Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

nessa.ml 12/04/2024

O que dizer de Duna?? Como coloca em palavras essa livro??
A construção desse mundo é perfeita, tanto a ecologia do planeta quando a política e a religião, é tão bem construída e detalhadamente explicada que te deixa tão imerso na história que no final parece que tudo aquilo existe.
Para ler esse livro requer paciência a princípio, porque o autor de dar o máximo de detalhes de tudo, mas vale muito a pela a leitura, duvido que lerei algo igual, não pretendia, mas com certeza irei ler Messias de Duna porque quero muito saber o que vai acontecer, qual vai ser o destino de Arrakis.

? Há em todas as coisas um padrão que faz parte de nosso universo. Tem simetria, elegância e graça: as qualidades que sempre encontramos na obra de um verdadeiro artista. É possível encontrá-lo na mudança das estações, na maneira como a areia escorre de uma colina, nos emaranhados de galhos de um arbusto de creosoto ou no padrão de suas folhas. Tentamos reproduzir esses padrões em nossas vidas e nossa sociedade, à procura dos ritos, das danças, das formas que confortam. Mas pode-se ver perigo na busca da perfeição definitiva. Está claro que o padrão definitivo encerra sua própria fixidez. Nessa perfeição, todas as coisas seguem para a morte.?

vivi 24/10/2021

tem como dar mais estrelas?
Duna foi a minha melhor experiência literária.
Uma obra incrivelmente bem construída. Duna possui personagens complexos e cativantes, que nos fazem sorrir e lamentar do início ao fim do livro. Me apeguei muito ao fato do universo possuir um detalhamento tão singular, regado de cultura, de ciência e até mesmo de ética!
Não tenho palavras pra descrever o quão feliz eu estou por ter tido contato com essa benção de Frank e nao vejo a hora de iniciar a minha próxima aventura nesse universo tão bem feito.
Fernandes100 24/10/2021minha estante
Eu vi o filme hoje e fiquei tipo "pqp que coisa maravilhosa, eu tenho que ler esse livro!" Amanhã vou comprar ?

@shaneingrado 24/10/2021minha estante
Duna é perfeito demais.

isaque.silva.75 24/10/2021minha estante
eu vi o filme e achei incrível, provavelmente vai ser a trilogia vai ser minha próxima leitura após Trono de Vidro ?

vivi 24/10/2021minha estante
compra mesmo Mila, você não vai se arrepender amg!

vivi 24/10/2021minha estante
to doida pra ler TOG também Isaque!! e vai fundo com Duna sério, eu acabei de comprar o dois próximos de tão apaixonada que eu fiquei por essa leitura

JoAo.Paulo 16/10/2021

INCRÍVEL
No início, tive dificuldade para mergulhar na história, seja pelos nomes diferentes ou pelo modo como os personagens interagem entre si, mas quando consegui foi fluindo perfeitamente, Duna é um livro super intrigante do jeito que eu gosto, te faz pensar muito sobre oq você está lendo, não é um livro que depois de terminado e seja esquecido. O final foi ótimo, adorei os personagens complexos, e espero conseguir ler os outros livros desse universo em breve!
JoAo.Paulo 16/10/2021minha estante
ansioso para ver o filme no dia 21

amarogusta 05/11/2021

Deus criou Arrakis para treinar os fiéis
Não há dúvidas sobre a razão deste livro ser um clássico, ou seja, um marco literário atemporal. Frank Herbert entregou aqui muito mais do que uma narrativa, ele, enquanto criador, construiu um universo, uma religião, um sistema político, uma filosofia, previu tecnologias e já naquela época criticava os ataques socioambientais.

Eu fiquei maravilhado durante boa parte da leitura, sua genialidade enquanto referencial ao petróleo, religiões e política do oriente médio me tocaram profundamente. Como já disse anteriormente nos históricos de leitura, eu fiquei obcecado com a teia religiosa que Herbert criou aqui, cada profecia, ditado, nomes e mistérios. Abaixo disso, apenas o ponto principal do livro: sua carga política dramática, inteligente, coerente e cercada de traições e manipulações.

Esse livro é uma obra que eu poderia facilmente considerar imaculada, mesmo encontrando pequenos detalhes e características que me incomodaram, vendo e analisando em um aspecto geral, é praticamente perfeito.

A escrita de Herbert é um tanto intuitiva e característica, de certa forma se adaptando aos personagens e ambiente que estão sendo narrados. Sua ambientação sobre o clima árido e seco de Duna é incrível, entretanto percebi algumas barreiras de linguagem que me dificultaram a imaginação e consequente vizualização de espaços mais fechados como os sietch ou cavernas.

O enredo é incrível, mesmo sendo um tanto familiar, já que se trata da obra que originou diversas das referências da cultura pop que temos, como GOT, Star Wars e Harry Potter. Em diversos momentos me vi à beira de surtos e foram experiências incríveis. Mas achei que o final climático tão aguardado foi resolvido de forma um tanto rápida demais, principalmente a batalha final.

Bom, é sobre isso. Duna é incrível, maravilhoso, icônico e genial. Em breve lerei o livro segundo, depois de consumir todos os conteúdos sobre essa obra na internet :P

"Bendito seja o Criador e Sua água. Bendita suas idas e vindas. Que Sua passagem purifique o mundo. Que Ele conserve o mundo para Seu povo."

Renan 25/10/2021

Que livro denso e extremamente bem construído. O que mais me chamou a atenção para ter vontade de ler Duna foi a parte da ecologia. As três partes do livro são maravilhosas e encerram um ciclo abrindo portas para outros. As reviravoltas e cenas de ação são muito intensas.

Amei as Bene Gesserit e seu treinamento de inferir várias coisas apenas analisando a linguagem corporal alheia.

Ansioso para ler os próximos.

Vininini 10/10/2023

Obra prima da ficção
Faz uns 3 meses que eu terminei o livro e não sei por que só agora deu vontade (ou seria necessidade?) de escrever algo a respeito.

Acho que eu nunca vi uma construção de universo tão bem feita como aqui, pelo menos de scifi. Toda imersão na cultura Fremen, as litanias das Bene Gesserit, os ensaios ecológicos de Arrakis, e diversos outros detalhes tornam o universo de Duna super convincente.

Eu diria que a trama de Duna é boa, não chega a ser genial como a Fundação de Asimov, mas ainda assim tem o seu valor. O desenvolvimento dos personagens é impecável e são nos diálogos que as verdadeiras batalhas são travadas (lady Jéssica você é a melhor ?).

Eu poderia (e quero) falar por horas sobre Duna, mas vou só deixar a recomendação do que foi até então a minha melhor leitura desse ano.

mary 27/06/2021

Bom livro
Gente que livro difícil, confesso que demorei bastante pra ler, precisei voltar na leitura em algumas partes, pois ele tem uma linguagem própria, também tive alguma dificuldade de visualizar alguma partes, mas imagino que o filme deve ficar fantástico.

Jônatas Rafael Garpin 15/11/2021

Incrível ambientação, personagens, enredo... TUDO.
Em um futuro distante, a humanidade já se espalhou pela galáxia e a Terra é apenas uma lembrança, a sociedade é sustentada por quatro pilares: ?o imperador?, as casas nobres, a ?Guilda Espacial? e as ?Bene Gesserit?. O imperador centraliza o poder, as casas nobres lutam entre si por destaque, mas respeitando a autoridade do monarca, a Guilda Espacial tem o monopólio da viagem espacial e do banco do império, e as Bene Gesserit são uma parte de ordem de mulheres com poderes e propósitos estranhos.
As duas casas principais são a casa dos ?Atreides? e dos ?Harkonnen?. Parte de uma armação envolvendo o imperador e os Harkonnen, a casa de Atreides ganha o planeta de Arrakis, também conhecido como Duna, o planeta é composto por um gigantesco deserto, praticamente nenhuma água, algumas cidades e uma população chamada de ?fremen?. As condições desse planeta são severas ao ponto de qualquer um que sair no deserto vai morrer em poucas horas, se não estiver protegido por um traje isolante que reaproveita a água do próprio corpo. Mas também é o único lugar da galáxia que se encontra a ?especiaria?, que a Guilda usa para as viagens espaciais. Sem a especiaria é impossível viajar, então ela é o bem mais precioso que existe.
Fora do conhecimento do imperador, da Guilda e das casas nobres, as Bene Gesserit estão catalogando e mesclando as linhagens nobres. Elas procuram criar um homem especial, que chamam de Kwisatz Haderach e será capaz de ter os poderes de controle de mentes e previsão do futuro que elas possuem, assim como uma capacidade limitada de onisciência. Para chegar a esse escolhido, elas vão ter que mesclar os Harkonnen e os Atreides.
Lady Jéssica é uma Bene Gesserit, e também concubina do duque Leto Atreides. Nasceu dessa união Paul, herdeiro da casa Atreides. Existe a suspeita, entre as Bene Gesserit, que ele pode ser o Kwisatz Haderach profetizado.
O duque, Jéssica, Paul, Thufir Hawat, Gurney Halleck, Duncan Idaho e o dr. Wellington Yueh partem para Arrakis para tomar posse do antigo feudo Harkonnen, caindo intencionalmente em uma armadilha cuidadosamente preparada pelo barão Vladimir Harkonnen, que envolve ajuda de tropas da guarda imperial e traição de um membro do círculo interno do duque.
Já em Arrakis, Paul ficará sabendo que é parte de uma lenda local: um forasteiro, filho de uma Bene Gesserit, será o messias que vai liderar o povo. Ele profetiza que será conhecido por eles como ?Muad?Dib?, ?aquele que aponta os caminhos?.
Ele e sua mãe precisam se esconder entre os fremen, aprendendo os costumes de Duna. Quase não existe água no planeta, então ela é o bem mais valioso que eles conhecem. São um povo dividido em tribos, que mora disperso, em pequenos povoados do deserto.

Bruno Meneghello 21/12/2022

Um novo mundo
A história de Duna acompanha a trajetória de Paul a um novo planeta junto com a família. Logo são traídos por um de seus membros e uma disputa acontece para saber quem vai dominar o planeta. Com um clima desértico e com vermes gigantescos, Paul se alia ao povo que vive lá.

Achei muito interessante a história. A narrativa às era muito rápida, às vezes muito lenta. Mas eu gostei. Recomendo.

Marcos.Leste 16/01/2023

Surpreendente
O enredo é envolvente.
Tem personagens simplesmente envolventes.

Paul é personagem principal filho do duque que devido a conflitos políticos seu pai é assasinado e Paul e sua mãe tem que fugir e se refugiaram com os Fremens (população local do planeta), acaba aprendendo suas técnicas e costumes. Paul evolui e se transformando conforme vai ocorrendo as situações durante a história.

Além de trazer questões ambientais.....
GG 16/01/2023minha estante
É surpreendente e o final muito satisfatório!

Cinara... 12/06/2022

"Há em todas as coisas um padrão que faz parte de nosso universo. Tem simetria, elegância e graça: as qualidades que sempre encontramos na obra de um verdadeiro artista. É possível encontrá-lo na mudança das estações, na maneira como areia escorre de uma colina, nos emaranhados de galhos de um arbusto de creosoto ou no padrão de suas folhas. Tentamos reproduzir esses padrões em nossas vidas e nossa sociedade, à procura dos ritmos, das danças, das formas que confortam. Mas pode se ver perigo na busca da perfeição definitiva. Está claro que o padrão definitivo encerra sua própria fixidez. Nessa perfeição, todas as coisas servem para a morte."

Pra mim a perfeição de Duna seria se Lady Alia irmã do Paul fosse a protagonista principal desde o começo do livro, quando essa personagem maravilhosa aparece o livro acaba.
Tive que ler 2 vezes a primeira parte do livro pra conseguir me situar onde eu estava entrando.
Espero que a Alia Atreides apareça nos outros livros!!!

Lucas1805 09/03/2024

Ficção científica desértica
Narrativa extremamente rica em detalhes e descrição ambiental, pisicologica e das ações que são apresentadas durante a trama

Mateus.Caixeta 13/09/2021

Que livro meus amigos
Parabéns ao autor, por pegar religião, política, ecologia e ainda conseguir encaixar tudo em uma história. Que mundo rico em detalhes, muita gente tem medo desse livro, mas eu achei ele tranquilo, óbvio que eu não entendi tudo, ainda pretendo reler pra pegar algumas partes, em um futuro distante. Eu estava com medo de chegar um momento, onde o livro ficaria enchendo linguiça, amém que não rolou, achei até que o livro deixou coisa faltando e passou rápido.

Política: Muito bem introduzido desde o começo, isso que eu estou longe da minha zona de conforto. Foi facada atrás de facada, golpe atrás de golpe. Amei

Ecologia: AMEI COMO DESENVOLVERAM ESSE ASSUNTO. Outra zona que não é do meu conforto, que foi trabalhada de forma espetacular. É um ponto extramamente importante pra história, principalmente para entender os fremen.

Religião: Esse assunto, pelo que falavam, achei que seria um ponto central mas não foi. Está ali, claro, porém não tem tanto desenvolvimento, só no final. Inclusive amei alguns diálogos que o autor colocou, uma mistura de política e religião muito bem feita.

Personagens: Alia e Jéssica são as donas desse livro, as melhores personagens de longe pra mim.

"Duna, vale a pena?": Sim. Com toda a certeza. Amei a construção de mundo, foram vários detalhes que enriqueceram ainda mais a história. Ansioso para os próximos livros.
lio 13/09/2021minha estante
você me deixou mais ansioso para ler esse livro aaa

Mateus.Caixeta 13/09/2021minha estante
Aaaaa tudoo

Clara 15/09/2021minha estante
Tava com preguiça de ler, mas a sua resenha me animou bastante, acho que já vou começar a ler hoje mesmo.

Mateus.Caixeta 26/09/2021minha estante
Espero que goste. Eu não tinha visto seu comentário, só fui ver agora. Sorry

Clara 26/09/2021minha estante
De boa ??

Tay 04/04/2022

"Duna" é considerado um puta clássico da ficção científica, então meio que era impossível não criar expectativas com a leitura. Eu sei que muita gente ama "Duna", mas cara, sei lá, não deu. As questões políticas são um algo a mais, claro, mas todo o livro é arrastado, cansativo, muito descritivo, e GIGANTE. Pô, 680 páginas e muitas são de pura enrolação. Eu cortaria suavemente pelo menos 200, e quem sabe a leitura faria "mais sentido".

Alberto 26/08/2021

Tão épico quanto as obras que se inspiraram nele
O livro é realmente épico. É tão incrível que merece estar ao lado de O Senhor dos Anéis e Fundação como uma das três obras mais importantes da ficção. Assim que o filme sair, certamente será um sucesso tão grande quanto as obras que beberam de sua fonte: As crônicas do gelo e fogo e Star Wars.
Roberta 27/08/2021minha estante
Deve ser bom mesmo.

glaucevivianne 27/08/2021minha estante
Eu AMO

Juu 28/08/2021minha estante
já ansiosa para o filme

Carlos Adriano 30/08/2021minha estante
Quero ler antes do filme ser lançado.

isisfy 31/08/2021minha estante
Estou na expectativa pelo filme.

Alberto 31/08/2021minha estante
Já soltaram tanto teaser do filme que já dá para ter uma boa noção da adaptação. Gostei do que vi até agora.

Amanda2480 31/08/2021minha estante
Pretendo ler ainda esse ano ?