Objetos cortantes

Objetos cortantes Gillian Flynn

Resenhas - Na Própria Carne

Elly 06/12/2023

O estilo da Gillian
Gosto demais dos livros dessa mulher, a forma como todos os personagens são muito problemáticos e traumatizados.

Thaimrodrigues 01/07/2022

Só para quem tem estômago forte
Achei esse livro bastante complexo e cheio de gatilhos. Trás uma narrativa um pouco pesada e muitas vezes maçante, mas a história em um geral é interessante.

Duda 30/05/2020

Muita Expectativa ...
Li o livro "Garota Exemplar" a um bom tempo e resolvi ler esse agora. Porém criei uma grande expectativa achando que ia ser bom e achei bem razoável. A trama é meio parada com fatos confusos, no qual não me prendeu.

Fabian Rodrigo 01/03/2020

Inicialmente somos levados a crer que será mais uma história de assassinato e investigação, aos poucos percebemos que este é um enredo secundário. O livro aborda mesmo as relações humanas, principalmente relações de abuso e dependência, como nós humanos nos sujeitamos à situações humilhantes e até criminosas para nos sentirmos amados, pertencentes.

Anak_o 28/05/2020

Eu meio que já desconfiava quem tinha matado as garotas, mas eu nunca imaginei como iria acabar. Eu realmente tô levemente PERTURBADA. O livro em si não gira em torno de "Quem matou?" Mas sim na contrução psicológica dos personagens, que cá entre nós, é tudo fodido, eu mandaria todos pra uma terapia urgentemente, tanta coisa errada, a forma em que a criação modifica a vida de alguém, é um livro que me deu agonia em alguns momentos, a relação de todos os personagens era tão... O final é tão???? Eu tô?????
Dani (@danimoura1) 28/05/2020minha estante
Hahaha resumiu tudo que pensei quando li

Lila 28/05/2020minha estante
Menina, quando terminei esse livro eu tava que não conseguia nem fechá-lo. Sabe aquele meme do John Travolta em Pulp Fiction que ele olha pra um lado e depois pro outro e tá perdido? Eu tava igual.

Gabriel 23/10/2022

Uma leitura desconfortável
Esse era o único livro da autora publicado no Brasil que eu ainda não havia lido. Li "Garota Exemplar" e gostei muito, li "O Adulto" e achei confuso e sem sentido e li "Lugares Escuros" e achei péssimo. Objeto Cortantes tem um pouco dos dois outros romances da Gillian.

A narrativa meio arrastada e com personagens super difíceis de gostar é muito próximo de Lugares Escuros. Eu não estava nem um pouco interessado no mistério, já imaginava quais pessoas estavam envolvidas/próximas dos assassinatos. A protagonista é bem perturbada (dá para entender pelo que vimos da cidade onde ela nasceu e da família dela). Achei os momentos da irmã dela de 13 anos muito inverossímeis (acho que em nenhum lugar do mundo meninas dessa idade fazem o que acontece na narrativa com tanta liberdade e indiferença da sociedade, principalmente em uma cidade pequena e conservadora como a do livro). Os moradores da cidade são muito estranhos e parecem muito clichês, achava a interação da protagonista com eles um saco.

Também fiquei incomodado de que em todos os livros que escreve a Gillian Flynn sempre faz a história se passar em uma cidadezinha do interior cheia de gente perturbada, criminosa e fudid@ da cabeça. As vezes parece mais do mesmo.

A parte interessante do livro que se parece com Garota Exemplar é a narrativa meio "densa" da autora. Os personagens parecem estar atuando o tempo todo e isso me deixava curioso para descobrir o que eles escondiam. Gillian Flynn conseguiu fazer 250 páginas serem sufocantes e assustadoras. Os dramas internos da Camille foram bem desenvolvidos e fizeram eu continuar a história (já que os outros personagens são apáticos).

O final do livro é assustador.

Não é o melhor suspense psicológico que já li, mas está bem longe de ser o pior. Quero que ela lance outro livro logo.

Sophia Lincy 22/10/2020

Desconfortável e muito bom!
Uma leitura desconfortável, no sentido de que despertou vários tipos de sentimentos controversos, muito boa a história, muitos personagens bizarros e relações nada saudáveis fizeram eu querer entender melhor esse livro, essas pessoas, as situações estranhamente comuns. Não há conforto na leitura mas é instigante e com um final bem pensado

site: https://www.instagram.com/sophialincy

Crônicas Fantásticas 15/09/2020

Objetos Cortantes
Resenha por Cintia Ferreira

Título: Objetos Cortantes | Autora: Gillian Flynn | Editora: Intrínseca | Gênero: Romance policial | Páginas: 256 | Ano de publicação: 2006 | Nota: 3,0 / 5,0

Traumas familiares, adolescência conturbada, automutilação, assassinato, estupro e depressão são alguns dos temas que permeiam o romance policial de Gillian Flynn, Objetos Cortantes. A autora é uma escritora americana, nascida no Kansas, e esse é o seu primeiro título “Sharp Objects”, lançado em 2006 nos Estados Unidos.

A história se passa praticamente em Wind Gap, cidade natal da protagonista da história, Camille Preaker. Trabalhando em Chicago como jornalista de casos policiais, Camille leva uma vida solitária e atormentada pelos fantasmas do seu passado nada normal com a mãe e a irmãzinha falecida na sua antiga cidade.

O romance inicia expondo os problemas psicológicos de Camille, sua recém saída da clínica de recuperação psiquiátrica e seu esforço em voltar a levar uma vida normal, quando o seu editor resolve enviá-la à sua cidade natal para investigar um caso de assassinato e outro de desaparecimento de duas jovens, respectivamente, que aparentemente eram vítimas do mesmo criminoso.

Camille, ainda que relutante, acaba cedendo e aceitando o pedido do chefe de retornar à sua cidade natal e tentar reunir o máximo de informações sobre os casos, para publicar no Daily Post, jornal não muito famoso em Chicago no qual trabalhava.

Sua chegada em Wind Gap não é nada fácil, além de ter de lidar com a polícia local e o detetive Richard, responsável por investigar os crimes, para tentar arrancar alguma informação valiosa que rendesse uns bons centímetros no jornal, Camille precisa lidar com o retorno para casa e para a família, cuja convivência nunca fora fácil e agora parece estar ainda mais difícil por conta de sua meia-irmã Amma, agora quase uma adolescente.

Reviver o passado, regressar para a casa de sua mãe, encontrar a meia-irmã que é praticamente uma desconhecida para Camille, aturar o padrasto que parece não se encaixar no estilo de vida da família representam apenas uma parte pequena das dificuldades que ela terá de enfrentar.

A narrativa em si é bastante simples e focada na vida pessoal e profissional de Camille. Para quem gosta de muito mistério, talvez isso seja um problema no livro. Ele foca muito em descrever a personagem principal e o cenário a sua volta, e o assunto principal do livro acaba sendo a sua vida, ao invés dos casos policiais que conduzem a trama.

O livro conduz o leitor a mergulhar na história de Camille e nos seus problemas com a automutilação, reflexo das suas antigas mágoas do passado. Além disso, o livro já te induz a saber qual será o desfecho da história quase que revelando os culpados pelos crimes logo no início, quebrando todo o suspense e mistério esperados.

Objetos cortantes parece muito uma trama de cinema, com seus personagens conturbados e com o desenrolar da história. Deu origem uma série na HBO e a adaptação tem sido bastante elogiada, sobretudo pelo elenco escalado. Vale a pena ler o livro e depois dar uma passadinha pela série.

Leia mais resenhas em cronicasfantasticas.com.br

site: https://cronicasfantasticas.com.br/2019/10/07/objetos-cortantes/

Débora 02/05/2021

Objetos Cortantes
Objetos cortantes é um livro de suspense interessante e o meu primeiro contato com a autora. Esse livro traz personagens complexos e problemáticos em um ambiente tenso de uma cidade pequena. A autora elabora a história dos seus personagens caóticos, numa trama repleta de reviravoltas e momentos chocantes.

A personagem principal desse livro é Camille Preaker: uma jornalista de um jornal sem prestígio que acabou de sair de um hospital psiquiátrico. Após o editor-chefe do jornal se interessar pelo assassinato e o desaparecimento de meninas na cidade de Wind Gap, Camille tem que retornar a sua cidade natal e enfrentar os seus familiares e os fantasmas de seu passado. Através de entrevistas com a população local, a jornalista relembra a sua infância e adolescência a medida que vai desvendando os segredos de sua família e escrevendo a matéria para o jornal.

A história apresenta mais o ponto de vista de Camille e foca em seus traumas e dificuldades em estar naquele ambiente tóxico após anos morando longe dali. Apesar de trazer o assassinato e desaparecimento das meninas com parte principal do enredo, a autora deixa um pouco de lado as investigações e a procura pelo criminoso para focar no jeito que a Camille entende e reage a essas situações ao mesmo tempo que lida com as memórias trágicas e tristes que a cidade e seus habitantes trazem a tona.

Um aspecto que me incomoda é a idade da meia-irmã da Camille, simplesmente não consigo imaginar uma pessoa dessa idade fazendo todas aquelas coisas (mas talvez seja eu que esteja fora da realidade). A autora escreve sobre muitos assuntos pesados e problemáticos, com muitos gatilhos e situações desagradáveis e as vezes exagera nesse aspecto, trazendo cenas que parecem ter apenas o objetivo de chocar o leitor.

É um livro de suspense viciante e bem escrito, com linguagem simples e de fácil compreensão. Possui algumas situações que me incomodaram, mas que geralmente existem nos livros de suspense. O livro não mostra muito das investigações do crime, pois o objetivo é mostrar o passo a passo que Camille escreve a matéria para o jornal, além de retratar a sua convivência com as pessoas daquela cidade, os seus traumas do passado e transtornos psicológicos (o que é um dos pontos positivos e deixa a história mais interessante). Gostaria que o final fosse diferente, mas é um final plausível e coerente com o que foi apresentado ao longo da história. É um livro de suspense bastante interessante e vale a pena ser lido.

bookl6ver 17/02/2022

Finalmente desencalhou da minha estante.
Passei TANTA raiva com a Adora, desconfiei de todos os personagens e me surpreendi com o final.
Tive dificuldade em 2/3 do livro, a leitura não estava me prendendo, parecia que nada acontecia e eu estava ficando entediada. Mas depois que engrenou, meu deus...
Pra mim não superou garota exemplar, porém foi um bom livro. Agora estou curiosa pra ver a série.
arthbooks 22/02/2022minha estante
a série é mt boa e fiel ao livro!!

bookl6ver 22/02/2022minha estante
só esperando ter um tempinho livre pra maratonar a série...

Dani 01/09/2021

Doentio
A história fala sobre uma jornalista que retorna à sua cidade natal para escrever sobre o assassinato de uma menina e o desaparecimento de outra, enquanto isso, precisa lidar com sua família problemática.

O enredo é bem pesado, cada vez coisas mais chocantes são reveladas.

Desconfiei de um monte de gente e errei o final.

Todos os personagens são problemáticos, bem disfuncionais. A minha preferida foi a Camille (protagonista).

Revela gradativamente os acontecimentos e as pistas, construindo o caso.

Duvido não se surpreender com esse livro, recomendo pra quem gosta do estilo.

Obs: contém violência, quem tiver gatilhos é melhor pesquisar antes.

de andrade 25/10/2020

Foi minha primeira experiência com essa autora. A linguagem que ela usa é boa e a leitura flui bastante. Confesso que no início não sabia mais quem era o culpado, mas a história foi caminhando e acabei desconfiando antes de ser revelado. Mas mesmo assim, me surpreendeu. A história tem um desenrolar interessante e a protagonista tem uma marca que representa muito a contemporaneidade. Esperava mais do final. Parece que ele foi escrito meio com pressa (talvez seja só impressão). Recomendo a leitura, acho que vale a pena, traz uma emoção agradável ;)

Le Foltran 07/12/2021

que livro agoniante. quase dá pra sentir na pele os pensamentos de Camille. achei incrível e excelente.
Livian 07/12/2021minha estante
Eu li esse livro em um final de semana depois de ficar ansiosa o bastante para não aguentar esperar os episódios novos da série da HBO. Me pegou de uma forma... A Camille é uma mulher extremamente brilhante e falha, muito humana e tem consciência disso. Me senti na pele dela. Gillian Flynn é uma baita escritora.

Le Foltran 07/12/2021minha estante
É uma escrita muito real, né.. só personagens que existem. que você pode imaginar de fato... como se fosse você ou um amigo... não parece só um personagem bonitinho pra um livro.

Eny 10/07/2020

Um bom livro, mas podia ser melhor
Ok, eu gostei bastante, tenho que admitir. Devorei ele rapidinho.

A autora consegue trazer personagens reais a história, sabe aquele colega seu que fez uma coisa muito idiota e você pensa "como é possível ele ter pensado nisso?". Então, esse livro trás personagens desse estilo, aqueles que fazem escolhas doidas e tem pensamentos que, pra gente, parecem sem coerência. Um personagem real, como uma pessoa real pode vir a ser.

Mas, no geral me decepcionei um pouco, por algumas coisas que acontecem no final do livro eu lembro de ler e revirar os olhos, acho que minhas expectativas estavam um pouco altas.

Porém, não me arrependo de ter lido.