O Caibalion

O Caibalion William Walker Atkinson

Resenhas - O Caibalion

ThAmis.Pinheiro 29/12/2023

Indispensável
Há muitos anos eu não fazia esse tipo de leitura, com essa abordagem filosófica.

Então recomeçar por ?O Caibalion? foi literamente recomeçar com o pé direito.

O livro aborda os sete princípios fundamentais da filosofia hermética do Egito Antigo, ensinada por Hermes Trismegisto: Princípio do Mentalismo; Princípio da Correspondência; Princípio da Vibração; Princípio da Polaridade; Princípio do Ritmo; Princípio da Causa e Efeito; e Princípio do Gênero.

Os ensinamentos foram passados desde a Antiguidade apenas oralmente, pois era somente para os iniciados, até que foram finalmente compilados nesta obra, lançada em 1908, nos EUA.

Achei incrível como os ensinamentos têm profunda relação com a ciência, sobretudo a física; e como tudo faz sentido. Muitos conhecimentos ?descobertos? pelos físicos já eram de conhecimento dos sábios da Antiguidade.

O livro é repleto de frases maravilhosas. Transcrevo esta que é emblemática e está logo no início da obra: ?Os lábios da sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do entendimento.?

Aos que se interessam por ocultismo e assuntos afins, recomendo muito esta leitura.

P.S.: esta edição também conta com a obra ?As Sete Leis Cósmicas?, também de  William Walker Atkinson

Chiara 24/11/2023

Tudo é mental!
O Caibalion", também conhecido como "Kybalion", é um livro publicado em 1908 que alega ser a essência dos ensinamentos de Hermes Trismegisto, uma figura lendária do antigo Egito. A autoria é atribuída aos "Três Iniciados", e o livro apresenta sete princípios herméticos, que são:

Princípio do Mentalismo: Tudo é mente; o universo é mental.

Princípio da Correspondência: Como é em cima, é embaixo; como é embaixo, é em cima.

Princípio da Vibração: Nada está parado; tudo se move; tudo vibra.

Princípio da Polaridade: Tudo é duplo; tudo tem polos; tudo tem seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias-verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados.

Princípio do Ritmo: Tudo flui, para fora e para dentro; tudo tem suas marés; todas as coisas sobem e descem; a oscilação do pêndulo se manifesta em tudo; a medida da oscilação para a direita é a medida da oscilação para a esquerda; o ritmo compensa.

Princípio da Causa e Efeito: Toda causa tem seu efeito; todo efeito tem sua causa; tudo acontece de acordo com a lei; chance é apenas um nome para uma lei não reconhecida; existem muitos planos de causalidade, mas nada escapa à Lei.

Princípio do Gênero: O gênero está em tudo; tudo tem seus princípios masculino e feminino; o gênero se manifesta em todos os planos.

O livro é considerado um clássico no campo
da espiritualidade e da filosofia mística. Ele se aprofunda na exploração desses princípios e como eles se relacionam com a compreensão do universo e a realização pessoal.

Achei ? !!!
Hiamara.Hespanhol 26/11/2023minha estante
Booa.. já vou colocar na lista??????

Cezar.Tosta 01/11/2023

Fascinante
O assunto desse livro é universal. Apresenta e comenta os sete princípios do Hermetismo. Também faz alusão à origem dos seus ensinamentos. Recomendo a todos que buscam compreender um pouco mais o grande mistério que é a vida.

tatsu 30/10/2023

(Escrito no dia 29/03/2022)
Extremamente bom, interessante (e ÚTIL). Deve ter sido a leitura nao ficcional e "técnica" que mais me agarrou dentre elas. Até porque todas as leis herméticas, além de serem expostas REALMENTE como as leis regentes do universo (algo em que eu acredito), tudo tem muitas aplicações práticas e faz bastante sentido. Me perdoe, mas eu também gosto muito desse sentimento de ter um conhecimento o qual muitas pessoas não têm e até fecham as portas para. Enfim, esses são alguns aspectos que me influenciaram a gostar tanto. Fora que é uma leitura razoavelmente fácil e compreensível. Você engole o livro rapidinho.
PS. Quero aprender transmutação mental.

Alìce 25/10/2023

Passada
Gente, eu adorei o livro, achei muito interessante e vou tentar aplicar algumas leis na minha vida, mas ao mesmo tempo, é de difícil interpretação, minha mente bugava as vezes. Recomendo muitíssimo, espero alcançar um nível maior de consciência para entender essa obra.

Cris01 08/10/2023

Evolução
Um livro com uma sabedoria imensa, analisando filosoficamente e até mesmo no modo religioso, tudo faz sentido. Sempre evoluir para um bem maior seu e da humanidade, como um todo.

Alberto Heleno 23/09/2023

A mente do Universo e a nossa mente.
Não é uma leitura de fácil compreensão, mas é uma leitura bastante reflexiva sobre os ensinamentos que permeiam vários princípios das mais diversas religiões. Esse livro pode ser lido e/Ou entendido como base para um outro livro que foi escrito pela Monja Coen e pelo Leandro Karnal (O inferno somos nós). Se O TODO é MENTE, então a nossa mente faz parte do TODO e, apesar de não sermos O TODO podemos nos conectar com O TODO instantemente através da nossa mente (através dos nossos pensamentos) através de orações, meditações, reflexões, etc...
Recomendo a leitura apesar do grau de dificuldade, não sou um sábio que domina a mente aos níveis descritos, mas acredito ter compreendido uma parte significativa da mensagem hermética d'O Caibalion, e essa pequena compreensão certamente contribuirá para o crescimento pessoal e mental/espiritual.

Kauana.Palma 22/09/2023

Interessante conhecer um pouco mais da filosofia hermética, que muito me lembrou a física quântica. A linguagem do livro poderia ser um pouco mais fluida.

Adamastor Portucaldo 17/09/2023

Caibalion
O Caibalion é uma obra famosa, fantástica, exotérica, cheia de esoterismos, coisas de alquimistas... quem não quer saber os segredos do vizinho, do W. Buffet, quanto mais do universo? Ela é fascinante ao enunciar princípios que parecem ter todo o sentido!
Daí vem no final do volume uma outra produção do W. W. Atkinson (As Sete Leis Cósmicas) uns 25 anos mais velha, mais madura ou talvez quem sabe, apenas mais cansada ou mais ou menos isso.
Então eu reli e fico pensando no velho Sócrates e talvez naquela velha Lei (Tudo que eu sei é que nada sei).
Daí eu percebo a baita ginástica do autor para enquadrar os universos dentro de Leis supremas, cansando de citar Helena Blavatsky, mas também outros com muito menos ibope. Ok, uma hora são princípios, na outra são Leis! Mas pisa na bola N vezes ao falar de elétrons, por exemplo (se tem um erro, tem mais erros certamente, mas será que estou eu deduzindo alguma outra Lei?) - espera-se acurácia e assertividade, não primarismos, mesmo num tema cavernoso. E não dá um pitaco sequer na teoria quântica!
No entanto, também é bem sabido que se você encontrar só um contra exemplo, um furinho qualquer, numa teoria maravilhosa, ainda que existam milhares de provas - somente um black swan - então já elvis!
Na Lei do Ritmo (tudo se move em ciclos rítmicos), além da insistência no uso de palavras como regular, sempre, sem exceção, homogêneo etc., afirmações como 'tudo segue um curso circular' - pergunto qual é a periodicidade do causo que conhecido personagem das redes socis explora muito, aquele do fulano que sai pra comprar cigarro ?, nem sequer fuma, e não volta nunca mais? Cadê o ritmo? Hein? Pergunta chulé e chula, mas não é tudo circular - tem coisas elípticas, brownianas etc também! Com o Eclesiastes berrando o contrário?
Tem um princípio que, pra mim, vale o livro: o da correspondência (o que é em cima, é embaixo e vv). Já desviei de muita coisa só por causa dele. Será que não serve pra explicar as mazelas de certas sociedades?

Anjo Futurista 09/09/2023

Dá sabedoria milenar aos conhecimentos modernos.
O autor utiliza a sabedoria antiga como base, de outro lado saberes modernos, seja de pensadores, seja científico para formular sua síntese de conhecimento. Nenhuma exatidão, nenhuma verdade absoluta, o autor aborda e nos introduz a saberes milenares e contemporâneos. Dei de cara com esta versão comentada, e acredito que assim foi melhor, que aquela versão comum da capa verde do Caibalion. A introdução desta versão faz uma investigação do possível autor, e ainda inclui outra obra dele, depois do último capítulo do Caibalion. É um livro simples, nada muito enigmático, dá para ir levando e seguindo em frente até finalizar. Com certeza quem tiver oportunidade e ler a obra, não vai se arrepender.

Luca47 10/08/2023

Um livro que todos deveriam ler.
O Caibalion é basicamente uma explicação de princípios universais usando filosofia.

Parece, em alguns momentos, um livro sobre religião, mas não é nada disso.

Se o leitor mergulhar nesse livro de ?cabeça aberta?, muitas coisas úteis para a sua vida e o seu próprio bem-estar serão apreendidas.

Valério 01/08/2023

Profundidade ainda pouco acessível
O Caibalion não é um livro qualquer. Para poder se beneficiar de seus ensinamentos, é preciso um espírito que já tenha caminhado por várias senhas, com muita bagagem e vontade de aprender. Mas não me refiro ao conhecimento material. E sim ao conhecimento/evolução espiritual. Seus ensinamentos são simples e profundos e ao mesmo tempo complexos e inacessíveis.
Não se pode explicar muito mais que isso em uma resenha, já que o tema não pode ser entendido apenas com palavras.
Leia. E veja como pode afetar 3 influenciar sua vida. Leia novamente após alguns anos e verá como terá ficado ainda mais claro. Mas não deixe de ler.

Rosana 22/07/2023

O Hermetismo é uma das filosofias mais antigas, baseada nos ensinamentos de Hermes Trimegistos, um sábio grego que elencou os 7 princípios que regem tudo que existe. Sua leitura é indicada para os curiosos, para os inquietos, para os que já passaram por diversas religiões e continuam buscando sentido para a vida. É também pré requisito para os interessados em ciências ocultas. Livro para ter sempre à mão quando a vida nos surpreende ou nos tira pra dançar.