A Estepe

Bem morno
Livro: A ESTEPE
Autor: Anton Tchékhov
Literatura Russa

A estepe foi o primeiro livro escrito por Anton Tchékhov aos seus 28 anos.
O livro é narrado em primeira pessoa e nos conta a viagem de um jovem, Iegoruchka, em busca de seu futuro numa cidade longe da família onde todos dizem que ele terá estudo. E a sociedade via os estudos como forma de sucesso.
Ao longo de sua trajetória, Iegoruchka descreve detalhadamente sua viagem rumo ao desconhecido, junto a personagens inusitados através dos quais se pode ver o egoísmo, a solidariedade, o descaso com os outros, a indiferença, a solidão e a pobreza.
Romance bem morno e história sem ápice, a meu ver, triste e enfadonha.

Carla 19/02/2017

Monótono entretanto impecável
: Livro monótono embora tenha sido uma leitura fluída. Conta a história da viagem de Iegóruchka, um menino de 9 anos que é enviado pela mãe, junto com o tio Kuzmitchóv para outra cidade a fim de estudar. Tal viagem transcorre pela estepe russa, um lugar por si só monótono e melancólico, entretanto acontecem situações que propiciam o crescimento de Iegóruchka. As personagens trazem muita melancolia e histórias tristes desalentando o leitor, entretanto a escrita de Tchekhov, com descrições impecáveis da estepe russa e suas peculiaridades nos faz gostar da leitura! Recomendo a leitura!
Deghety 19/02/2017minha estante
também destaquei a monotonia rsrs

Deghety 09/02/2017

A Estepe
A Estepe é uma história simples e com uma certa monotonia, porém o poder de descrição geográfica, cultural da região e os aspectos naturais da paisagem de Tchekov é impressionante .
As três personagens principais Iegor, Ivan e Padre Kristofor também têm de serem destacadas pelas diferenças de sensações  dentro de um mesmo ambiente .
Iegor, um jovem ora entendiado com a viagem e a estepe ora deslumbrado com o cenário e o ingresso ao que até então o era desconhecido, Ivan, um mercador, sempre envolto no ofício dos negócios e  indiferente a quase tudo a sua volta e Padre Kristofor, um senhor alegre e espirituoso.
Leitura bastante fluída e proveitosa.

Luize 24/02/2016

O Padre Cristofor, o comerciante Ivan e o seu sobrinho Iegóruchka , um rapazinho de 9 anos de idade, partem em direção a outra cidade, percorrendo a estepe russa em uma charrete caindo aos pedaços. Para quem não sabe, estepe é um tipo de vegetação: uma planície árida, com grama e capim, e pouca ou nenhuma árvore.
Cristofor e Ivan vão vender lã. Iegóruchka vai ingressar no ginásio,seu tio Ivan irá bancar seus estudos, um privilégio para uma criança pobre na Rússia do século XIX. No entanto, o garoto viaja a contragosto. Iegóruchka está triste por deixar seu vilarejo e por se afastar de sua mãe e não entende para onde vai e para quê vai. Essa viagem rumo a uma nova vida assume o rito de passagem da sua infância para a sua juventude.
Ao longo da narrativa, percebemos que a descrição da estepe muitas vezes se assemelha ao estado de espírito de Iegóruchka.
Por exemplo, logo no início da viagem, ao ver um falcão planar, o garotinho, entediado e triste, vê a si próprio voar sem entender para quê:

"um falcão plana nas alturas, movendo as asas harmoniosamente. De repente, pára no ar, como se estivesse refletindo sobre o tédio da vida. Em seguida, sacode as asas e parte sobre a estepe como uma flecha, e não dá para entender para quê ele voa e o que quer.."

Segue então uma incrível descrição da estepe, a verdadeira protagonista do livro, tão cheia de vida, tão triste e tão bonita. Sob o olhar de Iegóruchka vamos observando a vasta paisagem, a miséria e a dura vida dos camponeses. O universo infantil vai se dissolvendo pouco a pouco. Nada de extraordinário acontece.O leitor pura e simplesmente acompanha o garoto e suas impressões sobre a vegetação e as pessoas que cruzam seu caminho durante o percurso até a outra cidade.

Gláucia 05/03/2010

Solidão
O garoto faz uma viagem para estudar e é ao mesmo tempo uma despedida de sua meninice. Durante o trajeto vão surgindo tipos que com suas histórias de vida nos faz deparar com sentimentos e lembranças: amor, saudade, revolta, perdas...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6