As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - As Brumas de Avalon

Victoria Regina 24/04/2014

A história é contada pela visão das mulheres que faziam parte da vida do lendário Rei Arthur. Em seu primeiro volume, vemos a história da mãe de Arthur, Igraine, assim como o surgimento de uma personagem muito importante a Morgana Le Fray, esta é quem narra a história em certas partes do livro. No início vemos os feitos de Viviane, a Senhora do Lago, irmã mais velha de Igraine e tia de Morgana, que começam a parecer neste volume. Ao longo dos livros nos deparamos com Morgause, irmã mais nova de Viviane e Igraine, e que adquire cada vez mais espaço na história. E Gwenhwyfar, que tem sua importância ampliada ao longo da história. Porém não é só a lenda do Rei Arthur que é contada, como também, o expansionismo do Cristianismo e seu conflito com os cultos pagãos, em uma Bretanha cheia de intrigas.

Não tenho palavras para dizer como esse livro mudou meu modo de ver as coisas. A Marion Zimmer conseguiu transmitir a história de um modo, que muitas vezes dava para se sentir dentro da própria Camelot de Arthur, vivendo entre todos aqueles personagens, e sentindo todos aqueles sentimentos tão conturbados. Vemos a Bretanha, e os conflitos com os Saxões que fazem com que os homens partam para a guerra e com isso tornando as mulheres responsáveis pela casa e pelos filhos. O conflito entre o paganismo e o cristianismo vai crescendo, e cada vez mais somos questionados sobre as ações dos personagens e sua "ideologia". Os próprios personagens questionam suas atitudes em certa parte da série, e começam a se perguntar se realmente valeu a pena todo o esforço que fizeram. Eu nunca fiquei tão irritada como uma personagem como fiquei com a Gwenhwyfar, tinha horas que dava vontade de sacudir aquela menina e mostrar para ela o quão tola era. Mais faria o mesmo com a Morgana, uma vez que esta muitas vezes se comportava do mesmo modo...

site: http://ventodemudancas.blogspot.com.br/2013/11/as-brumas-de-avalon-marion-zimmer.html

mumu 04/04/2017

O livro 2 é mais voltado para Gwenhwyfar, ela e seu amor proibido pelo Lancelot que retribuiria. O casamento com Arthur e a tomada de consciência de que ela se tornará a grande rainha! Ela não conseguia ter filhos, engravidava e abortava e se culpava por seu amor por Lancelot, esse amor pecaminoso ser a causa disso. Nesse livro Morgana sai um pouco de cena, mas volta ao final para contar que estava perdida no reino das fadas, ela desbrava uma relação com Kevin, o bardo que irá substituir Taliesin, o Merlin. Vejo todas as mulheres em foco muito amarguradas com suas relações de amor. Viviane e Morgana, Morgana, Gwenhwyfar e Lancelot, Morgana e Arthur (que nutre um amor além do de irmão por ela), Kevin e Morgana etc… É um livro rico historicamente e com as pinceladas de magia e crenças, mostrando sempre a fortaleza que são as mulheres para si e para os outros.

Foi por esse motivo que o escolhi para ser o livro do mês de março do desafio literário, por se tratar de uma leitura que abrangeria diversas mulheres fortes e seus aspectos luminosos e também sombrios.

site: http://murysdiary.blogspot.com.br/2017/04/as-brumas-de-avalon-livro-1-e-2-marion.html

Marcia.Santos 28/06/2021

O fim
Um livro que emociona e causa impacto diante de todos os aspectos abordados: Religião, sexualidade, a situação da mulher na sociedade... Dentre outros

Fabiele1 11/02/2022

Leitura perfeita!!
Tem tudo que eu amo em um livro, principalmente aqueles amores impossíveis. Ponto negativo é a insuportável da Gwenhwyfar.

Fabiele1 02/03/2022

Bom porém...
A leitura do terceiro livro é meio maçante, principalmente nos últimos capítulos onde fica muito político mas deixa todo o desenrolar dos outros livro e todos os planos da senhora do lago (que já foram mudados várias vezes) pro quarto livro. Ansiosa.

Andrea170 18/04/2022

Lendas e encantos
Leitura interessante da lenda do rei Artur protagonizada por mulheres repleta de encantos, encontros e desencontros.

Rosy 06/10/2023

Avalon
Não foi o fim que eu idealizei e esperava mas confesso que gostei, no fim o fanatismo religioso e a busca frenética pelo poder é o fim de todos. Os deuses ou Deus tem objetivos simples e claros em nossas vida, e nós com nossa ambição e egoísmos acabamos nos perdendo de nós mesmo