A Estepe

Resenhas - A Estepe

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Giovana 14/07/2023

RESENHA - A ESTEPE
Narrativa bastante fluida, detalhada, descritiva e extremamente poética. Lindas construções de frases e pensamentos trazem uma beleza singela e simples pra essa curta história. Mesmmo sem altos ou baixos, o autor consegue evocar emoções e sensações profundas e tocantes. Gostei muito mesmo e recomendo pra quem estiver em ressaca literária! Mais um russo que me ganha fácil!!!!!

Rosie 08/07/2023

#MLI2023 - Livro de uma cultura que não seja familiarizado
Meu primeiro livro russo lido!
Melancólico e Nostálgico

Foi muito aconchegante acompanhar novo personagem em sua jornada pela estepe atrás de sua nova vida. O livro é muito bem contato em relação aos sentimentos do personagem em toda a viagem, o que é lindo. Me senti acompanhando um parente em uma nova vida em outro lugar.

No mais é um livro simples, sem muitos acontecimentos ou reviravoltas. É só um livro para você poder desacelerar. Pegue seu lugar e aproveite a viagem.

"Quando contemplamos o céu por profundo por muito tempo sem desviar os olhos, não se sabe por que, os pensamentos e a alma se fundem na consciência da solidão. Começamos a nos sentir irremediavelmente sós e tudo que antes achávamos próximo e familiar se torna infinitamente distante e sem valor."

Obrigada por ler, bjss e se cuide :)

Angelica 04/07/2023

Leitura aconchegante, mistura de solidão e nostalgia.
Incrível como esse livro te transporta para a Rússia daquela época, é como se você imaginasse as pessoas, os costumes e como a vida era difícil..
Leitura simples, mas gostosa de se ler, simplesmente amei...

Peterson15 02/07/2023

Vastidão em 144 páginas
Viajamos com Iegoruchka, menino de 9 anos, em uma charrete com seu tio comerciante, um padre otimista e um jovem chocheiro.
Iegoruchka vai estudar em uma escola melhor em outra cidade e a mãe aproveita a viagem do tio a trabalho pra mandar o menino. No início ele está meio melancólico por se separar da mãe, mas aos poucos, conforme observa as pessos, a natureza, os lugares por onde passa, o sentimento vai mudando.
Num determinado ponto, passamos a viajar com um grupo de desconhecidos formados por camponeses e comerciantes. Conhecemos algumas de suas histórias a noite sentados em volta de uma fogueira.
O livro dá um sentimento de solidão, nostalgia, saudade. O cenário é vasto, as paisagens grandiosas, as distâncias longínquas. Tudo isso é intensificado ainda mais por estar sob os olhos de uma criança.
A cena da tempestade é monumental!

Caroline Gurgel 27/06/2023

Gostei, embora eu prefira o Tchékhov contista
Anton Tchékhov, renomado escritor russo do século XIX, é considerado um dos grandes contistas da literatura. A Estepe foi, no entanto, sua primeira tentativa com uma narrativa mais longa. Publicada em 1888, conta a história de uma viagem pela estepe russa.

Em uma charrete, a pedido da mãe - que achava lindo pessoas cultas - o menino Iegóruchka é levado para estudar pelo seu tio, um comerciante, e por um padre. Por meio dessas três personagens, Tchékhov nos transporta para a paisagem da estepe, com ricas descrições do lugar e da vida que acontece no percurso.

Tchékhov tem a habilidade de, em poucas palavras, nos ambientar em sua narrativa. Sente-se o medo, a insegurança, a solidão e a tristeza do menino em separar-se da mãe. Sente-se o sacolejo da charrete, o tédio do percurso, a mesmice da paisagem. Percebe-se a vida real, simples, de cada dia, que continua, que não para, enquanto uns e outros passam.

Embora eu prefira seus contos, A estepe é uma ótima novela que vale ser lida.

Gabriela.Rossi 13/06/2023

A estepe
Sob minha perspectiva, o livro possui uma temática simples e através das palavras umas descrições muito poéticas. Gostei da experiência de ler o autor, porém o livro não me cativou tanto.

Ricardo 02/06/2023

Que beleza de descrição, a viagem desse menino, sensacional!
"Se você tiver êxito nos estudos e, Deus nos livre, passar a não suportar e desdenhar outras pessoas sob o pretexto de que são mais tolas do que você, então a desgraça, a desgraça cairá sobre você!".

Sylvia 06/05/2023

Super indico esse livro pra quem está começando a ler os russos!
Um livro curto, fácil e gostoso de ler, com riqueza de detalhes sobre os personagens, as situações da história?muito leve e muito bom!

Léo Araújo 07/04/2023

O poder da transformação em um ser humano
Tchekhov usa a paisagem desolada da estepe russa para criar uma atmosfera melancólica e introspectiva, que é refletida nos pensamentos de Iegóruchka, a criança de 9 anos que foi enviada pela mãe para estudar.

Embora "A Estepe" seja um conto relativamente curto, Tchekhov consegue criar um retrato vívido da vida na Rússia do final do século XIX, ao mesmo tempo em que oferece uma reflexão profunda e comovente sobre a condição humana, explorando temas universais, como a solidão, a busca por significado, conexão com outras pessoas, a busca pelo poder, dinheiro e a mortalidade.

Enquanto Iegóruchka viaja com seu tio, o comerciante Ivan Ivánitch e o padre Khristofor Siríiski, há uma descrição sobre a estepe que parelha com a vida vivida ou que estar por vir, demonstrando o quão arrastada e sem propósito pode ser quando não se tem um objetivo definido.

No decorrer da narrativa, enquanto claramente se vê a busca incessante de Ivânitch por Varlámov (a busca pela riqueza e poder ao ponto de sacrificar a família) e a grande felicidade e satisfação do padre estampada em sua feição e fala (a religião o livra das preocupações referente a posses), Iegóruchka vai passando pela grande amadurecimento da vida e desmame da mãe, apesar dos 9 anos.

De fato, ao ser inserido no comboio de mujiques para finalizar sua viagem pela estepe, Iegóruchka é submetido um processo de transformação, com diversas intempéries, situações, sentimentos e personagens, como Pantelei, Emelian, Vássia, Dímov e Kiriukha, que o leva a conclusões e constatações sobre a vida. Aqui, na viagem, temas como mortalidade, senso de pertencimento, conexão pessoal, enfrentamento e solidão estão bem apresentados.

Ao final, tendo refletido sobre como cada um enxergava seu passado e futuro, Iegóruchka concluiu que ser mujique era maçante e desagradável e chorou com amargor sobre a nova vida, desconhecida, perguntando-se que nova vida seria aquela.

Tchekhov deixa margem para o desconhecido imaginativo do leitor com essa pergunta saborosa.

nicole 31/03/2023

"Iegóruchka sentiu que, para ele, junto com aquelas pessoas, desaparecia para sempre, como fumaça, tudo que tinha vivido até então; afundou-se numa prostração sobre um banco e, com lágrimas amargas, saudou a vida nova e desconhecida que agora começa para ele...e que vida seria aquela?"

Francisco240 13/03/2023

Estava sem inspiração Pra escrever resenha mas vou colocar as resenhas em dia!
Irei escrever as resenhas que faltam rsrsrs

Vinícius 12/03/2023

A história de uma jornada
A estepe que introduziu a narrativa longa na carreira de Anton Tchékhov, retrata viajem pela estepe do jovem estudante Iegóruchka, o comerciante Ivan Ivánitch e o padre Khristofor Siríiski, prior da igreja de São Nicolau, durante a viajem entre paisagens bucólicas e personagens peculiares o jovem Iegóruchka tem contato com a vida social, de negócios e mais variados comportamentos dos seus parceiros de viagem e dos demais personagens da história. Livro de leitura fluida mas nada comprado a Tolstoi e Dostoiévski.

Van Apocalipse 30/01/2023

Esse foi meu primeiro contato com Tchekhov e não poderia esperar tanto de um livro! Que obra!!!
Com enredo super simples, Tchekhov explora cada diálogo, cada cena, cada personagem - e que personagens!!- de maneira magistral e com delicadeza ímpar. Amei a narrativa e posso afirmar que já quero ler tudo que esse homem escreveu.

Lisa 27/01/2023

Tchékhov
"Quando contemplamos o céu profundo por muito tempo sem desviar os olhos, não se sabe por que, os pensamentos e a alma se fundem na consciência da solidão. Começamos a nos sentir irremediavelmente sós e tudo que antes achávamos próximo e familiar se torna infinitamente distante e sem valor."

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6