As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley




Resenhas - As Brumas de Avalon


161 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 3 | 4 | 9 | 10 | 11


Geder 15/05/2017

A magia da deusa na história da Bretanha
Em "As Brumas de Avalon", Marion Zimmer Bradley reconta a lenda do Rei Artur, descrevendo os seus esforços para unificar a Bratanha contra a invasão saxônica, a partir da perspectiva das poderosas mulheres do reino de Avalon e Camelot. Mesmo aqueles que normalmente não gostam das lendas de Artur irão se encantar com as mulheres por trás do trono. Morgana e Guinevere lutam pelo poder, usando Artur para promover suas respectivas visões de mundo. As intrigas e a política do reino de Camelot descritas em "As Brumas de Avalon" se passam quando o cristianismo começa a dominar a ilha-nação da Bretanha estabelecendo o conflito com os cultos pagãos.

A história se passa durante um período de aproximadamente 70 anos ou mais e é narrada principalmente por Morgana. Narra a formação do que conhecemos hoje pela Inglaterra, Grã-Bretanha ou Reino Unido, e como os diversos reinos que formavam este país foram obrigados a unir-se para combater os saxões que intentavam invadir e saquear suas terras e mostra também o conflito entre o cristianismo, que começava a ganhar força e os cultos pagãos que ainda tinham enorme influência nestas regiões.

A grande sede do cultos pagãos ficava na sagrada Ilha de Avalon (nome de provável origem celta - abal: maçã) e esta era comandada pela Senhora do Lago, ou Senhora de Avalon, Viviane, que era também a voz da deusa na terra.
No início, cristianismo e paganismo cultuavam lado a lado, respeitando-se mutuamente, pois o próprio Jesus passou algum tempo em Avalon para aprender sua sabedoria e após a sua morte, José de Arimatéia foi até lá e ficou, construiu um templo cristão e posteriormente enterrou diversos de seus seguidores na ilha sagrada. Porém com a institucionalização da Igreja Católica, esta passou a ter sede de adeptos e de poder distorcendo diversos aspectos da Doutrina de Cristo, e passou também a perseguir e marginalizar seus concorrentes, os ritos pagãos, associando aos seus deuses ao demônio e às piores desventuras vividas pelos cristãos.
A ilha, com o avanço da igreja, estava separando-se do mundo real e sumindo nas brumas devido ao esquecimento dos velhos ritos e crenças. No lugar onde antes era Avalon, já havia outra paisagem: a ilha de Glastonbury, ou ilha dos padres; e somente chegava a Avalon aqueles que conheciam o caminho e as sacerdotisas que tinham o poder de separar as brumas. Para que Avalon não se distanciasse ainda mais do mundo real, como aconteceu outrora com o país da Fadas, Viviane deveria garantir que a crença na deusa e os rituais em sua homenagem não mais fossem reprimidos pela igreja como estavam sendo até então.

Embora todos os reinos da Bretanha possuíssem seus próprios monarcas, eles submetiam-se voluntariamente ao comando superior do "Grande Rei", Ambrósio, que estava no final de sua vida e não havia gerado herdeiros. A decisão de quem deveria ser o próximo Grande Rei seria decidido em um conselho com todos os outros governantes e o próprio Ambrósio. Este último tinha o seu preferido, Uther Pendragon, seu Duque de Guerra. O atual comandante do reino era cristão e vinha permitindo e incentivando o avanço do cristianismo. Viviane deveria então, colocar no trono um rei não necessariamente pagão, mas menos condescendente à Igreja e que não deixasse reprimir os cultos à deusa. Ela tem uma visão do futuro e lá vê Artur, que deveria ser o herdeiro do próximo Grande Rei. Deveria correr em suas veias o sangue real de Avalon, obrigatoriamente gerado no ventre de uma filha da ilha sagrada, no ventre de sua irmã, Igraine, mãe de Morgana e casada com outro rei cristão, Gorlois, Duque da Cornualha (Cornwall), o qual não representa empecilho algum, podendo ser facilmente colocado de lado em benefício do futuro da grande Bretanha.

O texto narra, ao logo dos quatro volumes, os jogos de poder e planos maquinados para concretizar a visão de Viviane, a Senhora do Lago, e garantir um futuro de paz e liberdade para o povo; e os demasiados problemas de origem cristã, que insistem em atrapalhar essa utopia.

Embora seja um romance épico, que significa que existem diversos fatos históricos emaranhado com muita ficção e uma linguagem um tanto rebuscada; a leitura é incrivelmente fluente e atrativa, o que propicia ao leitor aquele euforia de ler mais e mais.
A título de curiosidade, em comparação com as demais lendas do rei Artur, nota-se que existem várias diferenças, das quais podemos citar como por exemplo a origem da Excalibur, o fato de que as expressões "Senhora do Lago" e "Merlim" são utilizados como títulos da matriarca e patriarca do povo pagão, respectivamente.
comentários(0)comente



mcampello 08/07/2017

Um clássico necessário
Uma história incrível de um mundo que deu origem a grandes outras narrativas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



@ale_raposo 30/12/2017

Encantador.
Marion realmente consegue nos colocar dentro da história,é realmente possível sentir o perfume das macieiras de Avalon!
comentários(0)comente



kahcorso 26/03/2018

Um clássico digno de ser lido
Resumidamente, "As brumas de Avalon" é uma versão da lenda do Rei Arthur contada sob a perspectiva das mulheres da vida dele: a esposa, a irmã e a tia tendo como pano de fundo principal a luta religiosa entre os pagãos adoradores da Deusa da terra e os cristãos que aos poucos dominam a Bretanha.

Considero um livro maravilhoso, super bem escrito, com personagens tocantes, e personagens fortes especialmente Morgana (minha preferida) e Viviane, sua tia e mentora.

Avalon nada mais é que um lugar mágico oculto por Brumas onde moças se tornam sacerdotisas em prol da Deusa que aos poucos perde seu espaço e seus adoradores devido a chegada dos cristãos. Tendo isso em mente Viviane a Senhora do Lago e mais alta sacerdotisa prepara um plano para unificar o povo novamente tanto os cristãos quanto os pagãos: ela prepara Morgana para ser sucessora e Arthur seu irmão, o rei que unificará o povo.

Leia mais no blog

site: http://meioliteral.blogspot.com.br/2018/03/as-brumas-de-avalon-marion-zimmer.html
comentários(0)comente



Marcela.Alessandra 05/12/2018

Leitura fascinante
Lindo não consegui parar de ler até terminar. Conta as lendas do Rei Arthur sobre a visão das mulheres tendo como personagem principal a Morgana onde ela não é uma terrível bruxa e feiticeira que mostram em outras versões, apenas uma sacerdotisa de Avalon procurando um sentido para a sua vida. Com certeza entrou para a lista dos livros que irei reler um dia e por mais de uma vez, pois acredito que toda releitura será uma experiência nova com descobertas de detalhes que não foram percebidos na última leitura.
comentários(0)comente



Antonio Maluco 19/01/2019

História
O livro conta a história de antes das távola redonda
comentários(0)comente



M@g@ 30/08/2019

Adorável
A seu modo ele prende o leitor, li quando tinha 17 anos e me apaixonei
comentários(0)comente



Café Literário 03/09/2019

Magia e romance
Romance que reconta a lenda de Artur e Morgana. Ele sobe ao trono da Bretanha com a influência da mística Ilha de Avalon e suas mulheres e sacerdotisas. Envolve magia, luta pelo poder, traição e amor.
"Mesmo aqueles que normalmente não gostam das lendas de Artur irão se encantar com as mulheres por trás do trono. Morgana e Guinevere lutam pelo poder, usando Artur para promover as suas respectivas visões de mundo. A intrigas e a política do reino de Camelot descritas em AS BRUMAS DE AVALON se passam quando o Cristianismo começa a dominar a ilha-nação da Bretanha estabelecendo o conflito com os cultos pagãos.".
comentários(0)comente



Iara 02/11/2019

Nunca vou superar estes livros. Nunca vou esquecer. Ficaram tatuados em minha alma. É isso.
comentários(0)comente



Danusa 13/01/2020

Para começar, iniciei essa saga separando a vida pessoal da autora e sua obra. O que, na minha opinião, permitiu-me uma leitura mais livre e focada.

Li os quatro livros em 15 dias! Fiquei enfeitiçada por Morgana! rs

O livro traz uma ótima reflexão quanto ao cristianismo e seus dogmas. E também ao valor do sagrado feminino que é tão mal compreendido.

Como uma boa ficção, a trama traz reviravoltas envolvendo os protagonistas, o que te deixa mais "presa" ao livro, amando e odiando alguns personagens.

O livro é excelente!!!
comentários(0)comente



Monica 29/10/2020

"Somos todos em uma historia mal contada"Antonio Prates
Como não amar um livro escrito em 1983 que fala sobre politica,religiao,homossexualidade tanto masculina quanto feminina é maravilhoso!Sem falar e claro sobre a história classica do rei Arthur contando a partir da visão de Morgana,onde ela relata o seu lado da história como era inocente sobre todos os aspectos.Como os personagem que conhecemos são ambíguos fazendo eles mais humanos e não tendo um comportamento impecável como em muitas outras histórias.
comentários(0)comente



Jaqueline 03/01/2021

Por trás das brumas
Uma história bastante intrigante e interessante, onde acompanhamos a lenda de Artur pelos olhos das mulheres. Cheio de tramas e com um forte envolvimento religioso, vemos os últimos dias de Avalon e da lutas de seus seguidores para manter a religião da deusa ainda viva e cultuada pelos povos. Nessa história Artur é um mero coadjuvante e as mulheres que são as estrelas e fazem a história andar.
Envolto de várias críticas sociais, principalmente religiosas, nos faz pensar quem é o certo ou, se realmente há um lado certo.
Gostei bastante do enredo apesar de achar a narrativa arrastada e repetitiva. Esperava um final mais promissor, principalmente para alguns personagens, que no final não serviram de muita coisa.
Confesso que demorei mais do que gostaria para terminar a leitura de todos os livros, principalmente por ser repetitivo, o que me deixava muitas vezes cansada e sem entusiasmo para ler, com seus capítulos gigantes que só me fazia pensar que horas iria acabar. Uma pena, pois, é uma obra de grande relevância e nos faz mergulhar mais uma vez nas lendas arturianas que tanto nos fascina. Se fosse a metade do livro, teria sido mais fluido e menos enrolado, me deixando mais entusiasmada para continuar lendo, pois a história é maravilhoso e muito cativante.
comentários(0)comente



Mariguima 05/03/2021

Uma aventura épica que se preze
Em brumas de Avalon, conta-se a história das mulheres da lenda de Arthur, uma perspectiva da famosa lenda muito diferenciada e fascinante. Há paganismo vs cristianismo, mitologia celta, política, guerra, cultura, romance e até mesmo filosofia, um livro completo e muito bem escrito. É um pouco cansativo por causa da diagramação e das páginas brancas, mas não desista, ela vale a pena. Morgana é uma personagem a parte, realmente uma protagonista não só das histórias, mas tbm de nossos corações. Outros famosos personagens são Uther Pendragon, Merlin, Guinevieve, Lancelote, entre outros. E para finalizar, lhes digo que a história é contada antes do nascimento de Arthur, se estende durante sua vida e morte, são 4 volumes que se se passam por toda a vida de seus personagens.
comentários(0)comente



@meunomee_lauracanal 15/03/2021

Inspiração para o meu TCC
Fantasia nunca foi meu gênero literário... Ou não era, até ler esse livro. Cheio de aventura, com personagens profundos, reais e com muito significado por trás de suas personalidades; As Brumas de Avalon reconta as Lendas do Rei Arthur de uma perspectiva feminina, debate liberdade religiosa, relação com a natureza, e muito mais...
comentários(0)comente



161 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 3 | 4 | 9 | 10 | 11