A Viagem de Théo

A Viagem de Théo Catherine Clément

Resenhas - A Viagem de Théo

Leticia.Zloccowick 30/08/2018

Exige atenção e paciência, mas vale a pena !
Tenho sentimentos confusos em relação a esse livro. O tema é interessante : uma viagem pelo mundo das religiões. A história e os personagens também : um adolescente com uma doença misteriosa é convidado por sua tia a dar a volta ao mundo conhecendo um pouco da história das principais religiões do mundo, na esperança de encontrar na fé de uma delas (ou porque não todas) a cura para o mal desconhecido. Porém a leitura em muitos momentos se torna cansativa , com detalhes sobre os diversos ritos e todos os deuses que se misturam um pouco. Confesso que levei muito tempo para ler o livro, quase o abandonando algumas vezes. Mas a curiosidade para saber o destino de Theo me fez terminar , e não me decepcionei!!

Mariana 17/03/2019

uma só árvore, diversos jardineiros
Meus amigos, que livro bonito! O enredo do romance em si (a doença de Théo, sua relação com a tia e com a família) é secundária frente ao tantão de informação que o livro traz sobre as inúmeras religiões do mundo.

A abordagem não é super profunda, mas dá uma boa pincelada sobre qual é o fundamento de cada religião: judaísmo, islamismo, cristianismo (os vários catolicismos e protestantismos), hinduísmo, budismo, xintoísmo, taoísmo, confucionismo, candomblé... eu desmistifiquei muito meu preconceito sobre várias religiões e pude entender melhor sobre o que elas de fato se tratam.

"Jesus falava sobretudo de amor, Maomé de justiça e a Gita da irradiação da divindade. A guerra santa do Corão era, antes de mais nada, guerra contra si mesmo, para lutar contra as injustiças de que a pessoa se tornava culpada; as aparentes ameaças de Jesus Cristo incitavam os cristãos à coragem e a Gita esclarecia os hindus sobre a luminosa verdade da Ordem do mundo."

No fundo, no fundo, pode-se prescindir de religiões mas não da ideia de deus: ideia de amor, de coletividade, de paz de espírito.

Quando Théo chega ao Brasil, é curioso ver o olhar da escritora francesa sobre o nosso país. Os estados da Bahia, Rio de Janeiro e Pará são os destinos visitados no tour de religiões para tentar descrever a complexidade da nossa identidade nacional.

"O Brasil era o mais vasto cadinho das religiões do mundo, o lugar em que elas tinham se misturado sem remorsos, o país do sincretismo absoluto, o país da loucura divina."

O livro é bastante denso porque contém muuuuita informação, mas pra quem se interessa por religiões, super recomendo!

@mariresenhando 21/06/2019

Interessante, mas...
O livro demorou a me prender, apesar da temática ser bem interessante, ele se tornou cansativo por narrar exaustivamente cada religião. Apesar disso, tiveram partes bem interessantes do livro, e o final realmente vale a pena.
Carol 27/05/2022minha estante
Estou chegando na metade do livro e já pensei em abandonar a leitura várias vezes...

@mariresenhando 27/05/2022minha estante
Eu li até o fim, mas tiveram momentos cansativos ? Depois me conta se continuou e o que achou

Carol 28/05/2022minha estante
Pode deixar ???

Carol 14/06/2022minha estante
Abandonei esse livro. Vou tentar ler em outro momento, não consigo me apegar aos personagens, nem a escrita.?

@mariresenhando 08/07/2022minha estante
??????????

MSaverna 19/06/2020

Excelente!
Amei este livro! Li a muito tempo!!! É um titulo que eu leria novamente fácil!!!

augustomw 04/03/2015

Introdução da amplitude de conhecimento equivalente ao Mundo de Sofia
Supondo que fossemos ignorantes na história e grandes nomes e escolas da filosofia. Recomendariamos o Livro O Mundo de Sofia como uma forma mui prazerosa e afável de iniciar a jornada por tal vertente do conhecimento. E religião? A busca espiritual e metafísica da natureza humana? Da mesma forma, o livro A Viagem de Theo nos trás a oportunidade de conhecer sobre religiões de todo o mundo. Apesar da complexidade do assunto, trata-se de uma obra romanceada, leve e extremamente agradável para ler. Recomendo.

Juliana 28/02/2021

Uma grande viagem cultural
Amo viajar, amo conhecer novas culturas. Amo aprender! O que melhor do que fazer isso através da literatura (ainda mais nesta pandemia?) Aqui viajei o mundo todo para aprender mais sobre um tema que sempre me interessou: as religiões. O livro explica, sem viés de qualquer tipo e numa linguagem simples e lúdica, o surgimento das 3 principais religiões monoteístas, além de apresentar os fundamentos do catolicismo, budismo, protestantismo e outros. Théo, um adolescente de 14 anos, é o protagonista, que vive diversas situações ligadas às práticas religiosas em muitos países. Sensacional!

Christiane 24/07/2021

Théo sofre de uma doença grave e sua tia Marthe se propõe a levá-lo em uma viagem que pode se transformar em sua cura. Esta viagem será pelos locais sagrados de todas as religiões e seus rituais, além de Théo ter que descobrir sempre qual será a nova etapa da viagem através de pistas, como num jogo.

Marthe e Théo viajarão pelo mundo passando pelos locais sagrados do catolicismo, hinduísmo, judaísmo, protestantismo, budismo, islamismo entre outras. Ele sempre gostou muito de livros e lia muito sobre religião, se perguntava como os homens criaram deuses e como estes podem influenciar na história dos homens. Então, é a oportunidade de ir aos locais que ele só conhecia pelos livros e vivenciar o sagrado.

Um romance sobre as religiões, sua história, fundamentos, crenças, rituais.

Mandy 01/07/2023

Amei. Simplesmente leiam!!!
O livro é muito bom, de verdade.
Para aqueles que leram O mundo de Sofia, e gostaram... leiam A viajem de Theo

Tereza121 05/01/2024

Um dos livros mais lindos de todos/ viagem volta ao mundo
Um menino doente e uma tia bem aventurada são a companhia que você precisa para viajar pelo mundo nas histórias apresentadas. Difícil não dar spoilers, o livro é lindo! Pode ser para adolescentes, adultos, idosos e qualquer pessoa pronta para embarcar em uma jornada de autoconhecimento e sensibilidade.

Max 15/04/2024

Esperava mais
O enredo não é tão cativante e os personagens também seguem a mesma linha. O aspecto histórico quanto às origens e características das religiões, ponto que foi determinante para o meu interesse inicial, fica muito na superfície, infelizmente.