A Utopia

A Utopia Thomas More

Resenhas - Utopia

Nina Carrerette 04/05/2024

A Utopia
Li para a faculdade, mas me interessei imensamente. Adorei a forma como a história é narrada em duas partes, o fato de Thomas Morus utilizar de certa ironia ao nomear algumas das personagens e da natureza de Utopia.
Achei interessante a forma como ele cria um lugar idealizado que funciona perfeitamente, mas que claramente não seria possível, e ele mesmo mostra que sabe disso ao fazer essa brincadeira com os nomes como disse anteriormente.
Enfim, foi uma leitura muito proveitosa.

Clio0 17/05/2024

Atualmente o termo utópico é bem conhecido, as características para que algo possa ser tachado de tal são bem reduzidas: basta ser considerado como algo tão perfeito que só poderia acontecer em circunstâncias impossíveis ou oníricas.

A obra original é mais densa e se trata de um sistema que abrange a tripartição economia-governo-sociedade. Uma das coisas que mais chamam a atenção na proposta de Morus é a ênfase dada ao trabalho do agricultor em que absolutamente todos teriam que prestar serviço por algum tempo.

Há mais detalhes, obviamente, mas essa me chamou mais a atenção por variações de seu modelo já terem sido empregadas em alguns sistemas de governo. Algumas bem sucedidas, outras totais desastres.

De qualquer forma, é uma leitora enriquecedora e necessária para aqueles que gostariam de entender o termo "distópico" tão amplamente utilizado atualmente.