Extras

Scott Westerfeld

Resenhas - Extras

Gabrielle.Ribeiro 30/08/2021

Melhor que o terceiro
O começo é bem arrastado, achei um pouco demorado, e mais ainda p entrar na história. Mas, quando entrei, eu realmente me apeguei a Aya, e cá entre nós, ela é melhor que a Tally, que eu certas vezes me irritei bastante

Danny 18/07/2021

A série de feios continua sendo uma trilogia, esse livro é apenas um extra, após o encerramento do terceiro, e não interfere no desfecho final.
Nesse livro temos Aya, que mora em outra cidade que não a de Tally. Aya tem 15 anos é feia e uma extra. Após a libertação, as pessoas não são mais avoadas e a sociedade tentando se recriar, criou um sistema de méritos. Quanto mais boas ações você faz, mais méritos você consegue. Além disso, cada pessoa tem um canal, onde elas postam tudo que querem e podem se tornar famosas, e tem um rank de popularidade, quem não é famoso, um completo desconhecido é chamado de extra. Aya quer ser famosa, então ela decide encontrar um grupo de garotas chamado ardilosas e filmá-las em segredos e postar no seu canal e se tornar famosa. As ardilosas é um grupo secreto de garotas que gostam de surfar em trens de alta velocidade, então entra pro grupo e segue nessa aventura radical com elas e acaba descobrindo um furo de notícias, alguém está planejando destruir a cidade. Ela então posta a notícia e fica muito famosa, mas o que ela não esperava era que a pessoa mais famosa do mundo Tally iria procurá-la. E agora aya precisa ajudá-la tally a salvar o mundo e publicar a matéria.

Esse livro foi mais interessante que o terceiro, teve bem mais ação e eu fiquei super ansiosa para descobrir a verdade. Aya é uma personagem mais agradável que Tally, a leitura do livro é super fácil e fluida.

A premissa do livro é maravilhosa, principalmente se você comparar com a realidade atual das redes sociais, todo mundo postando, querendo views e likes e ser popular. Uma sociedade doente, superficial e alheia aos problemas reais da vida.
Não é uma das melhores distopias, mas as críticas que os livros trazem são maravilhosas e nos fazem pensar bastante.

aly 30/05/2021

Último livro da série Feios
Achei o pior livro dentre os 4, bem chatinho de ler, personagens que não geraram uma conexão, muitaaa repetição de palavras.

Bem chatinho e irritante, somente terminei de ler para concluir a série mesmo. Existem séries distópicas muitoooo melhores do que essa.

Victoria 01/05/2021

Depois do vexame que foi "Especiais" Scott Westerfeld voltou com tudo nessa nova distopia.
Se passando no mesmo universo da série Feios, somos apresentados a uma sociedade que está tentando a adaptar as mudanças pós-libertação, com um novo tipo de economia baseada na popularidade.
Essa premissa se encaixa muito bem no mundo atual, onde principalmente durante a quarentena a popularidade em redes sociais é tida como muito importante.
Os personagens são carismáticos, porém o desenvolvimento deles é raso, não trazendo aquela simpatia.
História bem desenvolvida, com um plotwist bacana.
01/05/2021minha estante
Eu comprei a saga, mas 0 coragem de começar pela sua nota deve ser muito boa

Mah Mac Dowell 29/04/2021

Literalmente um ?extra?
Apesar de ainda aproveitar o universo criado, esse último livro da saga é uma história a parte, com outros personagens, outro lugar, outros problemas, outras regras. Impressão que deu foi que o Autor quis testar criar outra história aproveitando o mundo que já havia criado. Mas por incrível quentareis, eu não achei o livro ruim, até gostei mais do que do terceiro da saga. Me envolveu mais. E a leitura é super fluida, você lê rapidinho. A diagramação do livro ajuda bastante.

anterique 27/04/2021

Desnecessário
Se já não bastasse os outros três livros, ainda temos um quarto. Comecei essa assim que terminei especiais (eu sempre esqueço de colocar o histórico de leitura), essa saga é uma das mais chatinhas e fracas que eu já li. Espero ler outros livros do autor e gostar deles, pois a série feios não conseguiu me conquistar.

Matheus 26/04/2021

e mais uma vez scott westerfeld traz um ótima critica, porém não sabe aproveitar o universo que criou. precisei me obrigar a terminar este livro porque, mais uma vez, o autor repete tudo o que aconteceu nos livros anteriores e ainda nos presenteia com um final muito WTF???

Gabi Ju 17/02/2021

História ruim, crítica inteligente
Uma narrativa corrida, parece haver uma urgência em desenvolver a história. Detalhes relevantes são descobertos somente na metade da leitura. Personagens rasos, relacionamentos que nascem e crescem sem interação alguma.

Por outro lado, a crítica a sociedade atual é muito interessante. Abordando a urgência pela fama (assim como nos outros livros o foco era na beleza), me fez refletir sobre o que as pessoas fazem consigo mesmas e com outros para obter algumas visualizações, que talvez possam deixá-las mais famosas - nem sempre.

No geral, uma história fraca com uma narrativa que parece estar correndo uma maratona. Rápida e sem fôlego. Porém, uma crítica inteligente sobre a sociedade atual e tecnologias disponíveis.

Larissa.Ohana 07/01/2021

Gostei mais que os especiais
Aya Fuse é uma gatota de 15 anos que vive em uma cultura onde méritos e popularidades são a moeda de troca, ela foi criada para alcançar a popularidade através de divulgações de materias em canais, e vê uma divulgação de grande potencial ao presenciar garotas misteriosas surfando em trens magnéticos.
Eu gostei desse livro ele me deixou curiosa para saber qual o grande segredo
dos cilindros, adorei as perseguições e a entrada triunfal da Tally, mas a partir daí começa a ficar um pouco arrastado e demora para desenrolar a história, mas percebi que me agrado com os finais dos livros do Scott.

Jojo 13/11/2020

Eu pensei que odiaria esse livro, mas eu gostei muito! Posso até dizer que amei!
Aya, personagem principal, é uma menina que eu não fui muito com a cara, mas com o tempo comecei a "compreende-la". Eu fiquei com ódio dela por ficar obcecada com isso de ser famosa, mas eu entendo que é algo com que ela cresceu e convive.

Aline 05/10/2020

Gente esse livro é bizarro, mas ainda sim é bom. Tally conseguiu livrar o mundo dos processos cirúrgicos, mas o narcisismo não morreu, pelo contrário. O povo passa a querer buscar popularidade, ou seja, agora existe um ranking para quem faz mais coisas interessantes (é basicamente o episódio "Queda Livre" de Black Mirror ou a vida dos influencers e youtubers de hoje em dia).

A protagonista é a Aya que é mais fofa que a Tally como Especial. O livro é bom, mas confesso que esperava apenas os momentos em que a Tally apareceria. O interessante é saber que ela foi automaticamente para o número 1# do ranking. Gostei mais da Tally nesse livro do que em Especiais e tive a sensação que o autor quis consertar a "merda" do livro anterior. Apesar de considerar que ele fumou muito nesse também.

Bya 09/09/2020

Esse último tbm é bom, mas sinceramente, acho o mais fraco, é um contexto diferente, mas assim, não deixei de gostar, esse livro é mto bom tbm, mas acho q dentre os outros é o menos impactante, mas é mto emocionante tbm.