O Caibalion

O Caibalion William Walker Atkinson

Resenhas - O Caibalion

Marina 18/02/2023

Um bom começo
Não é uma leitura fácil, eu certamente terei que reler o livro depois. Mas eu quero isso, justamente porque o que eu consegui entender até então despertou minha curiosidade para compreender o que faltou.

O livro é uma excelente introdução aos Princípios Herméticos.

Pedro Medeiros 15/02/2023

Uma obra profunda
Poucas informações são apresentadas, devido ao fator ocultismo, porém, a leitura revela preceitos maravilhosos, como o de Ritmo e da Polaridade. O livro se assimila à linha de pensamento de Huberto Rohden, e apresenta um conhecimento ancestral sobre o que a ciência vem comprovando. O que se entende é que Hermes é um pai para as ciências atuais, um livro fabuloso.

site: https://amzn.to/3EaPD6B

Débora 04/01/2023

“Os lábios da sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do entendimento.”
é um bom ponto de partida para os que se aventuram no estudo do ocultismo, pois muito do que é tratado nesse livro é citado em obras de outros autores, de modo menos aprofundado. o conteúdo dele pode ser utilizado para interpretação de um sem fim de símbolos e conceitos, que com certeza estarão presentes nas minhas próximas leituras.

o livro em si tange, entre outros, assuntos espinhosos, com afirmações acerca da existência que são difíceis de aceitar. por exemplo, é dito em algum momento algo semelhante com "a única coisa permanente da vida é a mudança", "tudo nasce, cresce, alcança seu ápice, e em seguida vai em direção do seu declínio e morte", o que me despertou certa melancolia e sentimentos estoicos. dá pra se aprofundar muito nele, mastigar e digerir lentamente cada frase.

Mente.Leitora 19/12/2022

Gostei bastante, mas é jm livro de cabeceira que deve ser lido mais de uma vez. O aprendizado é constante, apesar da simplicidade transmitida pelos autores.

13marcioricardo 19/12/2022

As leis que regem nosso mundo.
Livro que apresenta a filosofia hermética. Li porque estava à espera de aprender muita coisa nova ou de ler algo mais místico, mas pouco disso aconteceu. Por ter tido filosofia na escola e pelos livros que entretanto li, muitas das coisas apresentadas aqui, já as conhecia. Ainda assim é bom saber sobre as origens e como o hermetismo influenciou tantas outras crenças. Algumas coisas são óbvias e outras duvidosas. É a minha opinião, mas não deixa de ser uma obra equilibrada e que de obscuro não tem nada.

Tatiana221 03/12/2022

O melhor livro para entender o Caibalion, explicações totalmente didáticas e de fácil compreensão aos leigos.

Gio 21/11/2022

O tudo e o todo
Não tem muito o que dizer, é o Caibalion, essencial do ocultismo, mas a leitura é muito pesada e arrastada, recomendo ler junto com videos que vão desmembrando e explicando os capítulos

mairapascon 13/11/2022

Gostei muito do livro, achei ele um pouco confuso as vezes, mas o conteúdo compensa. Não sei se indicaria pra quem está iniciando nesse assunto agora, a leitura não é tão fácil, mas vale a pena a curiosidade.

@riggifabio 15/10/2022

Escrito sob pseudônimo, o livro pretende sintetizar e comentar o pensamento hermético. Vale por reunir os princípios herméticos, mas os comentários e apêndices mais confundem e distanciam o leitor que o contrário.
caio.lobo. 15/10/2022minha estante
Ao ler o Corpus Hermeticum ainda se percebe que o Caibalion é muito mais uma obra moderna cientificista do que algo que venha de uma tradição.

@riggifabio 15/10/2022minha estante
Super

FraterSinbuck 11/10/2022

Rudimentar e revelador
Todo o Cosmos é regido por leis justas e perfeitas. Sendo elas desconhecidas hoje pelo homem, o livro busca tirar o véu da ignorância.

Fernando 07/10/2022

Um livro que é alimento?
Quando tive contato com os ensinamentos herméticos eu deveria ter uns 13 ou 14 anos. De lá pra cá passaram-se 36 anos e até hoje me surpreendo com seus ensinamentos.

Esse é um livro ?vivo?, que se chega ao entendimento na medida que seu próprio espírito evolui.

Nunca irá decifra-lo por completo, mas sim compreendê-lo durante a jornada de sua vida.

Está escrito: ?Os lábios da sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do entendimento.?

Like a Sir 25/08/2022

Um socaço na fonte
A leitura é difícil, densa e complicada.

É necessário do leitor diversos exercícios imaginativos, reflexões e ponderações sobre o que está sendo lido.

O autor não entrega a informação de bandeja: cabe ao leitor perseverar.

Mas é igualmente gratificante a recompensa.

Quanta coisa que aprendi... Estou até agora "cansado" de tanta informação, tanta coisa para absorver e interpretar.

Vale a pena demais.
Like a Sir 26/08/2022minha estante
1. Os lábios da Sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do Entendimento.

Fale a verdade a quem pedi-la. Ensine a quem estiver disposto. Isso se aplica a você mesmo. Se você não está disposto a entender ou aprender, a sabedoria não vai chegar até você. A sabedoria só chega quando você se permite (e, de certa forma, está pronto).

2. Todas as verdades são meias-verdades.

Tudo depende de narrativa. Tudo terá a interpretação que você der a ela. Se for uma interpretação boa, então será boa. Se for uma interpretação ruim, então será ruim. Se não tiver interpretação, então não terá interpretação. Simples assim.
A verdade depende de quem a conta.

3. Tudo é a mesma coisa, só o grau que é diferente ("O que está em cima é como o que está embaixo.")

Algo frio é só algo que tem menos calor do que outra coisa. Para algo ser frio, precisa existir coisas mais frias e também precisa existir coisas menos frias. Tudo depende e tudo é a mesma coisa.

4. Toda causa tem efeito, e todo efeito tem causa.

Aqui é uma ideia de que tudo é infinito. Uma causa causa um efeito, e esse efeito vai causar uma causa, que vai causar um efeito, ad aeternum.

5. Sugira aos outros.

Para você ficar em um plano "superior", você precisa criar mais causas e sofrer menos efeitos. Você tem que influenciar mais do que é influenciado.

6. Para aquele que é puro, todas as coisas são puras; para os vis, todas as coisas são vis e baixas.

Mais uma vez, tudo depende de quem está interpretando a situação.

7. A ciência é um conhecimento do externo.

Mas é completamente incompleta, por ser incapaz de conhecer o interno.

8. Tudo sempre aconteceu, acontece e sempre acontecerá, para sempre.

A única coisa que não muda é que tudo sempre muda.

9. Pare de tentar entender tudo. Mesmo que você queira, não será possível.

10. Você faz parte do Todo. Você é o Todo. Você é Deus.

11. Tudo que existe, existe na dinâmica do masculino e do feminino.

E isso não tem nada a ver com sexo, pênis, vagina ou hormônios. O masculino é tudo que é objetivo e ativo, e feminino é tudo que é subjetivo e reativo.

A palavra gênero vem da palavra GERAR. Portanto, quando o masculino e o feminino entram em contato, algo é GERADO, algo é CRIADO, algo NASCE.

Tudo é ao mesmo tempo masculino e feminino.

As coisas só nascem quando o masculino e o feminino entram em contato. Então por exemplo, o seu EGO (sua existência material) é sempre masculino (mesmo que você seja uma mulher fisicamente), e seu EU (sua existência não material) é feminino (mesmo que você seja um homem fisicamente). Quando o EGO (masculino) AGE, ele provoca um pensamento no EU (feminino). A partir daí, o EU vai gerar outros pensamentos (femininos), e desses pensamentos causados pela AÇÃO do masculino, outras AÇÕES vai ser criadas.

Ou seja, toda vez que você age com seu ego (sempre masculino), você vai "fecundar" mentes femininas, que, por sua vez, vão dar à luz a outros pensamentos (femininos) e ações (masculinas), que, por sua vez, vão fecundar outras mentes e por aí vai.

É nesse sentido que tudo é masculino e feminino.

Por isso, você não pode ficar apenas pensando sem agir, pois aí, você será exclusivamente feminino, e não vai ter o poder de GERAR nada. Também não pode ficar agindo pensar, pois aí você será exclusivamente masculino, e também não conseguirá GERAR nada.

Isso é a mesma coisa da causa e efeito eterno, e também de "tudo o que está em cima, é como o que está embaixo". É tudo a mesma coisa, só explicada de forma diferente.

12. Conservai sempre a vossa mente nas Estrelas, mas deixai os vossos olhos verem os vossos passos para não cairdes na lama, por causa da vossa contemplação de cima.

13. Como já dito antes, não tem como tentar descobrir ou saber de tudo. Portanto, não há como saber o objetivo da vida. Mas há uma regra simples para seguir: viva da melhor forma que puder. E você sabe o que é o melhor, ninguém precisa te dizer. O seu espírito quer se desenvolver, criar e realizar. É isso que ele quer. E, na verdade, ele não quer ir a algum lugar que não tenha ido. Ele apenas quer retornar à própria morada.
Quando você está pensando, você, de certa forma, se "esquece" de que você existe. E, quando você realiza esse pensamento fisicamente, você também se esquece de que você existe. Isso é criar.
E o que você criou fisicamente, já existia mentalmente. Você apenas criou materialmente.

14. Atenção é extensão, é a projeção da nossa energia mental. O que damos atenção, cresce. O que não damos atenção, não existe.

15. Saiba que tudo age como um pêndulo, sobe, desce, e depois sobe de novo.

Quando estiver na parte alta, aja com prudência, guarde recursos, mantenha o ego normal. Quando estiver na parte baixa, mantenha a paciência e a calma, pois o pêndulo subirá novamente. Assim, aos poucos, você progride.

16. Tudo tem um preço.

Se você usa drogas para ter felicidade, essa felicidade será paga em tristeza futuramente, pode ter certeza. E para sentir felicidade genuína (sem drogas), você precisa pagar com sofrimento proporcional.

Exemplo: treinar é "sofrer", e o prazer virá na melhora da habilidade. Trabalhar é "sofrer", e o prazer virá no progresso profissional (dinheiro, reconhecimento, etc).

Não tem "almoço grátis". Se quiser prazer, terá de sofrer.

17. "Ninguém pode guardar o seu dinheiro e ter a migalha de pão ao mesmo tempo."

Para ser forte fisicamente, você não pode ser gordo. Para ser rico, você não pode ser pobre. Para ser uma pessoa boa, você não pode ser mau.

Simples assim. Se você quer ser rico, não faça o que pobres fazem. Se você quer ter um shape legal, não faça o que pessoas com shape zoado fazem. Se você quer ser carismático, não faça o que pessoas chatas fazem.

18. Você é resultado de muitas pessoas, nunca se esqueça disso. Você tem 2 pais, 4 avós, 8 bisavós, 16 trisavós. Em algumas gerações pra cima, você tem milhares de avós. E você tem parte deles todos em você. Você teve parentes que viveram durante a Segunda Guerra Mundial, você tem parentes que viram Revolução Francesa, você tem parentes que viram as Grandes Navegações, você tem parentes que viveram na Idade Média, você tem parentes que viveram no Império Romano, você tem parentes que viveram na Grécia Antiga, você tem parentes que viveram no Egito enquanto ainda estavam construindo as Pirâmides.
Valorize a sua história.
Se o seu tatatatatataravô não tivesse puxado uma conversa com sua tatatatatataravó, você não existiria. Nenhuma das coisas que você viveu, aprendeu ou fez existiriam no mundo. Nem o dos milhares de parentes acima de você.
Por isso precisamos "causar" no mundo, precisamos gerar efeito, para criar realidades.

19. Não é sua mente que pertence ao seu corpo, é seu corpo que pertence à sua mente.

Maíra 09/08/2022

O universo é mental
Não é um livro de fácil leitura para quem não estiver habituado com o universo da energia ou ainda para quem não crê ser possível construir o próprio destino através desta prática.

Vidal 18/07/2022

Filosofia de vida
Esse livro é uma filosofia de vida a ser entendida! Sou budista e enxerguei muita semelhança com o budismo e meu olhar e avaliação do livro se encontra com o budismo, mas ja vi outras pessoas com visões diferentes desse livro!
Vou reler em breve esse livro

Fernando 09/07/2022

Em se tratando somente do Caibalion em si, ótimo. Quanto aos apêndices do livro, acho descartáveis e tornam a leitura um tanto penosa.