A Viagem de Théo

A Viagem de Théo Catherine Clément

Resenhas - A Viagem de Théo

madu.taveira 15/12/2022

Ano que vem, em Jerusalém
Termino esse livro simplesmente encantada! Théo é um menino de 14 anos que, graças a um infortúnio, faz uma viagem ao mundo das religiões, passando inclusive pelo Brasil. Confesso que em alguns momentos foi fácil ?esquecer? algumas informações ? os exames necessários para a doença de Théo, sua idade, algumas relações de parentesco, nome dos personagens ? porque a verdadeira história se desenrola lindamente, numa facilidade impressionante de ser compreendida: o conhecimento das religiões, dos povos, dos costumes, os ideais sagrados, o próprio Deus. Fiquei fascinada do começo ao fim, e certamente o lerei de novo em algum momento ? agora é meu catecismo.

Pablo Paz 19/09/2021

Romance de formação
Uma obra de ficção com personagens cativantes que nos explica a função e o significado antropológico (não- ficção) das religiões na história da humanidade. Catherine Clément, antropóloga de formação, escreveu um belo livro recheado de muita cultura no gênero romance de formação. Se você gostou de 'O Mundo de Sofia', provavelmente gostará deste 'A Viagem de Theo'. Um daqueles livros que além de agradável e bem escrito, contribui para a formação de espíritos tolerantes, ainda mais nesses tempos de relativa intolerância por que passa o país do carnaval. Daqueles livros que todos devíamos ler ainda no ensino médio. Vale a leitura...

ToniBooks 29/03/2024

Seminal
A incrível história de Théo, um adolescente de quatorze anos, apaixonado por leitura, aborda principalmente histórias mitológicas e religiosas. Sua família descobre que o jovem tem uma grave doença, que a medicina ocidental nada podia fazer. Diante deste quadro, a tia de Théo, Marthe, resolve levá-lo a uma viagem espiritual, ao mundo das religiões, sem que o garoto soubesse que estava doente e próximo de sua morte. Começa uma emocionante saga ao redor do mundo, atrás de cura para a doença de Théo.

Estimulante, contagiante e informativo, o livro aborda com um olhar profundo o vasto mundo das religiões, desde as tradicionais doutrinas católica e judaica, passando por cerimoniais hinduístas aos cultos animistas da África negra.

Fernanda :) 23/04/2010

Jornada espiritual
Uma leitura super-gostosa para quem quer saber um pouco sobre as principais religiões, e outras não tão conhecidas. Enquanto Théo roda o mundo com a tia, vamos aprendendo sobre diversas crenças e filosofias de vida existentes ao redor do planeta. Bem interessante para os curiosos em espiritualidade, especificamente os que ainda não se encaixaram em religião alguma, e acreditam na cura espiritual. Percebe-se que a autora pesquisou sobre o assunto, e ainda criou uma história muito bonitinha para usar de base.

Babi 05/05/2021

Um livro fofo e com conhecimentos religiosos.
Esse livro é muito gostosinho de ler, ainda mais que tem a temática de viagem pelo mundo, porém conhecendo várias religiões.
Creio que para que, gosta desses dois temas, vale a pena se aventurar nas emoções e descobertas de Théo e tia Marthe (que é uma mulher fantástica tbm).
Ele é perfeito para um bom passatempo leve e cheio de aprendizado de forma simples e leve de algumas religiões pelo globo.

TCN 13/07/2020

Aprendizado para vida
Este livro é fantástico.

Não vou ocultar o fato de ser uma montanha russa. Tem horas que ele te prende muito e tem horas que você vai levando aos poucos. Isso sem falar nos caps enormes.
Entretanto, este livro é mágico. É incrível como a autora consegue passar conceitos tão delicados e complexos como as religiões de uma forma fácil e agradável. Há um respeito evidente por todas as religiões citadas e isso me é de muito apreço.

Não é um livro onde se tem um aprofundamento dos personagens, mas em contra partida os guias são cativantes, conseguem te passar uma experiência verossímil das religiões, e te fazem sentir a dor das despedidas junto com o Théo.
Além é claro de ensinar tanto sobre as principais religiões do mundo. Tenho que admitir que não sabia que existiam tantas ...

O final é lindo! Me emocionou demais.
Vou levar o que eu aprendi nesse livro para a vida.
Esse livro marcou.

Gustavo.Martins 11/01/2022

Com certeza uma leitura que indicarei para minha filha quando tiver a idade certa. Li a obra quando tinha meus 16 anos, e até hoje ela me vêm a lembrança como se eu tivesse saído junto de Theo e sua tia nessa viagem. Um romance sem julgamentos ou intenção doutrinária. Uma viajem fabulosa pelas nuances das religiões.

Raquel 17/01/2021

Extenso e denso
Théo é um adolescente francês de 14 anos filho de um francês e uma grega, que sempre demonstrou uma fragilidade além da média. O curioso é que mesmo tendo o nome de Théodore (que significa presente de Deus), Théo cresceu sem absolutamente nenhuma educação religiosa (seu pai era ateu convicto e detestava o catolicismo) e, tudo que sabia a respeito de religiões antigas e mitologia foi aprendido por conta própria ou inserido na sua cabeça por meio de sua vó materna grega, Théano.

A mãe desconfiava de que ele tinha algo errado, mas não sabia o que era. Até o dia que ele desmaia e os exames médicos confirmam: está gravemente doente. Em nenhum momento a autora explicitamente fala qual doença ele tem mas, analisando os sintomas e sinais, fica claro que ele tem leucemia. O caso é grave e aparentemente os médicos o deram pouco tempo de vida.

Entre o desespero da mãe e a austeridade do pai, surge Tia Marthe (irmã do pai), uma milionária viúva excêntrica extremamente viajada, que resolve levar o sobrinho para aproveitar o pouco tempo que o resta de vida viajando ao redor do mundo para aprofundar seus conhecimentos em religião e, quem sabe, desenvolver um pouco de fé.

Théo deixa sua namorada africana Fatou em Paris e sai com Tia Marthe rumo a uma viagem incrível por uma infinidade de países. Em cada local que visita, Théo conhece uma religião e se aprofunda naquelas já conhecidas. Também aproveita a viagem para fazer toda sorte de tratamentos medicinais alternativos, porém sempre realizando as paradas estratégicas em hospitais para fazer os exames e verificar o estado de sua saúde, conforme exigido por sua mãe. Dentre um dos países conhecidos, temos o Brasil. É retratado até bem, mas com uma ponta de preconceito por parte da tia francesa. Contudo, um brasileiro acaba por ganhar até um papel importante na trama.

Este livro é bastante extenso e exige uma certa força de vontade para lê-lo! São 614 páginas de um trabalho realmente muito bem feito e muito bem traduzido e que deve ter demandado à autora uns bons anos de estudo profundo em religiões.

O livro é tão rico de informações e detalhes que pode se tornar pesado e dificultoso de ler. Comecei a ler no final de 2012. Quando cheguei à Índia e seus 300 milhões de deuses, fui perdendo o interesse aos poucos e quando vi não tocava mais no livro havia 6 meses. Simplesmente empaquei. No final de 2013 resolvi dar mais uma chance ao livro e recomeçar do zero, desde o princípio, porém com outro objetivo na cabeça. Agora o objetivo seria não o de tentar absorver todas as informações que nos são oferecidas (É IMPOSSÍVEL), mas sim de aumentar um pouco a minha cultura geral. Desta vez a leitura fluiu de forma bem mais rápida, porém ainda me tomou 3 meses inteiros.

Se recomendo? Bom, se você se interessa por religiões como um estudioso e tem uma paciência um pouco mais exercitada para ler um livro tão extenso, sim! Porém, se você quer apenas um livro para uma leitura descompromissada e distrativa, sugiro procurar outro título...
Alê | @alexandrejjr 17/02/2022minha estante
De longe o melhor texto por aqui sobre a experiência de ler esse livro. Obrigado, Raquel!

Raquel 19/02/2022minha estante

@viajantedaleitura1 27/12/2010

Não é que não gostei
Religião é um assunto sério!
Théo, pra início da conversa não teve um alicerce em religião nenhuma e então doente, a família,a tia , na verdade resolveu se preocupar com isso, bem nunca é tarde...
O livro é bem específico em cada assunto abordado sem sair do tema.
Resumindo...Prefiro a doce e fantástica ficção!!

Luis Netto 21/11/2010

A Viagem de Théo
Em ”A Viagem de Théo”, obra de Catherine Clément, livro este conhecido com o romance das religiões, é um retrato em que Catherine demonstra sua grande capacidade de reunir todas as religiões existentes no mundo em uma trama fantástica, protagonizada por Théo Fournay, um garoto de personalidade forte, que não se deixa levar pela cabeça dos outros, sempre impondo suas opiniões e gostos. Théo sempre gostou de tecnologia, livros e principalmente sempre admirou todas as religiões.
Vocês devem estar perguntando ‘mas por que Théo gosta tanto de religiões? A resposta é que Théo apesar de não ter uma religião definida, procura conhecer como cada uma delas retrata Deus e como isto pode influenciar na vida de um cidadão.
Mas Théo sabia que para adquirir todo o conhecimento que queria teria de sair de sua terra natal, Paris, onde morava com os pais e com sua irmã; ele tinha também uma namorada cujo nome era Fatou, uma senegalesa que viveu toda sua vida na Cidade das Luzes. Théo então abandonou tudo e seguiu atrás de sua sabedoria. Pois, segundo o pensador Voltaire, ‘o amante do conhecimento, é quem está mais próximo do saber’.
Só tinha um problema: Théo não estava muito bem de saúde, por isso contou com a ajuda de sua tia Marthe, mulher extraordinária, que leva Théo para conhecer o mundo que existia nos livros, as religiões, paisagens, os museus, etc.
Théo visita Nova York, Salvador, Roma, Jerusalém, Cairo, Tóquio, entre outros, e viu que todas as religiões como: catolicismo, judaísmo, budismo, islamismo, protestantismo, e outras tem sua crença, e que cada uma tem seu jeito de ver Deus. Com isso Théo se torna um rapaz muitíssimo religioso, mas sem nunca escolher uma religião, pois conhece a essência e a vitalidade de cada uma delas.
Um livro emocionante do começo ao fim, capaz de mudar nossos conceitos sobre religiões.
Recomendo a todos.

peby 18/03/2021

Quando se rompem as barreiras
Eu gostei muito do livro,pois nos mostra a peculiaridade de cada um religião, muito interessante, eu recomendo.

maria 27/07/2023

Infelizmente, não funcionou para mim. A proposta de apresentar as religiões do mundo é boa, mas achei os diálogos muito forçados e superficiais. Acho que a grande diferença entre A Viagem de Théo e O Mundo de Sofia (livro com o qual constantemente é comparado) é que, apesar do objetivo do segundo repassar a história da filosofia, Jostein Gaarder o faz de maneira magistral, realmente há uma correlação entre a filosofia e a história, não parece algo forçado, ao contrário do que acontece em A Viagem de Théo, na minha opinião.

Guilherme.Henrique 11/04/2020

Um panorama sobre as religiões do mundo.
Uma tia cosmopolita leva seu sobrinho, que possui uma doença terminal, para uma grande viagem ao redor do mundo, conhecendo amigos que trarão um panorama de diferentes religiões do mundo. O livro é uma aula sobre as religiões, tem uma escrita leve, intercalada por personagens interessantes, cada um deles trazendo sua cultura e crença. Gostei especialmente da passagem por Jerusalém, Índia e Japão. Vale contar que o livro passa pelo Brasil e reforça a singularidade da nossa miscigenação e sincretismo. Vale a leitura sim, recomendo!

Dani 06/10/2014

Observação sobre Théo: que menino insolente!!!

Marco 22/12/2021

Uma viagem
Uma viagem por todas as religiões do planeta que evidência o que todas as religiões tem em comum.