Dôra, Doralina

Resenhas - Dôra, Doralina

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Mirella.Maria 16/08/2023

Lindo!
Acompanhar as personagens femininas de Rachel de Queiroz tem sido uma descoberta maravilhosa! Só livraço e com Dôra me apaixonei novamente por essa narrativa deliciosa.

pi 25/07/2023

Livro 26 de 2023
Nem acredito que demorei tanto tempo para ler Rachel. Acho que talvez eu não estivesse pronta, mas hoje leio e marco muitas frases que me chamam atenção.

Emilly 29/05/2023

Que perfeito!!!
"E sem preparo e sem aviso,era agora só o silêncio e a distância sem fim."
Que livro lindo,me emocionei do início ao fim.
Raquel de Queiroz consegue transmitir tudo absolutamente tudo,as relações familiares,o amor,que lindo e que finl surpreendente ???

Supercut09 11/05/2023

Mais um romance impecável da Rachel de Queiroz

Ate agora só li livros onde ela da voz as mulheres fortes que dão valor ao seu sexo e com opiniões muito fortes (para quem não gosta de ser chamada de feminista isso e muito coisa kkkk) como em Dora Doralina e As Três Marias.

A segunda parte foi a minha favorita mostrou mais o plano de independência de dora e contem também os melhores personagens da obra todos juntos na companhia de teatro.

Gostei de como o livro se parece como um diário ou uma autobiografia.

Susana 15/04/2023

Rachel de Queiroz, maravilhosa, tem uma escrita que conquista, dá impressão que estamos escutando ela falar.

Talita.Guglak 28/03/2023

Doer, sempre dói
"... Doer, sempre dói. Só não dói depois de morto, porque a vida toda é um doer."

Esse foi o primeiro livro na vida que destaquei o PRIMEIRO trecho. Primeira experiência com Rachel de Queiroz, comecei a ler pra passar o tempo numa sala de espera e, no fim, vi nesse livro um alento pro coração sobre a vida e sua finitude. Um abraço na alma de tão lindo. Recomendo

Margô 11/06/2023minha estante
Vim contemplar os seus comentários, são sempre críticos e autênticos...??

Iara.Borges 02/02/2023

Perfeito!! Incrível!! Leitura que prende, instiga e nos faz querer mergulhar cada vez mais na vida de Dora.

Maiane.Alves 17/01/2023

Gostei de todos os personagens, embora o amor de Dôra, o Comandante, tenha me causado arrepios em certos momentos da leitura.

InfinitaTBR- Jana 09/10/2022

Sensível, lindo

Sem dúvidas Dôra é a personagem mais bonita do livro. Ela é de uma força e dignidade gigantes e ao mesmo tempo é uma mulher super sensível.

escrivadocaos 01/10/2022

"Doer, dói sempre. Só não dói depois de morto, porque a vida toda é um doer"
Este livro era tudo que eu precisava ler no momento e mais um pouco. Dôra nos abre espaço para acompanhar sua vida desde de um inicio complicado nas terras da fazenda onde sua mãe reina, até o término de um ciclo, depois de tantas voltas pelo Brasil.

Cansada da tirania de sua mãe, Dôra, em terras sertanejas se vê casada e apaziguada pela monotonia da vida. Fofocas vem e vão em um cenário que mesmo incômodo em alguns aspectos é cheio da sensação de tranquilidade e pertencimento. Mas, essa vida plácida tem data de validade e uma revelação MUITO CHOCANTE (sim, se arrepiar os pelos da nuca) muda o curso da história, e lá se vai nossa Maria das Dores junto com uma companhia de teatro, abandonando tudo inclusive suas heranças, para viver itinerante, nômade pelo país.

E quantas aventuras por este país? Este mundão de Deus? Tantas e tantas voltas, tantos caminhos tomados, para regressar a casa muitos e muitos anos depois, com o coração vazio e despedaçado.

Esse livro é espetacular não somente pelas reviravoltas mas, pelas incríveis reflexões que Rachel lança entre os percursos da história. Aqui vivemos o luto de várias formas. Não da morte morrida do ser humano, como também de sonhos, inocências e de corações que perdem a doçura.

Há uma sobriedade extremamente necessária sobre o que é a vida após se perder tudo, e ter que começar do zero. A sem gracisse dolorosa que é se reerguer e toda a força extraordinária que é necessária para isso.
Gleison Marques 01/10/2022minha estante
Eu já tinha interesse nesse livro e essa resenha me ganhou! Perfeita ?

bih 01/10/2022

belíssimo
isto aqui não pode ser um livro qualquer. Devo confessar que me partiu o coração ver dora tão entregue ao comandante, em uma paixão que a faz esquecer de si, mas mesmo assim acompanhei sua trajetória com um carinho tão avassalador que me fazia em lágrimas. Desde o começo da leitura já o estava tendo como uma das obras que se tornariam uma das minhas preferidas.
E devo confessar que a parte do comandante torna-se meio parada e monótona mas logo depois volta a seu fluxo natural.
uma leitura que te faz sentir na pele a paixão. na arte no amor na vida
Katia Rodrigues 01/10/2022minha estante
Fiquei com vontade de reler... Faz tantos anos q li, não lembro quase nada ? ficou apenas a lembrança de uma boa leitura.

bih 02/10/2022minha estante
siim katia, desde as primeiras páginas já sabia que ia se tornar um querido, e a dor de deixar o livro? fiquei até chateada kkkj Acho que uma reeleitura valeria a pena hein

Isabelly.Godoy 10/09/2022

Divertido e interessante
A escrita de Rachel é muito fluida e muito fácil de acompanhar. A história é incrivelmente cativante e mostra diversos cenários em que a personagem principal se desafia a buscar mais do que é apenas lhe mostrado pelas pessoas a sua volta.
Dividido em três partes, o livro mostra diferentes fases da vida de Dora e consequentemente do Brasil, sobre como era ser mulher nessas épocas e acompanhando o crescimento pessoal da personagem principal. Recomendo para quem se interessa pela literatura nacional do século passado.

1 | 2 | 3 | 4 | 5