A Viagem de Théo

A Viagem de Théo Catherine Clément

Resenhas - A Viagem de Théo

Mônica Firmida 13/07/2009

A estória é interessante e talvez algum dia eu tente terminar de ler. Mas parei algumas vezes e, de repente, parecia que a estória não se desenvolvia... Acabou ficando cansativo.

Greice 21/01/2009

O meu livro preferido!!!! Para quem cresceu sem nenhuma formação religiosa é bem bacana.Fala de assuntos complexos, como religião e morte com uma enorme simplicidade .Recomendo!

Moitta 25/08/2009

Volta ao mundo das religiões
A forma mais agradável e consisa de se conhecer um pouco de cada religião do mundo, por meio de um belo e cativante romance, ondo o Théo (personagem pricipal) esta terrivelmente doente e sua tia rica resolve levá-lo numa "volta ao mundo das religiões". Em cada novo país que eles chegam são recepcionados por algum amigo ou contato da tia que se encarrega de explicar a historia da religião do lugar, naturalmente com um pouco da cultura e/ou geografia também. Para poder ir à próxima cidade, Théo, que adora enigmas, deve decifrar as charadas de sua tia, feitas com o intuito de tornar a viagem mais animada e ensinar curiosidades ao sobrinho. O livro é muito rico no seu apanhado geral das culturas e grandes religiões do mundo, há encontro com padres, rabinos, sacerdotes, pais de santo e muito mais. Apesar de ser as vezes achado na categoria "infantil", tem mais de 300 páginas e informações que a maioria dos adultos desconhece.

Denise 21/10/2009

Simples e direto
Sem referências, a atora consegue resumir a história das religiões sem fazer maiores alusões à uma em especial. Didático.

Everton.Ribeiro 23/06/2015

No estilo de "O mundo de Sofia", de maneira leve, atraente e romanceada, "A viagem de Theo" leva o leitor a conhecer a realidade das mais diversas religiões existentes no mundo sem que isso venha a soar de como um assunto chato.

Lays Rodrigues 02/10/2015

Uma viagem pelo mundo
Aprendi muito com esse livro. Não acho que deva ser comparado a história do Mundo de Sofia. Cada obra é diferente, e este também é especial.

Diego.Braga 29/08/2016

A viagem de theo
Um livro bom, foi o primeiro livro grande que li e me despertou uma curiosidade para saber mais de outras culturas

Leticia.Zloccowick 30/08/2018

Exige atenção e paciência, mas vale a pena !
Tenho sentimentos confusos em relação a esse livro. O tema é interessante : uma viagem pelo mundo das religiões. A história e os personagens também : um adolescente com uma doença misteriosa é convidado por sua tia a dar a volta ao mundo conhecendo um pouco da história das principais religiões do mundo, na esperança de encontrar na fé de uma delas (ou porque não todas) a cura para o mal desconhecido. Porém a leitura em muitos momentos se torna cansativa , com detalhes sobre os diversos ritos e todos os deuses que se misturam um pouco. Confesso que levei muito tempo para ler o livro, quase o abandonando algumas vezes. Mas a curiosidade para saber o destino de Theo me fez terminar , e não me decepcionei!!

Mariana 17/03/2019

uma só árvore, diversos jardineiros
Meus amigos, que livro bonito! O enredo do romance em si (a doença de Théo, sua relação com a tia e com a família) é secundária frente ao tantão de informação que o livro traz sobre as inúmeras religiões do mundo.

A abordagem não é super profunda, mas dá uma boa pincelada sobre qual é o fundamento de cada religião: judaísmo, islamismo, cristianismo (os vários catolicismos e protestantismos), hinduísmo, budismo, xintoísmo, taoísmo, confucionismo, candomblé... eu desmistifiquei muito meu preconceito sobre várias religiões e pude entender melhor sobre o que elas de fato se tratam.

"Jesus falava sobretudo de amor, Maomé de justiça e a Gita da irradiação da divindade. A guerra santa do Corão era, antes de mais nada, guerra contra si mesmo, para lutar contra as injustiças de que a pessoa se tornava culpada; as aparentes ameaças de Jesus Cristo incitavam os cristãos à coragem e a Gita esclarecia os hindus sobre a luminosa verdade da Ordem do mundo."

No fundo, no fundo, pode-se prescindir de religiões mas não da ideia de deus: ideia de amor, de coletividade, de paz de espírito.

Quando Théo chega ao Brasil, é curioso ver o olhar da escritora francesa sobre o nosso país. Os estados da Bahia, Rio de Janeiro e Pará são os destinos visitados no tour de religiões para tentar descrever a complexidade da nossa identidade nacional.

"O Brasil era o mais vasto cadinho das religiões do mundo, o lugar em que elas tinham se misturado sem remorsos, o país do sincretismo absoluto, o país da loucura divina."

O livro é bastante denso porque contém muuuuita informação, mas pra quem se interessa por religiões, super recomendo!

@mariresenhando 21/06/2019

Interessante, mas...
O livro demorou a me prender, apesar da temática ser bem interessante, ele se tornou cansativo por narrar exaustivamente cada religião. Apesar disso, tiveram partes bem interessantes do livro, e o final realmente vale a pena.
Carol 27/05/2022minha estante
Estou chegando na metade do livro e já pensei em abandonar a leitura várias vezes...

@mariresenhando 27/05/2022minha estante
Eu li até o fim, mas tiveram momentos cansativos ? Depois me conta se continuou e o que achou

Carol 28/05/2022minha estante
Pode deixar ???

Carol 14/06/2022minha estante
Abandonei esse livro. Vou tentar ler em outro momento, não consigo me apegar aos personagens, nem a escrita.?

@mariresenhando 08/07/2022minha estante
??????????

JAKSON 31/07/2013

otimo pra alta estima
ótima leitura..

Ju 19/07/2012

Não terminei !
Peguei na biblioteca municipal há anos atrás... É cansativo, mas na época, me fez despertar com relação a milhares de religiões do mundo, abriu minha cabeça na verdade quanto a isso. Maas, não terminei de ler, tive que entregar, mais tarde fui até a biblioteca novamente e me disseram que um usuário emprestou e nunca mais devolveu... Resta comprar pela internet.. :/

MSaverna 19/06/2020

Excelente!
Amei este livro! Li a muito tempo!!! É um titulo que eu leria novamente fácil!!!

Bruno Pinto 15/02/2013

Livro perfeito. A autora soube mesclar o romance e as explanações sobre as diversas práticas religiosas ao redor do mundo de forma suave, insinuando várias reflexões possíveis, sob diversos pontos de vista - o que é essencial quando se trata deste tema. Impossível não se sentir dentro da própria viagem.
A leitura é fácil, sendo acessível até para crianças, e ao mesmo tempo muito profunda, sendo essencial para adultos.
Interessante também notar, quase no final da história, quando os personagens vêm ao Brasil, a imagem que eles tem do nosso país.