Solanin #2

Solanin #2 Inio Asano

Resenhas - Solanin 2

Amanda 05/04/2024

Tocou na ferida
O que eu gosto muito de "solanin"é de como ele mostra o dia a dia de jovens completamente perdidos na vida, mas que seguem em frente mesmo assim. Nesse segundo volume, acompanhamos isso em um nível ainda mais profundo, que é o estado do luto. Como superar uma dor que parece insuperável?
A cada 20 páginas desse mangá eu queria chorar, e olha que n choro por nada. Isso porque dói, dói crescer e virar adulto, dói ver seus sonhos serem tão difíceis de serem alcançados, dói ver que a felicidade é resistência no mundo, dói quando alguém que é seu maior apoio vai embora de repente e deixa você sem amparo. Mas apesar disso tudo, nós tentamos, teimosos, enxergar as rosas por trás dos espinhos e sair por cima quando o mundo nos puxa pra baixo.
Acho que dá pra ver que me tocou muito e me fez refletir demais kk pra quem gosta de histórias sem muitos acontecimentos mas que são tocantes, recomendo muito.

Erycovsk 27/03/2024

Solanin :O
Manga de chorar, muitas emoçoes bom demaize, demorei cinco anos pra ler esse segundo volume por incompetência mas ta valendo

sosos 21/03/2024

?Hoje, até que o tempo está bom em Tóquio. Como sempre, o trem passa pela linha Odakyu e os namorados remam de bote no rio Tamagawa. Sei que há guerras acontecendo em algum lugar do mundo e muita gente está sendo morta neste exato momento. Mas a paisagem aqui é tão pacífica que nem dá nem pra acreditar nisso. Queria tanto que essa paisagem continuasse assim para sempre. Coisas assim que passam pela minha cabeça.?

Daniela742 12/02/2024

Tão bom quanto o primeiro
Li o segundo logo depois de terminar o primeiro e cheguei ansiosa para descobrir como a história se desenvolveria. E foi delicioso continuar dentro dessa história.

Adorei a continuação, comtinua trabalhando as mesmas tematicas do primeiro, mas trazendo algumas respostas, talvez? Ou melhor, traz esperança para tantas angústias que ficaram em aberto no primeiro, angústias reais. Continuação mais do que necessária, preciosa demais!

Mima 26/12/2023

Legal
Cara, é legal, é bonito, mas acho que não é pra mim e também nao to muito na vibe de histórias assim

Ge... 17/12/2023

Nunca vou esquecer a Meiko cantando Solanin ???
Uma mangá com uma história linda e com um traço impecável, envolto por música e assuntos delicados "Solanin 2" com certeza ficou marcado em mim.
Infelizmente um personagem dessa duologia foi de arrasta pra cima nesse último mangá e isso infelizmente não foi NADA bem explicado, eu gostava muito desse certo personagem e sinceramente acho que faltou uma explicação sobre como isso ocorreu.
Tirando isso o mangá é PERFEITO, não tem nem comparação com o primeiro volume, teve as falas melhores organizadas, uma história melhor desenvolvida e um desfecho de deixar o coração quentinho.
De uma forma sútil o autor mostrou como todos as pessoas lidaram com o luto, sem deixar o livro pesado ou com a vibe ruim, ele conseguiu me fazer rir mesmo com um acontecimento desse tipo, mostrou que, apesar de tudo, todos seguiram com as suas vidas e que mesmo depois de anos os amigos e familiares próximos do falecido não esqueceram dele e sempre lembravam das coisas boas que envolviam o mesmo.
O ponto mais alto do mangá, na minha opinião, foi o desenvolvimento da Meiko, que é uma personagem muito forte que, novamente na minha opinião, tinha ficado um pouco de segundo plano no primeiro mangá.

Brenda 07/11/2023

O que restou ainda vale a pena.
O volume 1 é, sem dúvidas, mais impactante. Contudo, a história segue, assim como a vida. Depois de uma perda, é hora de se reerguer, se entender. Assim, a passos lentos, Meiko decide que um de seus objetivos de vida é manter vivo o legado do falecido. É nessa sinergia de dor e resignação que a música Solanin adquire nova cor. Meiko persiste, pois mesmo diante do luto, ela está cercada do apoio e companheirismo dos amigos.

Suzana.Lauro 30/09/2023

Se você está terminando a escola ou faculdade? só leia
O tanto que esse mangá me fez questionar meu momento atual de vida não tá escrito? me identifiquei demais com os questionamentos sobre a vida e esse abismo de possibilidades e peso das responsabilidades de estar entrando na vida adulta.

Sabrina758 03/09/2023

Ler esse mangá foi um acalanto para as minhas próprias crises dos 20 (e seguindo, rs). Acompanhar esse grupo de amigos tentando sobreviver às dores e delícias das descobertas, mudanças de plano, aflições e responsabilidades da vida adulta, ainda tentando processar tudo e lidar com as quedas dos seus ideais, fez com que eu lembrasse de que esse processo é uma experiência muito mais coletiva do que pensamos ser.

Esse volume trata de luto e mostra a experiência pessoal de cada personagem com a perda, e eu amei a forma como isso fez com que refletissem sobre suas próprias vidas. Quando a Meiko realizou sonhos do Taneda como uma forma de lembrar dele e dar vazão aos sentimentos conflitantes, ela não só foi testemunha de que ele existiu nesse mundo, como pôde se lembrar de como é estar viva.

O final ter sido aberto é algo que eu, particularmente, apreciei muito. No final das contas, é muito mais sobre viver o processo e saber que temos pessoas ao nosso lado com quem contar, independente do caminho que escolhamos traçar. Nós não conseguimos e nem podemos ter tudo da forma que queremos, e isso não precisa ser um processo unicamente sofrido.

"Pra mim, talvez a vida seja isso. Um eterno ir vivendo." ?

juan.donovan 15/08/2023

Amei a segunda parte, impressionante como o autor consegue aproximar tanto o leitor da obra, confesso que os diálogos me fizeram querer chorar algumas vezes.

h4gatha 10/08/2023

Uououo f0da demais, não esperava que a história tomasse esse rumo, mas foi tudo tão bem desenvolvido.

eu amo o taneda e amo a meiko, e tudo que esse mangá representa

beatriz2996 07/07/2023

Eu te amo inio asano
EU TE AMO SOLANINNNNNNNNNNNN TE AMOOOO INIO ASANOOOOOO.
MELHORR MANGA DO MUNDOOOOOOOOOOOOOO (é depressivo, sim, mas é perfeito)

belligna 02/07/2023

É uma história muito triste e bonita ao mesmo tempo. Assim é a vida, né?

"Você lembra, Meiko? Quando você foi lá na farmácia e me perguntou o que é a vida, e se eu estava satisfeito com a minha. Lógico que, se eu começasse a falar não teria fim. Mas hoje, por exemplo, eu tô super feliz. Pra mim talvez a vida seja isso. Um eterno ir vivendo"