Ficções

Ficções Jorge Luis Borges

Resenhas - Ficções

Valéria Cristina 20/10/2023

Simplesmente genial !!!
FICÇÕES entrou para a lista de um dos melhores livros que já li. É simplesmente genial e não à toa é considerado uma obra-prima. É daqueles textos que você separa para reler de tempos em tempos.

Borges encanta e confunde. Confunde porque em algumas situações fui pesquisar se o personagem era real ou fictício (kkkkkkkk) e encanta porque todos os contos são surpreendentes e inusitados. Não há como lê-los e não se apaixonar.

Ao longo da leitura encontramos um demiurgo e seu universo insólito, livros labirínticos, universos literários ou bibliotecas universais, um espião chinês nazista, um sonhador que é sonhado, pessoas com memória infinita e absoluta, heróis ambíguos, milagres e outras situações inusitadas que apenas a pena de um gênio é capaz de criar.

A leitura desses contos ainda nos permite usufruir da profunda erudição desse autor por meio de suas citações, comparações, analogias. É incrível e extremamente prazeroso participar desse mundo de cultura e sabedoria nos quais apreciamos considerações filosóficas, mitológicas, metafisicas e teológicas.

Construídos em estilo único, os contos são realmente uma obra-prima.

Jorge Luis Borges é aclamado em todo o mundo como um dos melhores escritores do século XX pela perfeição de sua linguagem, a erudição de seus conhecimentos, o realismo fantástico de suas ficções, a universalidade de suas ideias e a beleza de sua poesia.

wlcobra 16/10/2023

Eu achei maneiro bom etc mas foi um livro que eu usei pra ler no metrô então estava com barulho confusão aí às vezes eu me distraia e não entendia o que estava lendo de verdade mas continuava seguindo. Cheguei no fim do livro retendo poucas informações dele, uns 4 contos ficaram bastante na minha cabeça e o resto nem lembro. Pra um livro que eu tentei usar como algo rotineiro a escrita era mais difícil do que eu esperava e não ia parar pra analisar um livro que eu estava lendo por diversão igual eu faço com a faculdade. No fim ele é bom, muito bom, só não estava no clima pra aproveitar

Rafa Freitas 28/09/2023

Exercício de imaginação
Os conceitos e imagens que Borges traz eleva a imaginação para niveis que nunca antes experimentei. Nenhuma linha é atoa, cada detalhe tem importância. Dica: Antes de ler cada conto, assista ou leia algo a respeito, assim nao vai entrar na leitura perdido, pois não é fácil, mas é maravilhoso. O meu conto preferido foi o ultimo: O sul.

Luís 17/09/2023

Superou todas as minhas expectativas. Todos os contos têm uma incompletude poética que deixa eles abertos a tantas interpretações e leituras; a impressão que eu tenho é que se passam todo no mesmo mundo, embora não interajam diretamente. É como se Borges tivesse criado seu próprio mundo.

Luan 16/08/2023

Só para deixar marcado
Um livro interessante, com contos muito bons e outros que não me cativaram, talvez não por serem ruins, mas sim por não compactuarem com meu estilo de leitura. Para deixar anotado, gostei muito do conto "Ruínas circulares" (para mim, o melhor conto disparado), "A Biblioteca de Babel", "A forma de espada" e "A morte e a bússola".

Geórgia 15/08/2023

Como todo livro de contos ficções é heterogêneo. Nada mais natural que um texto se sobressaia ao outro e afins.
Foi meu primeiro contato com a literatura de borges, uma escrita concisa mas difícil de acompanhar, muito a ser visto nas entrelinhas. Provavelmente terei que reler para aproveitar melhor.

Ler Borges me trouxe a lembrança de algo que um professor de redação dizia no colégio ?escrever é como costurar, a mesma linha do primeiro ponto deve atravessar até o último?, cada conto de Borges é alinhavado cuidadosamente para que a última sentença se conecte com a primeira e tudo faça sentido. Acho que ler esses contos é um grande estudo sobre escrita.

Henry.Davy 26/07/2023

A genialidade de Borges ?
Borges nesse livro aborda mundos, dilemas sobre o tempo, dúvidas universais e várias outras coisas, é tanta coisa que ficamos sem saber oq nós espera no próximo conto.

É tanta coisa nas entrelinhas que você fica perdido de tanto conteúdo, e abismado com a criatividade do autor de imaginar tudo isso. Borges em um conto mais para frente brinca com essa busca incansável de achar sentido e lógica para tudo (Que ele mesmo incentiva em alguns contos) e faz um conto aparentemente complexo e cheio de simbolismos, com um desfecho simples no qual basicamente não existia mistério, e nós juntos ao protagonista complicamos tudo.

O borges também brinca muito com o" fantástico", vários contos têm esses elementos "misticos", e é esse "realismo fantástico" que define todo o ar do livro. O fantástico é algo real em vários contos, como no "Ruinas circulares", mas também esse efeito se apresenta no como o Borges conta esse história, por exemplo no conto que fecha o livro "O sul" no qual trata-se apenas da historia de um homem, mas o jeito que o Borges nós conta os acontecimentos, quase de que maneira lírica, e o que traz a fantasia para isso tudo.

Contos favoritos
-Tlon, uqbar, Orbis Tertius
-Pierre Menard o autor do Quixote
-O jardim de veredas que se bifurcam
-A forma da espada
-A morte e a bússola
-O milagre secreto ?

JPrates 06/06/2023

Até onde vão minhas leituras, a capacidade do Borges de juntar erudição a boas histórias é ímpar. Recomendo sem reservas.

Alexsander.Rosa 07/05/2023

Os labirintos da eternidade
O primeiro conto me assustou bastante, era um jeito completamente diferente de se contar histórias. Seus temas abordam a temporalidade, o infinito, os labirintos da vida, o campo das memórias, tudo isso atrelado a debates filosóficos, tornando esta obra uma espécie de conto ensaístico. Os contos que mais gostei foram:
- As Ruínas Circulares
- A Biblioteca de Babel
- O Milagre Secreto
- A Seita da Fênix

Juliana 29/04/2023

Jorge Luis Borges é sempre aquela leitura que exige da gente, às vezes até bom cair no desentendimento e se deixar levar, aceitar que algumas coisas vem com o tempo.
Os contos de Ficções são incríveis, passando muito por um tema que fascina particularmente que é sobre linguagem e como contamos histórias. Acho que sempre vale a pena se aventurar por ele

Bianca.Drewnowski 29/04/2023

8/10
Achei esse livro de uma leitura difícil, dificílima. É necessário reler, reler e reler pra pegar o eixo da coisa. Não foram de todos os contos que eu gostei, mas vejo o valor da obra, não tinha conhecido nada na mesma pegada

gablues 20/03/2023

4 etrelas pq nao vou mentir foi uma leitura beeeem complicadinha ive que assistir varios videos pra entender alguns contos mas num geral CURTI o borges expoe temas bem interessantes aqui mas acho q eu teria q ter uma bagagem maior pra conseguir absorver tudo q o livro tem pra dar

Carol 08/03/2023

Contos bem filosóficos, com direito até a metaverso em "Jardim das veredas que se bifurcam". Não foi, no entanto, uma leitura rápida, nem fácil.

V_______ 23/02/2023

Ficções
Ficções é um livro que reúne 17 contos de um dos mais célebres autores de nosso país hermano, que terá de lutar muito ainda para ser pentacampeão, a Argentina. Jorge Luis Borges nasceu na capital Buenos Aires, e faleceu em Genebra na Suíça, é reconhecido mundialmente por seu trabalho e ganhou diversos prêmios entre eles o Cervantes e o National Book Critics Circle Award.
Em todos os contos Borges faz uso do fantástico e lúdico, por muitas vezes é preciso reler linhas e parágrafos para compreender o que se é dito, mas que ao fim vale a pena pois a escrita dele é algo único e fascinante, que mesmo com suas particularidades envolve o leitor com absurdos. Entre os contos que mais gostei estão tlön, uqbar, orbis tertius, que o próprio título já diz tudo e se faz desnecessário resumi-lo; a biblioteca de Babel onde nos é apresentado uma uma biblioteca que em seu acervo há tudo que já foi escrito, mas é impossível achar qualquer coisa que se procure; o jardim de veredas que se bifurcam que se passa durante a Primeira Guerra Mundial em que um agente alemão tem de descobrir informações para passar a seu país, e é uma completa loucura, onde o irreal é praxe; e funes, o memorioso, sobre um rapaz que tem um conhecimento vasto mas não consegue fazer uso dele, só para citar alguns. Não faço a mínima ideia de se fiz uso correto do ponto e vírgula, mas acredito que poucas pessoas saibam realmente como o usá-lo.
Além de ser um livro de contos, é um livro curto, cerca de 170 páginas, mesmo que acabe não gostando forma de Borges acredito que valha sua leitura para conhecer esse grande autor argentino.

Larissa.Vieira 18/02/2023

Precisa ter brio...
Um livro de contos de um dos maiores ícones da literatura latina. Meu primeiro contato com Borges, alguns trechos li novamente para uma boa compreensão. Cada história tem uma temática diferente e algumas vão desafiar seu intelecto e te exigir um pouco mais de brio (entendedores entenderão rs), mas que vale muito a pena o tempo investido. E acima de tudo entretém e te forma como leitor. Material de apoio pode ajudar. Recomendo!