O Evangelho segundo Jesus Cristo

O Evangelho segundo Jesus Cristo José Saramago

Resenhas - O Evangelho Segundo Jesus Cristo

alicefnevs 12/04/2023

A ousadia de Saramago se provando mais uma vez
Esse foi mais um dos livros que li do autor sem saber da história, mas ele só me prova que tudo o que ele escrever eu vou gostar de ler. Dessa vez não pelo conteúdo mas pela escrita que não deixa de ser sensacional e arrebatadora.

Jean 06/04/2023

Gênio
José Saramago é gênio demais! Não tem como descrever. Cada diálogo é uma pérola. Destaco principalmente o diálogo entre Jesus, Deus e o Diabo na barca. Toda e qualquer exaltação a obra de Saramago tem que passar por aquele diálogo que é simplesmente uma das coisas mais geniais que já li.
Pro leitor, o livro é denso, longo, algumas partes demoram a desenvolver. Sugiro ler com calma, degustar cada parte. Refletir sobre ela, se possível. Debater com alguém que tbm esteja lendo. Esse livro abriu portas de pensamento na minha cabeça sobre religião.
Se vc for mto cristão fervoroso vai ficar com raiva, a obra toca em pontos sensíveis da fé. Mas se vc está aberto a se questionar sobre isso, eu recomendo.

Will.Leite 06/04/2023

O que eu mais li nas resenhas desse livro foi "uma história de um Jesus humanizado". Ok, é bem isso mesmo. Mas eu esperava (e isso foi um erro de expectativa) algo ainda mais humanizado. Um Jesus comum. Nenhum milagre. Nada sobrenatural. Basicamente a história do Jesus carpinteiro.
Inclusive me empolguei muito com o primeiro terço do livro, que tem José (pai de Jesus) como protagonista. Achei que assim se seguiria por quase todo o livro.
Uma das clássicas frases de Jesus, quando crucificado, dita no final do livro, mas de uma maneira toda invertida, pra mim foi uma bela ilustração do que é o livro.

Carlos 03/04/2023

Perfeito
Saramago é um mestre da escrita e deixou isso muito claro nesse livro, que vale dizer é impossível ter uma visão morna.

Ou você adorou ou você odiou e nunca por causa do estilo e da escrita do autor, mas exclusivamente pelo conteúdo que saiu da ponta do seu lápis.

Um Jesus humana, que de todas as formas tenta se colocar em outro destino, um deus retirado das suas veste e posto nu a frente de todos e um diabo muito mais sensato que a própria divindade.

Isso ainda é um resumo mal feito do que você vai ver na obra, então faça o seguinte: Para de ler essa resenha e vai correndo ler o livro e me conta.

Voce odiou ou amou? O sangue está nas mãos de quem?

Vanderson.Gomes 01/04/2023

A responsabilidade do nobel.
Leitura excelente, instigante e de certa forma perturbadora porque quebra paradigmas e expõe alguns questionamentos que sempre tive em relação a algumas passagens da vida de Jesus. Saramago é ótimo!

Aline Medeiros 30/03/2023

Saramago reescreve a história de vida de Jesus Cristo por uma perspectiva bastante ousada!

Não foi uma leitura fácil apesar de ter fluído bem..

Arthur803 21/03/2023

Valeu muito a pena, com certeza foi ótima uma expansão de ideias.
Inicialmente, já aviso que não possuo religião, não quero que entendam minha resenha como desrespeito à crença de ninguém.

"O Evangelho segundo Jesus Cristo" certamente é um livro fora da curva, podemos pensar que já conhecemos a história de Jesus, os milagres, os apóstolos, etc. Mas pela visão de José Saramago, o rumo da história segue outra dinâmica, segue a humanização do "mito" (me perdoe o uso da palavra), os personagens sentem emoções, eles duvidam, as coisas dão errado, é como se tais condições nos aproximassem ainda mais do que poderia ter sido a realidade de Jesus.

É interessante observar também a esperteza do autor em criar a narrativa, não é simplesmente repetição do que já conhecemos, é feito com mudança em alguns pontos, determinados milagres que contam como x pra gente, aqui é contado y, mas mantendo o conceito. A esperteza também se estende no cinza de Deus e do Diabo, não o preto e branco simplório que vemos em muitos lugares, do Deus bonzinho e do Diabo ruim, brincando, os dois, de policia e ladrão. Muitos questionamentos sobre os planos de Deus são levantados, não de forma ruim, mas como qualquer humano naquele lugar faria, e por pessoas de fora também, que leem a Bíblia, por exemplo, e no seu íntimo se perguntam, "Por que Deus queria que fosse assim?" "Por que Deus decidiu fazer isto de tal maneira?".

Tendo a perspectiva de um Agnóstico, atualmente me vejo assim, encarei esta história muito bem, admirei a coragem do autor em tocar em um conto tão famoso e tão precioso para muitos, uma considerável parte dos conservadores pode encarar que determinadas passagens sejam um afronte aos costumes e uma deturpação da história do salvador, mas a questão não é essa, na realidade, acredito que aproximar Jesus da "humanidade" é um ótimo caminho de aproximar, também, a humanidade do catolicismo/religião/sagrado/etc.

Hono 20/03/2023

Clássico dos Clássicos: INRI
Essa é daquelas obras que te deixam alegres por ter adquirido pelo tempo e pelo esforço a habilidade da leitura, que nos fazem agradecer ao divino-natural a capacidade da vista e, por ainda mais caminhos, que nos alegra o fato de conhecer a Palavra (de José).

Aos católicos, aos judeus e aos evangélicos todos dessa terra deveria ser dado a oportunidade de ver Jesus de Nazaré, Jesus crucificado, como o Homem que foi. Recomendo a leitura.

(Quem diria que estaria lendo sobre Jesus em meio a quaresma, poucos dias antes do retorno do Filho do Homem; Ninguém teve tantos pecados em vida que mereça morrer duas vezes).

zeguilhermespp 16/03/2023

O Novíssimo Testamento
Saramago é mesmo um gênio.
Neste seu Evangelho, ele se propõe a recontar a história da vida de Jesus Cristo a partir da perspectiva do maior interessado: o próprio nazareno. Sem as veleidades religiosas (ele era um ateu fervoroso), o autor apresenta Jesus como um homem comum, ordinário, um pouco entediante até. Da conceição carnal (e maculadíssima) do messias até a Paixão, o narrador nos conduz através da vida do filho de um carpinteiro simples que calhou de descobrir uma dupla paternidade com o ser mais poderoso do universo.
O que brilha em O Evangelho Segundo Jesus Cristo, para além da escrita totalmente magistral do autor, é a quantidade de mudanças e inversões que são inseridas na trama clássica, à luz da história. Conhecedor que era dos horrores que a Igreja Católica promoveu ao longo de seus dois milênios de existência, Saramago introduz uma crítica voraz, implacável, aos dogmas católicos. Aqui, Deus é vaidoso, sanguinário e enganador, enquanto o Diabo aparece como uma figura de cuidado paterno; Maria, a figura maternal dos católicos, é negligente e apática, enquanto Maria Madalena, a prostituta pecaminosa, é acolhedora e benevolente. A melhor das mudanças feitas é reservada para as últimas páginas do livro, que selam um final arrebatador e que, afinal, condiz em muito com as próprias premissas da doutrina católica.

Mari 13/03/2023

O livro polêmico
Criei a curiosidade de ler esse livro pela forma que alguns descreviam como difamação das igrejas e a imagem de Cristo. Depois de lido, vi que é uma comoção exagerada de uma versão de Jesus não tão impossível assim. Junto à crítica irônica magistral de Saramago, onde até Deus pode ser questionado de seus comportamentos e atitudes. A ideia de bem e mal como única e existente dualidade refletem como esses ideais motivaram muitos conflitos. Não foi o livro mais genial de Saramago para mim, porém de toda forma é uma obra admirável da sua escrita.

Juliana 08/03/2023

Ácido
Levei muito tempo para ler , mais de um mês e como todo Saramago não é tão simples de absorver e devido ao tema menos ainda, mas achei simplesmente genial .

outroigu 02/03/2023

[...] nem eu posso dar-te todas as respostas
Sempre começo os livros do saramago me perguntando o porquê estou fazendo isso comigo mesmo e termino achando tudo que o cara escreve genial. complexo, instigante e questionador. plantou em mim um bocado de reflexões que vão me pertubar por um bom tempo. maria de magdala, obrigado por tudo.

deixo aqui uma das minhas frases favoritas dessa história: "ninguém na vida teve tantos pecados que mereça morrer duas vezes".

01/03/2023

Recomendo
Esse livro é incrível. Uma das melhores experiências de leitura que já tive. A forma como Saramago reconta a história e vai resignificando cada personagem é muito interessante.

Christiane 26/02/2023

Neste livro, Saramago apresenta uma reinterpretação da história de Jesus Cristo, contando-a de uma maneira que desafia as crenças religiosas convencionais.

A narrativa começa com a descrição do nascimento de Jesus em Belém, mas Saramago oferece uma visão muito diferente do que é tradicionalmente apresentado na Bíblia. Em vez de se concentrar na narrativa da infância de Jesus, Saramago avança rapidamente para a sua vida adulta, onde Jesus é confrontado com as expectativas e exigências da sua missão divina.

Saramago apresenta Jesus como um homem comum, que se debate com as suas próprias incertezas, medos e tentações, como qualquer ser humano. O livro explora as dúvidas e conflitos internos de Jesus enquanto ele lida com a sua identidade divina e a sua relação com Deus, bem como com as suas relações com os seus discípulos, a sua mãe e outras personagens bíblicas.

Ao longo do livro, Saramago questiona e desafia muitas das crenças cristãs tradicionais, como a ideia da trindade e o papel de Maria como virgem. Ele também apresenta uma visão muito crítica da Igreja Católica e do seu papel na história.

O encontro em um barco entre Jesus, Deus e o diabo tem um diálogo entre eles que é magistral.

Sabrina.Lolli 22/02/2023

Esta é uma obra de respeito, realmente para escrever sobre um assunto tão polemico que causa tantas guerras, mortes e dor, o escritor demonstrou toda sua coragem!!!
Eu simplesmente amei, foi a melhor narrativa da vida de Jesus e talvez a mais perto da realidade, se quis Deus se fazer homem e viver como um, esteve ele sujeito a todas nossas dores, incertezas, dramas familiares, amores, traições que uma vida terrena proporciona.
Saramago não fugiu do evangelho narrado por Marcos, Mateus ou Lucas, talvez só tenha acrescentado aquilo que no Concílio de Niceia tenha -se acreditado melhor deixar de fora, já que não seria fácil endeusar um ser tão normal como Jesus e ao contrário dos próprios conciliadores não se furtou de viver tudo aquilo que Deus nos presenteou na terra, sem que isso tenha o tornado menos merecedor ou um pecador.
A visão do escritor sobre a vida de Jesus nos deixa ainda mais apaixonados por esse ser tão divino e tão humano, uma visão simples sem interesse, sem doutrina, sem manipulação, somente aprendizado, erros e acertos.