O Nome da Rosa

O Nome da Rosa Umberto Eco

Resenhas - O Nome da Rosa

Mari 05/11/2023

Gostei do livro, porém não foi um clássico que me motivou, achei o livro arrastado com muitas descrições desnecessárias e o uso excessivo de longos trechos em latim ( minha edição não possui a tradução desses trechos, prejudicando extremamente a experiência)

Emanuela133 07/09/2022

Foi difícil ler
As primeiras páginas são muito difíceis de ler, as partes em latim são de matar!!! E tem muita coisa q não precisava ser dita como foi. Entendo que era o estilo de escrita do autor e que é um clássico, mas livros assim não me prendem muito bem.

A trama é muito boa e dá uma sensação legal de ir descobrindo junto com eles o que aconteceu.

Esse livro é um tapa na cara de religiosos radicais (gostaria q muitos lessem) e é uma representação incrível da hipocrisia dos fiéis, da dominação e da busca implacável por manter a sociedade leiga.

Li esse livro por causa da matéria biblioteca escolar q tô fazendo na faculdade e com certeza terminei a leitura dando mais valor ainda aos livros! Ler engrandece a alma e a mente de conhecimento e conhecimento é poder!

natiimartinello 22/10/2023

Tem que ler nas entrelinhas
Se você somente focar na história principal, você vai se decepcionar facilmente. Apesar de ser um livro sobre a investigação de assassinatos que ocorrem em uma abadia, ele na verdade é um livro sobre o quão perigoso é a fé desenfreada.
A linguagem é rebuscada (pra mim, passa até do ponto) e o autor consegue te transportar para a idade média e faz uma crítica severa à época. Porém, eu senti que é um pouco pretensioso demais. Tem partes que não precisariam existir, estão ali, na minha opinião, só pra Umberto Eco demonstrar como era culto ?.
No geral, é um livro muito bom, porém não precisaria ter quase 600 páginas.

Emanuel Xampy Fontinhas 08/09/2020

...
Que maravilha poder reler, com a bagagem trazida pela maturidade, essa obra que li tão jovem e tão jovem me encantei pela obra e pelo autor. Não é um livro fácil, as frases em latim são um desafio e uma história que tenha uma abadia medieval como cenário pode ser um tanto hermética para quem não tem familiaridade com a época ou que não simpatiza com os temas religiosos. Mas mesmo assim é uma leitura fascinante, impossível não mergulhar no mundo da versão umbertiana de Sherlock e Watson e, principalmente, da principal personagem desse enredo: a biblioteca da abadia. Se tiver a oportunidade de ler, não titubeie!

Fran 30/09/2020

Que final, que final!
Assassinatos, mistério, intrigas políticas em um misto de romance policial e ficção histórica, esse é O Nome da Rosa de Umberto Eco.⁣

Foi uma jornada terminar a leitura desse livro. Comecei a ler em uma leitura coletiva, mas quando começou a quarentena não conseguia me concentrar. ⁣

E esse é um livro que pede tempo e concentração. Retomei a leitura depois de um tempo e valeu a pena.⁣

Confere aí minha vídeo/opinião no link abaixo no meu instagram @prosasealgomais

site: https://www.instagram.com/tv/CCZfLZSDCVF/?hl=pt-br
Vanessa Vieira 30/09/2020minha estante
Ansiosa para ler este livro!

Roberto.Vasconcelos 12/03/2023

O orgulho precede a queda.
Assim começa o capítulo mais negro da cristandade... Idade média por volta de 1300 , a história se mostrou mais imersiva do que pensei e me senti fazendo parte da rotina da abadia e da época.
Os crimes cometidos na abadia prendem a atenção e não deixam a história ficar chata e repetitiva, pois as questões religiosas são o real foco da história.
Aqui vai haver várias reflexões e debates sobre heresia , fé e várias questões referentes aos atos da igreja na época e seus representantes.
Adso como noviço tem muitas dúvidas e questiona bastante o bem e o mal , certo e errado, servindo como ponte entre o leitor e a história.
Gostei bastante , especialmente do final que foi inesperado e ainda assim poético.

Ps: consegui descobrir o "vilão" desde o começo, e minhas suspeitas estavam certas. O que não atrapalhou a diversão.

Lya 20/01/2023

Achei um pouco cansativo em alguns momentos, acabei não pegando muita coisa do contexto histórico e das discussões teológicas, acho que estava esperando algo diferente, mais voltado pra investigação, que é o que sempre ouvimos falar qnd comentam sobre o livro, mas curti, foi uma boa experiência

Nath Mel 04/02/2023

Sherlock Holmes da Idade Media
Acompanhamos Guilherme, um inquisidor, investigando um assassinato numa abadia de franciscanos. O livro gira em torno do mistério dos assassinatos. Todas essas mortes tem relação com uma misteriosa biblioteca que guarda todos os livros considerados hereges e proibidos pela igreja católica.

Além desse suspense adorei as reflexões que Eco trás sobre a importância do livro, do conhecimento e da ciência. Penso que era um momento que se iniciava o pensamento renascentista, então Guilherme trás vários debates interessantes sobre a liberdade e justiça.

Leitura longa, precisa de um pouco de paciência , mas vale muito a leitura.

Laura.Novelli 25/03/2020

Que clássico!
Ao ler a sinopse deste grande clássico, já quis adquirir! A edição capa dura exclusiva da Amazon está belíssima, uma riqueza de detalhes na ilustração de capa, lombada e uma linda folha de guarda.

O livro nos traz de tudo um pouco! Há um pano de fundo maravilhoso de fatos históricos, trazendo os conflitos religiosos sobre a riqueza e pobreza da igreja, discutidos na idade medieval. O que por si só já seria um baita enredo, traz ainda uma série de mortes misteriosas dentro de uma abadia, um monge incrivelmente inteligente e seu discípulo de jornada que é quem nos narra a história muitos anos depois dos fatos ocorridos. Sem mais palavras. Certamente um livro a ser relido em alguns anos!

Lanny 25/03/2023

Clássico
Estou encantada com a complexidade da obra, porém, essa complexidade é o que a torna de difícil leitura.

Alguns fatos dentro da história despertaram em mim a curiosidade de descobrir mais sobre eles, se eu vou saciar essa curiosidade ou não fica em aberto.

O livro poderia facilmente ser 5 estrelas se o autor não tivesse usado tantas palavras difíceis e tantas descrições longas (e por vezes desnecessárias) de alguns fatos históricos. (Sinto que não sei absolutamente nada da história da Igreja Católica e costumes da Inquisição, porém, o livro trata como se essas informações fossem de conhecimento comum). Além disso, a explicação para os assassinatos me pareceu pífia, ou eu realmente não entendi o texto.

Mas eu ria bastante com os padres xingando uns aos outros. ?

Estava lendo as explicações do autor no final do livro quando me dei conta de duas coisas:

1. Essas explicações não fazem parte da história em si e eu não tinha que lê-las pra considerar que eu tinha terminado o livro.

2. Eu não ligava a mínima pra elas. ? Talvez se tivesse lido antes da leitura, o conhecimento do processo de escrita do autor me ajudasse a compreender melhor o texto, mas pós leitura não fez muita diferença e eu deixei pela metade.

Se algum dia eu resolver ler novamente essa história, talvez eu comece lendo essas notas do autor.

Haryadne.Moreto 29/02/2020

Bom mas cansativo
Sabe aquele livro que todos falam muito bem e você acabe lendo? Pois é, foi assim que peguei esse livro para ler. Ele é muito cansativo em muitos momentos, principalmente no começo, depois melhora. O livro trata sobre alguns crimes que começam a acontecer em uma abadia, com as investigações acontecem os relatos sobre as ordens eclesiásticas, o poder da igreja, da monarquia, o que deixa o livro cansativo, mas ao mesmo tempo bom.

Bruna 01/03/2020

Incrível
O livro realmente merece o título de clássico. Não é apenas uma trama de mistério e investigação feita por um frade e seu ajudante, como um Poirot e Hastings, vai além. Tem muitas dissertações sobre a igreja, a hipocrisia, inquisição e outras coisas da época em que se passa o livro.

Suphie 28/11/2021

?O bem de um livro está em ser lido.?
Leitura bem trabalhosa, cansativa mas que recompensa muitíssimo. Esse foi um clássico que custei a ler, geralmente devoro os clássicos. Inicialmente porque essa edição que eu li trás vários trechos em Latin, trechos grandes, que não tinha tradução, consequentemente eu ia atrás das traduções? também pelo fato de que o conteúdo histórico religioso é massivo nesse livro, a história que envolve toda a abadia e a biblioteca viram apenas coadjuvantes quase. Eu me apeguei a Adso e Guilherme, fiquei com raiva do Abade e nem suspeitei de certo outro personagem. Adorei o livro! Quando eu era criança o primeiro livro que li na vida foi o título ?Atras da Porta? da autora Ruth Rocha, e ele conta uma aventura ambientada numa grande casa com uma baita biblioteca, eu me senti muito feliz lendo O Nome da Rosa que se ambienta numa grande abadia e tem uma baita biblioteca kkkk

?Em suma, cada livro pra ele era como um animal fabuloso que encontrasse numa terra estranha.? Adso sobre Guilherme.

Tiago.Carneiro 01/04/2020

É um bom livro, mas ...
Talvez eu não tenha sensibilidade necessária para apreciar os longos diálogos entre os monges sobre os mais diversos assuntos teológicos, dentre outras coisas, pois achei que o livro se arrastou demais, as coisas demoram muito para acontecer.

No mais, é um livro coerente com sua proposta, e honesto, visto que não tira soluções mágicas da cartola para trapacear o leitor. Recomendaria sim, para leitores pacientes.