Duna

Duna Frank Herbert

Resenhas - Duna

Glendha 21/05/2020

Preferido
O melhor livro deste ano até agora. Reflexões valiosas sobre política, religião e ecologia.

Mah.cazaroto 08/01/2024

Duna
Duna é um livro extremamente famoso, não só pela complexidade desse universo, mais também por ser um livro que divide opiniões. Você provavelmente vai conhecer pessoas que defendem esse universo com unhas e dentes (meu caso hahahahah), mas também vai conhecer pessoas que odeiam a trama criada por Frank Herbert.
Falando da minha experiência, eu amei de mais todo o universo de Duna, desde a construção da ecologia de Arrakis, até o amadurecimento do Paul Atreides, conforme ele vai compreendendo o que ele é e qual será o seu destino.
Agora falando sobre o que mais me surpreendeu, acho que foi a força e o poder dos fremen. Meu Deus, esse povo é muito forte (e bota forte nisso).
Matheus.Ritzmann 08/01/2024minha estante
Um dos melhores livros que já li, recomendo Fundação se ainda não leu, fantástico igual!

Mah.cazaroto 08/01/2024minha estante
Eu ainda não li fundação, mas sempre tive curiosidade sobre esse livro

Joao.Santos 01/11/2021

Assim né, perfeito sem defeito se tirasse o paul.
Parece até meio estranho falar para tirar o personagem principal, mas ele simplesmente é muito chato, ele é um babaca com todo mundo sem sal e nem personalidade alguma, e fica o livro todo focado em tanto que ele é incrível forte e foda, "Olha eu sou o melhor de todos" e no começo da segunda parte quando ele diz que a sua mãe (lady jessica) era a maior vilã dele, eu tive vontade de arrancar meus cabelos. A mulher estava fazendo de tudo para proteger o garoto e ele diz isso.
Tirando o embuste do paul, a aventura é muito boa a leitura é fluida, mesmo tendo alguns momentos que é necessário da uma pausa para refletir o que foi lido, e ali na hora da invasao dos harkonnen eu quase não tive estômago para tanta mortes em sequencia. A política é o que guia a maior parte do livro e sendo um assunto que eu gosto muito, ver como seria em um um universo 10 mil aos na frente é incrível, e observar o que tem valor e como é as distribuições de poder.
A releigiao então e toda a parte das bene gesserit gera uma curiosidade gigantesca para descobrir mais e mais, quero um livro focados nelas, ou ate mesmo na alia que parece ser uma mulher incrível, com dons fora do normal. Espero mais dela nos proximos livros.
E todos os personagens são importantes para a trama e cada um tem uma personalidade bem clara, sem ter aquela confusão de quem é quem como normalmente acontece quando se tem muitos personagens. Até mesmo os mais secundarios conseguem te cativar como é o caso do conde hasimir e sua mulher que tem só um capítulo focado neles e entrega absolutamente tudo.
Estou muito animado para o próximo e alguém por favor mata o Paul obrigado.

Eukaua 31/12/2021

Melhor leitura do ano!!
Um excelente, espetacular e inefável livro que entrega tudo e mais um pouco do que um leitor espera de um livro de ficção científica e fantasia.

O universo que Frank Herbert envolve filosofia, ecologia, religião e uma intriga política que coloca no chão muitos livros por aí ?

Se você ainda não leu, POR FAVOR, adiciona Duna na sua lista de 2022!

Giovana.Vilarinho 15/04/2024

O manual de Muad-Dib e as baleias
Um livro extenso, denso e muito cansativo conforme a história complexa, bem diferente do que eu já vi ou li até hoje, com uma gramática invejável de tão rica e elegante, e um enredo extremamente satisfatório, bem construído em todos os ramos técnicos: política, economia, religião, cultura, traços físicos e psicológicos dos personagens, diferenciais para cada um deles mediante de seus pais, sua educação, sua terra Natal e outros, como na incrível produção da própria história, onde todos os pontos se encaixam e parecem não ocorrer furos ou deslizes. Uma escrita profissional.

Fora do plano técnico ? um ramo que eu sou uma admiradora bem leal porque eu realmente aprecio muito esses detalhes e principalmente a criatividade na hora de criar um mundo e um universo totalmente novo e diferente do que estamos acostumados ? vem a filosofia.
Outro ramo que sempre me cativou muito é a filosofia, não aquela que estudamos na escola, propriamente dita, mas aquelas questões que o autor coloca, frases, "plots and quotes", falas ou pensamentos quaisquer, que fazem você refletir coisas excenciais sobre nossa própria vida ou sociedade. Permita-me um exemplo:
"É tão comum o homem zangado negar furiosamente aquilo que o seu eu interior lhe diz."
E há várias citações como essa ao decorrer das páginas desse livro maravilhoso. Gostaria de comecnatr sobre cada parte que me fez raciocinar e questionar a mim mesma, mas levariam anos e talvez até mais, por isso encorajo que os corajosos e amantes da leitura à lerem esse livro e pensarem consigo mesmos. Há tanto o que pensar, e muitos hoje em dia sequer dão ao trabalho.

Direi aqui o que disse a todos que me perguntaram como eu li esse livro com tanta paixão e dedicação:

Leia como se fosse um manual de baleias, apenas observando a beleza do mar e suas ondas, sem se esforçar demais para enxergar tão milimetricamente, apenas aproveitando o caminho calmamente e naturalmente, até que então, de repente, aparece uma baleia, e tudo faz sentido.

Erika 29/03/2024

Bom demais, perfeito. Quanta genialidade para construir todo esse mundo, viu? Eu adorei e recomendo demais.
Francisco512 29/03/2024minha estante
É mesmo genial

julialalli 18/01/2024

Incrível o mundo que o autor criou, tão complexo que fiquei meio confusa as vezes. Genial, mas não me prendi o suficiente para ler os próximos (por enquanto).
sunnny 18/01/2024minha estante
Duna é de fato pra quem gosta de coisas desse tipo, eu abandonei na metade do primeiro livro porque de fato não estava gostando nem um pouco

Dann 18/01/2024minha estante
Tenha uma expectativa enorme nesse livro

Laurinha 18/01/2024minha estante
Ganhei esse livro e tô com receio de ler e não gostar em

Vicente Tavares 28/02/2023

Clássico no melhor conceito da palavra
Acho bastante perigoso quando pego para ler um livro que é chamado de clássico. Porque um clássico não se constrói a toa. E Arthur C Clark compara Duna com o Senhor dos Anéis. E depois de ler o primeiro livro posso dizer que ele tinha razão. É impossível não se importar com os personagens? eles tem uma vida cheia de conflitos é super interessante.
Falar sobre a trama incorreria no sério risco de spoiler. Vou me ater ao apelo que os que estiverem em dúvida sobre ler ou não ler? leiam! Vale cada página!
Neto Murracho 28/02/2023minha estante
Farei isso esse ano !!!

Vicente Tavares 01/03/2023minha estante
Depois me fala o que você achou?

Neto Murracho 01/03/2023minha estante
Pode deixar

Eaisagui 11/10/2021

Esperava mais
O livro é definitivamente melhor do que o filme de 1984, o mundo é bem desenvolvido e super complexo tanto pelos jogos políticos que permeiam toda a narrativa quanto pelo ecossistema.

As classes sociais e toda a questão desse Império que manda colonizadores pra chamar a terra alheia de sua só porque produz algo valioso é terrivelmente próximo da realidade.

A única parte que me desagradou foi o protagonista, Paul, que além de chato vê os outros como ferramentas de seu plano. O que me fez continuar lendo foi a presença da Lady Jéssica, que mulher!
b1ktwpas 11/10/2021minha estante
Depois desse tem continuações, né?

Kelly 11/10/2021minha estante
depois desse tem o Messias de Duna q é mais sobre o Paul e explica algumas atitudes dele. e sim, lady Jéssica... ?

Maitê 29/10/2021minha estante
curiosamente não gosto da lady jéssica kkkkkkkkk, a alia minha princesinha junto com a irulan

Denaldi 29/04/2021

Complexo e muito interessante
Finalmente terminei de ler Duna. Há tempos ouvia falar desse clássico da ficção científica mas, só depois do trailer do novo filme, me animei em ler.

Esse primeiro livro da trilogia principal de Duna mostra a casa nobre dos Atreides, comandada pelo Duque Leto, mudando de planeta e indo governar o desértico planeta Arrakis, conhecido como Duna.

Aqui os feudos das casas nobres são planetas ou sistemas planetários inteiros!

Essa mudança está ligada a intrigas palacianas entre o imperador e outro líder de uma grande casa, o barão Harkonnen.

O povo nativo de Duna, os Fremen, veem no filho do duque, Paul, o cumprimento de uma antiga profecia e que ele seria o chamado Kwisatz Haderach, que teria capacidades psíquicas de uma Reverenda Madre, um mentat e um navegador da Guilda (tem que ler pra entender 😛).

É difícil resumir Duna pois são tantos termos, povos, armas, religiões e história que no início é um pouco complicado. A última vez que me senti assim foi lendo as Crônicas de Gelo e Fogo, onde George Martin não para a narrativa para explicar nada, o leitor vai conhecendo aquele universo enquando lê. Eu gosto desse tipo de leitura pois me instiga a querer conhecer mais aquele mundo criado.

No decorrer do livro vamos conhecendo o que há por trás da especiaria (droga extremamente útil e só produzida em Duna), a motivação dos Fremen, as traições, o surgimento de uma seita em torno de um personagem e os efeitos que isso terá em todo o universo.

Foi uma leitura demorada mas que valeu muito a pena. Vou continuar a leitura dos outros livros, assistir os filmes e séries e ler o quadrinho que saiu recentemente por aqui.

Super recomendo.
Camila 29/04/2021minha estante
Nossa! Tem tudo isso? Só tinha ouvido falar do livros.

giu 21/10/2021

O Pai da ficção científica
Um livro inexplicável que na verdade explica muita coisa?

Ecologia, Religião, Política, Fenômenos Sociais e Amor são a base para uma sociedade e Frank Herbert mostra que domina esse assunto.

Nada descritivo ou complexo de mais, Duna mostra como doutrinas e pactos podem acabar, como golpes se tornam necessários e um povo nada é sem um bom líder.

Lady Jessica SUPREMA? mas todos os personagens tem meu coração, mal posso esperar para ver o filme e ler a continuação da jornada do Paul

obs: fiquei chocada com a quantidade de cenas que inspirarão outros grande do sci-fi, realmente um Senhor dos Anéis do seu gênero

Benicio 03/04/2021

As areias do deserto
Autor: Frank Herbert
Ano: 1965
Duna é o classico exemplo de que spoilers não estragam uma história; isso porque os títulos de capítulos já dão indícios dos caminhos que a história irá tomar e esses títulos ficam na sua mente e quando acontece você fica "ah então era disso que estava falando!"
Aqui acompanhamos a jornada de Paul Atreides no planeta arrakis, mais conhecido como planeta duna, essa jornada se dá após a morte de seu pai o Duque Leto, enviado para Arrakis após uma conspiração política de uma família que está em conflito com eles junto com o Imperador.
Nessa história o sistema político é o feudal em uma escala maior, ao invés de terras são planetas controlados pelo senhor feudal.
O Duque Leto era de um planeta abundante em água, próspero e é enviado para um planeta desertifico, com criaturas estranhas, é enviado lá para se ferrar mesmo e após sua morte é que podemos ter a ascenção de nosso herói Paul.
Em um misto de religião, ficção científica, fantasia, Frank Herbet conseguiu construir uma história incrível, com personagens carismáticos, ambientes incríveis é com certeza um dos melhores livros que li na minha vida e estou louco para ler os outros.
@LuanLuan7 13/04/2021minha estante
Ahhhh. Preciso ler. Todo dia uma resenha exaltando essa obra. Com a sua, deu vontade de começar agora.

Guilhermo del Toró 03/05/2022

Uma das primeiras e maioresnobras da ficção científica, Duna tem um univeros bem construído e complexo com várias questões sociais e uma história com personagens e momentos incríveis

Laine @pagesandseasons 27/01/2023

Fazia um tempo que não lia uma Ficção Científica tão rica nos costumes e política. Demorei um pouco pra conseguir visualizar o ambiente devido a complexidade dos detalhes, mas fiquei completamente fascinada com a cultura e as estratégias de guerra.
Emerson Jr 27/01/2023minha estante
Estou na primeira metade, mas fiquei empacado naquele jantar.

Jamilly.Mesquitta 28/01/2023minha estante
Estou lendo ??

JoAo.Paulo 16/10/2021

INCRÍVEL
No início, tive dificuldade para mergulhar na história, seja pelos nomes diferentes ou pelo modo como os personagens interagem entre si, mas quando consegui foi fluindo perfeitamente, Duna é um livro super intrigante do jeito que eu gosto, te faz pensar muito sobre oq você está lendo, não é um livro que depois de terminado e seja esquecido. O final foi ótimo, adorei os personagens complexos, e espero conseguir ler os outros livros desse universo em breve!
JoAo.Paulo 16/10/2021minha estante
ansioso para ver o filme no dia 21