Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

Giovanna 11/10/2020

A mais pura ficção científica
/// "Um dia os homens entregaram a própria razão às maquinas, esperando que isso os libertasse. Mas só se deixaram escravizar por outros homens com máquinas." - Frank Herbert, Duna ///

Foi difícil decidir qual nota dar. Quem sou eu pra julgar esse clássico? Estava pensando em 4 ou 4.5 estrelas porque não me apaixonei pela história, sinto que logo irei esquecer os detalhes do enredo (coisa que não aconteceu, por exemplo, nos meus primeiros e maravilhosos contatos com temas de ficção científica em O Fim Da Infância e Laranja Mecânica) e também não fiquei muito interessada em ler os próximos livros desse universo. A história do primeiro livro tem começo, meio e fim, então não se preocupem em achar que é extremamente necessário conhecer as continuações.

Durante a leitura foi impossível não me deixar influenciar por todas as obras que eu já tinha lido e dá para perceber muito nitidamente o IMPACTO que Duna teve. Com discussões políticas, filosóficas e religiosas, o autor Frank Herbert criou um complexo universo e apresentou elementos que foram desenvolvidos por todos os seus sucessores da ficção científica (e de outros gêneros também). Inclusive, já que mencionei O Fim da Infância, na versão que li há uma citação na contracapa do próprio Arthur C. Clarke dizendo que, além de O Senhor Dos Anéis, não conhece mais nada que se compare a Duna.

/// "Quando a religião e a política viajam no mesmo carro, os condutores acreditam que nada é capaz de ficar em seu caminho. Seu movimento torna-se impetuoso, cada vez mais rápido. Deixam de pensar nos obstáculos e esquecem que o precipício só se mostra ao homem em desabalada carreira quando já é tarde demais." - Frank Herbert, Duna ///

É surpreendente como Duna serve (até hoje!) como inspiração para inúmeras outras obras de sucesso. Enfim, depois de muito pensar em como avaliar o livro, decidi ir pelo caminho mais seguro e dar logo 5 estrelas de uma vez para depois eu não sentir que fui injusta com a magnitude histórica de Duna.

/// "A mente comanda o corpo, e ele a obedece. A mente dá uma ordem a si mesma e encontra resistência." - Frank Herbert, Duna ///

Will 05/04/2021

Extraordinário
É sensacional como Frank Herbert conseguiu unir ficção científica, política, ecologia, religião e um pouco de fantasia numa história sensacional. Tudo funciona perfeitamente e me deixou com vontade de ler mais a cada fim de capítulo. O começo pode ser difícil por ter muitos termos diferentes e pouca explicação mais aprofundada, mas enquanto tudo foi se desenvolvendo me acostumei a todos os termos e tudo fluiu perfeitamente. A história é complexa, mas é executada com excelência, sem deixar nada arrastado, entediante ou mal explicado, os personagens são muito bem desenvolvidos e é bem fácil entender as motivações de todos eles. Enfim, um livro que me empolgou do começo ao fim, me emocionei, me apaguei e me senti imerso nesse universo riquíssimo construído, é simplesmente perfeito e me deixa mais animado ainda para as continuações. Recomendo para todo mundo, sendo fã de Ficção Científica ou não.
Dudisses 05/04/2021minha estante
Eu nunca senti tanta sede lendo um livro.

Will 05/04/2021minha estante
Exatamente KKKKKK, o jeito que a água é tratada dá até uma aflição

Dudisses 05/04/2021minha estante
Você demorou para terminar? Porque eu lia um capítulo por dia.

Will 05/04/2021minha estante
Ah eu li rápido até, alguns dias li umas 100 páginas, terminei em 12 dias, por aí, não conseguia parar de pensar no livro e acabei me empolgando

Dudisses 05/04/2021minha estante
Acho que meu erro foi consultar sempre as explicações nas últimas páginas, eu queria ENTENDER, sem deixar nada.

Will 05/04/2021minha estante
No começo eu consultei bastante pra não ficar muito perdido, mas depois fui indo pra entender só pelo contexto mesmo e até os personagens passaram a explicar melhor, então foi tranquilo

Dudisses 05/04/2021minha estante
Ah sim, o ruim é que quando você volta se perde um pouco. Seu método funciona mais.

rubens.nt 15/05/2022

Uma experiência maravilhosa!
Depois de tanto almejar a leitura desse livro, mesmo não conseguindo lê-lo antes do longa-metragem, sinto que minha experiência foi única.
Ler Duna me fez reativar o desejo e o hábito da leitura. Cada vez que lia eu queria ler mais para saber o que iria vir. Essas visões do Paul causa mais impacto que revelações de nova mexicana (??? brincadeira). Mas eu amei cada momento e sigo ansioso para a próxima leitura da saga Duna.

P.S. uma das coisas que mais gostei foi a evolução do menino Paul. Caramba, que coisa bem escrita seu Frank!

Henrique Sanches 10/08/2023

O início de uma baita Saga!
Duna de Frank Herbert é um clássico da ficção científica mundial dividido em 6 ou 7 livros...

Demorei muito pra começar a ler, porque exigiu um planejamento... depois que li este primeiro com mais de 880 páginas, engatei o 2° e o 3° da primeira trilogia.

Este livro aqui foi lido e devorado durante o mês de dezembro de 2019 e se tornouum dos meus predilets, e tem num pedaço da sinopse:

"A vida do jovem Paul Atreides está prestes a mudar radicalmente. Após a visita de uma mulher misteriosa, ele é obrigado a deixar seu planeta natal para sobreviver ao ambiente árido e severo de Arrakis, o Planeta Deserto. Envolvido numa intrincada teia política e religiosa, Paul divide-se entre as obrigações de herdeiro e seu treinamento nas doutrinas secretas de uma antiga irmandade, que vê nele a esperança de realização de um plano urdido há séculos. Ecos de profecias ancestrais também o cercam entre os nativos de Arrakis. Seria ele o eleito que tornaria viáveis seus sonhos e planos ocultos?"

É isso. Pra quem gosta de ficção científica, recomendo muito!!!
Izabella Jastrow 10/08/2023minha estante
Li quase que na mesma época, se não me engano. Gosto muito de conhecer os ombros dos gigantes que apoiam diversos lançamentos atuais e ver como inspiram até hoje diversas narrativas. Sensacional!

Henrique Sanches 10/08/2023minha estante
E Frank Herbert é um desses gigantes... este é um dos meus livro de ficção científica preferidos de todos os tempos.

sara veinberg 20/10/2021

Duna
eu comecei o livro achando que iria odiar pq sai totalmente da minha zona de conforto já que foi a primeira ficção científica que eu li.
quero dizer que Duna não é pra qualquer um kkk precisa ter muita paciência pq tem muitos termos, muita gente, muito nome pra lembrar etc. eu realmente gostei do livro, foi uma experiência muito boa até pq eu li em uma lc então eu tive gente pra me apoiar nos surtos.

tenham paciência e leiam Duna, vocês não vão se arrepender!
estou com grandes expectativas pro filme, espero não me decepcionar :(
Beatriz 20/10/2021minha estante
ai q bom q vc gostou, terminei essa semana mas acho q n foi um livro pra mim :( achei a história boa mas eu simplesmente n consegui gostar do livro

Otávio - @vendavaldelivros 24/09/2020

Um planeta quase que completamente desértico, de onde sai uma especiaria única no universo, capaz de ampliar a vida e a consciência de seres humanos e ainda ser utilizada para permitir viagens espaciais. Um duque preso em uma conspiração, um herdeiro messias, uma mulher envolvida profundamente na religião, um barão rival sanguinário, um povo misterioso e com controle sobre os vermes gigantescos que habitam os desertos. Definitivamente não foi fácil entrar no universo de Duna, com seus neologismos claramente influenciados pelo idioma árabe, sua história densa e a escrita de Frank Herbert que, muitas vezes, passa com a ideia de “isso aqui você já sabe o que é”, mesmo que você não saiba.

Só que em algum momento, talvez lá para a página 100, a história vai amarrando o seu interesse de uma forma difícil de escapar. As conspirações, as possibilidades de futuro, a filosofia, a religião, a ecologia e a aula de sociologia que formam Duna prendem sua atenção daquele jeito característico dos bons livros. Você não quer parar de ler e, quando para, segue querendo saber o que vai acontecer com Paul Atreides e os Fremen.

Me impressiona o fato de que algumas muitas resenhas que li sobre o livro não tenham citado a clara referência aos árabes. Em uma delas foi citada a época de produção de Duna (em meio a Guerra Fria, crises do petróleo etc) como uma influência direta na relação especiaria-petróleo, mas faltou falar sobre o deserto, as roupas e o idioma claramente referenciado. Duna é um universo absolutamente incrível e necessário para quem é fã de ficção científica. Uma ficção científica que, por sinal, envelheceu muito bem e, não à toa, vai ganhar nova adaptação para o cinema (com Jason Momoa de Gurney Halleck, no que talvez tenha sido uma das melhores escolhas do casting). É difícil resumir o que é Duna, mas com certeza o “hype” em cima da obra não foi à toa. Todos os méritos à Frank Herbert.

site: https://www.instagram.com/p/B_gD-yAn650/

Henrique 11/10/2022

Melange
Dando início a mais um livro e serie de sci-fi. Duna sempre me chamou muita atenção por parecer ser um tipo diferente do convencional de viagens espaciais varios plantas extremamente desenvolvidos tecnologicamente com computadores etc e etc. É muito incrível ver algo diferente assim, a integração de tecnologia com rusticidade, sem computadores. O povo fremem é incrível foda. Ansioso para o próximo.

Wanderson.Trindade 01/04/2021

Maravilhoso
Confeço que no começo da leitura me perdi várias vezes com as terminologias usadas, isso quase me fez desistir pois tornava a leitura cansativa ao ter que ficar consultando o apêndice.
Mas continuei a ler, com o tempo acabei me acostumando e isso fez com que a imersão da história fosse ainda maior. Página por página, fiquei cada vez mais encantado em como o autor conseguiu inserir política, religião e ecologia de uma forma que faz você querer aprender ainda mais sobre este universo.
É como se você acreditasse que tudo aquilo realmente existirá, e você está tendo um vislumbre do futuro. Uma leitura extremamente satisfatória e quando chega a última página, você sente um vazio e pensa que nunca lerá algo tão bom quanto.
Recomendo de mais para qualquer amante de ficção científica ou a qualquer apreciador de uma boa história.
Fran Ferreira 01/04/2021minha estante
Comprei em ebook, tô pensando em ler com o Geefe, mas confesso que tenho um pouco de receio

Wanderson.Trindade 01/04/2021minha estante
Não tenha, você sairá encanta com a história. Isso lhe garanto.

Fran Ferreira 01/04/2021minha estante
Valeu

Ronaldo 10/05/2021minha estante
Estou no meio do livro, mas estou achando excelente! Ansioso para ver o filme que será lançado em outubro.

Fran Ferreira 10/05/2021minha estante
Obrigada Ronaldo. Leitura Coletiva já não dá mais, agora vou ler perto de lançar o filme.

Ronaldo 11/05/2021minha estante
Fran, quando peguei o livro físico pra ler me assustei com o tamanho (650 páginas). Mas depois que a gente começa não quer parar. E ainda tem mais 5 livros da série...

Juliana 21/08/2021minha estante
Qual a classificação de idade desse livro?

Fran Ferreira 21/08/2021minha estante
Vou ver em um grupo que participo se alguém sabe, e te falo.

Lameq 16/11/2021

É uma ótima leitura, mas acredito estar datado. Essa narrativa White Savior e a mistificação da cultura do oriente médio é bem racista e não vejo as pessoas comentando isso por aí. No fim é melhor que o livros, mas há problemáticas inerentes que não há como a adaptação consertar.
Madu.Vasconcelos 16/11/2021minha estante
Quero ler esse livro, e adorei sua observação quando eu ler vou observar isso!! Obrigadaa

Lameq 16/11/2021minha estante
Confundi com filme no final da narrativa. Mas enfim.

Giorgio.Girardi 04/10/2022minha estante
Cuidado pois não é white savior, é sobre o perigo de se esperar um salvador. E a mistificação não é da cultura do oriente médio, é uma ficção sobre os costumes do povo originário adaptado as durezas do clima do planeta ao qual vivem em perfeita harmonia. Você não leu os apêndices???

Luis Duarte 15/10/2021

O início do livro é extremamente cansativo e, com início, eu quero dizer 30% dele. O grande problema é essa parte introdutória ser longa. Porém, o começo é a base para você entender todo o restante da construção do universo e da história que vai se desenrolando. Sendo que quando você cruza esse marco e entra na história em si o livro fica muito bom. Arrakis é incrivelmente detalhada pelo autor na medida certa, fazendo com que você fique com os cenários na cabeça por um longo período de tempo. A construção da cultura e história dos povos ali presentes também não deixa a desejar, há diversos elementos que, acredito que propositalmente, lembrem a nossa cultura. Por fim, a jornada do Paul e seu desenvolvimento são geniais e, ao final, a conclusão que ele chega é um choque de realidade, tanto pra ele, quanto para o leitor.
Anya 15/10/2021minha estante
Morro de vontade de ler, porém, sempre que tento começar parece que só estão jogando varias informações na minha cara ?

kyuusei 15/10/2021minha estante
eu recomendo, contanto, que você ponha na cabeça e se prepare para um começo lento e muito confuso

Pollyanna Reis 28/08/2021

DUNA
A história de Duna se passa em um futuro distante.

Paul Atreides é uns dos personagens do livro, ele tem 15 anos e é filho do Duque Leto, que governa o planeta de Caladan. Sua Mãe é uma Bene Gesserit e se chama Lady Jessica.

Paul foi treinado desde cedo nas artes do combate físico, mas também na doutrina Bene Gesserit por sua mãe, obtendo o domínio de capacidades psíquicas.

Quando Paul recebe a visita da Reverenda Madre das Bene Gesserit, sua vida começa a mudar radicalmente.

No decorrer da história, Paul começa a ter visões do futuro e descobre que foi treinado a vida toda, para se tornar um Mentat.

A família de Paul se muda para Arrakis, um planeta de pouquíssima água, composto por um deserto enorme, pois o Duque Leto recebe o controle desse planeta. Arrakis é conhecida por sua falta de água e por uma especiaria valiosa chamada Melange que é extraída do planeta.

Eles enfrentam muitos problemas e dificuldades nesse planeta. As disputas e as tramoias das outras casas que fazem parte da história começam, e as responsabilidades também, para o jovem Paul.

Um dos habitantes de Arrakis, são os Fremen e também os ?vermes?, criaturas enormes que vivem no deserto. O povo Fremen conseguem se adaptar bem no planeta, pois eles filtram a umidade do corpo com trajestiladores (vestes) que consequentemente a transformam em água potável. Entre os Fremen existe uma profecia: Eles acreditam fielmente que um dia, não muito distante, chegará o Messias e os guiará até o paraíso.

No início, tudo parece uma loucura e você acha que não vai entender nada (risos). Mas as coisas vão mudando e a história vai se desenvolvendo, ficando mais fácil de entender.
Não tenho o hábito de ler ficção científica, confesso, mais gostei bastante de Duna. A história é incrível e recheada de reflexões importantes, abordando vários temas, como por exemplo a escassez de água, deixando claro o alerta para a importância da mesma.
Personagens favoritos: Paul, Duque Leto e Alia, irmã de Paul. Admito que não fui tão fã da mãe de Paul, a Lady Jéssica. Achei ela bem autoritária e cheia de si. Mas seu papel na vida do filho e da filha Alia é de suma importância.
Finalizo dizendo que Duna é um livro de ficção científica de peso e respeito. A escrita do autor é simples, apesar das palavras e termos desconhecidos (seus significados estão no final do livro). Vale a pena conhecer a obra e se aventurar por Duna.

jcursiolf 21/09/2021

Um clássico!
Duna é um clássico, não tão simples de ler, devido à sua estrutura de história fugir da jornada do herói que podemos ver na grande maioria das aventuras de ficção e fantasia. Aqui temos uma jornada messiânica, onde você ficará preso mais pelo mundo do que pelo personagem principal (observe que não digo "o herói principal"). Tão bom que já comprei os livros 2, 3, 4 e 5!

Alinesmne 09/09/2022

Uma ótima história de origem, pois todo herói precisa de uma e é isso que Paul Atreides é, um herói. No começo a gente só acha ele uma adolescente arrogante, no decorrer do livro ele se torna um duque, um profeta, quase um Deus.
Tem personagens admiráveis, com quem a empatia é imediata, como Lady Jéssica, Duncan Idaho e a pequena Alia, essa última por sinal, uma que eu quero muito ver como vai se desenvolver nos outros livros pq a garotinha é fascinante.
A primeira parte é repleta de política, pode ser chata pra algumas pessoas mas se passa dessa parte a gente se depara com uma grande e empolgante aventura num universo único.

jusousan 25/03/2021

DUNA
Quando adentrei ao universo de DUNA, devo confessar que me senti um pouco perdida, afinal de contas, o universo criado pelo autor é vasto, extravagante e repleto de minúcias - atenção redobrada a estória. Decidi, por fim, me deixar levar pela narrativa e ambientação.

O primeiro livro - de uma série - é amplo e é movimentado por questões políticas e por uma profecia. Apesar de algumas partes maçantes, os capítulos me despertavam curiosidade sobre o desenrolar da narrativa.

Pontos positivos para mim: o universo. Sim, eu tenho certeza que o que mais me ganhou foi o fato do seu universo extrapolar fronteiras. A topografia de Arrakis é muito bem desenvolvida, existindo explicações por parte até da biologia e da química. Fiquei curiosa pra saber tudo sobre o planeta. ?Cade a agua? Como surgiu as especiarias? Da onde veio os vermes? Como surgiu isso e aquilo?? Enfim

Outro ponto positivo para mim: os personagens. Me vi bem envolvida por eles. Ao meu ver, foram sim bem desenvolvidos. Senti que alguns deveriam ter sido mais trabalhadas, mas provavelmente o desenrolar deve vir nos livros posteriores.

Outro ponto interessante: a religião. O tema religioso é fortíssimo. Pra mim é a base do livro junto ao tema político.

Ponto negativo: a leitura não foi fácil. Em alguns momentos senti algumas coisas mal elaboradas. Como falei a princípio, me senti um pouco perdida. Acredito que o autor deveria ter dado um fluxo melhor a estória.

Apesar disso, favoritei o livro pela curiosidade e envolvimento que foi aguçado em mim. O mundo é muito promissor.

Um adentro: leia os apêndices, achei muito interessante e me tirou algumas dúvidas.
Gustavo Rodrigues 25/03/2021minha estante
Que bom que tu curtiu. Tem uma explicação muito boa sobre o Melange no início do segundo livro. Já no terceiro explica muito mais sobre os vermes. Como te disse naquele dia, o livro 1 deixa lacunas abertas sim, mas elas vão sendo fechadas nos próximos livros.

jusousan 26/03/2021minha estante
Sim! Curti sim. Fico imaginando mil coisas agora que terminei o livro. Quero a continuação logo.

Luís 03/04/2021minha estante
Gostei de tua análise, me deu mais vontade de ler esse primeiro volume de Duna. Estou com altas expectativas ... o que normalmente me dá medo hehe Fico com receio de criar muitas expectativas e me decepcionar com a leitura. Agora em Abril compro na Amazon e quando chegar vou entrar de cabeça nesse universo !!

jusousan 03/04/2021minha estante
Luís, a gente acaba criando expectativas ne? Eu entendo totalmente! Eu acho que todo o universo tem muito a oferecer. Espero que você goste. Fico aqui esperando teu feedback hihi

Luís 05/04/2021minha estante
Pode deixar ... farei esse feedback :D

Sens0 30/12/2021

Duna
Fica difícil fazer resenha de um livro tão extenso, com tantas partes e com tudo que acontece nele.
Mas vamos aos principais

Apesar do assunto do livro parecer complicado, já que 80% é relações politicas, na verdade não é tão difícil de ler (o apêndice de palavras no final ajuda demais), o começo não foi tão confuso assim, e depois que embala fica bem tranquilo

Tem um número enorme de cenas marcantes e incríveis, que eu conseguia imaginar muito bem, além de que os diálogos são TUDO DE BOM, podia ter 15 páginas seguidas só de discussão política e não ficava maçante ou chato, acredito que seja porque o autor coloca o ponto de vista de todos os envolvidos na conversa, muito divertido ver quem tá mentindo na cara dura

Os personagens são totalmente únicos, e todos marcantes de seu próprio jeito, da para sentir no fundo da alma algumas mortes

Para finalizar: EU QUERO A ALIA EM DESTAQUE NOS PRÓXIMOS LIVROS, PERFEITA APENAS
luanaszalves 30/12/2021minha estante
não tem como não dar 5 estrelas pra esse livro