Por favor, Cuide da Mamãe

Por favor, Cuide da Mamãe Kyung-Sook Shin

Resenhas - Por favor, cuide da Mamãe

Nai 06/09/2023

Quem era mamãe antes de ser mamãe?

Gostei da discussão sobre como nos sempre esperamos que nossos pais sejam apenas nossos pais, não vendo eles simplesmente como seres humanos que tem sentimentos, sonhos, medos e angústias. Eles foram bebês, crianças, adolescentes e adultos antes de ter um filho.

O arrependimento dos filhos e do marido, após o desaparecimento, é só isso, arrependimento, não tem como voltar no tempo, e é assim para todos.

No livro há elementos bem reais como o favoritismo entre os filhos, o afastamento entre os familiares depois que eles partem, a perspectiva de que a mulher sempre fica responsável por tudo, o marido que não serve para nada, a ingratidão, entre tantos outros.

Acho que uma das partes mais tristes é se dar conta de que a protagonista era uma boa pessoa e sofreu a vida inteira, tendo pequenos momentos de felicidades, mas com os dias sendo mais preenchidos por obrigações do que por qualquer outra coisa. Nunca sendo inteiramente feliz nem inteiramente triste, ela aprendeu a retirar dos estágios da vida tudo de alegria que podia, mesmo que isso exigisse muito esforço.

Remy Olem 19/08/2023

Apenas bom, não é uma leitura que irá ficar na minha memória, aquele tipo de história muito superficial que não se aprofunda em nenhum sentimento de verdade, e deixa você imaginar o que quiser pois as pontas são tão soltas que fica até natural a gente mesmo deduzir toda a história.
annacê 07/09/2023minha estante
acho que a leitura só não funcionou pra você, mas não acho que dá pra chamar de superficial, é mais uma tentativa de lição de vida

Mapplehead 14/10/2023minha estante
com certeza não funcionou pra você, o que é uma pena, pois de superficial não é nada.

Remy Olem 25/01/2024minha estante
Gente, aqui é um espaço pra expressar as opiniões certo? Não precisam tentar me convencer de que não é superficial e etc... é minha opinião. Se vocês curtiram, ótimo, não tô aqui pra tentar convencer ninguém

annacê 25/01/2024minha estante
ninguém tá tentando convencer lkkkkkkk só tamo dizendo que n funcionou pra você

Remy Olem 26/01/2024minha estante
É exatamente sobre isso, ele nao funcionou p mim e foi o que eu disse. Nao havia necessidade de vir aqui comentar "acho que o livro nao funcionou p vc". O intuito parece sim de querer me convencer que o livro é bom.

Mapplehead 29/01/2024minha estante
o nome disso é liberdade de expressão...

bruna 19/08/2023

Coracao dilacerado
A historia me quebrou do inicio ao fim. cada frase, cada palavra, cada parte... tudo foi tao tocante e tao desesperador. foi um banquete triste. muito bem construido e toca em tantas partes, chega em tantos lugares sensíveis. mas o fato de tratar de forma tao sensivel sobre o peso depositado em cima das mulheres de ser sempre uma figura do cuidado com os outros, mas nunca o auto cuidado foi o que mais me tocou. lindo lindo lindo. o final foi cortante e o fato de sempre se referir a personagem como "você", como se o leitor fosse o personagem principal e como a historia fosse do próprio leitor destroi e me pegou muito em lugares inimaginaveis. muito lindo. vai demorar pra eu superar essa historia.

_bbrcam 19/08/2023

O QUE FOI ESSA LEITURA?
Me vi com os olhos cheios de lágrimas em diversos momentos. Uma história extremamente tocante sobre o envelhecimento, o papel da mulher, relações familiares e sobre como aproveitamos o tempo ao lado de quem amamos. Além disso, traz fortemente uma narrativa sobre a maternidade e como ela afeta a vida das mulheres. Olha...

Cacau 12/08/2023

Comovente
Gostei muito desse contato com um novo tipo de escrita para mim, a coreana. A cultura deles é muito diferente da nossa e pude ver mais detalhes nessa história. Linda, porém triste.

Noemi55 06/08/2023

Eu só queria um final feliz... muito sentimental e contém alguns gatilhos em questão de relacionamento com a família, achei o final triste e eu não esperava por ele

Cassia 04/08/2023

No começo a escrita não me cativou muito, mas a história é um convite bem direto para a reflexão.

Aborda o fato de não pensarmos em nossos pais para além do seu papel de pais e mais ainda, nos faz lembrar que a vida pode nos tirar aqueles que amamos quando menos esperamos e que precisamos valorizar e ouvir as pessoas hoje.

É um livro triste, mas com uma mensagem importante. Olhamos para os nossos pais e avós como pessoas com a mesma gama variada de sentimentos que nós? Me fez pensar nas vezes em que não tive tanta paciência ou tempo para atender a uma simples ligação da minha mãe.

Tami Blythe 27/07/2023

Por favor, cuide da mamãe. ?
Por favor, cuide da mamãe é uma história triste, emocionante, melancólica e necessária.
A autora mostrou uma genialidade ímpar ao escrever na segunda pessoa, como se fosse a consciência dos personagens falando.. isso permitiu que o leitor sentisse todas as emoções e a sensação de culpa tão presente no texto.

Recomendo.

Ingrid145 26/07/2023

Triste
Talvez um dos livros mais tristes que já li, "Por favor, cuide da mamãe" conta a história de uma família que procura pela mãe com demência que desapareceu. É de partir o coração em mil pedacinhos.

mafeeew 19/07/2023

Eu lembro que peguei esse livro escondido na prateleira da minha mãe quando eu era menor e a gente brigou, hoje vi um video e lembrei da existência dele, lembro que ele me ajudou a melhorar minha relação com a lenda e curto demais a história (chorei muito) oo???

evellyn 11/07/2023

Nossa gente to muito triste de verdade passei o livro inteiro pensando nos meus avós e na minha mãe to muito triste mesmo solucei de chorar aqui sou a pior filha e neta do mundo não quero mais viver

Rogéria Martins 03/07/2023

Não agradou
Não sei se o erro foi meu ao chegar com muita expectativa, mas a escrita do livro é muito confusa. Em muitos momentos você não sabe sob a ótica de quem está lendo tal relato.

É um livro bem sentimental, de fato, mas acredito que em mim ficou bem nítido que o sentimento mais abordado era o remorso. Fica a lição de que devemos aproveitar o aqui e o agora, sem os clássicos "e se?"

Michela Wakami 03/07/2023

Ruim
Que escrita é essa?

A história é contata de uma maneira, aonde nos faz ter dúvidas em alguns momentos em quem está narrando, contém alguns furos além de ser monótona.

O nome do livro deveria ser: Remorso.
Jéssi Lima 03/07/2023minha estante
SOCORRO! Eu jurava que você ia gostar rsrs eu até estava esperando sua resenha sobre, mas já vi que vou passar longe

Michela Wakami 03/07/2023minha estante
Jéssi, eu saí dessa leitura frustrada. Fui com muita expectativa.
Li com uma amiga, e chegamos a mesma conclusão.
Mas tem muita gente que gosta, quem sabe você se agrade.

Carolina165 03/07/2023minha estante
Chocadíssima. Eu pensei que vcs fossem amar ??????

Núbia Cortinhas 03/07/2023minha estante
Uou! Só vejo resenhas positivas sobre esse livro. Fiquei surpresa! ?

Rogéria Martins 03/07/2023minha estante
Amigas, eu e Michela estávamos rindo de nervoso! As expectativas estavam altíssimas, pena que não deu muito certo ?

Michela Wakami 03/07/2023minha estante
Meninas, esse é aquele tipo de livro, que não entendo o sucesso.

Carolina165 04/07/2023minha estante
Escrita confusa é mto ruim mesmo ?

@tigloko 29/06/2023

"Mamãe, no entanto, era um mundo inteiro ela mesma."
A história acompanha a procura por Park So-Nyo, de 69 anos, esposa e mãe de 5 filhos, que desapareceu em uma estação de Seul. A partir daí o livro mistura as partes em que a busca pela desaparecida acontece e as lembranças que esses personagens guardam dela.

O estilo de escrita foi um tanto diferente nesse livro. Uma mistura de primeira pessoa com terceira pessoa e mais algumas coisas estranhas. Fiquei confuso a maior parte da leitura, tentando entender quem era o narrador ou o personagem em questão. Ele vai e volta no tempo em um ritmo muito grande em meio as lembranças dos personagens e o tempo presente, assim deixando a leitura ainda mais confusa.

Apesar de pouco mostrado gostei de conhecer os costumes da Coreia do Sul, a culinária local, o Festival da Colheita.

Mas o livro se destaca em transmitir os sentimentos dos personagens. Toda a culpa e arrependimento que eles carregam a partir do desaparecimento de Park So-Nyo, o pilar desta família, é bem escrito pela autora. Aquilo de dar valor em muitos casos somente quando se perde é passado de forma realista na história. É uma livro bem triste, melancólico. Mas não diria que foi marcante.

"Você se dá conta de que pensava frequentemente em Mamãe quando alguma coisa na sua vida não ia bem, porque, quando pensava nela, era como se algo voltasse aos eixos."