O Caibalion

O Caibalion William Walker Atkinson

Resenhas - O Caibalion

Cepheus 21/07/2023

Se você é um estudante do ocultismo, é questão de tempo até deparar-se com os ensinamentos do Caibalion.
É uma leitura que se faz mais que necessário para a compreensão da maioria dos ensinamentos da ciência oculta.
De imediato, ao iniciar o estudo das 7 Leis Herméticas, há a sensação de "já vi isso em algum lugar", ou ainda um "já sabia disso". Ainda assim, Os Três Iniciados têm tremenda articulação que, além de exporem as Leis, discorrem-nas com exatidão, perfeição e deixam alguns ensinamentos e lições sutis, que são capazes de ser assimiladas somente por aqueles com os ouvidos mais abertos e corações mais receptivos são capazes de compreender.
Recomendo a absolutamente todos! Leiam com calma, atenção e carinho.

Rosana.Barreto 11/07/2023

O que está em cima é o mesmo que está em baixo.
O Caibalion tem a essência dos ensinamentos das escolas herméticas do Antigo Egito e da Grécia e tem em seu nome a mesma raiz da palavra Qabala. Alguns conceitos da Lei da Atração e ideias ligadas ao Movimento do Novo Pensamento também estão contidos neste que é um dos maiores clássicos do esoterismo ocidental.

Katia Rodrigues 30/06/2023

Filosofia hermética
Escrito em 1908, de autoria desconhecida, este livro se propõe a apresentar Os sete princípios herméticos atribuídos ao sábio egípcio Hermes Trimegisto, o "Três Vezes Grande":
1- O Princípio do Mentalismo: "O todo é mente; o Universo é mental."
2- Princípio da Correspondência: "Assim em cima como embaixo; assim embaixo como em cima."
3- O Princípio da Vibração: "Nada está parado; tudo se move; tudo vibra."
4- O Princípio da Polaridade: "Tudo é Duplo; tudo tem dois polos; tudo tem seu par de opostos; semelhante e dessemelhante são o mesmo; os opostos são idênticos em natureza, mas diferente em grau; os extremos se encaixam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados."
5- O Princípio do Ritmo: "Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação."
6- O Princípio de Causa e Efeito: "Toda Causa tem seu Efeito; todo Efeito tem a sua Causa; tudo acontece de acordo com a Lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, mas nada escapa à Lei."
7- O Princípio de Gênero: "O Gênero está em tudo; tudo tem seu Princípio Masculino e seu Princípio Feminino; o Gênero se manifesta em todos os planos."

Ig: @_katia__rodrigues_
Marcos5813 01/07/2023minha estante
Estas idéias do sábio egípcio Hermes Trimegisto é de uma profundidade que só a singeleza e simplicidade da alma pode apreender.

Katia Rodrigues 01/07/2023minha estante
Verdade, Marcos!

Claudio.Diotto 16/05/2023

Instigante
A leitura é um pouco complexa, porém muito compensadora. Trás os 7 princípios da filosofia hermética e te faz pensar sobre essa ótica, muito proveitoso.
Recomendo a todo buscador das ciências ocultas ou até mesmo para autoaprimoramento.

Felipe.Mello 15/05/2023

Viver é estar em constante movimento
O Caibalion trata-se de um livro que condensa os princípios básicos das filosofias elaboraras não Antiguidade. É um livro que tem algumas poucas limitações, que creio serem oriundas de seu tempo, mas que são porta de entrada para a evolução individual do espírito.

O Caibalion nos inspira a sermos pessoas melhores e que a força da mente é combustível para a ação.

Tudo é energia. Energia é movimento. Tudo está em movimento!

Candido Neto 14/05/2023

Foi escrito há um século.
Foi escrito há um século, o público de então não tinha a pressa de ver um raciocínio ser construído tão velozmente quanto hoje, nem se contentava com uma ou duas exemplificações.
Hoje as coisas que o autor escreveu ainda fazem sentido, tem pertinência, e a filosofia hermetista é tão valida quanto qualquer outra.
Mas fica arrastado.
Nessa edição há um prefácio que apresenta o autor e sua obra e desfaz o mistério de Os Três Iniciados. Impagável.

aoiaoi 07/05/2023

Suficiente pra te introduzir no tema
é um ótimo livro introdutório que basicamente nos apresenta os pilares da filosofia hermética li ele 3 vezes e é bem tranquilo

Karina.Carvalho 07/05/2023

Sem duvidas um dos livros mais difíceis que li na vida.
Esse livro traz tanto ensinamento, tanta filosofia, tanto conhecimento que acho que nem lendo todo ano vou conseguir absorver tudo.
A filosofia hermética é milenar e ao mesmo tempo parece extremamente recente.
Um ótimo livro pra ter na cabeceira.

Jean Santiago 01/05/2023

Energia
Livro se baseia em tentar entender o mundo através das leis herméticas. Um misto de parâmetros de energia e vibração para tentar alterar o mundo a sua volta. Desnecessária a leitura se você não acredita nesse tipo de alteração. Ainda sim é um livro bem raso em conceitos, focando apenas em apresentações de termos e abordagens.

Fernando1054 16/04/2023

"Os Sábios servem no plano superior, mas governam no inferior. Obedecem às leis que vêm de cima deles, mas no seu próprio plano e nos inferiores a eles, governam e dão ordens. E assim fazendo formam uma parte do Princípio, sem se oporem a este. O sábio concorda com a Lei, e compreendendo o seu movimento, ele o opera em vez de ser cego escravo. Do mesmo modo que o hábil nadador volta o seu caminho e jaz este caminho, conforme a sua vontade, sem ser como a barca que é levada para cá e para lá: assim é o sábio em comparação do homem ordinário; e, contudo, o nadador e a barca, o sábio e o ignorante, estão sujeitos à Lei. Aquele que compreende isto está, bem no caminho do Domínio."

Marcus.Vinicius 11/04/2023

"O mundo contemporâneo não passa de uma nota de rodapé dos textos de Platão " foi a maior languidez e insensatez que já li. O mundo atual não passa de uma nota de rodapé dos ensinamentos de Hermes Trismegisto. Gênio incomparável. Egito sempre irá superar a Grécia e, termos filosóficos, tanto que Platão foi apenas um simplificador das ideias tibetana e egípcia.

Ciy 15/03/2023

Leis do universo
Livro de estudos. Leis reveladas e ensinadas. São aplicadas a muito tempo, inclusive por povos do antigo Egito. De acordo com esse ensino se você entende como as leis funcionam, você pode e deverá viver em harmonia, tendo como resultado uma vida mais satisfatória.

Yas 13/03/2023

Incrível
Eu já tinha passado por esse livro mas só agora ele realmente me chamou. Ele é incrivelmente didático e direto, achei de facílima compreensão. Par falar a verdade, as coisas nele descritas fizeram tanto sentido que parecia que minha mente tava borbulhando. Foi o momento perfeito para essa leitura. Abriu meus olhos e com certeza mudou minha forma de pensar.

Victor Campos 20/02/2023

A edição é útil para perceber como ? ????????? apenas em parte é Hermetismo e, na outra parte, é expressão das ideias de W. W. Atkinson, seu autor, e do movimento cultural de que ele fazia parte, o ??? ???????.

A edição não faz o que ainda seria de grande utilidade para nós, ao menos no Brasil - ajudar a separar o que é de Atkinson e o que é tradição do Hermetismo no conteúdo de ? ?????????. Mas a introdução é extremamente valiosa.

Mas o livro é mais sobre Atkinson do que sobre ? ????????? ou o Hermetismo, apesar do título. Vide que se acrescenta outro escrito extenso de Atkinson como anexo, escrito independente de ? ????????? e que, em parte, é um desenvolvimento teórico daquela parte de ? ????????? que não é hermética, mas é idiossincrática de Atkinson.

Por esse fato, se não houvesse tão poucas fontes sobre o Hermetismo e de estudo confiável e acadêmico sobre ? ?????????, o livro seria dispensável para quem não quisesse conhecer a obra de Atkinson.

Bi 19/02/2023

Uma coisa que me surpreendeu muito nesse livro foi como ele é fácil de ler. Margens e fonte grandes e uma linguagem super simples e tranquila. É quase como se fosse uma conversa ou uma aula mesmo.
Não é um livro que vai te dar o sentido da vida e vc vai dizer "nossa, agora sou um novo ser mais sábio e mais evoluído" ele te dá ferramentas pra vc treinar o autocontrole e o autoconhecimento. Eu achei q realmente fosse me dar uma nova visão de mundo, mas como espírita, muito do que foi dito eu consegui assimilar sem dificuldade. N me pareceram assuntos muito além do que eu já considero uma realidade, mas só de um ponto de vista diferente.
Mas sinto q é um livro de introdução, fiquei curiosa pra ler mais de filosofia hermética.