Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

Leiturista 26/04/2024

" Um minuto inteiro de felicidade! Acaso isso é pouco, mesmo para uma vida inteira? "
"Noites Brancas", de Fiódor Dostoiévski, mexeu comigo de um jeito especial. Essa história de amor e perda me fez sentir como se estivesse lá com os personagens. Eles pareciam amigos próximos, e suas histórias me tocaram profundamente.

Mesmo com momentos tristes, vi beleza na forma como os personagens enfrentam seus problemas. Depois de ler, fiquei pensando sobre o amor e a vida de uma maneira diferente, como se algo dentro de mim tivesse mudado.

Maiara226 26/04/2024

Primeira obra do Dostoiévski que eu li e a vontade é consumir tudo que ele escreveu.
Uma história muito profunda, que trata muito sobre confiança, entrega.
O fim foi totalmente diferente do que eu esperava, mas muito impactante. Apesar de achar triste, lições podem ser tiradas dessa história.

Itlo0 26/04/2024

Caloroso e gélido
Mas lembrar-me daquela ofensa, Nástienka! Erguer uma nuvem escura sobre a sua felicidade clara e serena; levar tristeza ao seu coração, acusá-lo e fazê-lo amargar um remorso secreto, obrigando-o a bater tristemente num momento de júbilo; pisar uma só das flores ternas que adornarão suas madeixas negras quando for com ele ao altar... 0h, nunca, nunca! Que seja claro o seu céu, que seja luminoso e sereno o seu lindo sorriso; abençoada seja você pelo momento de júbilo e felicidade que concedeu a um coração solitário e agradecido!

Meu Deus! Um momento inteiro de júbilo! Não será is-to o bastante para uma vida inteira? ...

L.Fortuna 26/04/2024

A tempos venho querendo entrar nesse mundo da literatura russa, e Noites Brancas, de Dostoiévski, foi uma ótima introdução.
A narrativa é totalmente romântica, onde a melancolia se faz bela, é envolvente e cheia de reflexões.

olívia 26/04/2024

Noites brancas
Ele falando e ela louca pra dar?

não sei muito bem oq eu achei não, sendo bem sincera? acho que não é o tipo de livro que me encanta.
miguelsousa_ 26/04/2024minha estante
greve não tá te fazendo bem mesmo

olívia 26/04/2024minha estante
homem carente iludido apaixonado que não faz bem

Isa 27/04/2024minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKK amei a review! Tem outros livros dele BEM mais interessantes e surpreendentes

Ivis â 26/04/2024

Do 🤬 #$%!&
Primeiro livro do Dostoiévski que eu leio por recomendação e simplesmente amei, a leitura foi um pouco difícil e confusa em alguns momentos mas no final fica mais fácil de entender a história, eu achei bem triste e até comum hoje em dia de certa forma, eu recomendaria pra alguém que quer começar a ler obras literárias. Já quero outros do Dostoiévski enfim foi isso até o próximo?

Lara 25/04/2024

"Um momento inteiro de júbilo!" Não será isto o bastante para uma vida inteira?..."

Fiquei em êxtase, lendo e relendo a última frase desde curto livro. Fez-me pensar em como um momento mágico da nossa vida, por vezes raro, é recordado nos momentos difíceis, como uma âncora que evita que nos perdemos à deriva.

O narrador, também personagem, é um excêntrico que conhece e se apaixona por uma moça. Esta, amando e por fim, casando com outro, acaba quebrando o coração dele. Mas ao invés de encher-se de remorso ( como eu imaginei que seria), ele inteira-se com a alegria de ter tido a oportunidade de conhecê-la.

É o primeiro livro do grande Dostoiévski que leio, e apesar da simplicidade da narrativa, arrancou-me reflexões e colocou-me desconcertada. E é isso que uma boa literatura faz.

theoca 25/04/2024

Quando me falaram desse livro, fiquei com um pé atrás já que não me dou bem com clássicos... Mas esse foi tão bom de ler, por mais que eu tenha demorado um pouquinho para ler...

Confesso que dês do começo esse livro me chamou atenção, um sonhador e uma jovem sofrendo de amor, os dois tem uma conexão e histórias incríveis....

Eu amei muito esse

ThomasRoycer 25/04/2024

Leitura fácil e agradável, personagens cativantes e enredo interessantes, nos faz refletir e sentir.

César 25/04/2024

Leitura muito boa, bem característica do autor.
?Um minuto inteiro de felicidade
plena! Seria isso pouco para toda a vida de um ser humano?...?

alex580 25/04/2024

Não vou mentir que tive pena do sonhador nesse final do livro
"Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade! Afinal, não basta isso para encher a vida inteira de um homem?..."

keijiluv 25/04/2024

Lindo e bonito(melancólico)
Particularmente achei a história linda, em certos momentos me encontrei comparando alguns diálogos e descrições com cenas de filmes do studio ghibli, estes que tenho muito apreço, por conta dos cenários fantasiosos e diálogos cheios de emoções que transbordam do coração às páginas.
Gosto de enxergar a beleza na melancolia, entendo que assim também o sonhador se sentia, talvez seja um traço um tanto estranho meu ou a expressão do sonhador em mim, vejo que há beleza em qualquer momento, e esses, por vez, se encaixam na memória como um quebra cabeça, como olhar o crepúsculo do fim da tarde, as impressões causadas no peito e o sentimento de querer registrar pequenos momentos que por serem únicos se tornam belos, e por serem belos se tornam únicos.

"Como passam rápidos os anos! E a gente volta a perguntar a si mesmo: Que fizeste de teus anos? Onde enterrastes o teu tempo? Viveste ao menos ou não?"

Karla.Kassiane 25/04/2024

Noites Brancas
O clássico romance, o mocinho sonhador, a mocinha sofredora apaixonada e alguém que atrapalha o amor dos dois.
Apesar de ser um clássico e ser Dostoiévski, eu achei o desenrolar da história meio chato, começo legal, final legal, mas pode ser pelo vocabulário formal demais que faz com que fique um pouco chato.
Dostoiévski também tem um lado interessante que é relatar os sentimentos dos personagens, e isso faz com que os livros dele sejam tão atuais.

Charlles2 24/04/2024

Um minuto inteiro de felicidade plena!
A transição para o realismo de Dostoiévski!

Daqueles livros que deveriam ser usados nas escolas; reflete o instrumento que pode ser a literatura! o farto sentimento que esse romance minúsculo traz para dentro de nós, mesmo com a escrita simples! Dostoiévski Gênio gênio gênio gênio gênio gênio

Bru 24/04/2024

Uma experiência com clássicos
Lido para clube do livro.
Primeira vez que li um russo. Achei mais tranquilo do que o esperado, pela mística de um livro clássico.
Importante salientar que essa versão que li é comporta de duas novelas curtas.
E, na verdade, gostei mais da segunda do que da primeira, que dá nome ao livro.

Os personagens são bem ingênuos. Fiquei curiosa do quanto são retratos de uma geração e lugar e o quanto a aparente ?infantilização? de ambos os personagens são um jogo do autor.

Serviu bem para tirar o medo em ler o autor. Curiosa por ler outro livro.