Dôra, Doralina

Resenhas - Dôra, Doralina

1 | 2 | 3 | 4 | 5

neia 17/09/2017

Lembranças
Muito bom, primeiro livro que leio da Raquel e se tornou uma das preferidas!!!

Daniel 06/06/2016

Dôra, Doralina
Resenha no link abaixo!

site: http://blogliteraturaeeu.blogspot.com.br/2016/01/dora-doralina-de-rachel-de-queiroz.html

daiane 12/06/2015

o livro conta a historia de dora, uma menina que e criada só pela sua mãe pois o pai morreu quando ela ainda era pequena, mas a mãe dela era uma mulher que não gostava da menina ela era uma mulher dominadora e que sempre tratava a filha com indiferença sem amor dora e uma menina que mora com a mãe mas ela parece mas uma hospede do que filha dela ela não dividia nada com a filha nunca falava do pai dela , tanto dora como a mãe dela era dona da fazenda por isso que a mãe nunca deixava ela fazer o que queria pois sempre ficava ameaçado a filha de fica com toda a fazenda, aos vinte ano de idade dora nunca tinha namorado pois ninguém da cidade queria ela por ser uma menina não muito bonita, então Laurindo interessado na riqueza da menina resolve casar se com ela pois ele era um homem ambicioso mas ela só resolveu casar se com ele para mostra a mãe que tinha alguém interessado nela mas alem de casar com dora Laurindo ainda tinha um relacionamento com a mãe dela, mas dora sabia que aquele casamento feria uma decepção para ela pois estava se casando sem amor , alguns meses depois dora engravida mas perde, ela agora era uma mulher que queria a sua independência então entrar no teatro pois o teatro era um lugar de liberdade e aprendizagem se torna atriz, como ela ia para o teatro sempre conheceu um comandante que logo se apaixonou por ele mas o homem era machista e violento, então ela deixou o teatro para satisfazer a vontade do novo companheiro, agora ele tinha que escolher entre o novo companheiro ou a fazenda então ela deixou o amor da vida dela para assumir o lugar que sempre lhe pertenceu a fazenda e passou a ter passando assim a posição que a mãe tinha na fazenda

DIRCE 26/06/2014

A “má” filha a casa volta.
Dôra Doralina é o terceiro romance de Raquel de Queiroz que leio , leituras que serviram para corroborar uma “tese” minha: grandes escritores(as) sempre constroem seus romances de forma que eles sejam mais do que mera distração – suas narrativas são permeadas de ficção e realidade.
Uma temática recorrente nos romances da Raquel de Queiróz é a LIBERDADE, a necessidade das mulheres de 20,30 e 40 que se sentiam vítimas da sociedade patriarcal, se verem livres da opressão, e essa temática também se faz presente no romance Dora Doralina.
Por meio dos três livros que compões o romance - I Senhora, II Companhia e III Comandante-, acompanhamos a trajetória traçada por Dora ou Maria das Dores,a jovem que traz a dor imbuída em seu nome , em busca da sua identidade.
No livro I (Senhora) Dora, que é a narradora dos 3 livros, por meio do fio condutor da sua memória, narra a relação conflituosa com sua mãe – a Senhora -, o seu ressentimento diante da sua frieza e distanciamento e a dor que tomou conta do seu peito diante da esmagadora traição da Senhora e Laurindo. A viuvez e traição foram a gota d’água. Nada mais a prendia a Fazenda Soledade. Dora sente a necessidade de deixar para traz suas lembranças, inclusive as da sua infância, e o presente que lhe era tão doloroso. Ela sente a necessidade de buscar uma nova vida.
Em sua busca, Dora vai parar na Companhia de Teatro- livro II -, ocasião em que conhece Estrela e o Seu Brandini, pessoas com a quais ela cria um forte vínculo de amizade e que, a despeito da sua timidez e falta de talento, a transformam em uma atriz do teatro mambembe. Tentando romper definitivamente com seu passado, ela assume uma nova identidade – se torna na atriz Nely Sorel. De bilheteria em bilheteria Dora vai realizando seu sonho – o sonho de liberdade, até que, ao se dirigirem ao Rio de Janeiro por meio da travessia do velho Xico (o Rio São Francisco) ela conhece o Comandante e se torna prisioneira de um grande amor.
No Rio de Janeiro Dora se vê obrigada a escolher entre o amor e a profissão. Sem grande conflito ela escolhe o amor, afinal se tornar uma atriz não estava nos seus planos. E é no livro III ( Comandante) que ela narra sua permanência no Rio e a convivência com o Comandante. O curioso nessa relação é que Dora, uma jovem tão rebelde, se transformou em uma mulher submissa, mas foi uma relação que serviu para fortalecê-la.
Observa-se no romance citações de acontecimentos históricos no Brasil como a Coluna Prestes e a II Guerra Mundial. Observa-se ainda a discrepância entre a vida urbana e a rural e a força da sociedade patriarcal, embora no romance essa força tenha sido representada inicialmente pela figura da Senhora, e no final pela figura da nova Senhora : Dora- a mulher que retorna ao seu ponto de partida atendendo ao apelo das suas raízes, pois afinal, Soledade era sua referencia para um recomeço, o que ratifica o ditado: o bom filho, ou melhor, a “má” filha a casa volta.
Dora Doralina seria merecedor de 5 estrelas não fosse eu ter me sentido um pouco entediada no livro II – Companhia, e por esse motivo dou 4 estrelas.

Halisson 09/08/2010

Muito bom, mas muito bom. Recomendo para quem gosta de um romance. Esse é um tipo de livro que movimenta a história todo tempo, não é um livro enjoado. É maravilhoso, e é pela quantidade de páginas que fica mais interessante ainda. Sem palavras para descreve-lo. Esse é um dos muitos livros que mostra a riqueza da literatura brasileira. Adorei.

1 | 2 | 3 | 4 | 5