Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

Clio0 08/09/2011

Duna - Análise do Sistema
Falando sobre o primeiro livro, podemos defini-lo como Queda e Formação de uma nova Dinastia. Embora alguns notem que a Casa Atreide - a família responsável pelo foco narrativo - traz uma nova ordem ao império, não é esse o objetivo do livro.

Herbert, em Duna, conta a transformação da figura do Imperador-Conquistador para o Imperador-Deus. Essencialmente, temos a formação de uma teocracia.

Esse prólogo, o livro todo poderia ser definido como o prólogo da hexalogia, começa demonstrando como a expansão de um império que abarca a galáxia só poderia ser realizado através de uma forte concentração de poder. Na visão do autor, nada melhor do que uma teocracia monoteísta.

Pela visão de Paul Atreide, temos as lutas pelo poder entre os diferentes estamentos e como tal é responsável pelas mudanças políticas, econômicas e sociais. Os grupos sacerdotais, a nobreza e mesmo a população, cruamente exposta como massa de manobra, tem suas relações descritas para formar o panorama histórico.

Por si só, Duna já é um maravilhoso livro de aventuras, mas esse cuidado especial com a estruturação analítica do universo o põe, sem dúvida alguma, como um dos melhores livros do gênero.

No campo da ficção científica, a única obra similar nesse aspecto que me ocorre é a série Fundação, de Isaac Asimov.
Rubens.Memari 03/04/2021minha estante
Li esse livro uns bons anos atrás, gostei tanto que li todos da série.

Nifrido 23/07/2021

Esperava mais
Por tudo que me falaram desse livro, acho que acabei esperando demais por coisas épicas que se dão em no máximo umas cinco partes do livro. O resto é ?politicagem?, para, no fim, as coisas serem feitas por planos traiçoeiros ou lutas bárbaras que acabam esquecendo a diplomacia.

É divertido, mas me senti, em muitas partes, perdido no deserto de Arrakis, enquanto a história corria de uma maneira não prazerosa pra mim.
Rodrigo.Macedo 24/01/2022minha estante
Concordo contigo. Li o primeiro livro e to bem desanimado pra continuar. Acho q vou parar por aq.

jordanpessanha1 11/12/2021

Duna é excelente!!!
Que obra maravilhosa! Essa é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores leituras que fiz esse ano.

Não vou me aprofundar muito na história em si, pois quero muito que tenham uma experiência sem qualquer spoiler, assim como eu tive.

Em Duna, acompanhamos a jornada de evolução do jovem Paul Atreides (filho da Lady Jéssica e do Duque Leto) no planeta desértico Arrakis.

Esse planeta possui uma especiaria chamada Mélange, que é muito valiosa e cobiçada por diversos povos, o que resulta em vários conflitos na busca pelo domínio dessa rica (porém um tanto inóspita) terra.

Pensem numa história:

Muito bem escrita e extremamente vasta em detalhes de ambientação, crenças e costumes. Com ótimos personagens, imersos em uma trama de discussões e conflitos políticos e filosóficos. E com diversos momentos marcantes.

Eis aqui Duna.

Uma obra muito bem pensada, que com certeza merece uma releitura no futuro, pois é tanta riqueza que fica impossível de assimilar tudo numa tacada só.

Fora que já estou sentindo saudade dessa leitura, que me cativou de tal maneira que comecei a ler bem mais do que lia antes.

O bom é que existem as continuações de Duna, que expandem ainda mais esse já vasto e primoroso universo, criado pelo grande Frank Herbert.

Agora que concluí essa leitura vou conferir o filme que saiu esse ano! Tô bem curioso para ver como ficou essa adaptação!

Tá aí uma excelente recomendação, principalmente para os amantes de Ficção Científica. Leiam Duna! É excelente!

Murilo sibim 13/08/2021

Livro incrível, ambientação sensacional, história muito bem amarrada, personagens cativantes que até parecem ser pessoas de verdade, muitos momentos de ação que deixam o leitor imerso na história que é quase impossível parar de ler!

Melhor leitura feita no ano até agora!

Ansioso para ler a continuação dessa obra prima!
Nanna 13/08/2021minha estante
Esse realmente é muito bom!!!

Juliane Raquel 13/08/2021minha estante
Que maravilha, mais um fã de Duna haha

Cosmonauta 10/01/2022

Religião e política
"Quando a religião e a política viajam no mesmo carro, os condutores acreditam que nada é capaz de ficar em seu caminho. Seu movimento torna-se impetuoso, cada vez mais rápido. Deixam de pensar nos obstáculos e esquecem que o precipício só se mostra ao homem em desabalada carreira quando já é tarde demais."

"Não poderia haver um desastre mais terrível para sua gente do que cair nas mãos de um herói."
marjo 10/01/2022minha estante
mano eu quero comprar, mas tô com medo de eu nn gostar aaaa

Cosmonauta 10/01/2022minha estante
Eu também tinha medo, o que me convenceu foi o filme novo. O livro é bem tranquilo de ler, a linguagem é fácil, tem um glossário no final explicando os termos próprios do universo de Duna. Levanta muitas questões para se pensar, mas é uma leitura bem agradável.

marjo 10/01/2022minha estante
vou ver o filme e se gostar acho w comproo

Cosmonauta 10/01/2022minha estante
O filme novo *

Queria Estar Lendo 07/10/2021

Resenha: Duna
Duna foi meu clássico escolhido para Setembro, em preparação ao lançamento da nova adaptação. Escrito por Frank Herbert e publicado pela Editora Aleph em uma edição luxuosa, esse livro é, realmente, um calhamaço espetacular em questão de política e construção de universo.

Duna conta a história da família Atreides e de todos os desdobramentos ao redor dela; eles foram escolhidos pelo imperador para comandar o planeta Arrakis e seu processo de extração de especiarias - uma substância tão preciosa quanto o petróleo é para o mundo que conhecemos - o que causou discórdia nos Harkonnen, antigos responsáveis pela região.

Com o duque Leto, chefe da família Atreides, jurado de morte e perseguição de maneira silenciosa, o que se desenrola nessa história é uma complexa trama de política e sobrevivência, além de despertar também uma antiga profecia.

O clássico de Frank Herbert não é um marco da ficção científica à toa, e nota-se isso desde as primeiras páginas. Com um prefácio escrito por Neil Gaiman, é perceptível o quanto esse livro inspirou e segue inspirando dentro do gênero; histórias como Star Wars muito beberam da influência de Duna, tanto em questão de universo quanto de desenrolar político e tramas paralelas bizarras.

Esse livro tem um que de "messias da profecia" ao mesmo tempo em que lida com uma galáxia diferente, planetas que demandam provação daqueles que os habitam e personagens multifacetados. Arrakis é uma terra inóspita e mortífera; suas areias contém uma preciosa especiaria, da qual os Atreides ficaram responsáveis, junto a todo o sistema político.

Duna é um livro 110% político, e a força dele está justamente nisso. Tanto quanto fala do império que comanda tudo e todos quanto na disposição das Casas, nas disputas silenciosas e na trama de traição e derrubada que movem os inimigos dos Atreides contra eles. Também tem a questão com os fremen - o povo que vive em Arrakis há muito tempo e se tornou parte do deserto, sobrevivendo em meio a ele como mais ninguém consegue - e as lendas a respeito do Escolhido deles.

Eu gostei demais do desenvolvimento e diálogos e estratégias políticas que apareceram no decorrer da história. Frank Herbert constrói um sistema complexo e corrupto e perigoso, com os poucos ainda honrados sofrendo por isso. Não sei se é o caso, mas o Martin parece ter puxado um pouquinho de influência da disputa Atreides x Harkonnen para as casas de Westeros. Eu me senti lendo a derrocada dos Stark quando os Lannister resolveram armar para cima deles.

"- Você fala da lenda e busca respostas. Cuidado com as respostas que quer encontrar."

O esquema e a tensão que permeiam a história principal porque a gente sabe que os Harkonnen estão planejando um golpe, que querem matar o duque Leto (pai de Paul) e tomar o poder através da força, desestruturando todo o sistema recente que estava sendo construído em Arrakis. Mas tem a questão da profecia, e sempre parece que tudo que acontece está empurrando a trama para que ela aconteça.

A profecia em si aparece de diferentes formas através da história, e importa para ela o tempo todo. Tem um misticismo por trás da figura do Escolhido e eu gostei demais de como o autor desenvolveu essa parte; você sabe que está ali e que é real, mas não sabe exatamente como vai surgir.

Paul é nosso protagonista, ainda que o livro dê visão para dezenas de outros personagens. O rapaz é o herdeiro da Casa Atreides, um filho honrado e dedicado que vê sua vida virar de cabeça para baixo com a chegada em Arrakis - e tudo que decorre a partir daí.

Eu não gostei do Paul, preciso dizer isso de cara. Não me senti conectada a ele, aos seus esforços e sacrifícios; em alguns momentos, ele soava abrupto e invencível demais para o meu gosto, e olha que eu sou uma grande fã dos Escolhidos na ficção. Toda a questão do "por que ele é o Escolhido?" foi bem mística e instigante, mas faltou alguma coisa na personalidade dele para me conquistar e ter minha empatia.

O que não foi o caso da Lady Jéssica, sua mãe. Que personagem feminina mais complexa e interessante! Do começo ao fim, ela passa por provações e momentos tensos e reviravoltas inesperadas e mantém a postura impecável e o coração firme. (ela entra para a minha lista de "personagem feminina tão bem escrita que nem parece ter sido criada por um homem cis dos anos 70").

A Chani, parte dos fremen que vai aparecer lá pela metade da história, mas que tem muita ligação com o Paul e com o futuro da história, também entra pra essa contagem.

"- Poder e medo. Os instrumentos da arte de governar."

As relações familiares são muito importantes no decorrer da história. Tanto de Paul com seu pai e com a família Atreides num geral, quanto com a mãe e com personagens que vão surgir com o passar do tempo e das tretas.

O antagonista principal é o barão Harkonnen, uma figura perversa e bizarra e interesseira que tem seus momentos de vilão de novela, mas apresenta camadas de profundidade muito bem desenvolvidas com o passar dos acontecimentos. Ele é perturbador e perturbado e a gente sente isso conforme seus planos começam a se desenrolar.

Tem tanta coisa em Duna que é difícil resenhar sem falar demais sobre a história; uma coisa que achei interessante é que o autor não faz segredo do que vai acontecer. Se tem uma traição para rolar, ele fala para que a gente esteja ciente dela vários capítulos antes do acontecimento. Se tem uma morte, ela acontece e pronto. Se tem uma reviravolta, você sabe que ela está vindo pelo tom da narrativa. Gostei porque, apesar de não ter o elemento da surpresa, tem a tensão. E ela é muito bem trabalhada.

O que não ajudou esse livro a se tornar um dos meus favoritos foi o quanto ele era truncado em algumas partes. Vários capítulos passavam sem que eu visse as páginas andando, outros demoravam horas para acabar e eu não aguentava mais lê-los. Esse vai e volta de ritmo narrativo acabou enroscando demais, principalmente no final da leitura - que deveria ter sido a mais descarga de adrenalina, com tudo que estava acontecendo.

"Grave isto na memória, rapaz, um mundo é sustentado por quatro coisas... o conhecimento dos sábios, a justiça dos poderosos, a prece dos justos e a coragem dos bravos."

Não estraga a experiência, mas deixou o tijolo de 680 páginas mais pesado em alguns momentos.

Num geral, Duna é uma aula de construção de universo e de jogo político, ainda que não apresente um protagonista não cativante (o que dá para superar assim que você conhece a Lady Jéssica). Gostei o suficiente para procurar pelo resto da trilogia, e quem sabe da série, no futuro. E pra ficar ainda mais ansiosa com a estreia do filme por aqui!

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/10/resenha-duna-frank-herbert.html

Brujo 31/01/2021

Obra-prima !!
Um livro de 620 páginas ( + apêndices ) onde você termina a leitura e pensa " eu leria mais 500 páginas desta história " não pode ser descrito por nenhuma outra palavra que não seja " fantástico ". Dono de uma narrativa fluída e empolgante, Duna te leva a um universo absurdamente rico e fascinante e merece todo o sucesso que tem e ainda merece mais ! Descrito como uma obra de ficção científica, a obra não se prende aos temas mais comuns ao estilo, pois o autor preferiu se aprofundar em questões como intrigas políticas, religião e ecologia, tornando essa uma das histórias mais imersivas que tive o prazer de conhecer. Fica aqui o destaque para a maravilhosa personagem que é Lady Jessica. Por mais que Paul Atreides seja o protagonista, quem move essa trama é sua mãe e principal professora ( e o garoto teve diversos mestres no decorrer da trama ). Tenho que salientar também a imensa habilidade de Frank Herbert na construção e desenvolvimento dos personagens. Em suma, esta é uma obra altamente recomendada e um dos meus livros prediletos de todos os tempos !!!
Fred Santos 03/02/2021minha estante
Tenho muita vontade de ler, mas medo de comprar e enjoar, por ser grande ou por não ser como eu esperava

Brujo 03/02/2021minha estante
Putz cara, aí é questão de gosto, mas posso te dizer que não fiquei entediado em nenhum momento, eu devorei as páginas. Quem leu Senhor dos anéis, por exemplo, encara esse numa boa.

Fred Santos 03/02/2021minha estante
É outro q eu tenho vontade de ler e medo de não gostar kkkkkk

Brujo 03/02/2021minha estante
Hehe... Tome coragem pra ler qualquer um destes, creio que vc vá gostar !

Fluni 25/09/2021minha estante
tô em 20% ainda e meu personagem favorito até agora é o Gurney kkkkkkk quando eu terminar de ler eu volto aqui e digo se ele continua sendo o meu favorito ou não.

Thi 10/03/2024minha estante
Tô com ele a tempos parado aqui. Com o frison do filme 2 me despertou uma louca vontade de ler ?

Kety 08/10/2020

Simplesmente maravilhada com Duna!
Acho que eu nem tenho QI pra discutir esse livro da forma como ele merece, então, vou fazer uns comentários breves, pq preciso falar sobre Duna! Hahaha

Meu irmão e minha cunhada compraram e já me emprestaram o livro, logo, não podia contar com a opinião deles. Depois, meu irmão me mostrou o trailer do remake que conta com uma produção especial, né (direção, TRILHA SONORA, elenco, etc)! Só me restou aceitar meu destino e começar a leitura, sem saber exatamente o que esperar (não quis procurar muito além com medo de spoilers hahaha).

Ok, comecei a leitura e senti que precisei de um momento pra me habituar aos termos diferentes, mas acho compreensível, considerando que não vi o dicionário no fim do livrooo! Tô com raiva de mim mesma até agora!

Superado aquele momento e depois de digerir a história como um todo: QUE LIVRO! Que leitura rica e que universooo!!!

Honestamente, é um livro de 680 páginas (contando com os apêndices e o capítulo de terminologias do Imperium. A história em si tem 620 páginas). É um livro de conteúdo denso, sim, mas não é cansativo (pelo contrário, é instigante).

Fiquei apaixonada pela evolução dos personagens e pela passagem dos acontecimentos que são retratadas de uma maneira precisa, e a impressão que tive é que o autor narrou com (muita) paciência. Eu senti como se estivesse lá em Arrakis, enfrentando aquele oceano de areia junto com Paul e Jéssica!

A ligação entre a política e a religião tomou um rumo inesperado de certa forma pra mim. Honestamente, eu não li muitos livros com essa temática, mas quando a gente pensa nessas duas coisas, acho que muitas pessoas automaticamente pensam "não misture", né? Portanto, sinto que meu cérebro rejeitou essa possibilidade bem prematuramente.

Eu não esperava que o Paul se tornasse realmente um líder RELIGIOSO. O amadurecimento dele foi surpreendente, mas não esperava TANTO. Então, fiquei chocada com o plot twist e mais chocada ainda com o Paul que o narrador nos apresenta no final.

Acho que eu fiquei tão imersa no conflito interno dele e também na maneira como ele desejava evitar o jihad que quando eu abri os olhos já tinha uma frota espacial acima de Arrakis só esperando sinal positivo... Hahahaha

ENFIM, Duna foi uma leitura totalmente inesperada! Não fazia parte da minha lista e eu nem sabia que existia (shame on me, btw). Foi uma das minhas melhores experiências literárias de 2020 e eu definitivamente pretendo dar continuidade a essa saga e me aprofundar nesse universo incrível!!

PS: Preciso enaltecer a edição da Aleph que tem uma ilustração maravilhosa de capa dura e a formação do texto é super agradável! Tem conteúdo? Tem! Mas também fica lindo na estante! Hahahaha
Ellen 08/10/2020minha estante
Li há muitos anos e também fiquei maravilhada com a narrativa e os personagens.
Fizeram um filme sobre "Duna" e foi frustrante.

Henrique Bertonne 08/10/2020minha estante
quero ler !

Kety 08/10/2020minha estante
Se tudo der certo, esse remake vai arrasar! Duvido que seja tão abrangente, né, tem coisas que só os livros passam pra nós, mas ainda assim tenho esperanças pro filme!! Hahaha

Kety 08/10/2020minha estante
E, leia, Rique!! Hehehe (agora começa o trabalho de indicar do livro pra todos ?)

Ellen 08/10/2020minha estante
Não sabia do remake. Acho que uma série seria mais abrangente, né?

Kety 08/10/2020minha estante
Verdade, nem tinha pensado nisso! Ainda mais hoje em dia que as séries tem qualidade tão boa quanto dos filmes!

Torby Frosty 08/10/2020minha estante
Otima resenha, deu mais vontade ainda de ler ?

Eu estava emocionada quando escrevi! Mas leia logo também!! Hahahahha

Israel.Berbigier 09/10/2020minha estante
\o/

Israel.Berbigier 09/10/2020minha estante
Parabéns, fico muito feliZ que tu gostou, se quiser conversar mais sobre Duna pode me chamar...???

madrugueilendo 17/10/2021

boa estrutura política, pouco aproveitamento
Duna é um clássico e um marco do sci-fi que eu morria de curiosidade pra ler. Com o lançamento do filme chegando corri logo pra ler e não foi bem o que eu esperava que fosse :/

De certa forma, é um livro extremamente bem construído. Principalmente em todas as questões políticas da história. Dá pra ver porque o livro é um clássico, e porque Duna ganhou o título de um dos melhores livros de todos os tempo.
Todas as intrigas políticas entre povos e famílias criadas no mundo de Arrakis são muito envolventes e muito bem pensadas.

Acho que a parte que mais me chamou atenção foi a importância da água em Arrakis. Toda a importância ecológica e conscientização que o livro trás é assustadora. Provavelmente foi uma das minhas partes favoritas.

A complexidade do universo é BIZARRA. O livro não é tão difícil quanto eu achava que era, apesar do universo super bem construído e desenvolvido. Por focar mais em assuntos políticos do que na própria ficção científica em si, foi mais fácil de acompanhar a história, e não se sentir perdido, apesar das primeiras 150 paginas terem sido um parto.

MAS, apesar disso tudo, não me ganhou.
Acredito que nas continuações escritas o autor teve ainda mais ousadia na hora de escrever e aprofundar sobre o passado e sentimento dos personagens, o que eu senti muita falta nesse primeiro livro.
Não senti que muitos personagens tiveram um aprofundando, principalmente o protagonista, que inclusive QUE MOLEQUE INSUPORTÁVEL KKKKK.

Entendo porque o Paul agia de certa forma. Acho que ele carregava um peso muito maior do que devia, mas ainda assim, não simpatizei com ele em momento algum.

Fiquei decepcionada não pelo livro em si ter sido uma grande decepção, mas sim porque a grandiosidade do universo é tamanha, pra um aproveitamento não tão grande assim nesse primeiro livro. Acho que primeiros livros de séries/trilogias são sempre mais introdutórios, e gosto disso, mas esperava mais de Duna nesse primeiro livro. Esperava que me entregasse mais ação e a parte mais ?fantasiosa? do sci-fi.

Ainda assim, é um marco da ficção científica e ainda recomendo a leitura. Acho sim que merece muitos dos títulos que ganhou e vem ganhando, mas queria que a história tivesse mais acontecimentos nas 680 páginas do livro do que realmente teve.
Kim 17/10/2021minha estante
Gostei da resenha Hendy!

euindy 30/10/2021

QUE LIVRO FOI ESSE BRASEL
"Não terei medo. O medo mata a mente."

meu primeiro livro de ficção científica e eu amei!

vou mandar a real, li sem expectativa NENHUMA e simplesmente AMEI

o livro é incrível, assim como muita gente eu me perdi no começo, mas das páginas 150 p frente foi mais ou menos de boa

a leitura não é nada fácil, mesmo depois de já ter lido bastante eu ainda me perdia em muita coisa.

os personagens são incríveis, amei o fato do Frank ter colocado em 3° pessoa e descrever os pensamentos de alguns

cada plot q eu ficava de queixo caído, te juro

me arrependo um pouco de não ter lido essa perfeição antes

Paul, Jéssica, Leto, Chani, Alia eu amo muito vcs

com esse final eu preciso ler os outros livros com URGÊNCIA
mbarcelos2 31/10/2021minha estante
Tem mais de 1 livro ou a história começa e termina nesse???

euindy 31/10/2021minha estante
qnd acabei de ler esse livro soube q tinha mais pois o final foi meio inacabado sabe? então Duna é uma saga e tem 6 livros se n me engano

mbarcelos2 31/10/2021minha estante
Misericordia, ele termina igual o filme? Na parte q ele encontra o povo do deserto?

euindy 31/10/2021minha estante
ainda n assiti o filme, mas se acaba na hr q o Paul encontra os fremen essa só é a medade do livro, o livro continua ainda depois dessa parte

Sou doido pra leeeer

euindy 11/07/2022minha estante
@Gui te jurooo ele é incrivel

Guilherme 11/07/2022minha estante
Eu fiquei com preguiça de começar kkkkkk

Mas juro que vou ler

euindy 12/07/2022minha estante
@Gui KAKAKKAKAKA eu tbb e demorei um bom tempo p terminar, mas valeu a pena

Krishna.Nunes 30/01/2021

Um árido clássico da ficção científica
Essa é uma narrativa épica sobre uma violenta disputa política envolvendo algumas das poderosas dinastias que constituem o Imperium.

Num universo que já passou por uma guerra contra as máquinas que fez com que os computadores fossem proibidos, pessoas com habilidades especiais são treinados para serem verdadeiros processadores de dados humanos. O planeta Arrakis, que por suas extensas áreas desérticas também é chamado de Duna, é o único local do universo onde se encontra o enigmático mineral mélange, comumente conhecido por "especiaria". Além de servir como droga recreacional e narcótico leve, a especiaria tem o efeito de expandir a mente humana, fornecendo poderes de presciência e visões proféticas. Sem contar com máquinas para traçar as rotas das viagens espaciais, os pilotos da Guilda (empresa de trasportes e monitoramento por satélites) dependem da especiaria para voar. Sem ela, as viagens espaciais estariam condenadas, as pessoas estariam confinadas aos seus planetas natais e o império não existiria. Isso torna o mélange a substância mais preciosa da galáxia.

O leitor é introduzido à trama no momento em que o Duque Leto Atreides recebe do Imperador a dúbia tarefa de administrar o planeta Arrakis. Se, por um lado, isso lhe garante o privilégio de explorar a cobiçada especiaria, por outro lado coloca-o na difícil posição de viver num planeta desértico e de ter que confrontar os inimigos históricos de sua família, a dinastia Harkonnen, liderada pelo maquiavélico Barão Vladimir.

Na maioria dos aspectos, Duna mostra muito mais afinidade com narrativas épicas medievais como O Senhor dos Anéis e Guerra dos Tronos do que com as odisseias espaciais e histórias de robôs que pontilharam a ficção científica das décadas de 1950 e 1960. A diferença é que, aqui, temos vermes gigantes no lugar de dragões e o cenário é um outro planeta, em vez de um mundo ficcional muito parecido com a própria Terra.

Assim como deixou de lado todo o aparato tecnológico praticamente obrigatório ao seu gênero, o autor trouxe características mais humanas em Duna. Escrito em meio ao movimento hippie, o livro descreve o uso de entorpecentes e explora bastante o tema espiritual. Pelo vigor da sua narrativa, Duna se estabeleceu como clássico da ficção científica e influenciou um sem número de obras posteriores, não apenas na literatura mas também no cinema, em filmes como Star Wars, Blade Runner e Alien.

A escassez de personagens femininas nesse romance de cavalaria é compensada pelo poder que as mulheres Bene Gesserit têm de manipular a política, a genética e o destino de povos inteiros. Compondo uma irmandade disfarçada de seita religiosa, muitas vezes chamadas de bruxas por contarem com algumas habilidades como a de controlar pessoas através da Voz, essas mulheres são na verdade exímias nas artes da política, administração, diplomacia e domínio de línguas. Entre suas maquinações estão o melhoramento genético, com casamentos arranjados e planos para preservar ou extinguir toda uma linhagem, reforçando as características desejadas ou necessárias para seus próprios desígnios.

O livro trata de temas relevantes como a escassez de recursos naturais finitos, ambientalismo, monopólio da exploração de recursos e da prestação de serviços, impactos da monocultura, totalitarismo político, fundamentalismo religioso, lideranças messiânicas, drogas, contracultura e outros com tanta atualidade como se tivesse sido escrito ontem mesmo. A discussão acerca da especulação sobre o valor da especiaria (quem produz, quem vende, quem armazena, o que define os preços, etc.) está fazendo um claro paralelo com a situação do petróleo na Terra.

A chave de todo o enredo está em torno da questão se Paul é o predestinado para comandar uma revolução que irá mudar Duna, como arquitetado pelas Bene Gesserit, ou se ele deve rejeitar o seu "destino" e seu treinamento, contrariando a vontade da própria mãe, para evitar uma desastrosa guerra religiosa que se expõe como provável desdobramento de seus atos.

Esse não é um livro de ação. O poder da obra reside na profundidade dos diálogos, onde o leitor precisa estar muito mais atento ao que não é dito, ao que permanece apenas nas entrelinhas e nos pensamentos, do que naquilo que é realmente falado.

MateusCantele 05/02/2023

"Truques dentro de truques dentro de truques."
Terceira leitura de 2023: Duna de Frank Herbert. Com o lançamento do filme ano passado eu tive vontade de reler Duna, visto q fazia muito tempo que tinha lido. O que foi ótimo, pois me lembrei do pq eu gostava tanto desse livro. Os diálogos e as batalhas mentais são legais d+!
Marimrio 06/02/2023minha estante
É uma leitura dificil? Linguajar pesado? To querendo ler

MateusCantele 06/02/2023minha estante
Até que não! A leitura é bem tranquila. Os personagens sempre mostram para o leitor as intenções por meio de pensamentos. É um livro bem divertido!

Acaro.Amaral 09/02/2023minha estante
A história se fecha nesse livro? Tipo, sei que tem mais 5, mas posso ler esse sem a obrigação de ler os outros?

MateusCantele 09/02/2023minha estante
Bom. Ele tem um encerramento bem feito. O segundo livro por exemplo é uma historia que se passa tempos depois. É legal, mas se vc n quiser ler, o primeiro livro basta.

Marise 29/01/2022

DUNA
Simplesmente Duna! que leitura incrível, a forma como a história se desenvolve e de ter tantos detalhes que fazem uma diferença incrível, todos os cenários são impecáveis. Pela primeira vez fiquei feliz em ter visto o filme primeiro pois algumas coisas eram difíceis de compreender apenas na leitura como a ?Voz?, mas sem dúvidas a leitura foi muito mais interessante e prazerosa. Tive um pouco de dificuldade no começo por conta da escrita do autor, pelo fato da mudança de pensamento e falas dos personagens não serem anunciados, porém rápido me acostumei.
NOTA MIL!!! estou ansiosa para ler os próximos

Lidia 24/09/2021

O Pilar da Ficção Científica
Assim como a maioria das pessoas eu ouvi falar de Duna por conta do novo filme. Achei a premissa muito interessante e decidi pesquisar mais sobre esse livro que acabei descobrindo que era uma saga. Me interessei muito pelo fato de esse livro ser referência para tantos autores atuais e até mesmo antigos, além de diretores e roteiristas de cinema e séries e cultura pop. Olhando assim realmente faz o trabalho de Frank Herbert ser impressionando mesmo não tendo lido nenhum dos seus livros.
Me empolguei com tantas resenhas positivas espalhadas pela internet e já queria ir de cabeça lendo os 6 livros principais de uma vez, mas depois de ouvir muita gente falando a respeito de como esse era um livro difícil e complicado, decidi abaixar as expectativas e pelo menos ler o primeiro livro da primeira trilogia para entender o que tanto falam.
Comecei a leitura em um ritmo bom, pois já tinha lido umas 50/70 páginas há algum tempo atrás, porém a medida que chegamos na segunda parte o ritmo cai bastante e a complexidade do mundo que Herbert criou aumenta em níveis messiânicos (piada proposital hah), tive bastante dificuldade de focar nesse 2/3, confesso que pensei em desistir em algum ponto, mas no final dessa segunda parte as coisas começaram a se agitar e o ritmo voltou ao normal, a terceira parte passou voando.
No geral achei a história incrível, uma construção impecável de mundo, religião, política, economia e ecologia, consigo ver as referências em obras recentes e entender porque essa obra é tão importante na literatura fictícia, tanto em fantasia quanto em ficção científica, é muito bem feito e estruturado, assim como os personagens, que no meio de tantos, todos conseguem pelo menos uma parcela do holofote e você se pega questionando coisas sobre cada um deles. É uma leitura difícil, não vou mentir, talvez não seja para aqueles que não estão acostumados com livros mais densos, as 600 e poucas páginas parecem 1.500 as vezes, por isso é um livro 5 estrelas que não irei favoritar, apesar de ter chegado perto, talvez em uma releitura no futuro distante, mesmo assim acho que é uma leitura muito importante e válida para todo leitor em geral, principalmente por alguns personagens incríveis, como Lady Jessica. Estou muito ansiosa para ver como irão traduzir tudo isso para o cinema, consigo ver perfeitamente o porque o casting é tão bom assim, realmente se encaixam nas descrições do livro, não assistirei o filme antigo ainda, somente após ver essa nova versão, ainda não decidi também se irei continuar a leitura da saga, talvez apenas os próximos dois volumes para concluir a história de Muad'dib, o final fica muito aberto para considerar como um livro solo.
tog stan 24/09/2021minha estante
Nem li o livro mas senhor a sua resenha tá impecável

:)-Sofi-(: 24/09/2021minha estante
Impecável!

Faline.Ferreira 24/09/2021minha estante
Estou lendo . O único personagem que realmente me interessou foi a Jessica , gostaria que tivesse maior desenvolvimento da personagem apesar de eu saber que o Paul é protagonista. Resenha incrível

Juliane Raquel 21/12/2020

Perfeito!
Eu não tenho palavras pra esse livro, só consigo sentir amor... Ainda estou processando tudo o que li, mas posso afirmar que o universo que o autor criou é esplêndido e totalmente à frente do seu tempo.
Que história, que universo, personagens incríveis e muito bem construídos, o final não deixa pontas soltas, tudo muito bem desenvolvido, e o autor conseguiu construir um final digno, e eu não consigo imaginar maneira melhor de finalizá-lo.

Eu estou me sentindo órfã desse livro, que saudade dos personagens e desse universo.

Sem dúvida alguma o favorito do ano, e um dos favoritos da vida! Sinto que será difícil encontrar um livro tão bom quanto.

Leiam, leiam, leiam!
Kety 21/12/2020minha estante
Sim, esse livro é perfeito!!! ?

Juliane Raquel 21/12/2020minha estante
Demaaaais!