apaixonar-se pela escrita de García Márquez é inevitável, sua maestria em conhecer a essência humana, de inserir em sua arte da palavra elementos factuais, reais e pungentes, nos alimentando com personagens verdadeiros, guiados por suas emoções e pela realidade mágica da existência.

?O Cólera foi uma das epidemias que assolou alguns países, a da história foi da época que assolou a Europa e o caribe colombiano, sobretudo os com etnias negra e classe social paupérrimo, algo que podemos sentir atualmente. Como ter uma vida habitual lidando com uma doença fatal.Os motivos dos personagens ambientados na Cartagena do século XIX contraírem a doença são os mesmos que do Iêmen de 2017: condições sanitárias precárias.

?García Márquez compara a dor do amor com as dores do Cólera, a narrativa permeia a história de três personagens durante 50 anos de suas vidas, um triângulo amoroso, recheado de cartas, de contigências, de idas e vindas, de um entrelaçamento inevitável, as inserções de um enredo dentro do outro, e de um desfecho memorável.

??Lembrou a ele que os fracos não entram jamais no reino do amor, que é um reino impiedoso e mesquinho, e que as mulheres só se entregam aos homens de ânimo resoluto, porque lhes infundem a segurança pela qual tanto anseiam para enfrentar a vida.? p.86

??? Responda a ele que sim ? disse.? Ainda que você esteja morrendo de medo, ainda que depois se arrependa, porque seja como for você se arrependera a vida inteira se disser a ele que não.? p.94

Rafaela 31/12/2023

Um amor resiliente
A história de Florentino Ariza e Fermina Daza nos mostra o poder da resiliência que muitos dos relacionamentos atuais já perdeu. A importância de lutar por um sentimento.

Paloma Costa 31/12/2023

Livro interessante
A leitura foi bem difícil e diferente. Mas foi muito legal conhecer a escrita desse autor e tbm refletir sobre vários assuntos que ele traz na narrativa. Valeu a pena. Quero ler outros livros dele.

oslivrosdagiu 30/12/2023

Por toda vida
Um história de amor que dura uma vida, escrita por Gabriel Garcia Marquez, se torna uma obra monumental. Livrasso!

Joyce585 30/12/2023

São muitas histórias de amor, mas não da forma que se espera
O que falar de mais um livro do Gabo? É difícil. Todo livro do Gabo é como uma grande novela. A escrita é tão próxima, que a gente sente como se tivesse vendo uma produção cinematográfica rodando diante de nós, enquanto nos entregamos a mais um parágrafo.

Dessa vez Gabo nos conta muitas histórias de amor. Com direito a cartas de amor perfumada de rosas, concertos musicais, viagens a Europa de navio e tantas outras aventuras.

Não posso falar de todas as obras do Gabo, porque só li três dos seus muitos livros. Mas posso falar que essa retrata o passar dos anos, até chegar na velhice e vem falar dos seus muitos percalços, em meio a uma beleza ou outra.

Os personagens desse livro, perpassam várias camadas sociais. Eu amo que o Gabo não descreve mulheres aqui como damas indefesas. São mulheres complexas e profundas. E obviamente, vivendo dentro dos seus próprios tempos e termos. Fermina Daza é a verdadeira protagonista dessa história e vive muitos desafios, mas se é possível ter liberdade aqui, ela conquista toda essa liberdade.

É uma leitura que exige paciência, mas eu juro que entrega muito. É realmente como uma rosa que desabrocha camada a camada, até nos presentar com o perfume, depois nos falar da realidade dos seus espinhos e das pétalas que murcham e caem.

Ká - @shotdaspalavras 30/12/2023

Este livro tem como ponto de partida a história dos pais do autor: Gabriel Elígio Garciá se apaixonou por Luiza Márquez, trocaram muitas cartas de amor, mas o pai da moça não concordou com o casamento e envia a filha para uma viagem longa.

No caso do livro, Florentino Ariza se apaixona por Fermina Daza, mas o pai dela só concorda com um casamento quando o médico Juvenal Urbino se torna o pretendente.

Logo no início do livro já sabemos o que acontece com eles.

Então acompanhamos por muitos anos o que acontece com Florentino Ariza, que mesmo após tanto tempo não desiste do seu grande amor, mas suas atitudes e comportamentos não são tão positivos como esperamos.

Somente mais para o final do livro é que sabemos se esse grande amor vai se concretizar.

A história se passa em um cenário em que ocorriam muitas mortes na Colombia, seja pelo cólera ou pela guerra civil que o país vinha enfrentando naquela época.

Esta foi uma leitura arrastada para mim na maior parte do tempo e que não gostei de algumas atitudes dos personagens, principalmente de Florentino Ariza.

Seria essa uma história de amor ou obsessão? É a pergunta que fica.

custodiovitoria 29/12/2023

Estou começando a me aventurar pelas obras do Gabo. Esta não foi minha favorita, mas, como imaginado, é uma obra maravilhosamente bem escrita e com personagens interessantes.

Algumas questões polêmicas aparecem ao decorrer do livro, como aparecem também em outras obras.

Os personagens são bem construídos com suas forças e suas fraquezas. Esta boa construção não significa necessariamente que os personagens sejam carismáticos, contudo, são reais - como gosto e prefiro.

Florentino Ariza está bem longe do carisma, aliás. Em alguns momentos mais parece um homem chato com uma insistência insuportável, de modo que o temperamento e a atitude de Fermina Daza com ele é completamente compreensível como a única possível. Talvez não o fosse para um leitor da época. No entanto, a impressão que tenho lendo atualmente é de que o personagem é um romântico insuportável que vez ou outra ainda consegue atrair algum resquício de pena por parte do leitor (e de Fermina).

De qualquer forma, o desenrolar da história é interessante, independente de se torcer ou não por Florentino.

O contraste entre Florentino (com seu romantismo piegas) e Urbino (como um quase realista e naturalista) também é algo que me pareceu muito interessante no livro. Além, de claro, Fermina Daza, que é uma das personagens mais interessantes.