A Viagem de Théo

A Viagem de Théo Catherine Clément




Resenhas - A Viagem de Théo


101 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Marcelo 07/09/2011

Inesquecível
Ainda hoje, mais de 15 anos depois de ter lido esta obra de Catherine, considero uma das melhores que já li, sobretudo pela grau, em certo sentido, de imparcialidade com que ela aborda o tema da religião, passando pelas mais variadas culturas e o impacto da fé, moldando a sociedade em seu pensamento cotidiano. A estilo inusitado com que agrega experiências comuns e infantis, na viagem sugestiva de Theo, é simplesmente maravilhoso.
comentários(0)comente



CGarrido 04/10/2011

Este é um dos livros mais bonitos que já li na vida! Foi impressionante como ele tocou a mim e a minha irmã. Achei a narrativa fluida e a estória uma aventura!
comentários(0)comente



simone267 27/08/2016

Uma das melhores recomendações de todos os tempos
Quando me recomendaram A Viagem de Théo como se fosse a O Mundo de Sophia das religiões, achei promissor mas não tinha ideia do quando gostaria deste livro.
Théo é um garoto comum, que adora jogos, tem família e amigos amorosos, mas sofre de uma doença que ninguém sabe explicar. A partir daí ele e sa tia resolvem fazer uma volta ao mundo das religiões, conhecendo os fundamentos de cada uma das principais religiões do mundo, por um ponto de vista limpo e simples. Agrega um conhecimento que todos deveriam ter, de uma forma suave e cativante.
Carla Maria 27/08/2016minha estante
Opa! Coloquei na fila de leitura... ;)




Kizzy 23/10/2012

Lindo e poético romance sobre as religiões do mundo, a viagem de Theo faz parecer viva a experiência de cada uma das pequenas ou grandes religiões que são praticadas pelo mundo.
Apesar de bem extenso e denso no que diz respeito às explicações teológicas, ao ponto de as vezes torna-se cansativo, o livro traz uma abordagem generalista e aparentemente sem viés de escolha e o romance, mesmo que esteja em segundo plano ajuda a deixar mais acessível um assunto tão denso quanto Teologia.
A definição da árvore da vida do Theo no fim do livro, para mim, é dos conceitos mais democráticos e poéticos que já vi sobre a Teologia. O mundo seria essencialmente melhor se todos entendessemos que Deus é Deus não importa o nome que se dê a ele ou a forma como você o adora.
Apesar de não ser tão cativante quanto o mundo de sofia, é uma belíssima e instrutiva leitura. Ótimo livro.
comentários(0)comente



@flay_gaby 17/12/2012

Um dos livros mais gostosos que já li, com uma história que te prende do início ao fim, o protagonista Théo é levado pela sua tia Marthe para um fascinante passeio pelo mundo das religiões. A proposta é fazer com o que o garoto, já desenganado pelos médicos por possuir uma doença desconhecida, possa conhecer as religiões existentes passando pelos locais onde elas nasceram ou mais se sobressaem, e possa buscar a cura do corpo e da alma. O que mais nos fascina é a forma com o que são mostradas as religiões, seus costumes, histórias, descrições de países, nos proporcionando uma verdadeira aula de cultura, antropologia, história, geografia, religião, e principalmente nos abrindo a mente para nos livrar de alguma possível alienação. Mostrando os erros e maiores benefícios que as religiões nos trazem, a autora não diz que uma é melhor que a outra, mais sim que o que importa é o amor que nos impulsiona a viver e viver de forma harmoniosa com os nossos.
comentários(0)comente



Eduardo 03/01/2013

Um livro leve que relata a busca da cura de um garoto com grave doença, cuja tia proporciona uma volta ao mundo em sua companhia, onde Théo vai se deparar com uma série de rituais religiosos, os mais diversos e incomuns possíveis, que para ele não passa de novos conhecimentos, mas para a tia uma possível cura. Muito interessante!
comentários(0)comente



Alzira 30/08/2022

Encantada! ????
Esse livro foi uma indicação de uma professora da minha filha. Comprei pra ela e me interessei. Théo é um adolescente que está muito doente. Sua tia rica, Marthe, o leva para uma viagem bem longa, que dura 9 meses e o faz conhecer as religiões e suas histórias. Também conhece pelo caminho "jardineiros" que o ajudam a entender tais religiões. Com ele viajamos também, de país a país, de religião a religião. Gostei de conhecer no Brasil, o maior país cristão do mundo, detalhes que ignorava sobre o Candomblé. Eu sou da maioria brasileira cristã, mas sou da minoria espírita, que também é vista com preconceito pelos que a desconhecem, bem como são vistas as religiões de matriz africana em meu país. Por isso achei importante a escolha dessa religião para representar nosso país no livro. Amei o fim, quanta sabedoria nas lições aprendidas por Théo. Ele realmente cresceu, amadureceu e evoluiu. Ah, o espiritismo foi esquecido no livro. Acho que muitos só o tratam por doutrina filosófica, embora ele seja filosofia, ciência e religião. Mas isso não muda minha opinião sobre o livro: ele é maravilhoso. Se Théo se cura? Ah, não vou dar spoiler, mas vou deixar a oração que tia Marthe entrega a Théo e Fatou, sua namorada e "Pítia" no fim do livro:
"Ide tranqüilamente entre o tumulto e a pressa e lembrai-vos da paz que pode existir no silêncio. Sem alienação, vivei tanto quanto possível em bons termos com todas as pessoas. Dizei calma e claramente vossa verdade, e ouvi os outros, mesmo o pobre de espírito e o ignorante; eles também têm sua história. Evitai os indivíduos barulhentos e agressivos, eles são um insulto para o espírito. Não vos compareis com ninguém: correríeis o risco de vos tornar vaidosos. Sempre há alguém maior e menor que vós? Desfrutai vossos projetos assim como vossas realizações, sede sempre interessados em vossa carreira, por mais modesta que seja: é uma verdadeira posse nas prosperidades mutáveis do tempo. Sede prudentes em vossos negócios, porque o mundo está cheio de malícias. Mas não sejais cegos no que concerne à virtude que existe: vários indivíduos buscam os grandes ideais e em toda parte a vida é repleta de heroísmo. Sede vós mesmos. Sobretudo não simuleis a amizade! Tampouco sede cínicos no amor, porque em face de qualquer esterilidade e de qualquer desencanto ele é tão eterno quanto a relva? Aceitai com bondade o conselho dos anos renunciando com graça a vossa juventude. Fortalecei a prudência de espírito para vos proteger em caso de infortúnio repentino. Mas não vos aborreçais com quimeras! Numerosos temores nascem da fadiga e da solidão? Para lá de uma disciplina sadia, sede ternos convosco mesmos. Sois filhos do universo, tanto quanto as árvores e as estrelas: Tendes o direito de estar aqui? E, percebais ou não, o universo se desenrola sem dúvida como deveria. Estai em paz com Deus, qualquer que seja vossa concepção dele e, quaisquer que sejam vossas obras e vossos sonhos, guardai no desconcerto ruidoso da vida a paz em vossa alma. Com todas as suas perfídias, as suas tarefas fastidiosas e os seus sonhos desfeitos, o mundo é belo! Prestai atenção? Tratai de ser felizes."

Desiderata ? Uma oração para todas as religiões
comentários(0)comente



José Ros 14/03/2014

A Viagem de Théo, livro de Catherine Clément, é uma verdadeira aula de religiosidade pelo mundo, além de uma aventura linda e magnifica. Quem quiser ensinar religião, é um ótimo livro para ser usado em sala de aula com as crianças, e até mesmo um ótimo presente tanto para adolescentes como para adultos, pois é um livro que se encaixa em todas as idades...
comentários(0)comente



Fimbrethil Call 07/09/2014

Interessante e bem didático
Bom livro, bastante didático, dando uma aula sobre todas as religiões do mundo de um jeito que não fica pesado.
comentários(0)comente



Hildeberto 02/02/2024

Viagem pelas religiões
"A viagem de Théo", de Catherine Clément, conta a viagem que Théo faz pelo mundo para encontrar a cura de sua doença terminal, acompanhado de sua tia Marthe. Nessa viagem, os dois visitam vários países e aprendem um pouco sobre suas religiões.

Trata-se de um livro para apresentar ao público as diferentes religiões do mundo, o que consegue fazer. Mas, diferentemente do "Mundo de Sofia", que tem a mesma proposta para ideias filosóficas, o enredo de "A viagem de Théo" é mais sem graça, monótono.

Seja como for, é uma boa leitura para conhecer um pouco das diferentes religiões do mundo.
comentários(0)comente



Demetrio.Avigo 26/04/2016

Viagem pelo mundo com esse livro
Trata-se de um livro difícil de ser digerido, portanto deve ser lido com calma. Não por isso deixa de ser delicioso. Viajar pelo mundo e conhecer um pouquinho de algumas religiões é uma experiencia enriquecedora. Durante a leitura eu anotava termos, personagens e lugares que mais tarde consultava na internet para ter uma imersão ainda maior na história.
comentários(0)comente



@mariresenhando 21/06/2019

Interessante, mas...
O livro demorou a me prender, apesar da temática ser bem interessante, ele se tornou cansativo por narrar exaustivamente cada religião. Apesar disso, tiveram partes bem interessantes do livro, e o final realmente vale a pena.
Carol 27/05/2022minha estante
Estou chegando na metade do livro e já pensei em abandonar a leitura várias vezes...


@mariresenhando 27/05/2022minha estante
Eu li até o fim, mas tiveram momentos cansativos ? Depois me conta se continuou e o que achou


Carol 28/05/2022minha estante
Pode deixar ???


Carol 14/06/2022minha estante
Abandonei esse livro. Vou tentar ler em outro momento, não consigo me apegar aos personagens, nem a escrita.?


@mariresenhando 08/07/2022minha estante
??????????




Mariana 17/03/2019

uma só árvore, diversos jardineiros
Meus amigos, que livro bonito! O enredo do romance em si (a doença de Théo, sua relação com a tia e com a família) é secundária frente ao tantão de informação que o livro traz sobre as inúmeras religiões do mundo.

A abordagem não é super profunda, mas dá uma boa pincelada sobre qual é o fundamento de cada religião: judaísmo, islamismo, cristianismo (os vários catolicismos e protestantismos), hinduísmo, budismo, xintoísmo, taoísmo, confucionismo, candomblé... eu desmistifiquei muito meu preconceito sobre várias religiões e pude entender melhor sobre o que elas de fato se tratam.

"Jesus falava sobretudo de amor, Maomé de justiça e a Gita da irradiação da divindade. A guerra santa do Corão era, antes de mais nada, guerra contra si mesmo, para lutar contra as injustiças de que a pessoa se tornava culpada; as aparentes ameaças de Jesus Cristo incitavam os cristãos à coragem e a Gita esclarecia os hindus sobre a luminosa verdade da Ordem do mundo."

No fundo, no fundo, pode-se prescindir de religiões mas não da ideia de deus: ideia de amor, de coletividade, de paz de espírito.

Quando Théo chega ao Brasil, é curioso ver o olhar da escritora francesa sobre o nosso país. Os estados da Bahia, Rio de Janeiro e Pará são os destinos visitados no tour de religiões para tentar descrever a complexidade da nossa identidade nacional.

"O Brasil era o mais vasto cadinho das religiões do mundo, o lugar em que elas tinham se misturado sem remorsos, o país do sincretismo absoluto, o país da loucura divina."

O livro é bastante denso porque contém muuuuita informação, mas pra quem se interessa por religiões, super recomendo!
comentários(0)comente



Denise 21/10/2009

Simples e direto
Sem referências, a atora consegue resumir a história das religiões sem fazer maiores alusões à uma em especial. Didático.
comentários(0)comente



Marcelo 21/04/2009

Pelo mundo das religiões
Um livro interessante para quem quer conhecer de uma forma bem superficial as características das mais conhecidas religiões do ocidente e do oriente.
comentários(0)comente



101 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR