As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - As Brumas de Avalon

Iara 02/11/2019

Nunca vou superar estes livros. Nunca vou esquecer. Ficaram tatuados em minha alma. É isso.

Danusa 13/01/2020

Para começar, iniciei essa saga separando a vida pessoal da autora e sua obra. O que, na minha opinião, permitiu-me uma leitura mais livre e focada.

Li os quatro livros em 15 dias! Fiquei enfeitiçada por Morgana! rs

O livro traz uma ótima reflexão quanto ao cristianismo e seus dogmas. E também ao valor do sagrado feminino que é tão mal compreendido.

Como uma boa ficção, a trama traz reviravoltas envolvendo os protagonistas, o que te deixa mais "presa" ao livro, amando e odiando alguns personagens.

O livro é excelente!!!

Monica 29/10/2020

"Somos todos em uma historia mal contada"Antonio Prates
Como não amar um livro escrito em 1983 que fala sobre politica,religiao,homossexualidade tanto masculina quanto feminina é maravilhoso!Sem falar e claro sobre a história classica do rei Arthur contando a partir da visão de Morgana,onde ela relata o seu lado da história como era inocente sobre todos os aspectos.Como os personagem que conhecemos são ambíguos fazendo eles mais humanos e não tendo um comportamento impecável como em muitas outras histórias.

Jaqueline 03/01/2021

Por trás das brumas
Uma história bastante intrigante e interessante, onde acompanhamos a lenda de Artur pelos olhos das mulheres. Cheio de tramas e com um forte envolvimento religioso, vemos os últimos dias de Avalon e da lutas de seus seguidores para manter a religião da deusa ainda viva e cultuada pelos povos. Nessa história Artur é um mero coadjuvante e as mulheres que são as estrelas e fazem a história andar.
Envolto de várias críticas sociais, principalmente religiosas, nos faz pensar quem é o certo ou, se realmente há um lado certo.
Gostei bastante do enredo apesar de achar a narrativa arrastada e repetitiva. Esperava um final mais promissor, principalmente para alguns personagens, que no final não serviram de muita coisa.
Confesso que demorei mais do que gostaria para terminar a leitura de todos os livros, principalmente por ser repetitivo, o que me deixava muitas vezes cansada e sem entusiasmo para ler, com seus capítulos gigantes que só me fazia pensar que horas iria acabar. Uma pena, pois, é uma obra de grande relevância e nos faz mergulhar mais uma vez nas lendas arturianas que tanto nos fascina. Se fosse a metade do livro, teria sido mais fluido e menos enrolado, me deixando mais entusiasmada para continuar lendo, pois a história é maravilhoso e muito cativante.

Mariguima 05/03/2021

Uma aventura épica que se preze
Em brumas de Avalon, conta-se a história das mulheres da lenda de Arthur, uma perspectiva da famosa lenda muito diferenciada e fascinante. Há paganismo vs cristianismo, mitologia celta, política, guerra, cultura, romance e até mesmo filosofia, um livro completo e muito bem escrito. É um pouco cansativo por causa da diagramação e das páginas brancas, mas não desista, ela vale a pena. Morgana é uma personagem a parte, realmente uma protagonista não só das histórias, mas tbm de nossos corações. Outros famosos personagens são Uther Pendragon, Merlin, Guinevieve, Lancelote, entre outros. E para finalizar, lhes digo que a história é contada antes do nascimento de Arthur, se estende durante sua vida e morte, são 4 volumes que se se passam por toda a vida de seus personagens.

@meunomee_lauracanal 15/03/2021

Inspiração para o meu TCC
Fantasia nunca foi meu gênero literário... Ou não era, até ler esse livro. Cheio de aventura, com personagens profundos, reais e com muito significado por trás de suas personalidades; As Brumas de Avalon reconta as Lendas do Rei Arthur de uma perspectiva feminina, debate liberdade religiosa, relação com a natureza, e muito mais...

Marcia.Santos 21/04/2021

As incertezas
Neste volume é possível observar as incerteza que permeia as relações entre Avolon o Grande Rei.

Diego Farias 04/07/2021

A proposta
Acho que foi muito interessante e inteligente recontar essa história a partir da vilã mais famosa da mitologia Celta. Morgana, sua mãe e irmãs seguram a trama do primeiro livro que, além de ter um introdução maravilhosa ao universo do rei Arthur, mostra que ele não é importante dentro do seu próprio universo, perdendo fácil para as senhoras do Lago.

Viviane, no primeiro livro, é uma estrategista nata. Viu tudo, previu tudo e está disposta a tudo para defender o patrimônio da deusa. Você a ama, odeia, idolatra e faz pactos para que ela morra. Ela é o maior motivo para se continuar lendo, o que te tira, totalmente, a atenção da pequena Morgana que está aprendendo sorrateiramente a ficar como ela.

Giovanna 03/08/2021

Meu amor por histórias do rei Artur não está escrito. Porém as brumas de Avalon não mostram de fato a grandeza do guerreiro Artur, as lutas, as batalhas, as aflições. É tudo muito romântico, mostrando tudo do ponto de vista das mulheres da história. Pra quem gosta desse lado mais romântico da coisa, esse livro é um prato cheio, mas não me agradou a leitura

Fabiele1 02/04/2022

De todos os quatro livros achei o mais chatinho, muito cheio de voltas pra resolver as pendências. Mas continua sendo uma leitura cativante, até pelo apego aos personagens.

Manú 11/11/2022

Nesse segundo capítulo da saga temos Arthur quebrando juramento a Avalon, a morte de Igraine ,rejeitada por Lancelote Morgana parte em longa viagem. O que estará a frente do Reino de Camelot .....

Ricardo369 25/02/2023

Muito mais que um triângulo amoroso...
Mais que um "triângulo amoroso" e mais do que "mais uma historia sobre os contos Arturianos", os livros retratam o conflito entre o "Cristianismo e a antiga religião pagã de Avalon"... Esqueçam o filme e as polêmicas que cercam a autora, e embarquem nessa viagem literária escrita sob a perspectiva das mulheres da corte de Arthur.