As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - As Brumas de Avalon

mcampello 08/07/2017

Um clássico necessário
Uma história incrível de um mundo que deu origem a grandes outras narrativas.

@ale_raposo 30/12/2017

Encantador.
Marion realmente consegue nos colocar dentro da história,é realmente possível sentir o perfume das macieiras de Avalon!

kahcorso 26/03/2018

Um clássico digno de ser lido
Resumidamente, "As brumas de Avalon" é uma versão da lenda do Rei Arthur contada sob a perspectiva das mulheres da vida dele: a esposa, a irmã e a tia tendo como pano de fundo principal a luta religiosa entre os pagãos adoradores da Deusa da terra e os cristãos que aos poucos dominam a Bretanha.

Considero um livro maravilhoso, super bem escrito, com personagens tocantes, e personagens fortes especialmente Morgana (minha preferida) e Viviane, sua tia e mentora.

Avalon nada mais é que um lugar mágico oculto por Brumas onde moças se tornam sacerdotisas em prol da Deusa que aos poucos perde seu espaço e seus adoradores devido a chegada dos cristãos. Tendo isso em mente Viviane a Senhora do Lago e mais alta sacerdotisa prepara um plano para unificar o povo novamente tanto os cristãos quanto os pagãos: ela prepara Morgana para ser sucessora e Arthur seu irmão, o rei que unificará o povo.

Leia mais no blog

site: http://meioliteral.blogspot.com.br/2018/03/as-brumas-de-avalon-marion-zimmer.html

Marcela.Alessandra 05/12/2018

Leitura fascinante
Lindo não consegui parar de ler até terminar. Conta as lendas do Rei Arthur sobre a visão das mulheres tendo como personagem principal a Morgana onde ela não é uma terrível bruxa e feiticeira que mostram em outras versões, apenas uma sacerdotisa de Avalon procurando um sentido para a sua vida. Com certeza entrou para a lista dos livros que irei reler um dia e por mais de uma vez, pois acredito que toda releitura será uma experiência nova com descobertas de detalhes que não foram percebidos na última leitura.

Antonio Maluco 19/01/2019

História
O livro conta a história de antes das távola redonda

M@g@ 30/08/2019

Adorável
A seu modo ele prende o leitor, li quando tinha 17 anos e me apaixonei

Café Literário 03/09/2019

Magia e romance
Romance que reconta a lenda de Artur e Morgana. Ele sobe ao trono da Bretanha com a influência da mística Ilha de Avalon e suas mulheres e sacerdotisas. Envolve magia, luta pelo poder, traição e amor.
"Mesmo aqueles que normalmente não gostam das lendas de Artur irão se encantar com as mulheres por trás do trono. Morgana e Guinevere lutam pelo poder, usando Artur para promover as suas respectivas visões de mundo. A intrigas e a política do reino de Camelot descritas em AS BRUMAS DE AVALON se passam quando o Cristianismo começa a dominar a ilha-nação da Bretanha estabelecendo o conflito com os cultos pagãos.".

Iara 02/11/2019

Nunca vou superar estes livros. Nunca vou esquecer. Ficaram tatuados em minha alma. É isso.

Danusa 13/01/2020

Para começar, iniciei essa saga separando a vida pessoal da autora e sua obra. O que, na minha opinião, permitiu-me uma leitura mais livre e focada.

Li os quatro livros em 15 dias! Fiquei enfeitiçada por Morgana! rs

O livro traz uma ótima reflexão quanto ao cristianismo e seus dogmas. E também ao valor do sagrado feminino que é tão mal compreendido.

Como uma boa ficção, a trama traz reviravoltas envolvendo os protagonistas, o que te deixa mais "presa" ao livro, amando e odiando alguns personagens.

O livro é excelente!!!

Monica 29/10/2020

"Somos todos em uma historia mal contada"Antonio Prates
Como não amar um livro escrito em 1983 que fala sobre politica,religiao,homossexualidade tanto masculina quanto feminina é maravilhoso!Sem falar e claro sobre a história classica do rei Arthur contando a partir da visão de Morgana,onde ela relata o seu lado da história como era inocente sobre todos os aspectos.Como os personagem que conhecemos são ambíguos fazendo eles mais humanos e não tendo um comportamento impecável como em muitas outras histórias.

Jaqueline 03/01/2021

Por trás das brumas
Uma história bastante intrigante e interessante, onde acompanhamos a lenda de Artur pelos olhos das mulheres. Cheio de tramas e com um forte envolvimento religioso, vemos os últimos dias de Avalon e da lutas de seus seguidores para manter a religião da deusa ainda viva e cultuada pelos povos. Nessa história Artur é um mero coadjuvante e as mulheres que são as estrelas e fazem a história andar.
Envolto de várias críticas sociais, principalmente religiosas, nos faz pensar quem é o certo ou, se realmente há um lado certo.
Gostei bastante do enredo apesar de achar a narrativa arrastada e repetitiva. Esperava um final mais promissor, principalmente para alguns personagens, que no final não serviram de muita coisa.
Confesso que demorei mais do que gostaria para terminar a leitura de todos os livros, principalmente por ser repetitivo, o que me deixava muitas vezes cansada e sem entusiasmo para ler, com seus capítulos gigantes que só me fazia pensar que horas iria acabar. Uma pena, pois, é uma obra de grande relevância e nos faz mergulhar mais uma vez nas lendas arturianas que tanto nos fascina. Se fosse a metade do livro, teria sido mais fluido e menos enrolado, me deixando mais entusiasmada para continuar lendo, pois a história é maravilhoso e muito cativante.

Mariguima 05/03/2021

Uma aventura épica que se preze
Em brumas de Avalon, conta-se a história das mulheres da lenda de Arthur, uma perspectiva da famosa lenda muito diferenciada e fascinante. Há paganismo vs cristianismo, mitologia celta, política, guerra, cultura, romance e até mesmo filosofia, um livro completo e muito bem escrito. É um pouco cansativo por causa da diagramação e das páginas brancas, mas não desista, ela vale a pena. Morgana é uma personagem a parte, realmente uma protagonista não só das histórias, mas tbm de nossos corações. Outros famosos personagens são Uther Pendragon, Merlin, Guinevieve, Lancelote, entre outros. E para finalizar, lhes digo que a história é contada antes do nascimento de Arthur, se estende durante sua vida e morte, são 4 volumes que se se passam por toda a vida de seus personagens.

@meunomee_lauracanal 15/03/2021

Inspiração para o meu TCC
Fantasia nunca foi meu gênero literário... Ou não era, até ler esse livro. Cheio de aventura, com personagens profundos, reais e com muito significado por trás de suas personalidades; As Brumas de Avalon reconta as Lendas do Rei Arthur de uma perspectiva feminina, debate liberdade religiosa, relação com a natureza, e muito mais...

Marcia.Santos 21/04/2021

As incertezas
Neste volume é possível observar as incerteza que permeia as relações entre Avolon o Grande Rei.