O Amor nos Tempos de Cólera

O Amor nos Tempos de Cólera Gabriel García Márquez

Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera

Monica.Fusco 23/09/2020

O amor nos tempos do cólera
Meu primeiro livro do Gabriel Garcia Márquez e amei a sua escrita poética. Super recomendo!
Raquel 23/09/2020minha estante
Leia 100 anos de solidão. É tão maravilhoso!

Monica.Fusco 25/09/2020minha estante
É próximo do Gabo na minha lista ??

Raquel 26/09/2020minha estante
Agora eu vou começar Olhos de Cão Azul.

Léo Queiroz 15/04/2022

Maravilha de livro! Uma das melhores leituras da vida! Superou em muito minhas expectativas! Não deixem de ler!

Ariane 19/01/2021

A encantadora escrita de Gabriel Garcia Márquez
Já conhecia a escrita de Márquez graças a Cem anos de Solidão. Porém achei O Amor nos Tempos do Cólera muito mais envolvente e encantador. O autor traz relatos do cotidiano de uma forma tão bonita e bem escrita que você se envolve imediatamente com os personagens, que são escritos de forma muito verdadeira e torna-se fácil de se identificar com os mesmos. São pessoas normais que viveram os dilemas de sua época e sua idade, passíveis de erros mas, principalmente, reais. Algumas coisas me incomodaram um pouquinho, como relatos de racismo e pedofilia, mas levei em consideração a época e a sociedade retratadas pelo autor. No geral, Márquez realmente é um mestre na escrita e O Amor nos Tempos do Cólera é uma obra-prima que nos mostra como o amor pode vir de várias formas.

Thays.Freitas 25/10/2022

Indescritível, todo mundo precisa ler!
Eu não sei nem por onde começar falar desse livro, ele simplesmente é perfeito em todos os aspectos: narrativa, escrita, arco dramático dos personagens, descrição, fluidez, críticas sociais e ainda por cima aquela pitada de humor.
É importante avisar também que tem algumas cenas eróticas e picantes, além do narrador não ter papas na língua, e usar bastante palavrão. Tem também cenas pesadas que vão servir de críticas sociais. Mas isso tudo isso é só um bônus da real intenção da história, que é falar de amores reais e doentes.
O contexto da história se trata da época da pandemia do Cólera, e de uma época com constantes guerras civis. E já no título o escritor brinca com a ambiguidade das palavras, inclusive da palavra amor.
A história vai retratar a vivência em meio a amores doentes, mas acima de tudo reais.
Dentro do triângulo amoroso evidenciado pelos protagonistas temos : um amante obsessivo, que come carmélias e bebe perfume para lembrar de sua amada (???),Uma amante por comodidade que posteriormente se torna uma mulher que aceita amar uma pessoa que odiava para não viver seus últimos dias sozinha e fazendo coisas que nunca pôde fazer (justamente para manter sua imagem) e o último que ama por formalismo sociais, que de início buscou a pessoa de interesse por ego.
A realidade é que nenhum deles amou o outro, mas amavam apenas a si mesmos.
Além de ficar claro a ideia deturpada de amor retratada por Garcia Marquez nos protagonistas, ele evidência essa ideia por personagens coadjuvantes também, usando sempre a expressão "amores passageiros" ou "amores tristes" relacionando a ideia de amar a ideia de prazer momentâneo e liquidez.
Temos tambem, por meio da escrita de Gabo, uma banalização de situações grotescas, o que esbanja de certo um incomodo e consequentemente faz uma crítica pesada aos problemas sociais, como a pedofilia, o racismo, o assédio médico, as convenções sociais, aos sentimentos irracionais humanos, entre outros. Tudo isso usando ambiguidades, ironias, figuras de linguagem. vale ressaltar também que Gabo tem um humor muito inteligente.
Eu espero que esse livro te faça chorar como eu chorei, tem frases lindas, é um livro rico e merece ser lido.
Obs: na minha opinião, o único que não tá doido é o marinheiro kkkk
ESSE LIVRO TEM ALGUNS GATILHOS.

Lahdutra 28/01/2024

Tinha amor de todo tipo nos tempos do cólera
Florentino amava Fermina que, parecia amá-lo também. Porém, em um certo momento, surgiu a dúvida e ela acabou casando com outro. Anos se passam, a devoção de Florentino segue firme por ela, sempre respeitando o casamento de Fermina, a amando de longe e a desejando em segredo.

A forma como ele procura preencher o vazio desse amor é bem pertubardora e me incomodou durante a leitura diversas vezes, mas segui a leitura encantada com toda a narrativa.

A forma como Gabo conta suas histórias é muito envolvente. O livro começa com personagens principais próximos da velhice. E então avança com o passado, antecipando o futuro, enquanto percorre todo presente e volta novamente ao ponto inicial, tudo bem sutil.

É inegável que esse é um livro MUITO bem escrito, repleto de poesia e passagens marcantes. A experiência da leitura foi muito boa.

“[...] Foi encontrar-se com uma frase que julgava sua e que o pai escrevera num caderno muito antes dele nascer. Só me dói morrer se não for de amor” .

Geovanna Labiuc 04/10/2020

A primeira coisa que eu gostaria de dizer é que O Amor Nos Tempos do Cólera, foi um livro que me incomodou muito, em diversas passagens, mas ainda tenho comigo que este é um dos papéis mais importantes da literatura, o de fazer repensar, avaliar e refletir.
É inegável que esse é um livro muito bem escrito, repleto de poesia e passagens marcantes. Mas, apenas isso não me faz o enxergar como um livro romântico, talvez seja realmente um livro sobre amor, mas um amor representado em sua pior forma, beirando a obsessão. Ainda mais, este sendo um livro muito marcado pela presença de doenças e de mortes.
No mais, não consegui gostar de nenhum personagem por inteiro, mas especialmente a figura de Florentino me foi muito incomoda, devido a todo sentimento de obsessão que cerca a vida desse personagem.
De fato, foi um livro que me marcou muito, mas ao contrário de algumas pessoas, não consigo considerá-lo como um livro perfeito. Visto que - para mim -, muitas passagens foram problemáticas.

Matheus 29/06/2020

Isso aqui é, no plajeta Terra, a maior concentração de amor por centímetro quadrado.

Os personagens, os lugares, os ambientes, o contexto histórico, os gostos, os cheiros, as cores, os sentimentos, tudo é incrivelmente bem detalhado assim como seu desenvolvimento.

Dica: O livro é denso, quase não tem pausas em mais de 400 páginas (até os parágrafos são continuidade um do outro como se fossem um período só), e eu acredito que teria aproveitado mais se não tivesse lido de forma tão entrecortada. Assim como todo o resto, o ritmo tbm é lindamente construído.

Monique Baliza 20/12/2022

Gabriel Garcia Márquez não decepciona!
Se você gosta de uma boa história esse livro está repleto delas. Cada fase da vida dos protagonistas é narrada como uma prosa romanceada até mesmo algumas situações problemáticas o vividas pelos personagens. Isso não diminui a obra só nos revela como aqueles situações eram encarada naquela época pela sociedade.
Florentino é uma pessoa que tem fascínio pela melancolia gerada de um amor não mais correspondido.

Kaiã 10/01/2023

Primeiro do ano. Acabo o livro com a certeza que o amor é muito doido, deveria ser simples e, aparentemente, nunca é. A vida sempre é cheia de surpresas e dramas. Vale a pena.

Ana Rohrer 27/09/2020

O amor é uma peste. Corrói, desassossega, e vence barreiras.
Escrita perfeita e apaixonante.

Rod. 19/04/2021

Uma bela definição de amor.
Não foi meu livro favorito de Gabo. Porém, preciso reconhecer a beleza da escrita dessa obra. A história desse casal, nos mostra o amor de uma forma tão resignada e pura, que encanta todos aqueles que tem o prazer de concluir essa leitura.

Gotas de leitura 28/06/2020

O amor nos tempos do cólera. Gabriel García Márquez. 1985.
“Bastou ao médico um interrogatório insidioso, primeiro a ele e depois a mãe para comprovar uma vez mais que os sintomas do amor são os mesmos do cólera.”

Alguns dos principais sintomas do cólera são diarreia, vômitos, dor abdominal e febre, levando o paciente a desidratação e, nas formas graves, a óbito. Esses sintomas nada românticos, são os mesmos do amor!
É com o realismo de García Márquez, nessa obra menos fantástico que no clássico Cem Anos de Solidão, que acompanhamos histórias de amor em tempos do cólera (doença) e da cólera (guerra).

Após receber o Prêmio Nobel e passar um ano sabático em Cartagena, Gabo começou a escrever esse livro tomando como ponto de partida a história de amor dos próprios pais. Um telegrafista que enfrenta a oposição do pai da moça e cria uma rede de comunicação para alcançar a amada.
Florentino Ariza é o telegrafista que consegue declarar seu amor a Fermina Daza, usando a rede de telégrafos e cartas apaixonadas. No momento que Fermina volta da viagem planejada pelo pai e revê Florentino, se dá conta que não corresponde ao amor dele. Casa-se então com Juvenal Urbino e fica com ele mais de 50 anos.

A duração do casamento de Fermina é a mesma da espera de Florentino. Ele, no entanto, preenche essa espera com muitos “amores”, alguns bem controversos.
Com a morte de Juvenal, surge outra possibilidade de viver esse amor interrompido na adolescência. Já idosos, Florentino e Fermina embarcam numa aventura de amor e cólera.

Mais um livro incrível de Gabriel García Márquez, com escrita profunda, poética e fantástica!

site: https://instagram.com/gotasdeleitura
Isadora1232 28/06/2020minha estante
Excelente resenha!

Gotas de leitura 28/06/2020minha estante
Obrigado!

Sha 21/11/2022

Chorei ??
Durante a leitura me perguntava, se o amor que Florentino Ariza sentia por Fermina Daza persistiria se eles tivessem vivido a vida juntos, durante a leitura percebemos que Fermina Daza não era nada fácil de lidar haha.
Max 21/11/2022minha estante
Lindo livro!?