A Aposta Vanessa Bosso

Resenhas - A Aposta

Rafa Roseno 04/09/2020

Extremamente clichê, com vários aspectos tóxicos. Terrível.

Blog Imaginação 25/01/2016

A Aposta
Tipico romance adolescente, "A Aposta" me lembrou muito as comédias românticas de sessão da tarde com personagens clichês e acontecimentos que fazem o romance em si se tornar algo bonitinho e fofo. Personagens com características que me lembraram muito os do filme "10 coisas que odeio em você".

Nina está no terceiro ano do ensino médio, ela é uma garota comum não muito popular no colégio, mas também não aquela garota totalmente apagada (se é que da para entender, rs). Diferente de outras garotas de sua turma, Nina não tem um namorado, suas experiencias amorosas não foram lá essas coisas e ela não quer saber de se apaixonar tão cedo.

Lex é aquele tipico bad boy de colégio, lindo, pegador e exala aquele ar de perigo capaz de atrair qualquer garota, porém no fundo essas coisas ficam só na aparência. Lex faz parte do time dos grandes apostadores do colégio, não que ele esteja sempre atrás de apostas, mas seu melhor amigo vive nessa vida e acaba colocando Lex no meio, as vezes até sem ele saber. E é o que acontece, quando Lex está precisando de dinheiro e seu pai falou que não daria mais nenhum tostão. Ele entra de gaiato numa aposta criada por Gancho, que é beijar a garota mais intocável do colégio, Nina.

No entanto, quando soube dessa aposta, uma fúria incontrolável tomou conta de Nina e ela não quer Lex nem pintado de ouro e até que as coisas estavam indo bem a não ser pela Kibi-Mor que começa a espalhar boatos entre ela e Lex e isso faz com Nina lance uma contra aposta, Lex teria uma semana na viagem do colégio para fazer Nina se apaixonar por ele, se conseguisse, Nina daria a ele o dinheiro que precisava para completar junto com o dos apostadores, para ele consertar sua moto.

Contudo, esses dois serão pegos totalmente desprevenidos, pois vão acabar passando tempo demais juntos e inevitavelmente se apaixonando um pelo outro. E a aposta como fica?

Como falei no inicio o livro é bem clichê e de uma maneira geral, posso dizer que adoro romances clichês com uma pitada de comédia, são leves e ótimos para passar o tempo. Entretanto não posso dizer o mesmo desse.

"A Aposta" não é o primeiro livro que leio da autora Vanessa Bosso e posso dizer que essa forma de construir os personagens e capítulos tem sido muito frequente, os capítulos são totalmente desconectados, como se a cada capitulo fosse uma introdução bem comum em começo de livros, mesmo já estando na metade. Não há aquela relação "livro+leitor" onde inevitavelmente acabamos criando durante a leitura com os personagens.

"A Aposta" é narrado em primeira pessoa e possui duas narrações, Lex e Nina. Os capítulos são rápidos demais (coisa de três páginas no máximo) e leitura foi bastante arrastada para mim. Por já tido outras experiencias com os livros da Vanessa e infelizmente todas iguais, não sei se leria outro livro dela. Talvez seja eu e o livro não seja tão ruim assim, pode ser que o leia em outra hora para descobrir.

Não tenho altas recomendações a fazer, é um livro com uma pegada bastante leve, ótimo para ser lido num período de ressaca literária. Leiam e tirem suas próprias conclusões.

site: http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/2015/12/resenha-aposta-novoconceito.html

Maria Hubner 12/04/2020

Amei!!!
Mesmo tendo uma narrativa muito diferente, e com acontecimentos previsíveis, a história ainda consegue ter muitas reviravoltas que nos surpreende, além de ter protagonistas incriveis, lex e nina, que junto com seus amigos, que também são personagens impecáveis, fazem com que a leitura seja gostosa de se ler, além de ter pontos muito humorísticos e fofos. Um livro perfeito para sair de uma ressaca literária.

Debyh 09/01/2016

Leitura leve
Este livro é daqueles pra você relaxar e não pensar muito. Daqueles que você já sabe o que vai acontecer, mas mesmo assim se diverte com o que os personagens fazem e acha tudo bobinho e fofo ao mesmo tempo. Foi assim que me senti.

(resenha completa no link)

site: http://euinsisto.com.br/a-aposta-vanessa-bosso/

Ana Caroline 23/12/2014

Em A Aposta, somos apresentados a Lex e Nina. Lex ou Alexandre é o bonitão do colégio Prisma e por isso mesmo é também o galinha do colégio. Ele é do tipo que não aguenta ser desafiado e vive se metendo em apostas que acabam quebrando o coração das meninas do colégio. Nina é uma aluna nova, linda, porém é uma megera com o sexo masculino afastando e assustando todos eles.

No começo do livro eles já começa brigando. Nina dá um tapa na cara de Lex pela sua ousadia de apostar que conseguia ficar com ela. Na verdade o menino não tem nada haver com isso, pois pela primeira vez na vida ele recusou uma aposta. Ele sabia bem que Nina era impossível.

E essa menina realmente é impossível! Depois de descobrir que ele não queria mais apostar ela resolveu fazer uma contraproposta e o desafia a fazê-la se apaixonar por ele. Mais se ela bateu nele porque ele tinha apostado em primeiro lugar, porque agora ela esta com raiva por ele ter deixado a aposta de lado? E porque essa aposta?

O que pouca gente sabe é que Nina sofreu por amor, teve seu coração quebrado em pedacinhos e agora vive em uma redoma de vidro onde nenhum outro garoto pode se aproximar. Mesmo sem querer assumir em voz alta ela sabe que está congelada por dentro e quer pelo menos tentar voltar a sentir algo.

Lex não quer apostar, mas está sendo ameaçado por uma ex-namorada e precisa do dinheiro que Nina ofereceu para a aposta então acaba aceitando.

Eles fazem um contrato e estipulam o prazo de 7 dias, os dias que vão passar na viagem de formatura para que a aposta se realize. Os dois estão confiantes de sua vitória, mas eles não sabem ainda que a vida é cheia de reviravoltas.

O que parece certo e obvio pode ser muito mais complicado do que se imagina e o que parece ódio pode muito bem se tornar amor.

Uma aposta, uma vingança, muita intriga e uma romance incrível esperam por vocês neste livro. E tudo isso apresentado por uma narradora muito engraçada que parece muito com a Gossip Girl, ou seja, está em todo lugar e ao mesmo tempo em lugar nenhum.

A Aposta, é um livro muito bem escrito e com personagens cativantes.

Super recomendo o livro!

Tenham uma ótima leitura...

Beijos.

site: http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

Fabiana Madruga 21/01/2014

Aposto os mesmos 6 mil como você vai adorar!
Dizer que o livro é ótimo é chover no molhado. Já andava curiosa a respeito dele de tantos elogios que via pelo Facebook e blogs literários.

Vanessa Bosso é uma das garotas, é um dos caras, é você lendo o livro: tudo isso ao mesmo tempo, é o que ela consegue atingir com sua escrita, fazendo com que a história se aproxime de você e os personagens pareçam velhos conhecidos.

Ansiosa para ler A Aposta 2! Como não se apaixonar por essa história?

Gabi 08/02/2014

Uma viagem de formatura. Uma aposta perigosa. Lex, o galinha do colégio, terá apenas sete dias para derreter o congelado coração de nina, a garota que odeia quem use cuecas. Nina enlouquece quando descobre sobre a grande aposta do ano. E agora ela quer sangue: o sangue de lex. Em meio a chantagens, intrigas, vinganças, diálogos ácidos, aventuras, romance e momentos hilários, as páginas desse livro entrarão em combustão espontânea. Quem sairá vencedor? Façam suas apostas. O jogo de sedução está prestes a começar!

Em geral o livro é muito bom, a história é maravilhosa e a narrativa é engraçada, mas algumas partes não foram bem explorads e poderiam ter sido relatadas com mais detalhes e/ou intensidade.

Juliana 10/02/2014

A Aposta é uma obra voltada para o público adolescente, por isso, é de leitura rápida e com vocabulário bastante descontraído. A história, escrita pela autora Vanessa Bosso, está ambientada no universo de garotos e garotas de classe alta, que estudam em um colégio chique de São Paulo. Por esses elementos, além de outros que vamos percebendo ao longo do livro, a história parece estar dentro do estilo adotado para criação dos enredos de Malhação. Nada mal para atrair um público que tem se destacado como consumidor de literatura (Sim, há esperança para o futuro das nossas gerações!!).

Falando especificamente de A Aposta, a história começa com Nina e Lex, o lindo, charmoso, sedutor Alexandre Heinrich (que me remeteu às primeiras temporadas da Malhação, quando eu ainda era o público alvo do programa, diga-se de passagem) tendo uma discussão DAQUELAS, sobre uma aposta que envolvia a pobre da Nina. Claro que a garota havia ficado indignada e partido com tudo pra cima de Lex.

Ela descobre que Lex havia apostado com a galera toda da escola uma grana altíssima de que ele conseguiria conquistar Nina. Achando que ia virar o jogo, Nina resolve mudar o rumo da Aposta e propôs a seguinte alteração: se ela se apaixonasse por ele, ela pagava o valor de todos os apostadores. Com certeza absoluta que ganhariam a parada, Lex e Nina entram de cabeça no maior jogo de sedução da vida deles – e da história do Colégio Prisma. A aposta aconteceria no destino de férias da turma, na Ilha Inamorata, onde ficariam por sete dias.

Claro que, além de lutarem contra eles mesmos e a inegável atração que sentem um pelo outro, Lex e Nina tem um obstáculo pra lá de desagradável, que é a Bárbara, a patricinha megera da escola, que tem uma verdadeira obsessão por Alexandre e ódio mortal de Nina, que já havia feito a garota passar por uma humilhação no colégio. Rancorosa até o último fio de cabelo, Bárbara resolve mostrar suas garras e usar das mais baixas chantagens para melar o romance que até ela mesma tinha que admitir que estava prestes a acontecer.

Nina terá a ajuda de suas amigas Lais e Nathália e Lex a do seu fiel escudeiro Gancho. Esses personagens também tem uma participação importantíssima no desenrolar da história e no andamento da Grande Aposta. Na minha humilde opinião, mereceriam até spin-offs.

Assim está dada a largada no livro e na Aposta. A leitura é super rápida, dinâmica e divertida, com momentos de alta tensão entre os dois protagonistas. Como sempre, a escrita de Vanessa envolve o leitor de uma forma que é impossível largar o livro.... fui dormir de madrugada e apenas porque estava exausta, e não tinha dado conta de ler mais do que as dedicatórias de A Aposta 2.

Mesmo sendo um livro voltado para o público adolescente, é uma leitura divertida e com a cara do verão escaldante da minha querida cidade. Juro que bate aquela vontade louca de marcar uma viagem, curtir uma praia com biquínis coloridos e coleções de chinelos. Vale muito a pena ler.

site: www.cafecomlivros.blog.br/resenha-a-aposta-vanessa-bosso

Thaís Santos 20/02/2014

Aposto que você vai gostar desse livro!
Sabe o que é passar dias pensando numa história e não conseguir descrever direito o que você está sentindo, porque nada do que você disser será bom o bastante? Bom, isso é exatamente o que eu senti - e ainda sinto - depois de ler A Aposta. Um nacional maravilhoso que coloca muito YAs "aclamados" no chinelo!

Em A Aposta, conhecemos Nina Albuquerque, a aluna nova do Colégio Prisma. Mas não pense que ela é a típica novata. Nina tem um temperamento esquentado e personalidade forte, principalmente depois que algumas decepções no passado a fizeram desconfiar de tudo e de todos. Por outro lado, temos Alexandre Heinrich, o maravilhoso galã do colégio, esportista, que adora incensos e skates. Lex é do tipo que Nina não suporta mas, graças a um dos "acontecimentos do colégio" isso está prestes a mudar.

Os garotos do Prisma são conhecidos por suas apostas idiotas, mas a grande aposta do ano acontecerá na viagem de formatura na Ilha Inamorata. Lex X Nina. Se ele vencer, terá o dinheiro do conserto de sua moto. O que eles não esperavam é que Nina faria uma contra-aposta. E é aí que de Babi (ex namorada de Lex e líder das Kibis), também resolve intervir. Ela fará de tudo para se vingar de Lex e Nina e só Deus sabe até que ponto ela poderá chegar para ter o namorado de volta.

Muita coisa acontece durante essa viagem. E não é só entre Lex e Nina. As melhores amigas da garota, Nathi e Lais, também tem escolhas importantes pra resolver. E o melhor amigo de Lex, fofo Gancho também. As Kibis não sairão do pé deles. E uma simples aposta pode virar uma grande confusão. Brigas, ciúmes, paixões, vinganças... um prato cheio para qualquer leitor, capaz de te prender do início ao fim. E que final, gente! Haja coração, haha

Foi a primeira vez que eu li um livro da Vanessa Bosso e posso dizer que me sinto orgulhosa por conhecer mais uma autora nacional tão boa! Por mais que a premissa possa parecer clichê - o que eu adoro! - a autora tem uma escrita tão divertida e bem humorada que é totalmente diferente de tudo o que eu já li! A narradora é super engraçada e eu gargalhei sem pudor em boa parte do livro.
Todos os personagens e cenários são muito bem descritos, e você realmente sente uma conexão com eles. Me descabelei lendo, tive relações de amor e ódio e acabei o livro suspirando - e não tenho vergonha de admitir, hehe! Simplesmente apaixonante ♥

Leia mais em:

site: http://www.missthay.com

Sabryna 06/06/2014

Este livro me surpreendeu muito!
Apesar do drama adolescente, o qual não sou muito fã. O livro é ótimo e a autora melhora tudo com a escrita, dando seus próprios comentários.
E a autora realmente define os personagens detalhadamente fazendo com que os entendamos melhor.
Uma leitura muito boa e que mexerá com a sua curiosidade na certa.

thamirisdondossola 07/01/2016

A Aposta
Os protagonistas de A Aposta, escrito por Vanessa Bosso, são os alunos do terceiro ano do colégio Prisma, Nina e Lex.

Nina é uma garota difícil. Ao menos, segundo os pensamentos de Lex. Ela é bastante atlética, decidida e aterrorizou as garotas que tentaram fazê-la de boba. Lex é... Bem, Lex é o charme do colégio Prisma. Ele deixa todas as garotas babando, exceto Nina. A moça não se entrega tão fácil, anda acompanhada da razão e não se dispõe a abrir seu coração.

O envolvimento dos dois começa com uma aposta que dá origem a milhares de outras apostas. Essa aposta se desenvolve na viagem para a Ilha Inamorata, que os alunos fazem para fechar com chave de ouro o ensino médio. Se você quiser saber dos detalhes, terá que ler o livro (muhahaha). Não me sinto a vontade para contar o restante, pois posso largar algum spoiler. Mas, como já é destacado na capa belíssima da editora Novas Páginas, “O jogo da sedução está prestes a começar”, saiba disso.

O primeiro ponto que preciso comentar por aqui é sobre a narração da história. Já adianto que adorei! A narradora, que é uma mera narradora, ou seja, não participa da história, está bastante disposta conversa com o leitor e até demonstrar seus sentimentos diante dos acontecimentos. Isso foi hilário e é um ponto que merece destaque. Por ter me arrancado risadas e fazer com que eu me sentisse a vontade com a leitura, afirmo que a narração de desse livro foi escrita de uma forma brilhante.

Outra coisa bem bacana dessa história é a forma como a autora trabalhou o “trauma” de Nina. Não devemos nos fechar para o mundo inteiro só porque uma pessoa babaca magoou nosso coração. As pessoas são diferentes, há o risco de ser magoado novamente, mas também há grandes riscos de encontrar o grande amor da sua vida, aquele que irá do Brasil a Paris para te ver, se for preciso.

Uma mistura de humor, juventude, medo e amor formam esse livro. É uma leitura leve, rápida e muito bacana.

site: http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/

16/03/2020

Bom porem básico
É o típico clichê adolescente, no comecinho não te prende muito mas quando você menos espera já está sofrendo pelo casal

Luiza U 17/12/2014

Lindo! Recomendo
Livro muito bem escrito, tipo de leitura que a pessoa só para com muito esforço. Por duas vezes fiquei até 4hs da manhã lendo.
A muito não encontrava uma história com o ponto certo de: Romance, comédia, boas tiradas, pegação sem vulgaridade e etc. É uma historia sem muitas surpresas, mas com ótimas falas, inclusive da narradora que de imparcial não tem nada.
Recomendo demais. Uma leitura que prende e faz rir.