O Caibalion

Resenhas - O Caibalion

Thaís 20/09/2021

Um livro para vida.
O Caibalion

Somente aqueles que estiverem abertos aos conhecimentos que o livro oferece é que poderão entendê-lo.
De certa forma, esta leitora já acreditada em muitas coisas que o livro descreve, mas poder ler algo e ver que sua origem é muito mais antiga que poderia supor, é incrível.
Esta edição está dividida em três: comentários, a edição de o caibalion e as sete leis universais, sendo que esta, na sua essência, é o caibalion escrito de utra forma.
Se leitor estiver aberto, consegue associar as leis à quase totalidade dos eventos da vida, o que nos leva a perceber que até as pequenas condutas importam no nosso cotidiano.
É uma leitura que recomento a todos.

Ariel.SimAes 11/09/2021

Texto original: ótimo Inclusões do editor: fracas
O importante dessa edição é separar o texto original de O Caibalion das adições do editor.
Primeiro o original: eu achei o texto extremamente interessante e com argumentos bem construídos. Acredito que, por ser um livro introdutório, ele deixa algumas questões em aberto propositalmente, mas, ainda assim fica um gostinho de que algumas coisas não são explicadas simplesmente porque os próprios autores não sabiam como explicá-las, e cada vez mais se apoiaram na desculpa de: esse não é o escopo da obra. No mais, conselhos muito bons e uma obra obrigatória para a introdução ao ocultismo ou para quem busca conhecer a história das doutrinas criadas no século passado e no fim do XIX.
Sobre as inclusões do editor: o prefácio é toda uma argumentação que busca ligar a autoria do livro a William Atkinson, mas as provas oferecidas só são convincentes se você não levar nenhuma outra em consideração. No mais, no meu ponto de vista, a inclusão do texto de Atkinson no fim foi um tiro no pé da sua suposta autoria. O Caibalion esta a ano luz do segundo texto. A argumentação, a escrita e a profundidade fazem o segundo texto parecer a cópia de uma criança. Em minha opinião: pulem o prefácio e o segundo texto, só o Caibalion já vale muito a pena.

David Premaor 09/09/2021

O sete princípios herméticos ou as sete leis cósmicas
Excelente livro. *O(s) autor(es) faz(em) uma bela descrição criteriosa dos sete princípios herméticos, a saber:

1 ? O Princípio do MENTALISMO: ?O todo é Mente; o universo é mental?

2 ? O Princípio da CORRESPONDÊNCIA: ?O que está em cima é como o que está embaixo. O que está dentro é como o que está fora?

3 ? O Princípio da VIBRAÇÃO: ?Nada está parado, tudo se move, tudo vibra?

4 ? O Princípio da POLARIDADE: ?Tudo é duplo, tudo tem dois polos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliáveis"

5 ? O Princípio do RITMO: ?Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação?

6 ? O Princípio de CAUSA E EFEITO: ?Toda causa tem seu efeito, todo efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade, mas nada escapa à Lei?

7 ? O Princípio de GÊNERO: ?O gênero está em tudo: tudo tem seus princípios masculino e feminino, o gênero manifesta-se em todos os planos da criação?

*Sobre a autoria: como o livro é atribuído a "Três Iniciados", que decidiram se manter anônimos, há muita especulação sobre quem escreveu o Caibalion. Hoje a teoria aceita é que realmente foi escrito por William Walker Atkinson, o que na verdade não importa muito, considerando a grandeza das verdades que são trazidas no livro.

Keila 19/08/2021

Conhecimento da existência.
Um livro com poucas páginas mas que tem um grau de conhecimento contrário ao número de palavras.

Filosofia Hermética. Não conhecia e hoje sou apaixonada por essa sabedoria. Tipo de livro para reler em outros momentos da vida, pois ao meu ver a compreensão também depende do nível de percepção da vida que temos, da nossa evolução como ser. Acho incrível que mesmo com toda a complexidade é tão fácil ver os ensinamentos em todas as áreas de conhecimento. Acredito que porque sempre vamos adquirindo pequenas percepções, em qualquer ambiente, temas, estudos, principalmente se formos contemplativos e observadores da vida, então, quando nos deparamos com algo explicativo, conceitual, nos deixa com a noção de "eu já sabia disso" transformando a teoria em algo já praticado e percebido porém não tendo a clareza e o sentido lógico dos porquês.

Comecei a leitura por curiosidade. Quando entendi a profundidade deste livro busquei auxílios que me ajudassem a ter uma compreensão mais ampla. Foi assim que conheci a Nova Acrópole, uma escola magnífica de filosofia, com a leitura comentada de O Caibalion disponível no YouTube, oferecida pela professora de filosofia Lúcia Helena Galvão Maya, extremamente sábia, que não só compartilha conhecimento mas também a vivência do saber.

Indico demais realizar a leitura juntamente com as palestras da Nova Acrópole.

Forest 15/08/2021

Uma forma de raciocinar acerca do numinoso.
É um livro realmente obscuro. Realmente distante do nosso modo de pensar e agir aqui no ocidente. Como todo bom livro místico, muda a vida, e cria novos e amplos espaços de reflexão, ponderação e contemplação, e de fato produz mudança comportamental, moral, efetivamente. É um livro que melhora a nossa vida.
Muitos fenômenos na existência são acessíveis somente pela fé, muitos desses fenômenos são essenciais ao nosso senso de propósito, de pertencimento, de sentido. O Caibalion, nome que significa "Preceito manifestado por um ente de cima", põem em dúvida muitas das nossas "convicções por inércia", como por exemplo usar a palavra "acaso" para descrever certa cadeia de acontecimentos, como se o mero ato de nomear um fenômeno, ou uma fenomenologia, fosse o suficiente para a compreensão, mas veja, ainda é necessário explicar o que é "acaso"?, por que "acaso"? E assim por diante. E a fé (fé cega) no acaso é apenas uma das crenças implícitas e aceitas sem questionamento que você porá em cheque ao ler esse livrinho curto, mas extremamente denso.
É o tipo de livro que deve ser lido todo ano, talvez algumas vezes ao ano! Semelhante a Bíblia, possui intermináveis camadas de ensinamentos e práticas espirituais/morais/mentais. O Caibalion busca descrever o ser em 7 leis fundamentais com seus vários desdobramentos. É extremamente ousado, e me atrevo a dizer, preciso em seus preceitos.
O Caibalion está por trás de muita coisa, o hermetismo está por trás de muita coisa, sendo uma filosofia/espiritualidade que data até 2000 anos antes de Cristo, é a fonte de inspiração de grandes espíritos históricos. As religiões são todas provenientes do encontro com o numinoso, como aprendi bem com mestre Jung, e o Caibalion certamente está em confluência com todas as grandes tradições místicas. O que muda, é a roupagem, a abordagem, os nomes e termos, as imagens talvez, mas a essência é sempre a mesma: Deus como significado último e primordial do ser.
Recomendo muitíssimo. É certamente um livro de cabeceira!

Ioh 09/08/2021

Livro para a vida toda!
Li esse livro 3 vezes e a última fiz dele um estudo, a primeira vez que eu li eu não entendi absolutamente nada, já na segunda absorvi uns 25%. Mas só agora na terceira vez que eu realmente compreendi nas entrelinhas o que os ensinamentos quer passar, mas eu quebrei um tabu lendo ele, eu escrevi, marquei e fiz o que senti kkk ele está repleto de anotações e insights que tive nos momentos, e marquei as partes que mais me marcaram? quero ler em uma próxima mas terei de comprar outro, valeu a pena!
Sou estudante de yoga e ele me remeteu muito um livro que chama Bhagavad Gita que ensina as mesmas coisas só que em parábolas.
OBS: eu lia e estudava ele e depois me encontrava com dois amigos para trocar o que a gente estava aprendendo e absorvendo do livro, se tiver com quem compartilhar a leitura fica mais gostosa.

DANNE 04/07/2021

Eu sou o todo? Essa ideia é de quem?
Quais ideias são realmente suas? E quais ideias são dos outros?

Provocação muito pertinente que o livro nos deixa no penúltimo capítulo do livro.
O todo (eu chamo de universo) sou eu, e eu sou o todo, porque o que está em cima é igual ao que está embaixo e o que está dentro é como o que está fora.
Engraçado que todo livro sobre metafísica, filosofia e sobre leis e regras de vida eu sinto como se esses livros só estão me dando a certeza do que eu já sabia, engraçado ter a percepção de que eu sei algo que eu ainda não sei.
Gostei muito do livro eu até daria uma nota maior se eu não tivesse me incomodado com a linguagem do livro que eu achei ligeiramente ?arrogante?.
Bruna 07/07/2021minha estante
Essa frase: eu sei algo que ainda não sei.
É uma coisa que sempre penso também...

Rodrivan 07/06/2021

Incrível
Este livro é um ouro que vem ser minado em nossa vida no momento certo que estamos preparados para receber o seu conhecimento.
Filosofia hermética em geral, um ?portão? para o esoterismo.
?O todo está em tudo?

Marcos-1771 28/05/2021

Um livro presunçoso.
Li este livro por conta do clube do livro, e li com a cabeça aberta as ideias propostas. Mas muitas coisas são presunçosas, e muito extremistas em certo sentido.

Fala de ciência, principalmente de física, em alguns pontos concordei, mas em muitas coisas é ultrapassado e não faz muito senso com a realidade.

É um livro ocultista, e em muitos momentos fala sobre o mestre e que os leigos não são capazes de compreender, então não faz muito sentindo ler esse livro se não for do clã. Fala que não é religião, mas segue os preceitos de um homem, Hermes, fala de mestre, seguidores, e até reencarnação. Achei muito contraditório o livro em vários sentidos.

jg4br1el 26/05/2021

Muito doido
Esse livro tem umas idéias bem doidas. É tipo dark, eu não entendi nada mas é legal kkkkkkk

Day 18/05/2021

Caibalion e ForFun
Livro, apesar de curto, é bastante denso. Há passagens que te fazem pensar muito e outras que te deixam ?
O que mais me impressionou foi fazer a ligação do meu álbum preferido do Forfun, lançado em 2008, o Polisenso com os ensinamentos herméticos. As músicas desse álbum tem todos os sete ensinamentos, acredito que tenha sido uma criação consciente disso, mas se não foi só mostra a sincronicidade linda do universo!

Bruna.Dietrich 17/05/2021

?O todo está em tudo?
Dizem que quando este livro aparece em nossas vidas é porque estamos prontos para absorver seus ensinamentos! Se isso é verdade eu não sei, mas sinto que após finaliza-lo, minha vida mudou de certa forma. Um dos maiores ensinamentos que tirei dele foi a lei do pêndulo! Um livro difícil, mas que vale a pena!

?O universo e tudo que ele contém é uma criação mental do todo?

Flavia 06/05/2021

Profundo
Livro que traz muito conhecimento sobre todas as coisas, ele nos abre os olhos, o coração e principalmente a mente para nos observar mais e poder fazer de nossa vida algo com mais significado. Sugiro fortemente que acompanhe juntamente com a leitura os comentários da Profa. Lúcia Helena Galvão no Canal do Youtube da Nova Acrópole, os comentários são fantásticos e nos ajuda a compreensão com seus insights
Flôr 01/06/2021minha estante
Grata pela indicação do canal ?

Thais Campos 04/05/2021

Vai mudar sua mente
O livro é excelente, te faz pensar muito, É um livro para ler e reler, pelo menos foi para mim.
Mudou minha mente e meu modo de pensar e ver o universo, eu super indico a todos. Pela primeira vez na vida que eu tive alguns esclarecimentos que nunca havia tido antes.

" A verdade transmutação hermética é uma arte mental."

Karol 04/05/2021

Bom...
O livro é bom e trabalha muitos conceitos em relação ao envelhecimento físico e mental, porém é um livro de 1994 e eu acho que algumas coisas já não são mais entendidas da mesma maneira e outros conhecimentos vieram à luz ao longo dos anos. Porém, três coisas levarei comigo: 1) o corpo humano requer movimento; 2) nosso corpo e cérebro não podem ser encarados como uma máquina com prazo de validade e 3) temos que, pelo bem do nosso corpo, evitar o estresse ao máximo.