As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - As Brumas de Avalon

Mym 28/09/2015

Místico e fantástico
o ponto de vista das mulheres do reino de Avalon, é sem dúvida nenhuma incomparável e maravilhoso!

Clara 08/12/2015

Game of Maidens
"(...)A jornada que me levou a ler a série toda de uma vez teve um início inusitado: o Enem. Sim, o Enem. O primeiro dia do conhecido (e temido) Exame Nacional do Ensino Médio consiste em Ciências Humanas e suas tecnologias, bem como em Ciências da Natureza e suas tecnologias. É nessa parte que o atônito leitor indagará “Mas o que cargas d’agua o Enem tem a ver com As Brumas de Avalon?”. Bem, nesse primeiro dia, uma das questões de Ciências da Natureza tratava de um fenômeno óptico em que um objeto no horizonte parece flutuar, graças à inversão térmica. O nome? Fata Morgana, referenciando a lendária meia-irmã do rei Artur e suas habilidades místicas de grã-sacerdotisa. Fiquei tão perplexa com a referência (acertei a questão, por sinal) que arranquei os quatro livros de minha estante - eu havia comprado a série inteira por 30 reais, em um golpe de sorte - e pus-me a lê-los ininterruptamente. Não me arrependi de modo algum.

As Brumas de Avalon traz um enfoque inusitado e inovador à já conhecida lenda do rei Artur e seus Cavaleiros da Távola Redonda, ao recontá-la da perspectiva feminina. Não me limito a citar apenas Morgana - uma protagonista que faz jus ao fato de ter batizado um fenômeno óptico com seu nome -, mas também Igraine, sua mãe, Morgause, sua tia, Viviane, a Senhora do Lago e, acima de tudo, Guinevere (no livro chamada de Gwenhwyfar), sua principal antagonista. Decidi fazer uma resenha geral da série - composta por A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore - uma vez que as tramas dos quatro livros estão de tal forma condensadas que seria quase impossível desvinculá-los em quatro resenhas diferentes, tal é a interconexão e a grandiosidade da narrativa urdida por Marion Zimmer Bradley - por aqui já dá pra perceber que não vou poupar elogios quanto à saga, certo?

(...)

O maior trunfo da saga, além da narrativa fluida e envolvente, é o amplo leque de personagens, tanto masculinas, quanto femininas. Além de Morgana e Guinevere, também ganham destaque Viviane, Artur e Lancelote. Viviane, confesso, por vezes me irritou - em diversas ocasiões da história, ela demonstra não ter medo de interferir na vida pessoal daqueles que ama, para bem ou para mal; essa obstinação é bastante inescrupulosa; é quase como se Viviane fosse a personificação do Príncipe de Maquiavel, utilizando-se de todos os meios a seu dispôr para manter a ordem de Avalon. Artur, por sua vez, embora amado por seu povo, mostra ser bastante passivo à influência dos padres, bem como à de sua esposa, abalando o equilíbrio conquistado por seu pai, o Pendragon, ao priorizar o cristianismo. Lancelote, fiel cavaleiro de Artur, apaixonado por Guinevere e interesse amoroso de Morgana, é um homem atormentado psicológica e espiritualmente, cujos temores o acompanharão até o fim da trama. Eu poderia passar um dia inteiro descrevendo cada personagem criado por Bradley, pois são inúmeros, mas há um elo de ligação entre eles: as figuras masculinas, quase sempre orgulhosas, são constantemente controladas (e ofuscadas!) pelas figuras femininas, que os manipulam a seu bel-prazer de maneira irônica - tudo isso sem (quase) nunca sair das cortinas onde foram colocadas. O final dá conta de colocar cada uma dessas personagens no lugar, sendo belo e bem amarrado, sem deixar pontas soltas. Uma conclusão satisfatória e, ouso dizer, gloriosa para a série.

(...)"

site: http://labsandtags.blogspot.com.br/2015/12/as-brumas-de-avalon-ou-como-deusa.html

Tais.Tcheis 07/01/2016

Excelente
Li esse livros há muitos anos e me viciei neles. A história, que começa com a Senhora de Avalon até as Brumas de Avalon, é excelente, traz uma nova perspectiva da história de Rei Arthur e Morgana. Gostei de ver um livro em que os personagens principais são mulheres e que mostra como era uma sociedade matriarcal antes do cristianismo. Agora, se prepare porque a história é muito realista, não tem final fofo em que tudo acaba bem então fiquei bem triste quando acabou tudo.

vanessamf 12/04/2016

Resenha
Em termos de coleção, posso dizer que foi uma experiência interessante, embora não plenamente satisfatória. A temática principal foi a religiosa e as personagens centrais, as mulheres, mesmo que, a meu ver, apenas Morgana tenha sido mais desenvolvida. Além disso, apesar de Viviane, Gwen e Morgause terem tido algum destaque, grande parte da ala feminina foi retratada como sempre: frágil, fútil e dominada por homens.

Veja mais no blog

site: https://leiturasdetarologa.wordpress.com/2016/04/10/literatura-as-brumas-de-avalon/

kahcorso 26/03/2018

Um clássico digno de ser lido
Resumidamente, "As brumas de Avalon" é uma versão da lenda do Rei Arthur contada sob a perspectiva das mulheres da vida dele: a esposa, a irmã e a tia tendo como pano de fundo principal a luta religiosa entre os pagãos adoradores da Deusa da terra e os cristãos que aos poucos dominam a Bretanha.

Considero um livro maravilhoso, super bem escrito, com personagens tocantes, e personagens fortes especialmente Morgana (minha preferida) e Viviane, sua tia e mentora.

Avalon nada mais é que um lugar mágico oculto por Brumas onde moças se tornam sacerdotisas em prol da Deusa que aos poucos perde seu espaço e seus adoradores devido a chegada dos cristãos. Tendo isso em mente Viviane a Senhora do Lago e mais alta sacerdotisa prepara um plano para unificar o povo novamente tanto os cristãos quanto os pagãos: ela prepara Morgana para ser sucessora e Arthur seu irmão, o rei que unificará o povo.

Leia mais no blog

site: http://meioliteral.blogspot.com.br/2018/03/as-brumas-de-avalon-marion-zimmer.html

Marcela.Alessandra 05/12/2018

Leitura fascinante
Lindo não consegui parar de ler até terminar. Conta as lendas do Rei Arthur sobre a visão das mulheres tendo como personagem principal a Morgana onde ela não é uma terrível bruxa e feiticeira que mostram em outras versões, apenas uma sacerdotisa de Avalon procurando um sentido para a sua vida. Com certeza entrou para a lista dos livros que irei reler um dia e por mais de uma vez, pois acredito que toda releitura será uma experiência nova com descobertas de detalhes que não foram percebidos na última leitura.

Antonio Maluco 19/01/2019

História
O livro conta a história de antes das távola redonda

M@g@ 30/08/2019

Adorável
A seu modo ele prende o leitor, li quando tinha 17 anos e me apaixonei

Café Literário 03/09/2019

Magia e romance
Romance que reconta a lenda de Artur e Morgana. Ele sobe ao trono da Bretanha com a influência da mística Ilha de Avalon e suas mulheres e sacerdotisas. Envolve magia, luta pelo poder, traição e amor.
"Mesmo aqueles que normalmente não gostam das lendas de Artur irão se encantar com as mulheres por trás do trono. Morgana e Guinevere lutam pelo poder, usando Artur para promover as suas respectivas visões de mundo. A intrigas e a política do reino de Camelot descritas em AS BRUMAS DE AVALON se passam quando o Cristianismo começa a dominar a ilha-nação da Bretanha estabelecendo o conflito com os cultos pagãos.".

Iara 02/11/2019

Nunca vou superar estes livros. Nunca vou esquecer. Ficaram tatuados em minha alma. É isso.

Danusa 13/01/2020

Para começar, iniciei essa saga separando a vida pessoal da autora e sua obra. O que, na minha opinião, permitiu-me uma leitura mais livre e focada.

Li os quatro livros em 15 dias! Fiquei enfeitiçada por Morgana! rs

O livro traz uma ótima reflexão quanto ao cristianismo e seus dogmas. E também ao valor do sagrado feminino que é tão mal compreendido.

Como uma boa ficção, a trama traz reviravoltas envolvendo os protagonistas, o que te deixa mais "presa" ao livro, amando e odiando alguns personagens.

O livro é excelente!!!

Monica 29/10/2020

"Somos todos em uma historia mal contada"Antonio Prates
Como não amar um livro escrito em 1983 que fala sobre politica,religiao,homossexualidade tanto masculina quanto feminina é maravilhoso!Sem falar e claro sobre a história classica do rei Arthur contando a partir da visão de Morgana,onde ela relata o seu lado da história como era inocente sobre todos os aspectos.Como os personagem que conhecemos são ambíguos fazendo eles mais humanos e não tendo um comportamento impecável como em muitas outras histórias.

Jaqueline 03/01/2021

Por trás das brumas
Uma história bastante intrigante e interessante, onde acompanhamos a lenda de Artur pelos olhos das mulheres. Cheio de tramas e com um forte envolvimento religioso, vemos os últimos dias de Avalon e da lutas de seus seguidores para manter a religião da deusa ainda viva e cultuada pelos povos. Nessa história Artur é um mero coadjuvante e as mulheres que são as estrelas e fazem a história andar.
Envolto de várias críticas sociais, principalmente religiosas, nos faz pensar quem é o certo ou, se realmente há um lado certo.
Gostei bastante do enredo apesar de achar a narrativa arrastada e repetitiva. Esperava um final mais promissor, principalmente para alguns personagens, que no final não serviram de muita coisa.
Confesso que demorei mais do que gostaria para terminar a leitura de todos os livros, principalmente por ser repetitivo, o que me deixava muitas vezes cansada e sem entusiasmo para ler, com seus capítulos gigantes que só me fazia pensar que horas iria acabar. Uma pena, pois, é uma obra de grande relevância e nos faz mergulhar mais uma vez nas lendas arturianas que tanto nos fascina. Se fosse a metade do livro, teria sido mais fluido e menos enrolado, me deixando mais entusiasmada para continuar lendo, pois a história é maravilhoso e muito cativante.

Mariguima 05/03/2021

Uma aventura épica que se preze
Em brumas de Avalon, conta-se a história das mulheres da lenda de Arthur, uma perspectiva da famosa lenda muito diferenciada e fascinante. Há paganismo vs cristianismo, mitologia celta, política, guerra, cultura, romance e até mesmo filosofia, um livro completo e muito bem escrito. É um pouco cansativo por causa da diagramação e das páginas brancas, mas não desista, ela vale a pena. Morgana é uma personagem a parte, realmente uma protagonista não só das histórias, mas tbm de nossos corações. Outros famosos personagens são Uther Pendragon, Merlin, Guinevieve, Lancelote, entre outros. E para finalizar, lhes digo que a história é contada antes do nascimento de Arthur, se estende durante sua vida e morte, são 4 volumes que se se passam por toda a vida de seus personagens.

@meunomee_lauracanal 15/03/2021

Inspiração para o meu TCC
Fantasia nunca foi meu gênero literário... Ou não era, até ler esse livro. Cheio de aventura, com personagens profundos, reais e com muito significado por trás de suas personalidades; As Brumas de Avalon reconta as Lendas do Rei Arthur de uma perspectiva feminina, debate liberdade religiosa, relação com a natureza, e muito mais...